China deverá transferir propriedade do TikTok para os EUA, anuncia autoridade comercial
Num avanço significativo nas negociações, os Estados Unidos da América (EUA) e a China chegaram a um acordo para transferir a propriedade da filial do TikTok nos EUA para o país, segundo avançado pela autoridade comercial.
O assunto ganhou força em 2020, quando Donald Trump ordenou, pela primeira vez, que a ByteDance separasse o TikTok ou enfrentasse o encerramento da plataforma no país.
Agora, Jamieson Greer, representante comercial norte-americano, informou que os EUA e a China têm uma framework para um acordo sobre a transferência do TikTok para propriedade controlada pelos EUA.
Ou seja, o acordo prevê que a propriedade da filial do TikTok nos EUA fique em mãos norte-americanas.
Após sair das negociações com as autoridades chinesas, Scott Bessent informou que o acordo estava a ser fechado, mas recusou-se a prestar outros esclarecimentos, segundo o The Guardian.
Não vamos falar sobre os termos comerciais do acordo. É entre duas partes privadas, mas os termos comerciais foram acordados.
Disse o secretário do Tesouro aos jornalistas, após sair das conversações, a decorrer em Madrid, Espanha.
Ficará o TikTok a salvo nos EUA?
Este avanço é significativo, considerando a disputa que ambos os países protagonizaram ao longo dos últimos anos, desde que os EUA levantaram preocupações de segurança nacional sobre a empresa-mãe da aplicação, a chinesa ByteDance.
Aliás, em abril de 2024, Joe Biden assinou uma lei que dava à empresa nove meses para vender a plataforma a um comprador aprovado pelos EUA ou enfrentar uma proibição total – um prazo que Donald Trump prorrogou repetidamente.
Entretanto, Bessent informou que os detalhes serão acertados quando Donald Trump falar com Xi Jinping, presidente da China, na sexta-feira, uma vez que o acordo sobre o TikTok aguarda a aprovação de ambos os líderes.
Em Madrid, a delegação dos EUA foi liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, enquanto a China esteve representada pelo vice-primeiro-ministro, He Lifeng.





















Como se os chineses, que sabem fazer o armamento mais sofisticado do mundo aceitassem meter nos bolsos do trumpas a mina do tiktok a troco de coisa nenhuma… Isto leva água no bico.
Leva, o TikTok quer afastar-se do governo chinês, só assim será possível empresas chinesas sobreviverem no ocidente, olha a Xiaomi, é tudo menos chinesa
O trump la vai conseguindo cumprir com tudo o que se comprometeu, grande exemplo para o mundo
Nem percebes o que quer Trump. Vê-se pelo teu comentário anterior – o negócio não é o TikTok a afastar-se do governo chinês – é, o outro TikTok, americano, que substitui o atual e que vai ser controlado por Trump & seus acólitos.
controlado mas não é de ter o controlo, é ter o retorno $$$$$$
A PPware devia ter mais rigor na terminologia usada. Na China não existe presidente eleito nos moldes democráticos ocidentais, pelo que chamar Xi Jinping de “presidente” é enganador. Ele é o líder supremo do Partido Comunista Chinês, que acumula cargos e concentra o poder máximo do Estado. A designação de “presidente” é apenas uma tradução literal de “主席” (Zhuxi), mas usada de forma simplista acaba por dar a ideia errada de um cargo semelhante ao de uma democracia.
Muito admirado por Trump, que não enjeita que lhe chamem ditador.
O TikTok americano não envolve a cedência do seu motor, ou seja, deixa de ser o TikTok atual e passa a ser outra coisa. O quê exatamente não se sabe.
Mas não custa a perceber que as tecnológicas dos EUA que as vão comprar, e que estão totalmente rendidas a Trump, vão encontrar um algoritmo que lhe seja favorável e aos republicanos, já nas próximas eleições intercalares de 2026.
Ou seja os democratas que, com os republicanos aprovaram a lei que obrigava a venda do TikTok a norte-americanos – acabaram por entregar o ouro ao bandido.
ou acham que Trump está interessado em que a miudagem possa continuar a ver os mesmos vídeos?
Já passaram 9 meses e ainda estás nisso???
Antes era no mandato anterior que ia acabar com a economia dos EUA e tornar-se num ditador, no fim baixou empregos, inflação e preços da habitação… Depois era neste com as tarifas, os EUA ainda estão bem…. Se calhar é para o próximo mandato ainda…
Só vos vejo supor teorias da conspiração…. Aceitem que dói menos!
Já não falta muito para se conhecer os detalhes do negócio. Em princípio será 6ª Fª.
Só achei graça ao título do post “China deverá transferir propriedade do TikTok para os EUA”, que levou um a concluir que a empresa se ia transferir para os EUA – e por isso quis esclarecer que se tratava de uma venda – sem o principal, o motor (estou em crer que não inclui o motor).
A venda só pode ser a bilionários chegados a Trump. Se soube reconhecer a importância do TikTok para a sua eleição – e por isso foi adiando a aplicação da lei, aprovada por. democratas e republicanos por razões de segurança nacional, e que levava ao seu encerramento – não é menino para influenciar para que o algoritmo que o TikTok americano vai usar seja em seu benefício? Nem precisa de pedir, os compradores já sabem o que quer.
Até Musk, sabendo do que estava a falar, já se referiu aos efeitos de ligeiras mudanças neste tipo algoritmos.
O artolas como é um aldrabão e criminoso, deve estar a preparar mais um golpe para controlar o povo americano.
Esqueceram-se (De ter sido “lapso”) de dizer que os EUA nunca terão acesso ao código do TikTok, e que basicamente este “acordo” apenas deixa os EUA controlar/manipular o TikTok apenas e só nos EUA.