A Xiaomi vai subir os preços aos seus smartphones, mas há uma boa razão para tal!
Qual é a primeira palavra ou expressão que associa imediatamente à marca Xiaomi? Se respondeu "preço baixo" ou "relação preço/ benefício", então partilha da aceção comum perante esta fabricante Android. Aliás, todo o seu portefólio de produtos atual reflete essa mesma filosofia - "innovation for everyone".
Contudo, o CEO da empresa, Lei Jun, sugere um aumento de preços que porá fim à margem de lucro de 5%.
Primeiramente, esta é a 4.ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Uma fabricante que, a pouco e pouco tem vindo a conquistar o mercado mobile com as suas ofertas de baixo custo e qualidade apelativa. É a criação de Lei Jun e Lin Bin, tendo sido fundada em 2010 por estes dois empreendedores chineses.
O lema da Xiaomi - Inovação para todos
Pautando-se ano após ano por esta espartana imposição, a sua margem de lucro está ainda limitada a 5% em cada produto por si comercializado. Algo que ajudou a marca a tornar-se extremamente popular, não só no seu mercado natal, bem como nos mercados ocidentais. Assim sendo, é já uma das marcas incontornáveis do atual cenário económico e digital.
Em 2019, com o mercado de smartphones a ser tomado pelos produtos Xiaomi, a marca está agora ciente da sua posição e dos desafios que tem pela frente. Entre eles, terá que se livrar da reputação de "marca barata" ou marca branca, um flagelo reconhecido pelo próprio CEO, Lei Jun (na imagem).
A prática reiterada de preços baixos colocou a Xiaomi nas bocas do mundo. Agora, está na hora de a marca "ousar" olhar para o segmento premium, setor onde ainda falha. Algo que não passa despercebido aos seus executivos e que tem preocupado Lei Jun.
A virtuosidade dos smartphones Android da Xiaomi
Entretanto, Lei Jun também já confirmaria o compromisso da empresa em pautar-se pelos magros 5% de margem de lucro. A fabricante Android tem cumprido esta promessa até aos dias de hoje. Porém, o CEO quer pelo menos tentar aventurar-se junto das ofertas "premium" que associamos naturalmente a qualidade.
Antes de tudo, importa deixar bem claro que as declarações de Lei Jun (sugerindo o aumento de preços), especificavam duas gamas de produtos. A linha "Mi", bem como a linha "Mi MIX". Excluindo assim todas as demais gamas de produtos.
Não podemos estar senão gratos à Xiaomi por colocar nas mãos de milhões de consumidores autênticos topos de gama a preço de saldo. Lições de humildade que, aos olhos da empresa, não surtem o efeito pretendido nos mercados ocidentais como a grande Europa. Esta sendo uma das justificações para o possível aumento.
O preço baixo revelou-se contraproducente para a Xiaomi
Entretanto, sendo a Europa um dos objetivos para a expansão global da fabricante Android, esta tem também que se adaptar aos nossos hábitos de consumo. Assim sendo, isto reflete-se já nas entrelinhas das declarações de Lei Jun, feitas à publicação TechNode, refletem isso mesmo.
O consumidor ocidental é diferente. É naturalmente atraído para produtos caros que associa imediatamente a qualidade. Assim sendo, se está à procura de um novo smartphone Android topo de gama, não vai olhar com bons olhos para alternativas baratas. Sobretudo se o preço for mais adequado a um "gama média" do que a um topo de gama no atual mercado de smartphones e dispositivos móveis.
Atualmente, a versão global do Xiaomi Mi 9 começa nos 449 € para a versão com 6/64 GB. Já, para o Xiaomi Mi MIX 3 5G o seu preço começa nos 599 €, tal como a marca fez saber durante a sua apresentação no MWC19. Em suma, são valores extremamente acessíveis para smartphones Android topo de gama em 2019.
A Xiaomi quer livrar-se da fama de "produto barato"
Lei Jun mostra-se assertivo nas suas declarações. "Esta pode ser a última vez que lançamos um topo de gama na casa dos 3000 Yuan (cerca de 450€)". Acrescenta ainda que "No futuro os nossos smartphones podem ficar um pouco mais caros, não muito, mas um pouco mais caros".
O CEO da fabricante Android aponta como razões para tal a necessidade de investir mais em novos produtos (smartphones de topo). Aqui bem como a vontade de se livrarem da reputação de produtos baratos. Algo que o consumidor europeu associa a compromissos inerentes à qualidade geral do produto ou à sua durabilidade.
