Turbina de 15 MW já está a funcionar! Uma rotação pode gerar energia para quatro casas
As energias renováveis são um objetivo para vários países, que procuram aumentar a sua produção e, brevemente, depender unicamente delas. O maior projeto eólico offshore da Alemanha recebeu a primeira turbina gigante de 15 megawatts (MW): apenas uma rotação de um dos rotores pode gerar eletricidade suficiente para alimentar quatro casas durante um dia inteiro!
De nome He Dreiht, que significa "gira" em baixo-alemão, o maior projeto eólico offshore da Alemanha está em construção, pelas mãos da EnBW, uma empresa de energia.
A EnBW é uma das maiores empresas de energia da Alemanha e trabalha com energia eólica offshore há mais de 15 anos. No entanto, o projeto eólico He Dreiht é o seu maior até agora, estando a ser desenvolvido sem subsídios governamentais.
Este projeto desempenhará um papel fundamental para nos ajudar a aumentar significativamente a nossa produção de energia renovável de 6,6 GW para mais de 10 GW até 2030.
Disse Michael Class, responsável pelo desenvolvimento do portefólio de produção da EnBW.
O He Dreiht está a utilizar enormes turbinas de 15 MW da Vestas, o primeiro projeto do mundo a instalá-las. Conforme mencionado, apenas uma rotação de um dos rotores pode gerar eletricidade suficiente para alimentar quatro casas durante um dia inteiro.
Uma vez concluído, este projeto eólico colossal terá 64 mega turbinas que produzirão 960 MW de energia limpa. Esta quantidade deverá ser suficiente para abastecer cerca de 1,1 milhões de casas.
Além do marco assinado pela EnBW, a instalação da turbina eólica de 15 MW é importante, também, para a Vestas, segundo Nils de Baar, presidente da Vestas Northern & Central Europe.
Com a instalação do primeiro V236-15.0 MW, atingimos um marco importante tanto para o projeto He Dreiht como para a nossa expansão offshore, que ajuda a Alemanha a construir um sistema energético mais seguro, acessível e sustentável.
Projeto eólico colossal "Made in Germany"
O projeto He Dreiht está localizado a cerca de 85 quilómetros a noroeste de Borkum e 110 quilómetros a oeste de Helgoland.
Nas alturas de pico, mais de 500 trabalhadores estarão no mar a construir o projeto, utilizando uma frota de mais de 60 navios. A equipa offshore da EnBW, em Hamburgo, está a gerir todo o processo.
À medida do projeto eólico, o processo de instalação é complexo: além das 64 fundações, que já foram colocadas no fundo do mar, no ano passado, as peças para as turbinas viajam 12 horas até chegarem de Esbjerg, na Dinamarca, a bordo do navio Wind Orca.
Entretanto, as equipas estão a trabalhar na cablagem interna do projeto eólico.






















Basta de energias renováveis! Já as temos com fartura ou até em demasia. Não vamos desperdiçar o que já foi gasto com as que já temos mas… está mais do que na hora de passarmos às energias responsáveis para com o cidadão que apenas procura viver a sua vida.
Só depois de a vida dos cidadãos ser melhorada, só depois de termos todos um melhor nível de vida, uma vida mais folgada sem termos de pensar se o ordenado chega até ao final do mês, é que os governantes deveriam considerar ainda maior adopção destas energias mais caras como as eólica e solar.
Quanto melhor o nível de vida das pessoas mais estas têm propensão a pensar no tal ambiente que nos dizem quererem salvar… mas até lá, até nos proporcionarem esse melhor nível de vida com políticas sérias a pensar no desenvolvimento económico, até termos poder financeiro para pagar essas energias… o que queremos é apenas conseguir viver a nossa vida com o mínimo de dignidade.
Ok, então podemos instalar uma bela central a carvão ou nuclear perto da sua casa ?
Venha ela. Como bem sabe (ou devia saber se não se fizesse de desentendido), as centrais a carvão de última geração são muito mais limpas do que aquilo que nos querem fazer crer.
E, como também sabe apesar de ter vindo logo com o “bicho papão” em que tornaram essas centrais, retirando eólicas e solares não sobram apenas centrais a carvão, há mais por onde escolher.
Mas pode ser perto da sua casa ? e uma nuclear não ?
Ah sei, só quando alimentam carros eléctricos é que não são limpas.
