Encriptação de mensagens do Instagram e Messenger não chegará até 2022
O Messenger e o Instagram são dois dos serviços de comunicação mais utilizados pelo mundo todo. No entanto, uma das garantias de segurança e privacidade, a encriptação ponta-a-ponta, ainda não existe por defeito, nem no serviço de mensagens do Facebook, nem no do Instagram.
A levar efetivamente o seu tempo, estes dois canais não terão mensagens encriptadas, pelo menos, até 2022.
Encriptação ponta-a-ponta em 2022 é a promessa
Um dos grandes trunfos do Signal, por exemplo, contra os serviços de mensagens do Facebook é exatamente a encriptação ponta-a-ponta. Afinal, é uma garantia extra da privacidade que os utilizadores esperam, além de uma certificação de segurança.
Embora o Instagram Direct e o Messenger sejam dois dos serviços mais populares de mensagens, utilizados por milhões de pessoas todos os dias, o Facebook está a levar o seu tempo a implementar a encriptação ponta-a-ponta por defeito. Esta relação desfavorável com a privacidade é muito criticada por aqueles que efetivamente utilizam os serviços.
Depois de várias menções a este assunto, recentemente, a empresa de Mark Zuckerberg prometeu que o recurso chegará aos seus serviços de mensagens “o mais tardar, em 2022”.
O caminho a percorrer pelo Facebook até à privacidade plena
Conforme começa o Facebook num novo anúncio, a pandemia proporcionou uma aproximação diferente entre as pessoas, cunhando os serviços de mensagens privadas com um papel ainda mais importante. Além disso, e embora seja um objetivo antigo que já foi alvo de estudos, não será capaz de encriptar completamente esses serviços, pelo menos, até 2022.
Apesar de não possuir o recurso por defeito, o Messenger dispõe, desde 2016, de uma funcionalidade que garante a desejada privacidade. Através do recurso Conversas Secretas, os utilizadores podem, à partida, confiar que as suas mensagens são encriptadas.
Ainda assim, não é uma funcionalidade que esteja já completa e ainda não é disponibilizada por defeito.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Make Use Of
Neste artigo: Facebook, Instagram Direct, messenger
Logo das empresas do Zuck…
Ui que a encriptação é que irá salvar tudo e todos! O que eu mais confio é nessas encriptações. Fechem as interwebs entretanto!
Qualquer dia removem as trocas de mensagens entre utilizadores de todas as plataformas.
Depois, passado algum tempo, aparece uma aplicação única que permite associar cada uma das plataformas a um mensageiro único, claro com uns termos de utilização que permitem ao Facebook saber tudo sobre todo o seu dispositivo, sobre o que se passa à volta, onde está, para onde pensa ir…. mas o conteúdo das mensagens é cifrado… não necessariamente autenticado ponto-a-ponto porque pode dar jeito à NSA, ou polícia política do país monitorizar a sua conversa com a sua mãe ou namorada, ou mulher…
Curioso. Se vier às definições do WhatsApp é explicitamente indicado que este usa “encriptação ponto a ponto” e que “nem mesmo o WhatsApp pode ler[…]”.
Li isto indo a: WhatsApp -> Definições -> Segurança
Pergunta honesta: o que está escrito na app é mentira?
Complemento que não encontrei qualquer opção para ligar ou desligar esta encriptação, pelo que suponho vir ativa por omissão (ou defeito, usando a linguagem do artigo).