Será o TikTok perigoso para a sua privacidade e segurança?
O TikTok tem estado na vanguarda de inúmeros rumores sobre violações de privacidade e questões de segurança. Foi banido na Índia, e pelo exército e marinha dos EUA por ameaças à segurança nacional. Apesar de ser uma rede social interessante e de entretenimento, terá ela um lado mau?
Descubra o porquê de o TikTok ser perigoso para a sua privacidade e segurança.
O TikTok é uma rede social gratuita que permite aos utilizadores partilhar pequenos vídeos que variam entre 15 e 60 segundos, podendo, em alguns casos, ultrapassar. Apesar de parecer inofensiva, esta aplicação tem um lado não tão agradável.
Porque é que esta rede social é perigosa?
Semelhante à maioria das redes sociais, o TikTok recolhe dados e informações dos utilizadores. Há quem ache "fácil" aceitar algumas invasões ao utilizar serviços gratuitos. Contudo, o TikTok é frequentemente acusado de levar as coisas longe demais, representando sérios riscos de segurança e privacidade para os seus utilizadores.
Isso levou tanto empresas privadas como alguns departamentos governamentais a proibir os seus empregados de instalar e utilizar a aplicação nos seus dispositivos de trabalho. E a Amazon foi uma das primeiras empresas a decretar a proibição aos trabalhadores, apesar de mais tarde terem retirado a sua decisão.
Mas quais são os perigos a que estamos sujeitos sendo utilizadores do TikTok?
1. O TikTok está repleto de vulnerabilidades de segurança
Nos últimos anos, os investigadores de segurança encontraram múltiplas vulnerabilidades de segurança na aplicação. E como o TikTok tem acesso a muita informação pessoal, tornou-se a app preferida de muitos hackers.
Uma forma de os hackers tirarem partido do TikTok é enviando aos utilizadores uma mensagem de texto que lhes permite aceder às suas contas. Outra é aproveitar o facto de a app usar uma ligação HTTP insegura em vez da opção mais segura, HTTPS.
Isto permite aos cibercriminosos manipularem os feeds dos utilizadores e mostrarem conteúdos não solicitados que podem ser enganadores ou perturbadores, especialmente para os mais jovens.
2. O TikTok recolhe muitos dados
Isto pode não incomodar muita gente, a menos que seja um/a entusiasta da privacidade. No entanto, a procura do TikTok na recolha de dados não se limita a recolher as suas preferências, seguindo que tipo de conteúdo gosta.
Na sua política de privacidade, o TikTok declara que recolhe "informação que fornece no contexto da composição, envio ou receção de mensagens". Centrando-se na utilização da palavra "composição", o TikTok não se limita a recolher dados e mensagens que partilha utilizando a aplicação, mas o conteúdo que criou ou escreveu, mas que não partilhou.
O TikTok também tira partido de todas as permissões de acesso que lhe dá, recolhendo informações sobre o modelo do seu smartphone, resolução do ecrã, SO atual, número de telemóvel, endereço de correio eletrónico, localização, e até lista de contactos.
Embora seja importante notar que não existem provas claras de que o TikTok partilhe dados dos utilizadores, no seu núcleo, a empresa da rede social tem-nos.
3. Repercussões a longo prazo
A utilização regular do TikTok, quer como consumidor ou criador de conteúdos, aumenta a sua pegada digital. Por si só, isto já representa grandes riscos, tais como ser mais propenso a ataques de phishing e perseguição. Esta é uma razão importante pela qual deve preocupar-se com a sua pegada digital.
A utilização do TikTok poderá impedir o seu trabalho no campo que escolheu, por exemplo, aqueles que requerem um elevado grau de segurança, tais como ocupações governamentais de alto nível - não ficarão satisfeitos se um país estrangeiro tiver acesso a informações altamente pessoais e detalhadas sobre si.