Pois não, há nucleares, gás, eólicas, marés como esta…
Central nuclear, temos uma a poucos Km da fronteira. Se portugal tb tivesse uma do lado de cá vertamente não pagariamos a energia aos preços que pagamos, ou se calhar pagava-mos mas certamente era uma independencia.
Está a 130 kms da fronteira.
Concordo.
No meu caso, não será o local mais adequado, pois nem tenho via férrea ao lado nem o rio/mar. E sim, nomeadamente nuclear, seria bem vinda, pois além de ser uma energia firme, sem a flutuação da renovável (FV / eólica), ajudaria a descarbonizar. No entanto, até conseguirmos ter uma central nuclear a funcionar, deveríamos reactivar as que foram desactivadas (Pego e Sines) caso ainda seja possível. Fica lindo dizer que não temos centrais a energia fóssil, e depois, por questões económicas, importarmos energia de Espanha, e de Marrocos indirectamente, parcialmente produzida com carvão / gás / nuclear. Desde que o lixo não seja produzido no “meu” quintal, está-se bem. “Quero um ambiente verde, mas a sujidade que fique no vizinho”. Haja paciência!
Ah portanto ao lado da sua casa não pode ser.
Atenção que sou a favor do nuclear.
Importamos 30% de renovável, em Espanha o carvão também é residual.
Claro que não pode ser. Tal como ao lado de minha casa também não posso ter um estaleiro naval. Custa a compreender?
Custa , porque até disse que no seu quintal não.
Na mouche.
Tem dinheiro para isso, eu tenho licença.
Então mostre lá a licença ?
Acabei agora mesmo de receber uma SMS da minha operadora UZO (Meo) a informar-me de que fizeram tudo para que a rede estivesse estável e os serviços a funcionar. Fantástico, que contente que fiquei com esta mensagem tão fora de prazo, afinal só fiquei sem rede móvel até já depois da meia-noite.
Sabes que as energias não renováveis são bastante mais caras certo? Mas são mesmo.
Não, não são @Nuno. Bem pelo contrário:
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4998082
Não era melhor ler o estudo ?
“On the other hand, while fossil fuel technologies
remain cost-competitive in the short term, they
exhibit significant vulnerabilities. Their reliance on
the fluctuating global prices of oil, gas, and coal,
along with growing pressure to reduce CO2
emissions amid the global energy transition, casts
doubt on their long-term viability.”
O problema e que como se viu, mesmo que tivessem 100 milhoes de turbinas basta o mar estar calmo um dia e fica tudo as escuras. Portugal também tem vento e no apagao nem 1 casa tinha luz
O problema que aconteceu nada teve a ver com falta de produção.
Pois, teve a ver com excesso de produção de eólicas e/ou solar. À custa destas renováveis caras tivemos o apagão.
Errado, não foi á custa disso.
Caras não, baratas.
«Esta quarta-feira, as redes continuam sem trocas, mas desta vez a eletricidade em Portugal transacionada em mercado ficou mais cara do que a espanhola — 18,85 euros por MWh contra 13,29 euros por MWh»
em
https://observador.pt/2025/04/30/portugal-esta-abastecer-se-sem-espanha-desde-o-apagao-e-ontem-ate-pagou-menos-pela-eletricidade/
Como vê, quando se isola a rede de Portugal da de Espanha, a energia em Portugal fica logo mais cara e a razão parece-me óbvia: o excesso de produção eólica e solar, fontes mais caras do que as tradicionais.
Já agora, também segundo a mesma notícia, a Red Elétrica (REE) foi avisada para «riscos de apagões e de injeção em excesso de renováveis na rede»
Exato, como vê são baratas, já que a que estávamos a importar era renovável.
Claro que fica cara, tivemos de ligar a central a gás.
Novamente, são caras e instáveis.
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EfwLJVpLF7YggNzfWAsAAAABhhmb9yPaEMHuIr4omlfOvQ
Repito muito caras a partir do minuto 5:35
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/a-situa%C3%A7%C3%A3o-el%C3%A9trica-em-portugal-est%C3%A1-presa-por-arames-n%C3%A3o-vejo-como-%C3%A9-poss%C3%ADvel-garantir-que-o-apag%C3%A3o-n%C3%A3o-se-vai-repetir/vi-AA1DUkpp?ocid=msedgntp&pc=LCTS&cvid=31497d2db12c4ce99e73b6d2c99a876f&ei=36
Tema que nem sequer merece discussão:
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4998082
a 0,19 a 1,86 cêntimos de euro por kWh para o carvão.
Tanto solar como eólico estão muito acima e são piores ao serem incapazes de manter a frequência da rede.
