Mercedes vai reduzir os custos de produção em 10%, após queda nos lucros em 2024
Em mais um reflexo da instabilidade da indústria automóvel, o Grupo Mercedes-Benz prevê uma queda acentuada dos lucros este ano, planeando reduzir os custos à medida que enfrenta uma concorrência feroz e uma procura desigual no mercado global.
A Mercedes registou um declínio de 30% nos lucros antes de juros e impostos, em 2024, com a margem de produção de automóveis da empresa a cair para 8,1%, abaixo dos 12,6% do ano anterior.
Para 2025, a fabricante europeia prevê que as vendas sejam ligeiramente inferiores ao número do ano anterior e um retorno ajustado sobre as vendas de apenas 6-8% na sua unidade de automóveis.
As vendas unitárias devem ser inferiores aos 1,98 milhões de veículos vendidos em 2024, uma previsão que provavelmente dececionará investidores e representantes dos trabalhadores, que pediram um objetivo de vendas mínimo de 2 milhões de carros para utilizar totalmente a capacidade de produção.
Num comunicado, hoje, o diretor-executivo da Mercedes, Ola Kallenius, afirmou que "para garantir a competitividade futura da empresa num mundo incerto, estamos a tomar medidas para tornar a empresa mais rápida, mais enxuta e mais forte".
Para isso, a fabricante de automóveis planeia reduzir os custos de produção em 10% até 2027 e trabalhar com os fornecedores para reduzir os custos dos materiais.
Instabilidade da indústria reflete-se nas decisões difíceis das fabricantes
Conforme temos acompanhado, com decisões semelhantes a serem tomadas por outras fabricantes, a Mercedes registou uma diminuição da procura dos seus veículos nos principais mercados.
A procura na Europa, por exemplo, manteve-se abaixo dos níveis anteriores à pandemia, e os consumidores chineses optaram por modelos elétricos domésticos mais acessíveis.
Segundo tem sido, também, apontado, parte do declínio foi impulsionado pela transição para os veículos elétricos, com as vendas dos modelos eletrificados a ficarem aquém das expectativas, apesar dos grandes investimentos e da pressão crescente.
Já algumas fabricantes de automóveis precisaram de cortar custos e regressar às suas linhas de motores de combustão.
estes gajos estão a estragar a marca. os mercedes de hoje são horriveis, só o jipes se safam
Que tal construir melhores e mais baratos carros elétricos? Se seguirem a BMW talvez se safem…
Segundo esta noticia estão pior com apenas 2,6% de lucro por venda.
“The iconic German car maker is the latest car manufacturer to be hit by falling sales, including in China, where sales were down by almost 30%.
A recent global recall involving more than 1.5m vehicles and plummeting sales in China have weighed heavily on the iconic German car maker’s quarterly performance.
BMW AG (including the Mini and Rolls-Royce brands) reported pre-tax profits of €838m for the three months to 30 September, almost 80% less than the same period last year. The group’s revenue came in at more than 15% lower than the previous year and return on sales shrank to 2.6% from 10.6%. “
10% este ano, 20% para o ano e sucessivamente.
Não sei como a UE vai fazer para conquistar novamente o mercado, mas esta semana fiquei litqralmente chocado!
Fui ver o ID3 de 58kw em que os preços começavam nos 42.000 euros (salvo erro) e o novo byd seal u que começava salvo erros nos quase 44 mil euros mas que faziam um pouco menos.
Tudo o que era estigma sobre os chineses foi-se a ponto de pensar que quem é que raios comprava a porcaria de um ID3, um carro de plástico, feio e com bancos de um fiat punto de 2005?
O byd, por pouco mais oferece muito, mas muito mais, desde estética, qualidade, elegância, gadgets, bateria, etc…destaque para os fabulosos interiores.
Assim vai ser difícil, muito difícil.
O grande problema sao os preços exagerados, com menos qualidade do que o esperado, aliado a crise que as empresas e pessoas enfrentam. Para mim desde os anos 2000 e picos a VW é o caso mais notorio de perca de qualidade e preços elevados.
Meu exemplo
A empresa que eu trabalho comprou em 2020 dois carros, 1 golf diesel 2.0, 1 Hr-v 1.6 diesel, neste momento os 2 carros tem mais de 200K.
O Hr-v só fez manutençao, o VW foi um desastre total, foi egr, foi os fechos das portas, foram sensores, foi turbo, foi addblue foi tudo.
Conclusao, estamos a trocar de carros este ano, e o que o meu boss pediu foi VW nao é esquecer e preferencia por carros asiaticos. Ja os anteriores a estes 2 audis tambem TDI tinham dado muitos problemas.
Conclusao fechamos a compra de dois Hyundais (porque a Honda tambem carrega nos preços), e o Grupo VW perdeu 1 cliente que habitualmente comprava no grupo.
