Huawei: a queda anunciada que pode arrastar o mercado de smartphones
Os desaires da Huawei podem afetar todo o mercado de smartphones e provocar mais um ano de contração no volume de vendas. Segundo os dados da agência Canalys, ainda que a Samsung, Apple e Xiaomi venham a repartir entre si uma boa fatia outrora pertencente à Huawei, o mercado, como um todo, ficará mais pobre.
Embora a própria Huawei já admita uma queda nos próximos trimestres, pode não ser a única a derrapar!
Fruto da desgastante guerra económica entre os Estados Unidos da América e a China, assunto inegavelmente exaustivo, as consequências de tal já se fazem sentir a vários níveis. A primeira das quais, sendo o medo que já grassa entre os consumidores para com os smartphones Android desta empresa, mas há mais riscos latentes.
Samsung, Apple e Xiaomi vão crescer
Enquanto isso, o mercado deverá contrair. Estas são as primeiras previsões apontadas pela agência de análise de mercado. Embora a Huawei seja a principal visada, as ondas de medo têm um enorme potencial para desacelerar o mercado dos smartphones, tudo isto desde a ordem executiva assinada por Trump a 15 de maio.
Anteriormente, vimos também a fabricante Huawei a reajustar as suas previsões de crescimento. Ainda que a meta anterior fosse ultrapassagem a Samsung até ao final de 2019, ou em 2020, o objetivo acaba agora por ser adiado por tempo indefinido. Para Canalys, reina agora a incerteza em todo o mercado mobile.
Ainda que seja impossível prever com exatidão o comportamento do mercado e dos consumidores, a Canalys já delineou as suas previsões. Nesse sentido, vemos um prognóstico novamente negativo para o ano de 2019, com a recuperação a ocorrer apenas em 2020. Entretanto, o mercado de smartphones cairá 3,1%.
A incerteza em torno dos smartphones Huawei
O mesmo pode ser dito quanto às consequências a longo prazo para todo o mercado de smartphones. Ainda assim, a Canalys é veemente no seu prognóstico negativo, esperando novos desenvolvimentos infelizes, não só para a Huawei. Entretanto, o mercado deverá contrair e voltarão a vender-se menos dispositivos móveis.
É uma tendência alarmante para um mercado que até há bem poucos anos vinha a crescer ininterruptamente desde os primórdios do telemóvel inteligente. Daqui em diante, existem boas notícias para a Samsung, Apple e Xiaomi, três fabricantes agora livres. Três empresas que aproveitarão o infortúnio da chinesa Huawei.
O mercado, como um todo, começou a abrandar já em finais de 2017. Contudo, seria em 2018 que o abrandamento foi mais significativo. Para tal, várias agências de análise de mercado apontaram uma miríade de razões, salientando-se, sobretudo, a falta de inovação. O repetir de uma fórmula, ano após ano.
Nem o 5G, nem os smartphones dobráveis...
Foram colocadas grandes esperanças nestes dois vetores. No entanto, o primeiro está ainda a dar os primeiros passos e, mais uma vez, com a Huawei fora de jogo, o padrão de redes 5G pode demorar mais alguns anos até se tornar comum junto dos consumidores.
Enquanto isso, os smartphones dobráveis parecem ter-se esfumado do mercado logo após a sua apresentação no início de 2019. Ainda que o Huawei Mate X continue a estar previsto para a Europa, o terminal pode sofrer juntamente com a marca. Já, por sua vez, o Samsung Galaxy Fold voltou para os laboratórios da Samsung.
"#Smartphone shipment forecast cut to 1.35 billion for 2019 as uncertainty prevails" - via @canalys https://t.co/Ukd08jRt5I #Huawei #Samsung #Google pic.twitter.com/ACwrfQsYLO
— Canalys (@Canalys) June 3, 2019
Em síntese, foram duas "inovações" um tanto quanto forçadas. Como resultado, a agência Canalys estima que só a partir de 2020 é que estes fatores abonarão o mercado. Entretanto, ambas as tecnologias carecem de implementação e aperfeiçoamento, respetivamente.
2020 será o ano da recuperação
Ainda que 2019 possa trazer uma nova queda para o mercado de smartphones. Em grande parte com as vendas da Huawei revistas em baixa, a Apple, Samsung e Xiaomi capitalizarão com o azar alheio. Já, a partir de 2020, com o amadurecimento do 5G e, quiçá, também dos dobráveis, o mercado recuperará.
Por fim, este ano a Canalys prevê a venda de 1,35 mil milhões de smartphones. Já para 2020, está previsto um crescimento de 3,4% no volume de vendas, traduzindo-se em 1,39 mil milhões de unidades vendidas. Por sua vez, em 2018 o mercado mobile contraiu 4,5% de acordo com os dados desta agência.