Por acaso não, renováveis estão muito mais baratas que isso, como viu no post anterior.
Como pode ver, os países quanto mais carvão usam, mais caro pagam.
https://euenergy.live/
Não, o que vejo é o que já foi dito. A insana e tresloucada Taxa de carbono.
Vá lá ver à China ou à Índia como param as modas. Aproveite e dê uma voltinha por outros como a Líbia, Egipto, Nigéria, Argélia, Irão, Iraque, Omã, Catar, Kuwait, Cuba, Síria, Usbequistão, Azerbaijão, Russia…e já agora ao nosso querido vizinho Marrocos.
Para contexto, os desgraçados dos verduscos dos Dinamarqueses estão a pagar o triplo, os Suecos o dobro e os Noruegueses mais 59% que os malandros dos Marroquinos.
Então mas ela não é um custo ?
A taxa? Não, não é um custo. É uma extorsão disfarçada, embrulhada na ladainha de que é para salvar o planeta.
A UE nem sequer é responsável por 7% das emissões! Entretanto, os outros enriquecem à custa dos alucinados que governam a Europa e ainda se riem de nós.
Não dizem em lado que é para salvar o planeta, essa é a ladainha dos eléctrofobicos.
Que interessa se são 7% ou 50 % ? Deve ser por isso que dao só 7%, portanto se é tão pouco podemos poluir à vontade, os outros vão fazer o mesmo, que todos poluem. Loooool, enfim quando é que vai ter um argumento de adulto ? Ah e tal ele também comeu o rebuçado.
Enriquecem ? Quem ? A Rússia ? A Europa empobrece, mas é curioso que todos querem vir para cá, deve ser um fenômeno extra natural
Não teve a ver com o excesso de produção, teve a ver com a má gestão dessa produção e com a ganância (do capitalismo) que levou à compra massiva de energia a preço de saldo de Portugal a Espanha, sobrecarregando as linhas que já estavam sobrecarregadas! Se fosse tudo bem gerido, se as linhas estivessem preparadas seria um excelente sistema!
Lamento mas, o Pedro António, ao acusar assim o capitalismo fere logo a sua credibilidade pois mostra logo ao que vem e com que intenções.
Má gestão dessa produção por excesso de produção, renováveis incluídas que, por sua vez, desestabilizam todo o sistema se não forem tomadas medidas apropriadas… como aparentemente não foram, há que averiguar, mas tomando como exemplos outros apagões ocorridos já noutros países parece ser a melhor hipótese, pelo menos até haver uma certeza oficial e comprovada (passe a redundância).
E realmente só faltava agora dizer que a culpa do eventual sobrecarregamento das linhas tenha sido de Portugal por ir comprar mais barato a Espanha. A compra de energia mais barata a Espanha é recorrente, não foi só agora, no entanto “só” agora aconteceu o apagão.
Pois, todos os sistemas que avariam seriam excelentes se não avariassem, agradecido pela informação.
Não, a minha tinha electricidade, e muitas outras que têm sistema de autoconsumo com baterias.
Nem todos somos ricos como o JL. Tenha o mínimo de respeito, a bolha onde o JL vive não é válida para todos.
Por não sermos ricos é que apostamos em sistemas que nos permitem poupar.
E não, não vivo numa bolha.
Nem todos vivem num T0 no centro da cidade. Tenha o mínimo de respeito, a bolha onde o cendosura vive não é válida para todos.
Eu, centro da cidade? Não sei onde tirou essa impressão. Deve estar a responder à pessoa errada, só pode.
Não tenho dinheiro para centros de cidade nem quereria viver no centro de nenhuma cidade. Estou muito melhor nos subúrbios mais longínquos.
A minha bolha é a mesma da restante população que tem de fazer pela vida. Não tenho Teslas ou eléctricos ou sequer carro novo ou semi-novo, tenho um carro com quase 30 anos que felizmente ainda não me deixou a pé a meio de nenhuma deslocação e a casa onde vivo é apresentável mas bem modesta.
Exato, por ter um carro antigo é que tem de fazer muito pela vida, já que até são esses que dão mais despesa.
Caro JL, garanto-lhe que a despesa feita na compra de outro carro seria incomparavelmente superior à que tenho com o actual carro.
É porque anda pouco
Pouco?
Com o custo de um carro elektro vc tem combustível para 560 mil kms num carro existente.
Quem falou em carro eléctrico ? depois são os outros que são fanáticos.
Ou menos, anda a gastar pouco, depois não venha dizer que anda depressa.
