Samsung – De rumores a evidências. Vem aí o smartphone dobrável
2018 será recordado como o ano do “notch” no topo dos ecrãs dos nossos dispositivos móveis. Já o novo ano, 2019, poderá ficar conhecido como o ano do smartphone dobrável graças aos esforços da Samsung, Huawei, Xiaomi, Motorola, entre outras.
Pode parecer coisa pouca, mas já pensou que esta inovação poderá mudar a sua vida, enquanto utilizador das tecnologias modernas?
A tendência do notch foi criada pelo Essential Phone e popularizada pelo iPhone X no final de 2017, tendo vigorado desde então. Já a partir de 2019, posso estar errado mas, acredito que o “notch” comece a cair em desuso perante o advento deste novo formato.
O smartphone dobrável chega a 20 de fevereiro
O smartphone dobrável chegará, em primeiro lugar, pela mão da Samsung e o seu anúncio já está marcado para o dia 20 de fevereiro. Estamos, portanto, a menos de 15 dias desde a sua apresentação no próximo evento Galaxy Unpacked.
Aí, junto com os novos Galaxy S10, ficaremos a conhecer o primeiro smartphone dobrável da Samsung. A sua primeira solução, pronta para o grande mercado de consumo - pelo menos assim o esperamos.
Entretanto, temos assistido a várias fugas de informação alusivas a este mesmo smartphone dobrável da Samsung. Aqui, mais uma vez, recordo que só com a sua apresentação oficial é que poderemos por termo a todas as dúvidas e especulação. Ainda assim, já circula na Internet vária informação convincente.
E se for assim o novo smartphone da Samsung' Será que "vende"?
Este vídeo mostra-nos o possível aspeto e funcionamento do smartphone dobrável da Samsung. Contudo, sendo um vídeo teaser, o mesmo não incide em demasia nas novidades para não acabar em definitivo com o fator surpresa.
Ainda assim, este vídeo foi quanto bastou para que a publicação LetsGoDigital encetasse vários esforços para produzir estas ilustrações. Todos os renders ou representações digitais que ilustram este artigo são provenientes dessa fonte.
A mesma, mantendo alguns dos elementos do atual Galaxy Note9 e tomando a próxima interface da marca - OneUI - como pontos de partida, criou assim todo o material que aqui podemos ver. Trata-se, portanto, de uma abordagem conceptual.
Por outras palavras, é uma mera possibilidade de tudo aquilo que o smartphone dobrável da Samsung nos poderá oferecer. Desde o mecanismo que tornará possível dobrar o equipamento, até ao aspeto da OneUI no ecrã Infinity-Flex.
Vemos também a forma como os ícones das aplicações se poderão adaptar ao pequeno e grande ecrã. Sim, o smartphone poderá dobrar, tornando-se assim mais compacto ou, por outro lado, poderá ser aberto, tornando-se essencialmente num tablet.
Ambas as hipóteses foram contempladas pela publicação holandesa que assim nos traz todos estes renders. Relembro, mais uma vez, que o produto final poderá não ter qualquer ponto de contacto ou semelhança com o material aqui apresentado.
As poucas certezas que temos em torno deste smartphone dobrável da Samsung residem no seu processador, o Exynos 9820. Além disso, tudo o resto está ainda no reino da especulação com poucas, ou nenhumas, informações concretas.
O smartphone dobrável chegará no dia 20 de fevereiro e poderá inteirar-se das suas novidades, aqui no Pplware.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se é isto que estou a ver , não dou muito tempo de vida
+1
Isto vai mudar a minha vida, vai dar uma volta de 348º
Será a próxima tendência, vais vender e muito, mas não vai ser em Portugal, tem um valor, pelo que consta, absurdamente elevado, gostava de lhe deitar a mão e ter um ecrã com essa dimensão para utilizar no dia a dia, mas não devo ter essa sorte, o meu limite é bem abaixo dos 2000 euros dos rumores que por ai circulam, tendo em conta o preço de lançamento deste equipamento inédito! Fui…
Não ví notch nem borda para a câmera frontal. De fato, parece não ter câmera frontal nenhuma. Fica bonito, mas acho que não corresponde à realidade.
Outro problema que eu vejo é que a tela ao ser dobrada para dentro terá uma tendência a formar um vinco, mais ou menos como um papel dobrado. Será que a tela terá resistência para dobrar-se completamente sem formar vinco?
E por fim vejo que esse modelo tem duas telas, uma dobrável do tamanho de um tablet e uma tela frontal do tamanho normal de um telemóvel atual. Imagino que mesmo sendo apenas uma tela dobrável isso vai encarecer bastante o produto. Será que a utilidade vai justificar o preço maior? Porque se não justificar essa tela dobrável vai vender muito pouco e apenas enquanto for novidade.
Obvio que nao corresponde à realidade, em muitos sitios vais ver videos / fotos em que o smartphone está aberto e o ecra frontal continua ligado…
Há muitos temas a solucionar:
– preco
– o ecra que abre que nao apresente dobras nem falhe logo após a garantia…
– bateria vs. espessura
Acho que vai pelos próximos anos ainda algo de um nicho muito pequeno, até estes ecras ficarem “perfeitos” e os terminais conseguirem ser finos.
Isto não são temas separados, o tema é relativo apenas a um elemento, o modelo do dispositivo. E é um dispositivo, um aparelho, um telemóvel, mas não é um terminal.
Finda a picuinhice, estou curioso para ver se pega. A samsung e a huawei não têm propriamente fama de terem sucesso a criar tendências. E, pelo anúncio, não parece que o vão fazer.
Fiquei com uma grande dúvida com estas imagens. O smartphone dobra como? Ou seja, estando aberto com a configuração de tablet temos um ecrã de grandes dimensões, uma das metades vai dobrar para dentro? Então terá outro ecrã mais pequeno do outro lado. Ou será que abre para fora e uma das metades do ecrã grande fica como ecrã único e principal do smartphone? Pelas imagens, que não são reais, parece que terá um ecrã de grandes dimensões e outro mais pequeno por trás. Para isso a opção do nubia x ou do vivo nex é bem melhor e mais funcional dispensando a câmara frontal até…