Assim sendo, no momento em que a marca subir o preço dos seus smartphones Android de topo, ficará mais próxima da Huawei. Um objetivo que não assusta esta fabricante Android, bem pelo contrário, motivando-a a crescer e diversificar a sua oferta. Esta parece ser a nova direção da marca.
O futuro (e o preço) dos smartphones Android da Xiaomi
Com a exceção de duas gamas de smartphones Android, todos os demais produtos manterão o seu preço baixo e altamente competitivo. Contudo, a marca quer alcançar novos patamares de qualidade nos seus smartphones de topo. Por conseguinte, subirá o preço de ambas as gamas "Mi" e "Mi MIX".
Esta notícia surge assim meses depois de a Xiaomi ter tornado a gama "Redmi" numa submarca. Esta ficará, mais do que nunca, responsável pelos seus produtos baratos. Separando-a ligeiramente da casa-mãe. Assim, a Xiaomi espera que a reputação dos seus topos de gama não seja poluída pela associação a produtos baratos.
É certo que todo e qualquer consumidor agradece a existência de produtos competitivos. Algo que ajuda a estimular a concorrência a criar novas soluções e a aperfeiçoar tecnologias. Contudo, é igualmente certo que acabamos por menosprezar as alternativas baratas. Sobretudo quando temos os olhos postos num objeto de desejo.
Não de estrita necessidade, mas sim de desejo, a categoria onde reside a grande maioria dos flagships. Assim sendo, poderá a "culpa" deste possível aumento de preços residir unicamente em nós, consumidores?
Este artigo tem mais de um ano
Na outra noticia desta marca eu tinha dito que mais cedo ou mais tarde eles iam alterar a politica de preços para cima… e pronto esta feito.
Realmente, realista.
Já tinha comentado o mesmo neste artigo.
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/xiaomi-mi-9-vendas-android/
Mas houve crentes que refutaram.
Pumba! Já está.
Então vão aumentar o preço para os utilizadores olharem para esta marca como prémium? Associam preços altos a qualidade? Discordo…
Olho para samsung galaxy e iphones como uma tentativa de maximizar um produto “banal” para o preço pedido, comparativamente a todas as alternativas existentes.
Deixo ainda uma marca que tentou o mesmo e falhou, Blackberry! Além disso as vendas nos ditos “top models” tem caido, se não me engano..
Enganas-te 🙂
Abc
Explica lá Porque jorge 😉
O segmento premium é o que tem crescido mais no ultimo ano.
Premium : >800€
Abc
Infelizmente sim, os utilizadores olham para o preço e associam preços altos a qualidade.
Pode ser muito bom, mas se for barato a maioria das pessoas vai olhar poara aquilo como um “produto barato”. E algo barato é sempre associado a ser mau.
Uns jeans de 10€ são considerados “baratos e rascas”, e uns “de marca” de 100€ são considerados premium e por vezes a qualidade é exactamente a mesma.
Exemplos práticos? Isso não é verdade em nenhuma parte do mundo. Vais dizer que um Xiaomi, Meizu, Elephone, etc tem a mesma qualidade de construção de um Samsung, Apple, LG? Ou que a qualidade do audio e do microfone e restantes componentes são iguais?
Comparares na mesma leva Xiaomi, Meizu e Elephone mostra claramente que não conheces o mercado de telemóveis chinês. As duas primeiras são do melhor que podes encontrar e rivalizam taco a taco pelo menos com Samsung e LG. A Elephone é puro lixo eletrônico. Tenho um Mi Mix2s e muitos dos meus colegas aqui no trabalho têm Galaxy’s S9 e ficaram todos de boca aberta com a qualidade do Xiaomi quando lhes disse que era chinês, porque muitas das vezes mete o Samsung no chinelo
So para te calar bem caladinho 🙂 nas grandes marcas pagas muitas vezes o nome, as peças da Samsung,Meizu,Xiaomi etc.. vêm todos da mesma fábrica
A utilização da “desculpa” de ser premium é de facto uma desculpa esfarrapada e já se antevia a subida de preços. O CEO da Xiaomi já tinha referido que mantinha uma margem pequena no segmento dos smartphones de forma a que a marca ganhasse visibilidade e segmento de mercado.
Para além disso a importância do segmento mobile tem decaído de ano para ano nos lucros da Xiaomi e de 2017 para 2018 os telefones desceram 4pontos percentuais quando comparados com outros produtos, para 67% (se a memória não me falha) e agora está na altura de os investidores ganharem o seu dinheiro com o segmento mobile.
Desculpa esfarrapada, para pessoas esfarrapadas da realidade das coisas, tipo mão de obra chinesa vs venda em euros para estupidos
… já estava admirado!!!