Foi vc
https://pplware.sapo.pt/planeta/turbina-de-15-mw-ja-esta-a-funcionar-uma-rotacao-pode-gerar-energia-para-quatro-casas/comment-page-1/#comment-3665560
Deixe-se de tretas.
Onde falei em carro eléctrico ? Consegue copiar a frase ?
“Por não sermos ricos é que apostamos em sistemas que nos permitem poupar.”
Não é o q vc diz sempre que quer justificar a treta do carro elektro?
O resto vem na sequência.
Deixe de fazer-se de sonso.
Mas eu falei em carro eléctrico onde ? você andam tão alucinado com eles que até vê palavras que não existem, eu disse sistemas.
Não, você é que diz coisas para o desvalorizar, tal é a alucinação.
Vem em qual sequência mostre lá ?
Como? Na minha nunca falhou…
Essas energias renováveis servem para quê se podemos ficar ás escuras e a electricidade é cada vez mais cara?
Quem tinha renováveis a trabalhar não ficou ás escuras.
Portugal tinha muitas renováveis solares e eólicas a trabalhar e ficou às escuras.
Eu e mais outros 300 mil aqui do burgo ficámos sem electricidade durante mais de 12 horas e meia. No entanto, muita gente parece pensar que a luz voltou logo para todos com o anoitecer ou pouco depois o que não é verdade… alguns de nós ficaram bastante mais tempo às escuras.
É verdade sim, a meio da tarde já muitos tinham, e grande partes com renováveis, já foi uma das centrais responsáveis pelo arranque era de energia renovável.
Se considerar a hídrica renovável. Desde que o ano hidrológico tenha sido favorável, caso contrário, é renovável, mas….
E sim, a central de Castelo de Bode, hídrica, considerada black start (começa a produzir a partir do zero) foi uma das 2 centrais em Portugal que começou a produzir. Progressivamente, foi alimentando as povoações ao redor, tal como a Central da Tapada do Outeiro, a GN. Deveríamos ter mais centrais com essa função, para repor a normalidade mais rapidamente.
Ficou às escuras não foi devido à sua energia renovável, está a argumentar e a trocar tudo, ficou às escuras enquanto não fecharam as linhas internacionais e puseram a funcionar só com a energia produzida só em Portugal, foi precisamente o contrário do que você disse. De resto, se não fosse toda a energia renovável produzida em Portugal, não tínhamos possibilidade de nos desenrascar após o apagão, porque não teríamos produção suficiente para o fazer!
Quem está a querer dar a volta à questão é o Pedro António que até me vem dizer que eu disse o que não disse.
E, além disso, eu referi “renováveis solares e eólicas” e não simplesmente renováveis.
Se quer responder a alguém ao menos tenha a decência de ler com atenção aquilo a que está a responder, talvez a discussão assim chegasse a algum lado.
@Pedro António, o que levantou o sistema tanto em ES como em PT foi o carvão de Marrocos e o nuclear de FR.
O que diz e manda dizer a política não é para ser levado em conta.
Errado, foi o gás da tapada do outeiro e a barragem de castelo de bode.
O JL tem razão, foi o gás da tapada do outeiro e a barragem de castelo de bode, responsáveis pelo início a partir do zero, e pelos vistos o governo vai indicar mais duas fontes com capacidade de reposição que serão o Alqueva e outra do norte…
Oficialmente foi, tb já o tinha dito:
https://pplware.sapo.pt/informacao/energia-ja-esta-a-ser-restabelecida-em-portugal/comment-page-1/#comment-3663582
Não basta ter renováveis… Eu não tenho baterias e fiquei “às escuras” lol
Depende do inversor, eu tenho baterias é verdade, mas tenho um inversor que permite gerar os 230 v AC sem baterias, só com solar.
Vc tem tudo, pena que a maioria não tenha tudo o q vc tem.
O inversor DC/AC não trabalha se não estiver ligado à rede!
Faltava o outro inversor, também lá está:
https://www.fronius.com/en/solar-energy/installers-partners/products-solutions/residential-energy-solutions/gen24plus-inverter-with-flexible-backup-power
É que tanto um como outro fazem isso, não entendo porque negar, e há muitos mais.
Como já disse a maioria das pessoas com painéis solares ficaram sem luz e portanto frustradas. Mais uma vez foram enganadas porque não sabiam que nestas situações o inversor se desliga para protecção.
https://elpais.com/clima-y-medio-ambiente/2025-04-29/por-que-la-mayoria-de-casas-con-placas-solares-se-quedaron-tambien-sin-electricidad-en-el-apagon.html
Mas já vimos que vc é o maior e tem tudo e mais umas botas.