Em jeito de nota de rodapé, a Canalys alerta para o caráter volátil do atual enquadramento de mercado. As suas cifras podem mudar consideravelmente de acordo com as decisões estratégicas e políticas.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Canalys
Eu NUNCA irei comprar um iphone, é muito caro para a minha carteira, um telemóvel de 150 euros de 3 em 3 anos chega
O meu redmi 4 prime custou 130 e estou mais que contente e ja passou 4 anos
Problema e ja nao haver roms oficiais mas isso e o menos
Creio que aguente mais 2 anos ate precisar de trocar por outro
4 anos??? O Redmi 4 Prime começou a ser vendido nos finais de 2016…
*2015
Lá vou ter de deixar a Huawei e voltar ao número um mundial de vendas, Samsung.
Só deixas porque queres. Eles não irão desaparecer certamente.
Começo A achar que vou fazer o mesmo…
A próxima a cair é a Apple
gostei da afirmação. “Os eropeus tem apple e samsung…”
Se achas que a concorrência não potencia o desenvolvimento…és ignorante. Basicamente é isso. Não sei como dizer por outras palavras.
+1
Concordo plenamente.
O mister Hugo tem toda a razão.
Concorrencia entre androids ha muita, para Apple não são concorrentes pois huawei é chinoca e fraca apenas para patos sem guito como tu. Baixa a bolinha hugo, um desempregado como tu a viver em casa dos papas devia ter vergonha.
Andas a comer arroz e salsicha durante 4 anos para andares a passear uma maçã meia comida e chamas os outros de pato
Nem todos que têm Huawei são tesos… Eu tenho um, que me foi oferecido, mas como não gosto de smartphones – mantenho-me fiel ao meu V3 Motorola – mas não vejo qual o problema em se ter um gadget destes…
Caro, “quem se gaba do que tem, ou muito fala, ou muito deve”… Se ganha bem, parabéns, mas como é que o Jungle sabe quanto ganham os outros?
PS : o próprio Android serve de concorrência para o iOS… Basta que veja que, quanto mais sofisticação houver nas apps Android, mais vontade a Apple vai ter em evoluir
em nenhum lado do artigo vi referencia ao gosto pessoal do sr. Jungle boarder. Não entendo o devido comentário.
Se a china retalia e corta relações com empresas americanas todos os telefones de empresas chinesas deixam de poder aceder ao Google (entre outras)?
E se deixam de fabricar componentes?
Preparem-se para comprar telefones a 3000.00 €
A China tem mais a perder que os EUA, porque eles dependem dessas marcas todas para produzir os equipamentos. Uma retaliação faria com que a Foxconn e outras deslocassem produção para países como Vietname ou Índia, e a China ficaria no lodo. Aliás, a Foxconn já mudou linhas de produção para a Índia como forma de evitar tarifas no próximo Iphone.
Meu caro daqui até terem linhas de produção a funcionar como na China estavam desgraçados…
Já têm.
Abc
A China tem mais a perder onde!? Se a China quiser manda a economia global para o alho pois basta começar a vender a dívida dos EUA que ela tem.
Nem mais…
tira as palas
Poderiam indicar que na rede 5G estão a Nokia e a Ericsson, onde poderão abocanhar os projetos da Huawei.
E o mal é que somente indicam três fabricantes que poderão beneficiar com este jogo, e as outras?
Guerra é guerra, sem grandes concorrências não há grandes fabricantes.
Agora o que estou assistindo é um ego entre nações que lideram a economia mundial.
Agora estou para ver o que irá acontecer quando Pequim fechar a entrada dos iPhones na China e para não esquecer que os principais matérias que compõe os equipamentos estão na China e pior que isso, as patentes de extração dos materiais pertencem à China.
Resumindo, vai haver uma inflação nos preços dos produtos eletrônicos mundiais. Pois é tudo feito na China .
A Europa entregou toda indústria de transformação à China.
Agora só vejo uma solução e que passa pela Ásia também, a solução dá-se pelo nome de Índia.
Huawei acabar, não acredito, acredito mais em mudança de país sede e um novo nome e logotipo.
Tal como aconteceu com a Google quando reestruturou os seus quadros, continuou como Google, mas com patente Alphabet.
Eatas empresas Americanas gosram muito de anunciar coisas que raramente acertam. Na Europa a Huawei não está a sofrer como o texto diz e na Asia foi ZERO o impacto nas vendas. Austrália, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Itália e muitos mais Países na Europa continuam a importar tecnologia 5g da Huawei a bom ritmo e as vendas de telefones depois das notícias de que estavam em queda não se têm visto, tendo em conta o pânico inicial criado. Certo é que apenas aqueles que acreditam nesta mirabolante tentativa dos EUA de acabar com a Huawei vão na “istória” que os Chineses andam a espiar, quando de facto andam a tentar a todo o custo fazer esquecer o que a NSA, CIA E FBI têm feito nas ultimas décadas…
Só sabe falar das agências americanas por que apenas elas são perseguidas por todos! Sabe lá você o que fazem os chineses e outros! Andavam os alemães muito ofendidos por terem sabido que eram espiados e eis que formam pouco tempo depois denunciados por também eles espiarem quem os espiava! Por que não fala da tecnologia e informação roubada “as toneladas”! Não há Snowden ‘s nem Assange’s chineses – nem podiam que eram logo mortos – como também não há com os russos! è tudo muito cheio de moral e ética quando se fala dos Ocidente e em particular dos americanos, mas o mesmo grau de exigências nunca vi fazerem aos outros! Mal estariam os americanos se não recolhessem informação e mesmo assim, é o que se vê, pois desde os planos para a bomba atómica até às mais recentes descobertas e investigações são sempre e continuamente espiados e roubados!
