PplWare Mobile

Tenha cuidado com o Phishing! Não seja enganado…


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. EstamosAtentos says:

    Atualmente é o caso de certos “dromedários” que tentam enganar as pessoas, enviando em nome da empresa Worten uma msg contendo um link e pede para clicar no mesmo, alegando que existem prémios para oferta. Esses “dromedários” julgam que as pessoas andam a dormir atualmente. Se não Têm nada que fazer, vão trabalhar no duro.
    Mais essas mensagens nem nº aparece.
    PORTANTO ATENÇÃO MÁXIMA A TODOS MAL DETETEM ESSAS MSGS APAGEM E NÃO CLIQUEM NOS LINKS “NUNCA”.
    FICA O AVISO.

  2. Joao Ptt says:

    Sim, no caso dos e-mails as empresas geralmente fazem tudo ao seu alcance para dificultar a verificação se é mesmo uma mensagem genuína ou não… não assinam com chave DKIM apropriada e segura na maior parte das vezes, a esmagadora maioria nunca ouviu falar de assinatura digital (S/MIME & GnuPG/ PGP) e uma vez ou outra que ouviram por vezes utilizam certificados que não são verificáveis com facilidade por causa da forma como estão assinadas que utilizam certificados não presentes nos programas de email.

    O SMS e números de telefone é o regabofe onde a falsificação do número/ nome do remetente é o prato do dia (em especial o nome do SMS). Nos EUA a coisa era tão grave em relação aos números que o estado forçou as empresas a arranjarem um sistema que verificasse que o número era mesmo verdadeiro e gerado por uma empresa autorizada a prestar o serviço em cada lugar ao qual o número se pudesse referir… para a malta não estar a receber telefonemas da Índia a fazerem burlas como se fosse um número local de um vizinho qualquer… que ia mudando conforme apetecesse aos burlões já que não existia qualquer forma de prevenir que eles mostrassem o que lhes apetecesse.

    • Joao Ptt says:

      Também seria interessante as empresas das redes sociais que gostam de mandar notificações de alerta de possível intrusão para o e-mail, além de DKIM e certificado digital válido para se verificar se é mesmo verdadeiro o e-mail com um nível de confiança ligeiramente superior, ter também o IP, DNS Look up, data e hora exacta, localização aproximada (se possível)… que algumas gostam de dizer que detectaram actividade de entrada na conta mas depois não indicam dados que permitam verificar se é a própria pessoa ou terceiros… e se forem terceiros e conseguirem modificar os dados necessários para prevenir a pessoa legítima de entrar novamente para pelo menos a pessoa ter algo para apresentar queixa como a suposta origem do ataque (ainda que muitas das vezes seja inútil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.