A forma de ter rede é estar offgrid. Ninguém quer isso a não ser que viva isolado e não tenha outra solução.
Outra e ter backups de baterias mas é preciso que estejam carregadas no momento da falha
De contrario fica a anhar na mesma.
Sou dos que prefer investir 300€ num gerador a gasóleo que dá para a casa toda e mais umas botas (entretanto esgotaram) e salvaram alguns talhos.
Você disse que o inversor DC/AC não trabalha se não tiver ligado à rede, eu disse que não, curiosamente falta aqui um post, onde mostrava a instalação.
Sabiam pois, até sabem os limites que eles chegam.
Mas aqui está o post que falta aqui.
Eu tenho porque escolhi bem e não sou como você que não admite que foi enganado e prefere dizer mal do equipamento:
https://ibb.co/CpHDvxQH
https://www.victronenergy.pt/markets/off-grid
https://www.fronius.com/en/solar-energy/installers-partners/products-solutions/residential-energy-solutions/gen24plus-inverter-with-flexible-backup-power
Tem ai ambos os inversores, veja lá se associa ao esquema da instalação.
https://www.fronius.com/en/solar-energy/installers-partners/products-solutions/residential-energy-solutions/gen24plus-inverter-with-flexible-backup-power
Mas não é preciso estar isolado, estes inversores fazem isso automaticamente, é que para estar isolado tem de ter um backup redundante, e sai muito mais barato ter a rede como back e até vender alguma energia que investir em sistemas de redundância, pagar 6 euros por mês para ter o contador é muito mais barato.
No momento da falha a minha estava carregada, e podia ter falhado durante dias.
Eu prefiro pagar 6 euros ao fornecedor por mês, está 99.99999999999% disponível e ainda lhe vendo energia excedente.
Mas a sério, o que faz com um gerador ? LOOOOOL
Aquece a comida ? depois vai deitar e deixa-o ligado ?
Convém, ao menos para o frigorífico. Se safou alguns talhos que não precisam aquecer comida, tb me iria safar a mim.
Na vdd a correria aos geradores foi de tal forma que estes esgotaram.
Está visto que vc foi o único esperto com painéis solares na Ibéria. Só q não.
Vc esteve sem electricidade e nem para levantar o router tinha, qt mais para o resto.
Apenas por volta das 10 do dia seguinte vc mandou uma posta e deve ter sido da casa de um vizinho, tal era a ressaca.
O frigorífico é aquele que aguenta mais tempo sem energia, óbvio que não se pode abrir muitas vezes..
Não fui o único, veja que há aqui mais a dizer o mesmo.
Mas eu estive com electricidade, o tempo todo, só não tive no local onde estava quando ocorreu o apagão, entretanto voltei para casa e tive sempre.
Apenas o quê?
https://pplware.sapo.pt/motores/afinal-a-cybertruck-nao-atravessa-rios-um-proprietario-ficou-preso-depois-de-tentar-faze-lo/#comment-3663436
Esse foi pelo télélé. Curto e para dizer disparates.
Se não havia rede, como foi pelo telele ?
Eu tive rede móvel até às 17 ou mais. Vc não?
E às 21:07 ou antes já tinha tudo. Rede e electricidade e, portanto, o router a bombar!
E pelo que sei, se tivesse tido electricidade (gerador) o router nunca teria perdido o registo pq a operadora teve sempre ON pelo menos na fibra.
*esteve
Na cidade sim, na aldeia não, só havia fibra.
Quando sai de Lisboa tentei ligar para casa e não consegui.
Nesse dia estive sempre em movimento, quase 400 km e 6 visitas. E claro, passei por muitas aldeias na zona do Ribatejo e tive sempre comunicações (SMS, chamadas, WhatsApp, email, etc.).
As últimas mensagens apressaram o regresso a casa:
https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EX0G_5TzJ7BHtLBelSNZ3osB9SFnQpCtFyyaQhm3LrhWPw?e=RHeRcm
A cara-metade já estava a entrar em parafuso, looool.
Às 17:44 testei e, de facto, já não tinha qualquer serviço.