Que confusao reina na sua cabeça. Com que então os americanos investigam e depois são roubados?
Sabe por acaso quem construiu a tecnologia espacial americana? Olhe foi um nazi capturado.
Sabe de que pais era Einstein?Nicola Tesla ?
Esqueca os americanos como todos os povos sabem aproveitar os creditos alheios.
Agora nao duvide que espiam bem mais os americanos que os chineses ou russos, e nao afirme que nao existem snowden’s chineses ou russos porque os americanos estao a certificar-se que tambem por lá nao vao existir mais snowden’s.
Moral é coisa que nao existe na Russia na China mas tambem na America, na realidade poucos paises no mundo tem moral e etica,
Nao se sinta virgem ofendida a defender os americanos que eles nao merecem e tambem nao precisam
Acho que tens razão em muita coisa, excepto que na Europa a Huawei não está a sofrer? Mas que raio… Andamos a ler fontes diferentes
Ignorante… Os iPhone são basicamente fabricados na China… Basta eles retaliarem e quero ver depois o que compras e a que preço.
Quando a América se sente ultrapassada faz isto, provoca a confusão.
Não tenho medo e vou continuar a confiar e comprar HUAWEI….
E como o mercado és só tu, tá tudo dito…
Tenho Huawei P9 logo desde que saíu. Estou super satisfeito. Com esta história toda do boicote e tal o meu próximo telefone será… Huawei. De preferência o P30Pro. Adoro coisas boicotadas… Que querem? sou do contra…
Ainda bem para si .E se a ignorância paga-se imposto ,nem em 2 vidas pagava as suas dividas
Com a brincadeira do Trampa não é só a Huawei a sair prejudicada, onde trabalho produzimos muito material pra grandes companhias como Intel, amd, GF e as encomendas já baixaram muito, ele pensa que prejudica a china mas vai prejudicar companhias a nivel mundial
O comportamento da trump.google é inaceitável….
queriam vender + Pixel s … ?
A MS continua a vender W10 e suporte a Huawei mesmo em contra do trump…. i love GnuMsLinux
Mais um fan boi da Apple comida que não sabe nada. Se a ignorância é a burrice pagasse imposto o que tu terias de pagar dava para pagar a dívidas de Portugal.
Não usas iphone de certeza. Iphone é para pessoas ecléticas, não básicos trolls para gerar comentários. Vai para a rua ver tipos e tipas giros, falar, engatar, beber um copo. Deixa de estar agarrado ao telemovel, pareces daqueles inadaptados sem nada para dizer escondidos atrás de um teclado eh eh
A Google? Mas será que as pessoas não sabem ler? É só procurar um bocado para perceber que a Google NÃO PODE ir contra o que Trump assinou. É só ler um pouco para além dos títulos.
Falar da América de Trump, é falar de #¿$?%!¡, e eu peço desculpa, mas só falo de #¿$?%!¡ qd estou distraído.
depois de me teres chamado de palerma,
olha bem à tua volta aqui 😉
Lixo comandado pelo trumpas
Huawei is the best ❤️❤️❤️❤️❤️
para tua info o proximo S.O. da Ms vai ser linux base….(ARM)
a apple vai usar Z shell Zsh como ArchLinux Lol.
o S.O. mais uzado no mundo é Linux.
e usas o software da apple onde? no teu carro em uma unidade fabril na tua tv? pois…. e se o “chulo” te leva 30% pq não deixas de ser a sua puta.
Eu, por acaso, gosto de Linux… Quer experimentar vir dar – me “uns abanões”? É que desconfio que o Jungle um misto entre “troll” e valentão de “monitor”…
Na minha terra, havia um homem que dizia ter tanto dinheiro, que o banco já não lhe aceitava mais para depósito, porque já lá não cabia… Quando morreu, e os filhos foram ao banco, tinha 20 e poucos euros, nem para pagar o caixão serviu…
Cheira-me que este Jungle boarder deve ser a mesma treta… Fala muito… Um troll dos pequeninos… E ainda por cima, sem educação..
Tantas ofertas no mercado, se houver quebra melhor, preços mais baixos na venda final. Eu cá já é o segundo telemóvel chinês a comprar, o primeiros um elepjone s8 durou 4 anos sem problema, e ainda lá está vídeo partido. Agora um umidigi z2 pro