Trump aprova compra do TikTok através de ordem executiva
O Presidente Donald Trump assinou, esta quinta-feira, uma ordem executiva aprovando uma proposta que permitirá manter a TikTok a operar nos Estados Unidos.
Trump quer TikTok "norte-americano"
De acordo com os termos do acordo, que ainda necessitam da aprovação da China, uma nova empresa conjunta ficará responsável pelo negócio da TikTok no país, enquanto a ByteDance deterá menos de 20% das ações.
O Vice-Presidente JD Vance afirmou que a transação avalia o negócio em 14 mil milhões de dólares, embora não tenha sido indicado qualquer preço de compra.
O acordo cumpre os requisitos de uma lei de segurança nacional que obriga a ByteDance, sediada na China, a vender as operações da TikTok nos EUA ou enfrentar uma proibição efetiva no país, segundo a ordem executiva.
Falta a China assinar esta transação. Será que vai assinar?
Segundo a CNBC, a Oracle, a Silver Lake e o fundo de investimento MGX, sediado em Abu Dhabi, serão os principais investidores na operação norte-americana da TikTok, controlando cerca de 45% da entidade. Os investidores atuais da ByteDance, juntamente com novos acionistas, ficarão com 35%.
Nenhum representante da ByteDance esteve presente na assinatura e a empresa não reconheceu que esteja em curso qualquer transação. Também não foi mencionado preço de compra, nem há indicações de que o governo chinês tenha alterado leis necessárias para viabilizar o acordo.
Trump afirmou que o Presidente chinês, Xi Jinping, deu luz verde ao negócio. Vance acrescentou que Pequim ofereceu alguma resistência antes do entendimento final.
De acordo com fontes citadas pela CNBC, a Oracle ficará encarregue das operações de segurança da aplicação e continuará a fornecer serviços de computação em nuvem à nova entidade da TikTok nos EUA.
Trump sublinhou que o CEO da Oracle, Larry Ellison, faz parte do grupo de investidores e que a empresa tem “um papel muito importante” no processo.
É propriedade de americanos, e de americanos muito sofisticados. Isto vai ser totalmente operado por americanos.
Declarou Trump na assinatura.

Nos Estados Unidos, a TikTok conta com cerca de 135,8 milhões de utilizadores ativos mensais e 82,2 milhões de utilizadores diários, que passam em média 52 minutos por dia na aplicação. Entre os jovens adultos, cerca de 59% usam a TikTok, e entre adolescentes (13‑17 anos) 63% afirmam utilizar a plataforma, com 57% diariamente e 16% quase constantemente. Imagem Shou Zi Chew, CEO do TikTok.
ByteDance parece não ter sido tida... nem achada!
Investidores da ByteDance como a General Atlantic, a Susquehanna e a Sequoia deverão também contribuir com capital para a nova empresa TikTok U.S., avançaram as mesmas fontes.
A ByteDance foi avaliada em 330 mil milhões de dólares no mês passado, enquanto analistas estimam que as operações da TikTok nos EUA possam valer entre 30 e 35 mil milhões.
O acordo não prevê que o governo federal assuma participação acionista nem uma chamada golden share nas operações norte-americanas da TikTok, noticiou a CNBC.
Trump disse no fim de semana que o magnata dos média conservadores Rupert Murdoch e o seu filho Lachlan Murdoch poderão estar envolvidos no negócio, a par de Larry Ellison e do CEO da Dell Technologies, Michael Dell.
Na semana passada, o Presidente assinou ainda uma ordem executiva que estendeu o prazo para a ByteDance alienar as operações da TikTok nos EUA, sob pena de aplicação da lei de segurança nacional originalmente assinada pelo ex-Presidente Joe Biden.
A ordem impede o Departamento de Justiça de aplicar medidas que poderiam penalizar operadores de lojas de aplicações, como a Apple e a Google, bem como fornecedores de internet que prestem serviços às operações da TikTok nos EUA.






















Declarou Trump na assinatura: “É propriedade de americanos, e de americanos muito sofisticados. Isto vai ser totalmente operado por americanos.”
Nem era preciso acrescentar: “Americanos trumpistas de gema!”
Tem, finalmente, um grande rede social ao seu dispor. Lá burro não é.
+1
Depois fica TikTok Social (migra os users da Truth Social).
Mas os chineses também não são parvinhos, e têm o código-fonte do TikTok, no dia seguinte lançam a rede social com outro nome chinês,.
A TikTok U.S é só parte americana ou o Tiktok Global fora da China (Douyin)?
TikTok U.S. TiKTok Europa e outros países fica igual, propriedade da ByteDance. Mas Trump tem uma agenda política para a Europa, não vai deixar deixar de usar o TikTok U.S. na Europa. Como, é o que falta ver, mas pode-se adivinhar.
le nas entrelinhas, TikTok U.S, ou seja TikTok Israelita.
A EUA querem o controlo de tudo mas depois acusam a China de espiar. Que engraçado seja Biden ou outro político ou outro do congresso. A verdade é esta.
Ambos espiam. E ambos sabem que espiam.
Dito isto há ainda quem acredite que não é espiado?
Isto é puro gozo! TikTok nas mãos das americanas porque? Propaganda americana como é óbvio e mais!
Já agora porque os EUA não aconselham a Europa a voltar a permitir a venda de Huaweis em grande parte da Europa? Engraçado!
Compram o que querem mas isso já não há botes expiatórios, mas o que não querem comprar ou não lhes serve de interesse já é considerado “espiões”
E ainda há aquelas ovelhas que dizem que as pessoas que falam em teorias da conspiração são tontos? A prova está aí. Prefiro ficar com o meu chapéu de alumínio que ver loucos como os EUA a comprar algo que sempre foram contra seja do Senado ou não!