Ok, cheguei, liguei um velho Windows Phone que tinha na gaveta para ela ouvir na rádio o que se estava a passar e pronto. Depois foi tomar um banho de água gelada, comer canja fria com a luz de uma lanterna na cabeça e pouco depois veio a electricidade e a seguir a mensagem da Proteção Civil às 21:07H, quando já não era precisa. 😛
Atenção que em minha cada nunca faltou luz, e o serviço fixo da meo fibra/TV teve falha pelas 8:00, reportei a avaria e voltou o serviço por volta das 11:35, depois foi abaixo de novo às 13:00h e só voltou lá para as 22:30, o serviço móvel ficou sem rede pelas 14:00 também da meo…
E para além de um banco de baterias de 10Kwh também tenho gerador para as carregar em dias seguidos muito nublados, pois com o sol acordo com cerca de 60%, não precisando de nada mais além dos painéis solares e tenho o um inversor da victorn que as carrega a 120A. E assim caso tenha de ligar o gerador num desses dias muito nublados/chuvosos não fica o gerador a trabalhar todo o dia…
Aí está com WiFi.
Obviamente agora estou com Wi-Fi, lol
Tirei o print agora.
Já tenho o Wi-Fi como a maioria das pessoas desde que chegou a electricidade ainda antes das 21 horas do passado dia 28. Que raio de lógica @JL 😛
Eu tive sempre, mesmo sem energia fora de casa.
Não sabes o que dizes, mas nunca te calas. Impressionante. Já sei, tiveste que andar a pé ou de bicicleta porque não conseguiste carregar o teu carro a pilhas. Ahahah
Porque havia de me calar ?
Eu fiz uma vida normal.
Não tenho carro a pilhas, já que esses nem se carregam, só se abastecem.
Quanto ao eléctrico, sim carreguei, até porque estava bom Sol.
Kemi Badenoch
Actual líder dos conservadores outrora lunáticos pela implantação das renováveis e metas estrambolicas no UK:
https://www.instagram.com/reel/DHWDzrJAcMB/?igsh=eGYza2gwM3pxODZ6
Tony Blair
Principal impulsionador das metas “green” no UK:
“Climate plan based on phasing out fossil fuels doomed to fail”
Está tudo a virar o bico ao prego. Finalmente perceberam. Irra, estava difícil…
Está tudo ? eu só vejo ai uma pessoa.
Então não leu a opinião do “vira-casacas” Tony Blair? Outrora grande mentor do lobby elektro no UK?
Como vê só uma pessoa? A sua matemática nível 18 não pára de surpreender.
Tony Blair foi ministro entre 1997 a 2007, estava a dizer o quê ?
Só vejo uma pessoa ali a falar, você disse tudo a virar.
Are you unable to search?
The whole topic is there.
(Desculpe lá isto ter saído em EN. Coisas do meu teclado. Coisas da IA.Agora tb não vou estar a peder tempo a reverter )looolooolool
https://www.theguardian.com/environment/2025/apr/29/phasing-out-fossil-fuels-doomed-to-fail-tony-blair-climate
Mas o que ele faz agora ? tem algum negócio ligado ao que defende ?
Então mas afinal qual é o plano dela ?
O plano dela está expresso. Se não percebe tenho pena de si.
1-Romper com a política imposta até agora pelos “Tories” enquanto foram governo.
2- Reconhecer e passar a mensagem que mesmo que o UK reduza as suas emissões a zero, isso não terá impacto global.
3-Acabar com os “impostos ambientais” que apenas servem para levar o povo à ruína.
4-lidar com a realidade dos desafios económicos e energéticos do país. Portanto acabar com os delírios verdes.
5-Em suma, evitar a bancarrota do país.
Por outras palavras os chinos são os chinos, nós somos nós. Deixem lá os chinos entreterem-se com esta ladainha elektra pois o interesse nisto é todo deles. Detêm 90% dos recursos para alimentar a ladainha e usam influências para que outros sigam o mesmo rumo em benefício deles.
Portanto não tem plano nenhum, é isso que acabou por escrever e eu já a tinha ouvido.
Então ela prefere trocar os chinos pelos russos ? parece um bom plano.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
É fazer a conta:
https://pplware.sapo.pt/planeta/turbina-de-15-mw-ja-esta-a-funcionar-uma-rotacao-pode-gerar-energia-para-quatro-casas/comment-page-1/#comment-3665691
Conta de ? Não dá resultados esse link.
Não dá? A falta de luz deve é ter dado TILT nesses neurónios.
Quando vi não dava.
Mas a mim não faltou a luz, a si faltou ?
Faltou-lhe pois.
https://pplware.sapo.pt/planeta/turbina-de-15-mw-ja-esta-a-funcionar-uma-rotacao-pode-gerar-energia-para-quatro-casas/comment-page-1/#comment-3666009
Essa tanga q vc tem praí faralhou-lhe a rede toda. Já todos tinham e vc ainda a anhar.