Se calhar esta na hora de voltar a apostar na qualidade e rever os preços, nao por acaso que as pessoas procuram opçoes baratas.
O importante é o lucro. Eles querem lá saber se tens o carro parado
Até parece que a Hyundai não tem lucro, foi 4B euros em 2021 antes de impostos.
Há é fazer as coisas bem ou fazer mal, além da destruição economica de contexto que o politicos fazem. Os politicos europeus mudam drasticamente a regulação quando ao mesmo tempo punem as empresas se estas precisarem de ser flexíveis.
O TDI foi TDI depois vieram as regras das emissões.
Você ainda reclama, aqui frota da Peugeot foi comprada e agora os consultores dirigem carros de reposição.
A vossa história parece a história dos 3 porquinhos. Veio um e comprou motores PSA (palha), outro comprou VW (madeira) e finalmente outro comprou motores japoneses (pedra), sim, e queriam conduzir os carros, depois o motor de palha queimou, o motor de pau partiu e finalmente o motor de pedra durou e durou mais tempo que as pilhas Duracell até que a UE se lembrou das políticas ambientais e levou algumas marcas à falência, e despediram milhões de pessoas a quem pagámos o subsídio de desemprego, e todos votaram alegremente nas mesmas pessoas de sempre. Ironias à parte
Os meus aplausos muito bom a brincar a brincar dizem-se as verdades.
@Brincadeira – muito bom, lol!!!
E sem falhar do Model 3 que é melhor por menos dinheiro, comparando o ID3
Qualquer coisa deve ser melhor que um ID3. Do que vi aquilo é lixo, lixo muito caro.
Quem compra um ID3, ou deve adorar o design, ou é um profunto ignorante em automóveis, ou apanhou uma promoção monstruosa….só pode.
É que dar mais de 40.000 euros por uma porcaria daquelas não tem muitas explições plausíveis.
A europa está lixada devido a decisões imbecis de oligardas mimados em bruxelas.
Carros electricos sem capacidade de os fabricar, fechar centrais sem capacidade de as substituir, fechar acordos de gás sem condições de fazer um novo….tudo em nome das alterações climáticas.
Só fabrica eléctricos quem quer, de livre vontade, não há qualquer decisão sobre isso.
É preciso lata. Se não produzir paga multas ou compra créditos à concorrência de outros Continentes, dando vantagens a concorrentes que só vieram ver a bola.
Felizmente no início de Março os politicos alucinados vão ter que engolir uns sapos. Claro que não vão dar o braço a torcer mas vão fingir que se mantêm inflexíveis empurrando as metas para 2028 ou mais. Eheh. Vai ser um fartote. 😛
Errado, o que está em causa não é produzir eléctricos, isso é falso e mentira.
Basta produzirem carros que cumpram as regras de emissões, o problema é que não sabem.
Que tal voltar a construir equipamentos bélicos? A Europa está com muita falta deste tipo de equipamentos.
Quando vejo uma empresa a falar em diminuir “custos de produção” quando não o fez até agora, a coisa cheira-me a lay-offs. Qual é a empresa que, no seu dia-a-dia, não tenta sempre minimizar os seus custos com materiais, consumiveis, etc..? Podem até falar/renegociar com fornecedores mas isto é, de certeza, layoffs.
verdade!
a má gestão é sempre paga por quem não tem responsabilidades nenhumas nela.
quando há bons resultados são sempre os gestores/acionistas a embolsarem tudo já que os aumentos das remunerações são uma miragem
Má gestão? A culpa é toda da UE e as suas politicas da treta.
A culpa é sempre dos outros, ou melhor, toda dos outros.
As marcas também não se souberam adaptar ao mercado. Quantas vezes vimos os CEOs das VW desta vida a dizer que EV não é o futuro, não dá.. vamos apostar em hibridos e tal e depois entra a Tesla e depois a China por aí a dentro com os seus EVs e eles ficam a ver navios a tentar acompanhar com os seus proprios EVs.
O problema das grandes empresas historicas é que estão demasiado confortáveis no mercado e dificilmente inovam, ou melhor, dificilmente arriscam.
A UE tem grande culpa nas politicas #verdes mas as empresas não estão inocentes.
As próprias marcas chinesas estão a virar o bico ao prego. Ou seja, a apostar em híbridos em detrimento dos elektros.
A própria Tesla está a bater de frente com a realidade. Elektros já eram, não servem.
Se não lhe servem não compre.
Os chineses vão produzir aquilo que se vender, tal como sempre foi.
Elektros foi hype para early adopters. O hype já passou.
Foi um hype ? Não é uma opção que a maioria quer.
Desde quando 2% é a maioria?
Eu disse os que querem comprar, é só ver os inquéritos que fizeram, estão aqui no Pplware.
