PplWare Mobile

A tendência dos Notch… será falta de criatividade?


Maria Inês Coelho

Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

58 Respostas

  1. TeArs says:

    Esse Asus Zenfone 5z vai dar que falar 😛 exelentes spects e realmente muito bonito.

  2. João Morais says:

    Não tenho dúvidas que o Zenfone 5 Z vai ser um exito … Com hardware de Galaxy S9 e com o preço que consta que vai ser comercializado … Eu estou a pensar na aquesição de um , espero que não demore muito a sair no nosso mercado .

  3. Sérgio Silva says:

    Qual é a piada de ter um telemóvel em que o ecrã ocupa quase toda a superfície do mesmo mas há uma percentagemzinha com um retângulo em preto que não serve a nada ao dito ecrã ?? ( Ao que dizem que tem por nome Notch??????)

  4. Rodrigo says:

    Smartphones Asus?? Não se metam nisso. Se querem gastar dinheiro em vão, força.

  5. Gouveia says:

    Espero que essa moda acabe rápido, além de feio não tem vantagens, além disso nunca vou adquirir um telemóvel com uma coisa tão feia na testa

  6. V. T. says:

    Útil e elegante para alguns? Isso não são gostos, são desgostos!

  7. Daniel says:

    Chamem-lhe o que quiserem, notch, emplastro, zé manel, essa àrea de ecrã como está feita é tudo menos útil. Mais valia terem deixado essa freixa sem qualquer tipo de ecrã e ser bezel pois tem em termos de utilidade é identico e em termos de estética fica melhor não ter esse “emplastro” no meio do ecrã.

  8. bad80 says:

    Deixem lá que de ecrãs curvos (só para dizer que têm ecrãs curvos, porque não serve para absolutamente nada) ninguém diz nada. Ora ver um video num ecrã que acaba em curva em ambos os lados é uma ideia “muito interessante.

  9. João says:

    Há uma grande diferença entre o notch do iPhone X, e o resto dos notches.

    O iPhone X tem ecrã que se espalha a todos os cantos iguais, esses telemóveis Android com LCD, não, têm também um “queixo”, o notch só está lá para imitar o iPhone X.

    O iPhone X tem o ecrã dobrado para ficar com aquele aspecto, coisa que só a Apple sabe fazer! E só ela pode fazer, porque é OLED e não LCD.

    https://imgur.com/M4dwWZH

    O notch no iPhone X está lá, e é para bem, os iHaters podem dizer o que quiser, mas a verdade é que não é um entrave no ecrã, são dois ecrãs extra de cada lado que estão ao lado daquela parte que tem de ter os componentes.

    • Toni da Adega says:

      Não sabia o iPhone X era o único smartphone com “ecrã dobrado” e o o único smartphone com OLED.

      Isso significa que todos os ecrãs 2.5D e até mesmo o Edge utilizam técnicas avançadas de ilusão óptica para dar a sensação que são “dobrados”.

    • YO says:

      “O iPhone X tem o ecrã dobrado para ficar com aquele aspecto, coisa que só a Apple sabe fazer! E só ela pode fazer, porque é OLED e não LCD.”

      Não sei se sabes mas o ecrã é fabricado pela SAMSUNG LOL.

      A Apple não fabrica ecrans

      • Sujeito says:

        Como se isso retirasse a engenharia das empresas que desenvolvem e mandam construir noutras. Parece-me que não sabes como funciona a relação entre cadeia de fornecedores.

    • Toni da Adega says:

      Isso de dizer que é um entrave, realmente é conversa de haters.
      Nada melhor que ver vídeos ou fotos com este recorte: https://tinyurl.com/y7pj3lme

      Digo mais a próxima actualização da Apple TV devia trazer a funcionalidade de se poder introduzir um notch nos filmes.
      Assim todos os filmes poderiam ser visualizados com um recorte e fica coerente com o novo iPhone.

    • Rui says:

      João, ha uma diferença entre ser Apple Fan porque se conhece o produto e ser Apple “gosto da marca porque é fancy” e não perceber um “charuto” daquilo que se passa no ecossistema Apple. Dou preferência ao iOS a Adroid, e esteticamente sempre considerei os iPhones muito bonitos e sei perfeitamente o motivo da notch, mas acho o X horrível por causa daquela monoselha… Aquilo podia bem ser direito que não deixava de funcionar e ter as características que tem… Posto isto, sabes o que é “vergonha alheia”? É o que um gajo como eu sente quando vê textos como o teu a tentar defender a Apple sem acertar num único argumento! Talvez esteja na altura de explorares um pouco a Apple e o que ela faz, porque faz e como faz antes de vires dizer disparates!