Marcas premium com preços a condizer não faltam. Onde a Xiaomi se destaca e é motivo de sucesso é a boa relação qualidade-preço, por isso duvido que esses 2 segmentos tenham grande sucesso.
Concordo, já temos Huaweis, One Plus etc a neste preço de gama médias (que honestamente de “médio” não tem nada)
Se a Xiaomi for por este caminho é “mais uma”
Por outro lado, se duplicarem a margem de lucro, em vez de 500 passam a cobrar 550, também não é muito significativo, ainda fica longe da concorrência.
Prontos primeiro foi para ver se conseguia consumidores, agora que já tê o rei na barriga, toca a aumentar preços……lá se vai o barato e bom
é cada comentário que se lê… o que a marca está a fazer é o que reflete os valores do dia a dia, para um labrego um telemóvel que custe 300€ ou 400€ é uma merda, até pode ter melhores specs que um iphone ou samsung mas como o preço é muito mais baixo o gajo desconfia. Isto acontece todos os dias, “Quando a esmola é grande até o pobre desconfia”.
Disseste bem, mas isso é para os idiotas
Eu vim da Apple e fui para a gama note, considerada média ou até baixa gama, gostei e percebi a qualidade da xiaomi, depois disso foi só subir, para a linha mi e agora mix
De facto o preço qualidade é o que os diferencia e se há idiotas que olham a qualidade pelo preço e pensam imediatamente que é uma porcaria há outros que os têm e olham para os que são três vezes mais dinheiro e riem se dá estupidez com o devido respeito
Aumentarem um pouco a percentagem concordo, mas acho que isso já o tem feito nos últimos anos, devagar
A estes preços passa a ser mais uma no ramo dos telemóveis, esperemos que se apercebam disso e que ao menos os restantes produtos mantenham o preço
Eu concordo contigo, mas é a triste realidade do presente.
Bom ponto de vista, um dos pontos eliminatórios na questão da compra de um smartphone, é o preço. Qual quer? O mais caro! Memo á labrego.
Eu era assim em criança. Tinha muita imaginaçao.
Que saudades.
Marcas comerciais em que se compra gato por lebre…
Os xiaomi incorporam versões mais baratas de chip7 qualcomm onde não é possivel fazer carrier aggregation da maioria das bandas ao contrário do que acontece com os rivais por exemplo da oneplus. E pior a marca não assume isso. Por isso é que depois quando se faz um speedtest são trucidados!!!
Talvez fosse verdade no passado antes das versões globais, penso que atualmente não seja verdade
Eu não tenho nem tive problemas do genero, tenho 200mbs em casa e apanho os no tlm sem nenhum problema
João há telefones da Xiaomi a 300€ com snapdragon 845, e tu falas assim? Eu tive um mi 8 lite e apanhava 350mb por wireless, num pacote fibra 400. Quando não se sabe mais vale estar calado
mas ele diz “carrier agregation” e tudo… é pessoa muito sabida e culta…
Vendem lixo comunista!
Quando ganham fama não conseguem resistir.
Aumentar preços para as pessoas pensarem que é melhor… É triste mas infelizmente é capaz de ser verdade
Acho que a maioria do pessoal que comenta aqui só olha para o o seu próprio umbigo e não tem em conta o que se passa à volta…
Neste momento a Xiaomi cobra quase o preço de custo pelos seus telefones. Os 5% de lucro ainda não foram atingidos. Querem que as marcas produzam à pala?! Ou que os trabalhadores se alimentem a ar?!
Além disso, uma das razões pelas quais criaram outras sub-marcas (Redmi, Pocophone), à semelhança do que fez a Huawei com a Honor e outras marcas chinesas, é como forma de diferenciarem os seus telefones Premium dos modelos mais baratos.
Neste momento quem comprou Xiaomi e gostou, não vai deixar de comprar por acréscimo de preço, especialmente se tivermos em conta o que a concorrência cobra por produtos da mesma gama.
Para os novos clientes, e tendo em conta o mercado, não me parece que vão deixar de comprar também, até porque quem quiser um telefone mais barato tem sempre oferta nas sub-marcas.
Neste momento estão a apostar em levar a marca mais além e saírem do estigma de marca low cost. Para isso têm as outras sub-marcas.
Bahhhh, nao tenho muitos conhecimentos de contabilidade de gestão, mas tanto quanto sei, o custo final de um produtos engloba a mão de obra direta e indireta….