Faltou onde ?
Dúvidas ?
https://ibb.co/MyhXL6w4
Onde é que foi buscar essa imagem?
Essa leitura indica que um gerador foi ligado. Se foi gerador, assuma que teve auxilio de um gerador.
Á minha instalação, posso enviar as que quiser.
Não, não indica em lado nenhum que foi ligado um gerador, o único gerador que está ali é o solar.
Eu sei onde você está a implicar, é no AC output, é que o inversor quando não tem a rede, fornece apenas 230v AC, quando existe rede ele sincroniza com a rede.
Pode ver isso nas especificações destes inversores.
Eu não estou a implicar com o inversor. Estou a firmar que a bateria associada a esse sistema ficou quase descarregada entre o meio-dia e pouco depois das 13 e depois começou a receber electricidade AC até ficar novamente cheia, apesar dos consumos.
Se diz que esteve com energia 10 horas com esse sistema, então explique como é que ele estava a receber corrente às 13h se a rede só voltou às 21h. Ou tinha gerador, ou outro esquema qualquer, porque os gráficos não mentem e mostram 2 horitas de bateria e depois alguém ligou alguma coisa. Como não havia eredes só podia ser um gerador.
De certeza que a foto é de sua autoria?
É porque está a ver mal, ao meio dia estava 100%. Você precisa de óculos.
Pelas 11.30 ficou sem AC input, e o AC output manteve-se bos 230 volts que é a tensão programada sem rede.
Vá ao oftalmologista, isso está grave.
Só uma nota, o gráfico corresponde a 24 horas, o meio dia indica o meio do dia. Lol
Claro q meio dia é meio dia.
A questão é, onde é que foi buscar a corrente alternada para carregar a bateria novamente a 100% depois de ela ter descarregado para menos de metade em 2 horitas ou menos.
O gráfico mostra entrada AC a 230 V a partir das 13h. Isso é interpretado como rede. Se fossem os painéis, o gráfico mostrava AC input a zero e a bateria a manter o barco.
Está bom de ver que foi a um gerador dado que não havia rede.
A carga veio dos paineis solares, os 230v ac são gerados pelo victron.
E mostra o input a zero, recordo que o gráfico tem 24 horas (menos 1 minuto) de log.
Dúvidas ?
https://ibb.co/Myrv9tkk
Olhe, com todo o respeito, mas os dados n estão a bater certo com a explicação, pá. O gráfico mostra claramente entrada AC a 230V constante a partir das 13h. muito antes da rede pública voltar às 20:14, segundo a tal anotação q foi feita.
E atenção q esse valor nem sequer está no output… está no input AC, o q quer dizer q o sistema estava a receber energia de fora, tipo da rede ou dum gerador, tá a ver?
Se aquilo tivesse mesmo a bombar em modo isolado (off-grid), só com painéis e baterias, o input AC devia estar a zero esse tempo todo. Os painéis podiam bem alimentar o output, sim, mas não simulam entrada de rede nos gráficos, isso é certinho.
Depois há a cena da bateria a subir muito depois das 13h e esse carregamento é sempre constante e alto, nada típico de solar direto. Isso é característico de uma fonte estável, tipo gerador, mesmo.
Portanto, se não foi a rede… e não foi um gerador… então de onde vieram os 230 V certinhos no input AC durante 7 horas, hã?
O gráfico mostra o q mostra — e o q mostra é q alguém ligou um gerador, ponto final.
E como estamos a discutir este assunto em 2 tópicos, convém não esquecer:
https://pplware.sapo.pt/informacao/apagao-tinha-paineis-solares-e-mesmo-assim-nao-teve-energia/comment-page-1/#comment-3669210
Com todo o respeito, ninguém tem a culpa de ser cegueta, já lhe disse que o gráfico dados de 24 horas, e é claramente visivel que o AC input (rede) cai antes do meio dia, e o AC output desce para 230 v AC, que é a tensão que ele gera, não existe entrada nenhuma em lado nenhum.
Os paineis e o outro inversor continuam a carregar como se nada fosse, porque têm 230 AC.
Não é das 13, é das 11:33.
Aqui fica com zoom, para ver se vê melhor:
Quando caiu:
https://ibb.co/ycfD989x
Quando voltou:
https://ibb.co/hJT67tDf
Não se esqueça que cada cor de risco corresponde a uma unidade de medida, azul – tensão AC, laranja – corrente em amperes.