Não diga disparates. Esse inquérito (e não inquéritos) a que vc se está a referir foi feito por uma igreja de elektros a meia dúzias fiés crentes nas missas promovidas pelo padre elektro.
Havia já um estudo com cabeça tronco e membros feito à escala global pela consultora McKinsey & Co., que demonstra q cerca de 46% dos proprietários de veículos e
elektros nos USA consideram retornar a automóveis a combustão Na Austrália são 50% etc. É consultar e perceber como as pessoas estão arrependidos do garruço que enfiaram.
Acrecento-lhe outro estudo já deste ano elaborado pela Deloitte:
https://www.deloitte.com/global/en/Industries/automotive/perspectives/global-automotive-consumer-study.html
Não se engasgue:
-A grande maioria da malta dos principais países tem aversão a elektros, por exemplo:
-Japão: Apenas 3% querem um BEV, enquanto 84% preferem ICE, HEV ou PHEV. 13% ainda estão indecisos.
-EUA: Apenas 5% escolheriam um BEV, enquanto 87% mantêm-se nos ICE, HEV ou PHEV. 5% estão indecisos.
-Alemanha: Apenas 9% querem BEV, e 74% escolhem ICE, HEV ou PHEV. 8% estão indecisos.
-Sudeste Asiático: 11% para BEV, 83% preferem ICE, HEV ou PHEV, e 3% estão indecisos.
-Índia: 8% para BEV, 75% ICE, HEV ou PHEV, e 8% estão indecisos.
-China: 27% querem um BEV, a maior percentagem do estudo, enquanto 71% ainda preferem ICE, HEV ou PHEV. Apenas 1% estão indecisos.
Qd o Xi deixar de oferecer os subsídios…xauxau elektros tb na CN. 71%nem oferecidos os querem 😛
Pá estar a reduzir custos só vai ter uma consequência; a qualidade do produto final vai ser sofrível. Não é isso que se procura num Mercedes
A Mercedes tem q cag@## nos elektros. Estão a consumir-lhes recursos preciosos sem vantagem nenhuma, bem pelo contrário.
Ainda hoje vim atrás de um SUV elektro da Merc, matrícula A, portanto com pouco mais de 1 ano e o carro já transpirava cansaço por todo o lado e notava-se acabado estruturalmente. É muito peso, cheio de qualidade é certo, mas o peso a mais dá cabo de tudo em pouco tempo. Deixem-se disso.
EQC com 3 anos, zero problemas, nenhum problema estrutural e sem cansaço…. não sei o que viu… mas se calhar não era um Mercedes ou tinha sofrido algum acidente e foi reconstruido no Manel GT
Adora quando referem carros com 3 anos para tentar provar fiabilidades e afins 🙂
Por outro lado, é óbvio que o que o Yamahia diz são puros disparates, sendo que não tirando mérito aos mercedos, nos electricos há melhor e mais barato. Antes só haviam mais baratos.
Transpirava ? Então vinha a pingar água como se fosse um a gasolina ?
Então a estrutura estava a rachar ?
Então e o peso dos outros Mercedes não lhes faz mal ?
por isso é que Dacia são os melhores carros do mercado. são leves.
Portanto o declínio de 30% nos lucros, se li bem é referente ao somatório de carros a combustão, PHEV e BEV. E que tal a Mercedes começar a baixar o preço dos seus carros? (Já repararam por ex. no valor de um Classe A novo em 2020 VS 2025?). Já que subiram os preços disparatadamente nos últimos 5 a 10 anos, é normal que a procura tenha diminuído… Ainda mais quando estamos em um mercado global, onde a China está a dominar a venda de carros BEV, principalmente no mercado doméstico. Outra questão é a precessão de qualidade do consumidor e posso dizer que nos últimos 10 a 15 anos a Mercedes caiu muito… Um Mercedes era visto como um carro bem construído e que fazia milhares e milhares de km’s sem problemas de maior. Atualmente não é bem assim… tanto isso que hoje em dia já nem há assim tantos Mercedes Taxi quanto isso e salvo erro até iam fechar essa divisão! Isto quer dizer alguma coisa…
A linha EQ foi uma flop.
Vendam carros a combustão ou híbridos e terão lucro alto!
São de facto carros com uma relação preço/qualidade péssima, mas pode ser que a mercedes aprenda que nos VEs não vai ser como nos ICEs.
Então qual é o seu híbrido Mercedes ?
Onde dizem que não tiveram lucros com eléctricos ?
Tive a curiosidade de vir ver se o JL eletrificado aqui vinha comentar tudo e dizer mais umas alarvidades
Nunca ficamos desiludidos 🙂
Acho que já á malta a comentar parvoíces de propósito só para verem o JL responder kkkkkk
Não duvido, e alguns são ignorados.
Então quais são as alarvidades ?