Se eles apenas tem 5 de margem de lucro isso significa que têm uma boa fonte de financiamento de baixo custo…tipo estatal…
3 marcas:
– Xiaomi (Notícia)
– Redmi
– Pocophone
E pronto. Lá terei de deixar de comprar produtos Xiaomi das gamas MI e MI Max.
Foi bom enquanto durou, mas outras marcas virão que continuarão a trazer qualidade a preços justos.
Acho errado, começar com preços baixos, e agora que a marca está no top, aumentar. Nunca achei que a Xiaomi, praticasse preços extremamente baixos, outras marcas exageram no preço em relação á Xiaomi. Comecei por ser utilizador Samsung, mas não dá para acompanhar a marca, devido aos preços elevados. Gosto dos equipamentos da Xiaomi, simples, rápidos, e com qualidade, não fugindo da tecnologia atual e com preços que gostaria que se mantivessem.
… daqui a meia dúzia de anos tá igual á Samsung ou á apple com preços pornográficos … bye bye xiaomi !!!
A Xiaomi é perita em ter grandes specs pelo preço, mas basta ler as reviews dos produtos, que rapidamente se vê que o ecra é um lixo (e n estou a falar da resolução), a camara é má (e n estou a falar dos MP) e a qualidade do som e das chamadas o mesmo. Mas como o zeca só vê as specs que lhe aparecem à frente, são comidos de cebolada.
Para alem disso tem sites e blogs a dar reviews falsas, incluindo a pplware. A titulo de exemplo, a camara do pocophone é um 10/10 e do mate 20 pro 9/10 (para o pplware). Pf…
https://pplware.sapo.pt/analises-atribuicao-classificacao/
Pontuação tendo em atenção o preço!
Agradeço o comentário e sendo assim rectifico e peço desculpa à pplware.
ainda ontem estive a almoçar com quem aproveitou uma promoção recente do mi mix 2 a 280 euros. estou a falar de quem já teve o one plus 3 e p20 lite e mesmo assim estava maravilhado com o mi mix 2, dizendo ser o melhor telemóvel que teve até hoje. estamos a falar de uma pessoa considerada geek e que usa fotos de forma intensiva! o mi mix 2 não será certamente o melhor telemóvel do mundo, mas pelo preço é um ótimo equipamento. deixe de falar por falar. só lhe ficava bem.
Então está na hora de mudar de marca.
Caros: Que a Xiaomi tem crescido muito e muito rápido, sobre isso não há dúvidas nenhumas!… Mas… Tomara à Xiaomi ter algum produto que sequer se aproxime de um produto de desejo como o são os da Apple e os da Huawei com câmara Leica!…
Certamente os preços irão subir um pouco… Até porque, ou é de só de mim, ou a Xiaomi neste momento não tem capacidade de produção para satisfazer a procura pelos seus topos de gama (o que também traz problemas reputacionais claros); mas essa subida terá de ser progressiva e consistente… Ao fim e ao cabo a Xiaomi ainda está longe de ter a projecção global de uma Huawei… Mas, muito longe mesmo.
Termino apenas com umas perguntas, se calhar exemplificativa do que estou a dizer: Será que já resolveram o problema das actualizações não traduzidas? Será que já estancaram o problema das ROM’s “marteladas” de certos vendedores? Já acordaram para a vida e perceberam que se querem ser globais como a Huawei têm de ter uma ROM global que seja mesmo global? E assistência técnica autorizada, existe?
Caso a resposta pelo menos à maioria destas perguntas seja não, então podem ficar descansados os fãs da Xiaomi por cá que vão continuar a ter os seus produtos a bom preço, ainda que um pouco mais caros. Só que consigam resolver o problema da adequação da produção à procura, nem pensarão 2 vezes em manter os preços relativamente estáveis. A Xiaomi ainda terá de comer muita farinha Maizena para chegar às de topo!…
Tenham um bom fim-de-semana!… 🙂
Bem dito!!✌️✌️
Trabalhadores da Indústria Têxtil no Vietname a serem assassinados pela própria polícia ao lutarem e se manifestarem por um mísero salário mínimo de 160 dólares e nós aqui a discutir quezílias e caganças de gastar 500/700€ em dispositivos que ao fim de 1 ano, se tanto, fartamo-nos e mandamos fora para serem enviados para países sub-desenvolvidos a fim de serem “reciclados”, vulgo lixo eletrónico.
Só para colocar as coisas em perspetiva.
Bom fim de semana e que a realidade e humildade nos acompanhe!
A xiaomi tem telemóveis equivalentes em muitas caracteristicas aos topos de gama de outras marcas, mas a metade do preço. Os xiaomi não são melhores que os outros, mas sim, muito mais baratos.