    • Gouveia says:

      Tantas postas e não acertas uma, como é possível?

  10. Jorge Silva says:

    Parece que não sou o único a não gostar nem um bocadinho das monocelhas ou notch ou o que lhe quiserem chamar. Para além de achar feio e incomodativo acho desnecessário que os ecrãs tenham de ser evitar as beiras porque não é por 3 ou 4mm de bezel que o smartphone vai ser feio. Não sendo um fã de Samsung, acho o S8/S9 o smartphone mais bonito e tenho pena que o novo OnePlus também terá monocelha. Que raio de parvoíce. É isso e os ecrãs cada vez maiores que já não dão para ser usados com uma só mão nem dão jeito quando vamos de férias e queremos levar o smartphone no bolso dos calções porque levamos uma talocha super incomodativa. Por muito bom que seja o rácio tamanho/ecrã, acho um abuso que seja normal um smartphone tenha 6 polegadas de ecrã. Ainda me lembro de ter comprado o meu Galaxy S4 que na altura tinha um grande ecrã e toda a gente me dizia que era um calhau e tal, mas a virou moda e agora são demasiado grandes. Para acabar com o meu desabafo, também não acho piada aos ecrãs curvos dos lados (tipo S8/S9) porque não são práticos, apesar de serem esteticamente muito bonitos. Enfim, se eu pudesse escolher um smartphone perfeito teria Android puro, a estética do S8/S9 mas em 16/9 e com 5.5 polegadas, sem a parte curva nos lados e a bateria do Oneplus e a câmara do S9+.

  11. Privacidade says:

    Era capaz de apostar que quem diz mal dos cutouts/notches porque é incomodativo, a) só os viu em fotos ou b) nunca usou um mais que 5 minutos na loja e já ia com o mindset de “isto é uma porcaria”

    • Jorge Silva says:

      A minha namorada tem um X, já o usei uma porrada de vezes e não consigo gostar do notch. Chateia-me. Mesmo o do Essential Phone chateia e é pequeno. Não entendo esta moda mas, ao contrário da maior parte das pessoas, acho que é mesmo porque as alternativas não são muitas. Eu cá prefiro ter uma pequena bezel e não ter notch… São gostos!

      • Sujeito says:

        Tal e qual. Eu não gostava do design (e não gosto) mas quando mexi num tornou-se completamente irrelevante. Isto é como ver roupa na internet e depois ir experimentar. E cada um com o seu gosto.

  12. JOVEM says:

    Os jornalistas e os tech blogues as vezes pensão que é fazer o desenho e mandar produzir em série, depois pedem valores “baixos”, as grandes empresas é que têm capacidade de desenvolver um produto e lançar para o mercado uma “novidade” e pedir um valor exorbitante pelo mesmo, como a Apple e a Samsung o resto para ser competitivo tem que trave com o material que fica mais barato naquele momento como disse o homem da Asus, que neste momento era esse formato que estava com custos mais baixos

  13. Enys says:

    Fiquei sem saber o que é o notch deixa-me ir ao gg

  14. Ze das Couves says:

    Não é falta de criatividade, foi a maneira que tiveram de conseguir mais uma vez separar o trigo do joio, antes havia o botão de home, agora sem o botão de home tiveram que arranjar uma característica que não existe em mais lado nenhum para por o design do iPhoneX como único.
    Se foi um infeliz design para muitos é capaz, mas também não é fácil agradar a gregos e troianos.

  15. jorge Cardoso says:

    Claro penso que no futuro nao deverá ficar assim…

  16. Joel Reis says:

    A monocelha foi uma forma da Apple se diferenciar dos demais com bezels pequenos, para compensar o atraso, em compensação perdeu a estética (quebrou a habitual simetria) e não é prático para fotos e vídeos. Os que agora vão surgindo, vão atrás da Apple, como sempre.

  17. sd says:

    essa camara da Bluboo não acho que seja nada de especial, nem algo que se vá ver no futuro. 1º porque parece ser um pouco frágil, deixas cair o smartphone quando estás a tirar uma selfie e adeus camara. 2º porque inviabiliza logo o desbloqueio facial.

  18. Joaquim Oliveira says:

    Acho que deviam no titulo ter colocado apenas depois do Essential Phone ter criado o NOTCH e não acrescentar o Iphone X, pois apenas foi uma cópia de algo que já existia, falta de criatividade da APPLE também tal como os outros que se seguiram que fizeram o mesmo que a APPLE, copiar a concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.