TikTok U.S. nas mãos dos americanos de Trump. Nos outros países não há alteração (por enquanto).
O meu sonho era ter um bote expiatório
Bota lume nisso!
Exacto, o próprio META (empresa que criou Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.), também usa os nossos dados e vende estatísticas de utilizadores a empresas de publicidade.
Tudo isto por uma aplicação de vídeos curtos ?? Mas anda tudo louco ou quê ?? Tanta coisa para se fazer neste mundo e andam às turras por isto. Que mundo maluco.
Claramente não sabes o que é o TikTok, nem o que é possível fazer com o seu algoritmo
Pior, o homem era completamente contra o Tiktok mas quando soube que até deu jeito nas eleições virou o bico ao prego, ou agora a dizer que afinal a Rússia está a perder território na Ucrânia, ainda a um mês a traz dizia o contrário, o que me admira é alguém se rever neste tipo de pessoa, mais parece alguém com um atraso mental ligeiro.
Maluco é quem comenta sem ter conhecimento na matéria que está a comentar 🙂
O essencial sobre o TikTok U.S.:
“Cerca de 43% dos adultos americanos com menos de 30 anos dizem que obtêm regularmente notícias no TikTok, mais do que em qualquer outra aplicação de redes sociais, incluindo YouTube, Facebook e Instagram, de acordo com um relatório do Pew Research Center publicado na quinta-feira.
Questionado se gostaria que um algoritmo do TikTok, de propriedade americana, sugerisse mais conteúdo promovendo o seu movimento Make America Great Again, Trump disse que o tornaria “100% MAGA” se pudesse, mas pretende que “todas as filosofias, todas as políticas” sejam “tratadas corretamente”.
Vance disse que o acordo garante que “os investidores americanos realmente controlarão o algoritmo” que determina o conteúdo visto na aplicação de redes sociais. Disse ainda que mais informações sobre o acordo serão reveladas nas próximas semanas.” (Euronews, 26/09/2025)
As grandes empresas tecnológicas como a Meta, Snap, X, Tik-Tok e outras estiveram sobre apertado escrutínio da comissão parlamentar de inquérito do Senado (anterior À eleição do Trump, sobre o Tik-Tok,no ano de 2023 e em 2024, acerca das acusações à Meta de exploração sexual infantil na plataforma), por preocupações com a segurança infantil, devido aos efeitos nocivos de conteúdos nestas plataformas (Zuckerberg foi convidado a dizer algumas palavras aos pais de jovens, presentes nestas sessões, que cometeram suicídio devido ao “cyber-bullying”). Relativamente ao Tik-Tok, a ameaça principal prendia-se com o facto dos dados dos cidadãos norte-americanos serem armazenados em servidores localizados na China, sob alçada do regime de Pequim, levantando questões no âmbito da segurança nacional. Quem concretizou aquilo que esta comissão determinou foi Donald J. Trump, mas isto não foi iniciado por ele. Lá virão dizer que o “homem laranja” é isto e aquilo. Doutrinação pura
os dados são tretas, a verdadeira ameaça do tiktok é o algoritmo
ah ah ah! :-))) Então o Facebook e o Instagram, têm algoritmo semelhante. Também dá sugestões de vídeos e grupos e pessoas consoante os nossos históricos de pesquisa e “likes”.
Trump veio para ficar e este passo é apenas mais um para continuar a dar força à inevitabilidade.
Quem não gosta, não importa sequer.
O que continuam a não noticiar é que os americanos NUNCA terão acesso ao código fonte e são apenas gestores do escritório de representação do TikTok nos EUA… por 14 mil milhões de dólares.
Aconselhava-te a ler o que disse J.D.Vance
“O acordo garante que “os investidores americanos realmente controlarão o algoritmo” que determina o conteúdo visto na aplicação de redes sociais.” (Euronews, 26/09/2025)
Acho que ainda não percebeste que passa a haver dois TikTok – o TikTok U,S, e o TikTok resto do mundo (excluindo China). Do TikTok U.S., os investidores americanos (não por acaso trumpistas) passam a controlar o código/algoritmo.
e quem controlar o algoritmo do tiktok controla o mundo
Musk, que sabe do que fala no caso do X, disse duas coisas relevantes:
– Ajustes relativamente pequenos no algoritmo podem ter grandes efeitos na experiência dos utilizadores e no tempo que passam na plataforma (mudanças algorítmicas, mesmo pequenas, causam impactos significativos no engajamento e no tipo de conteúdo difundido).
– Musk descreveu os algoritmos das redes sociais como “maximizadores de dopamina”, sublinhando o grande impacto que pequenas mudanças podem ter no comportamento dos utilizadores e na dinâmica das redes sociais.
Claro que Trump conduziu as negociações, com o desfecho conhecido, desinteressadamente, porque os jovens lhe pediam a continuidade do TikTok. O algoritmo fica nas mão de americanos – serem trumpistas é apenas uma coincidência. Calhou também a dizer que se pudesse tornaria o TikTok U.S. “100% MAGA”, mas foi só uma graça. Os trumpistas que o compraram nem levam isso em consideração, foi apenas um negócio como qualquer outro.
Pega no que o musk diz, multiplica por 100 e tens o TikTok
Nalguns casos eles fazem asneira, e os algoritmos asfixiam a liberdade de expressão das pessoas (apagando posts, bloqueando a pessoa por 3 ou 4 dias, etc.), há ainda o excesso de anúncios visíveis nos próprios vídeos (reels) que dificulta a visualização dos mesmos, isso vai afastando pessoas.
Com pequenas alterações do algoritmo consegue-se mais do que isso.
Os trumpistas que compraram o TikTok U.S.. não podem é exagerar, dando aos utilizadores uma experiência muito diferente da que estão habituados, senão abandonam-no.