A Questão é que se a xiaomi quer ser uma marca de referência tem de ter equipamentos com características melhores que os outros, como fez a Huawei, e para isso, é necessário mais inovação, e componentes melhores, o que obrigam a aumentar o preço mesmo que a margem fosse a mesma.
Na minha opinião a xiaomi quer que os seus topos de gama sejam realmente topos de gama, melhors que a concorrência, e que sejam vistos como topos de gama. Assim prevejo que nos próximos anos o preço dos xiaomi suba gradativamente, mas que a qualidade também suba.
As outras submarcas continuarão a disponibilizar produtos de gama média e média alta a preços baixos!
Além disso, por menos que gostemos, as empresas visam o lucro. Podemos descordar que as empresas tenham margens elevadas, mas até ao momento a xiaomi não pode ser acusada de nada disso, mesmo que quadroplique a margem!
Bem dito!✌️
Xiaomi so o nome soa a chinezada barata.
Deviam manter-se fieis ao que os fez famosos, telemoveis rascas e baratos pro desenrasca.
Eu era fã e continuo a ser de windows phone. Também tive vários Nokia, entre eles a “máquina N95” e o Lumia 930. Após este, tive o iphone 6. Detestei! Excepto na fotografia. Cheguei a atirá-lo ao chão. A seguir, resolvi experimentar o Xiaomi Mi Note 2, apesar de não ser fã do Android e porque estava em promoção por 200 €. Pois… tive que me render até agora, passado quase um ano. Que grande máquina. Em tudo. Apesar de ter boa qualidade fotográfica, peca em relação aos outros que tive. É que bater lentes Karl Zeiss e iphone, não é fácil. São, de facto, excelentes. No entanto, estou deveras contente. Se apanhar uma promoção do Mi 9… vou ser tentado a comprar.
Não dou mais de cento e poucos euros por um telemóvel e já compro grandes máquinas, daí a cima e treta, esterco. Tenho gostado da TP link, muito bons e baratos. Boa sorte seus ricos.
já q sobem os preços, ao menos que usem uma construção com menos s.a.r.
uma construção com menos s.a.r. implicaria a adoção de método de construção bastante evoluído t.p.r.2. e isso iria encarecer ainda mais o produto, forçando-os a mudar o processo de capitalização b.b.r.1. para b.b.r.2., o que se reflete negativamente em bolsa.
Bem era uma marca de que estava a começar a gostar, assim vou voltar para a WIKO, pois tirando a XIAOMI foi o melhor telemóvel que tive, WIKO DARKFULL, tem quase 5 anos e ainda funciona na perfeição, e as suas fotos não ficam atrás do XIAOMI 20 lite comparando a idade dos dois.
Quem tudo quer, tudo perde, a ganancia começa a falar mais alto.
E já agora antes que me atirem pedras, samsung, iphone, etc, sim são boas marcas, mas EU não pago nomes nem vícios, apenas procuro qualidade a bom preço.
Xiaomi 20 lite??
Nice!
Pouca gente precisa de um equipamento de mais de 150€…essa é uma das verdades. A outra é que o povo é um bando de parolos exibicionistas, armados ao c#####o, que se afirma com o equipamento que pode por em cima da mesa do trabalho ou do café…
Concordo plenamente.
Muitos desses telefones são comprados a crédito e para quê?
Para ficarem bem na foto…lol
e fazem muito bem a qualidade tem que se pagar
Farto dos smartphones, LOW TECH, LOW TECH,LOW TECH!!! Nokia 105 e mais nada!
Acho engraçado a desculpa que utilizam para aumentar os preços dos smartphones e consequentemente igualar (ou pelo menos tentar) os preços ridículos dos smartphones na Europa. Acho engraçado acima de tudo porque n é inteligente…. é só uma questão de tempo até outra marca chinesa alternativa começar a ganhar nome e vender os telemóveis igualmente baratos. A xiaomi não prima pelos preços baratos, simplesmente praticaram os preços que praticaram pelo simplesmente facto de que marcar de telemóveis alternativos baratos e bons na China é o que não falta. Daí a produção de um smartphone na China ser super barata. Vamos ver no que esta medida de “génio” vai oferecer à marca
Penso que um aumento de 10 a 15% seria justo, e o cliente fiel continuava a comprar.
Agora se querem colocar os preços “parecidos” com os da concorrência, vamos ter telemóveis da Xiaomi perto dos 900/1000€, vão continuar a vender, mas vão perder mercado. Obrigado.