Qual sobe muito depois das 13h ? ás 13h já está há muito nos 100%, já lhe disse que o gráfico tem um eixo X de 24 horas:
https://ibb.co/gbS9Bf8N
Foi o gerador chamado paineis solares.
O assunto começou aqui, foi aqui que deixei toda a informação.
No UK grande maioria da populacao vive em moradias. Dado o baixo custo de instalacao, actualmente existe um grande investimento em paneis solares.
Em certas vizinhancas 1/3 das habitacoes já possuem paneis solares.
Não vai existir falta de Eletricidade, muito pelo contrario.
Análise do Apagão e da Produção Fotovoltaica no Sul de Espanha
O argumento de que o apagão foi causado pelo excesso de produção fotovoltaica (15 GW) no sul de Espanha, que resultou na desativação de uma linha de 400 kV da interligação com a França, não me convence.
Razões para a minha discordância:
1- Regulação de Frequência: Se realmente havia um excesso de produção em relação à procura, isso deveria ter-se refletido na frequência da rede elétrica. As centrais possuem mecanismos de regulação de frequência, e há centrais específicas designadas pelo centro de despacho para essa função.
2- Solução Simples: Caso houvesse um excesso de produção fotovoltaica, a solução seria simples: desligar alguns parques fotovoltaicos. No entanto, essa ação poderia desagradar os proprietários desses parques, que são influentes, tornando essa solução menos viável ou, pelo menos, relegada a segundo plano.
3- Despachabilidade das Renováveis: Outro ponto a considerar é que as energias renováveis não são despacháveis. Além disso, elas participarm no mercado, e desligá-las implica penalizações financeiras, o que torna essa opção ainda menos atrativa.
4- Tempo de Reposição do Serviço: O tempo que levou para restabelecer o serviço foi inaceitável nos dias de hoje.
5- Preparação das Centrais Hídricas: Por que não se preparam as centrais hídricas para um “back start”? É necessário investir nessa capacidade.
6- Ausência de um plano de deslastre de carga. Uma tristeza nos dias que correm.
Conclusão: Diante desses fatores, prevejo que novos apagões poderão ocorrer num futuro muito próximo.
Imagino que dotar uma central hídrica da capacidade de black start seja bastante oneroso (e é necessário custos de manutenção). Estamos preparados para um aumento do preço da electricidade?
Este comentário tem a ver com a notícia em que ponto mesmo?
“4- Tempo de Reposição do Serviço: O tempo que levou para restabelecer o serviço foi inaceitável nos dias de hoje.”
Inaceitável para quem? As coisas demoram o seu tempo. Não é só ligar um disjuntor e toda a gente tem eletricidade no país. Há que cumprir os procedimentos e repor o sistema, passo a passo.
Não estamos falar de um acontecimento propriamente comum. Mas já houveram outros episódios em outros países e que demoraram vários dias a ser resolvidos, incluindo o mega apagão de 2003 nos USA e Canadá. Aqui começaram a ligar a energia minutos após o apagão. Demorou o tempo necessário a cumprir os procedimentos com a segurança necessária para não danificar a rede.
“5- Preparação das Centrais Hídricas: Por que não se preparam as centrais hídricas para um “back start”? É necessário investir nessa capacidade.”
Queres um grande aumento na conta de eletricidade? Será que ter centrais hídricas em black start é assim tão apetecível? E se for ano de seca e houver pouca água para produzir energia (ainda há poucos anos tivemos uma produção hídrica quase inexistente por falta de água).
“6- Ausência de um plano de deslastre de carga. Uma tristeza nos dias que correm.”
E sabes se existe ou não? Podes não saber, mas se calhar até há.
A rede elétrica funciona 365 dias por ano sem problemas de maior. Estamos a falar de um downtime de 0.1369% (uptime de 99,8631%) num ano, o que é realmente muito baixo. Se esticarmos os dados para acomodar que não temos problemas de maior na rede há uns 20 anos, é estatisticamente irrisório.
Se calhar há coisas a melhorar fora da rede para quando algo acontece, como os sistemas de comunicação de emergência e outros, mas não me parece que a rede seja problemática. Agora, nada, mas mesmo nada é infalível.
Boa tarde! O futuro da produção de energia eléctrica está na energia nuclear de fusão (reactores do tipo Tokamak). Até lá temos de viver com o que temos !
É só “experts” 😀
E quando falhar a eletricidade estas ventoinhas não valem nada.
As energias renováveis são um tapa olhos. Só serviu para os governantes mamaram mais subsídios.