267 milhões de dados de contas do Facebook vendidos na Dark Web por 500 euros
Atualmente (quase) tudo se encontra na Dark Web. Este espaço sem qualquer controlo é o local ideal para comprar ou vender informação, muitas vezes obtida de forma ilegal e que pode ser usada para fins ilícitos.
A mais recente informação descoberta abraçava 267 milhões de contas do Facebook que estavam à venda. Acabaram por ser compradas por um preço irrisório. Foram apenas 500 euros o custo para conseguir ter uma cópia destes dados.
Tudo se encontra à venda na Dark Web
A descoberta foi feita pela empresa de segurança Cyble, que conseguiu comprar esta compilação única de dados de utilizadores do Facebook da Dark Web. Por apenas 500 euros teve acesso a esta informação e conseguiu analisá-la de forma detalhada.
Do que revelou numa publicação, estes dados são relativos a utilizadores do Facebook e comportam elementos importantes. Falamos de nome e apelido, ID do Facebook, número de telefone, endereço de email, idade e data de nascimento.
#Exclusive & #Breaking - 267 Million @Facebook Identities Sold for 500 Euros - online identities value is diminishing these days!https://t.co/UfEcsLBiKz#DarkWeb #ThreatIntel @BleepinComputer @Bank_Security @USCERT_gov @IndianCERT @NCSCgov @EU_Commission pic.twitter.com/iWXmu1r78M
— Cyble (@AuCyble) April 20, 2020
Dados de utilizadores do Facebook por 500 euros
Um aspeto certamente positivo dos dados que foram obtidos, está na própria informação que foi recolhida. Da análise feita, não existe nenhuma password presente, o que dá alguma segurança aos utilizadores. Assim, as contas e os utilizadores estão protegidos.
Ainda assim, e este é um ponto importante e que pode ser explorado, com os dados obtidos seria possível causar estragos. Qualquer atacante mal-intencionado poderá eventualmente realizar campanhas de phishing que facilmente enganam os utilizadores.
Não se sabe a origem da informação destas contas
Está ainda por descobrir de onde estes dados vieram, mas existem algumas suspeitas plausíveis. No passado mês dezembro, surgiu a confirmação que tinham sido obtidos dados de um número igual de contas do Facebook.
Após serem analisados, os dados vão alimentar a plataforma AmIbreached.com da Cyble. Fica também claro que é muito simples encontrar dados como estes do Facebook na Dark Web e que o seu preço é muito baixo para o valor que deles podem retirar.
Este artigo tem mais de um ano
Só 500€!?
Estes hackers andam ricos… ou então andam a vender material a malta com muito capital e estas vendas passam a ser um hobby.
porque é que o SO tem haver com os dados do FB ?
nenhuma empresa esta livre de sofrer este tipo de ataques. nem mesmo as grandes.
Inclusive qualquer pessoa mas intencionada dentro das mesmas empresas pode ter acesso aos mesmos dados e vender na darkweb/deepweb.
Deve sim pensar que equipamentos de marca X ou Y todos têm falhas, uns sabem-se e outros não.
No fim quem quer ter acesso aos dados tem….
Mas afinal quando vão as pessoas começar a abandonar o facebook; será agora depois de um confinamento forçado que se vai perceber que não precisamos do facebook ?
Não é só Facebook, whatsapp também pertence ao mesmo.
Exactamente… as pessoas pensam que hoje em dia é tudo o facebook…quando na nossa era digital, o que fazemos fora e dentro das redes sociais… FICA TUDO REGISTADO NA NET! Mentalizem-se disso de umas vezes por todas!
esta forte a limpesa de comentarios aqui
limpeza com “Z”
Pelo que parece não é apenas aptoide, nem empresas chinesas.
Como já disse em vários posts em 2020 não existe privacidade. Para isso não usem Internet e coisas tecnológicas.
Há poucas novidades para dar? Esta notícia é de Dez. 2019.
Já agora, amibreached.com necessita registo e subscrição para se obter resultados de jeito.
Em geral para verem o grau de exposição dos vossos dados, não para este caso específico , sugiro o site haveibeenpwned.com
Os amigos do Rui Pinto volta a atacar! Viva os Hackers/Piratas informáticos! Ainda há pessoas que lhes batem palmas! É cada def…!
Há que diferenciar, eu bato palmas ao Rui Pinto pq foi atrás de Isabel dos Santos, governos, clubes de futebol, não da minha tia que andava só a postar anedotas no Facebook. Esses que têm a mesma capacidade e fazem esse tipo de coisas não são melhores do que qq corrupto
Agora defendo sim aqueles que de facto desmascaram aí os “poderosos” e expõem as belas formas como eles cresceram
A ser assim, tambem deviamos acabar com os cidadãos dos paises. Pois eles roubam, matam, …
Por isso é que não tenho Facebook já à uns 5 anos… Não faz falta nenhuma e há bastante gente que parece que só vive daquilo… Qualquer coisa e têm de ir meter no Facebook… Parece que a vida deles é gerida por comentários ou likes…