4. O impacto do TikTok no futuro
As centenas de horas de vídeo que os indivíduos carregam de si próprios são uma mina de ouro para inteligência artificial e desenvolvimento de aprendizagem automática. Isso não é necessariamente uma coisa boa. A razão pela qual o TikTok é mau resume-se aos seus perigos futuros, talvez piores que os atuais.
No seu estado atual, o reconhecimento facial e os algoritmos profundamente falsos não representam ameaças sérias para os utilizadores. No entanto, com esta quantidade de dados de alta qualidade, o futuro também pode ser sombrio para todos.
Tenha cuidado com o que partilha no TikTok
Ao utilizar uma aplicação ou serviço, lembre-se que as políticas de privacidade e regulamentos de segurança podem mudar a qualquer momento, deixando os seus dados expostos e o seu dispositivo vulnerável.
Deve evitar a confiança e a partilha excessiva com aplicações que não valorizam a segurança e a privacidade.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Faltou dizer que é uma app chinesa da Bytedance, que deve obediência ao governo chinês, e como tal é extremamente simples de obterem os dados dos utilizadores.
Não foi esta RS que pagava em € para as pessoas convidarem outros a entrar?!
A fatura vai começar a chegar.
A mim não me afecta minimamente a privacidade nem a segurança, pois não utilizo, tal como já não utilizo qualquer outra rede social digital. Entre a falta de segurança, e de privacidade, há ainda a lamentar a falta de liberdade de expressão nas redes sociais.
Enviado do meu gmail.
Você pode desconhecer, mas é possível utilizar os serviços Google sem ser espiado, sem que a sua vida privada seja invadida.
Um simples servidor DNS pessoal, e uma lista negra (Blocklist) com as URLs ou domínios que a Google utiliza para esse fim, deixando apenas as que verdadeiramente são necessárias para os serviços funcionarem e voilà !
Quanto ao Facebook, a coisa funciona de forma diferente, pois as URLs e domínios utilizados para espiar são os mesmos que servem as funções básicas, pelo que ao bloquear as mesmas, fica o serviço bloqueado. Sem poder fazer post, ver o que foi partilhado etc.
Para além do mais, um servidor DNS pessoal também permite evitar trackers de sites como por exemplo o Pplware, só neste site existem 13, um pouco superior á média existente noutros sites alojados na rede sapo.
Mas não te preocupes, o que a nós diz respeito é apenas analytics . Não queremos saber nada sobre ti, apenas dobrei comportamento público no pplware.
O perigo maior é para a saúde mental de quem usa.
pois, é perigoso, perigoso.. mas se voçês disserem que vão sortear um tablet aos primeiros que deixarem uma mensagem no TT (ou FB) todos se esquecem do perigo.
“algoritmos profundamente falsos”. Os algoritmos não são nem verdadeiros nem falsos.
Relativamente à utilização do http, já foi corrigido em maio de 2020.
Riscos obviamente há, como todas as redes sociais, cabe aos utilizadores terem noção dos riscos quando se expõem na Internet.
Segundo o vosso mesmo texto acima: “A utilização do TikTok poderá impedir o seu trabalho no campo que escolheu, por exemplo, aqueles que requerem um elevado grau de segurança, tais como ocupações governamentais de alto nível – não ficarão satisfeitos se um país estrangeiro tiver acesso a informações altamente pessoais e detalhadas sobre si.” Ahahahah, deixem-me rir!!! O Medina fez o mesmo (deu dados pessoais de manifestantes à Rússia, lembram-se???), e até subiu na carreira (política)!!!
É em vez de se exigir que as grandes tecnológicas cumpram as regras, exigisse que sejam os utilizadores como as crianças ( presas fáceis ) e velhotes entre outros a terem essa responsabilidade ( de saberem N sobre ciber segurança )…
Enfim.
a mesma app na China tem algoritmos completamente diferentes, no que toca a AI.
Ao passo que para Ocidente estimula-se o fútil, lá (na ChAIna) promovem conteúdos com outro nível de conteúdo.
Estamos a viver uma guerra para dominar a mente dos seres humanos e esmagadora maioria das pessoas não faz a menor ideia que está a ser manipulada!