Terra vai ficar sem oxigénio mais cedo do que se imaginava
Seguramente que o nosso planeta, para nós, durará para "sempre", teremos oxigénio que nunca irá acabar. Mas isto é à escala de uma vida. Porque, na verdade, o oxigénio da Terra irá diminuir, sufocando a maioria dos organismos vivos, segundo referem os cientistas. Dados do passado mostravam-nos que os níveis do nosso mais precioso gás, que nos mantém vivos, caiu 0,7% nos últimos 800 mil anos... e os cientistas não fazem a mínima ideia da razão!
Novos estudos sugerem, contudo, que o planeta vai ficar mais rapidamente sem oxigénio do que aquilo que inicialmente pensávamos.
Desoxigenação matará a maioria dos seres vivos
O oxigénio é um elemento químico essencial à vida, ajudando alguns organismos vivos a respirar, alimentar as nossas células e apoiar os nossos corpos nos seus processos fisiológicos. O elemento é também atribuído à proliferação da vida e ao crescimento da mesma a partir de microrganismos, especialmente desde o fenómeno chamado Grande Evento de Oxidação (GOE), há cerca de 2,4 mil milhões de anos.
O GOE é um fenómeno que permitiu a acumulação gradual de oxigénio na atmosfera e oceanos da Terra. As provas científicas existentes demonstraram que o evento histórico ocorreu quando as cianobactérias que vivem nas nossas águas começaram a emitir oxigénio através da fotossíntese, substituindo o composto químico metano na atmosfera.
Agora, um estudo mostra que a Terra passará por um evento de desoxigenação ou diminuição do oxigénio no futuro, onde a quantidade de oxigénio é baixa, sendo o metano dominante. Os cientistas preveem que a queda de oxigénio irá sufocar a maior parte da vida na Terra, incluindo humanos, animais e plantas.
A previsão baseia-se em modelos que mostram que o oxigénio atmosférico irá cair para níveis semelhantes aos de uma Terra Arqueana (ou arcaica).
O oxigénio da Terra é... finito!!!
No estudo publicado na revista Nature Geoscience, em março de 2021, investigadores dos Estados Unidos e do Japão expuseram a noção de que a vida futura da atmosfera oxigenada da Terra é incerta. Além disso, reconheceram que a atmosfera moderna do Planeta Azul é altamente oxigenada, mas indicaram que a presença de oxigénio na biosfera de superfície é finita.
O estudo implica que o evento da desoxigenação não acontecerá pelo menos nos próximos mil milhões de anos, mas quando ocorrer, o esgotamento do oxigénio ocorrerá rapidamente. Além disso, a equipa de investigação descobriu que é pouco provável que o oxigénio atmosférico seja um aspeto permanente dos mundos habitáveis em geral. Esta teoria pode ter implicações na nossa luta para detetar sinais de vida no Universo, tal como exposto pela Science Alert.
Abordagem Estocástica
Os autores por detrás do artigo de 2021 utilizaram uma combinação de biogeoquímica e modelo climático para determinar a provável escala de tempo das condições atmosféricas ricas em oxigénio no nosso planeta. Usando um método chamado abordagem estocástica, a equipa descobriu que a duração média de vida futura da atmosfera terrestre é entre 1,08 e 0,14 mil milhões de anos, com apenas 1% de níveis de oxigénio da nossa atmosfera atual.
Segundo as simulações do estudo, os cientistas notaram que uma desoxigenação da atmosfera a níveis arcaicos (período compreendido aproximadamente entre 4 e 2,5 mil milhões de anos) ocorrerá rapidamente e terá o gatilho antes da generalização de condições húmidas pelo efeito estufa no clima da Terra, bem como antes da perda extensiva de superfície da água atmosférica.
Assim, se no passado os cálculos apontavam que devido à radiação solar cada vez mais alta os oceanos iriam desaparecer em cerca de 2 mil milhões de anos, agora, recorrendo a cerca de 400.000 simulações, preveem uma queda drástica nos níveis de oxigénio antes mesmo desse evento. Possivelmente até menos da metade desse tempo.
A procura de um novo planeta que ofereça as condições de vida começam a ser uma prioridade, não para a vida de agora, mas para as gerações vindouras, daqui a pouco mais de mil milhões de anos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Alexandr Yurtchenko / Alamy
Calma! Que o governo já está a aplicar uma taxa para colmatar esta falta de oxigénio!
Tambem ouvi isso! Acho que lhe chamaram o “Oxigénio Solidário”
“caiu 0,7% nos últimos 800 mil anos… e os cientistas não fazem a mínima ideia da razão!”
A sério que não fazem ideia?!
Terá a haver com o avanço da civilização?!
Terá a haver com a poluição cada vez maior?!
Terá a haver com a cada vez mais desflorestação das maiores manchas verdes do planeta?!
Ou terá a haver com isto tudo?!
Não é preciso ser um génio para perceber isto…
Os cientistas hoje em dia preocupam-se mais com a opinião dos outros do que realmente com a ciência!
Não.
Ou simplesmente escapou para o espaço ou as moléculas foram destruídas… Tantas hipóteses e não fazem a mínima? Bs.
Ah! Para que investir em escolas e ciência e estudos quando uma pessoa qualquer na internet tem a resposta a todas as questões!
TEM A VER…. Génio!
Os organismos em mil milhões de ano sofrem certamente processos biológicos adaptativos. Os organismos, as células, a natureza é, de certa forma inteligente, e pode evoluir adaptando-se de acordo com as condições ambientais. Se a redução de oxigénio for um processo natural do planeta, a evolução acompanhará esse processo, se for provocada pelo homem, então já é diferente!
Acho que nem os nossos descendentes estarão neste planeta nos próximos mil milhões de anos.De certeza absoluta.Por isso…
Mas isto e para os apanhados certo ???
São mesmo cientistas ???
Ora o facto de a humanidade andar a queimar combustível ha mais de 10000 anos com 100x a gravidade nos ultimos 200 anos …. queimar tambem gasta oxigénio…..
Aliás um automóvel precisa de 14g por cada grama de gasolina…. ora façam lá a conta ao vosso consumo … para contexto … um homem adulto precisa de 800g por dia ….
Mas andam todos com diarreia mental …. e depois promovem o hidrogénio…. claro … cada vez mais acho que merecemos a extinção….
Vá em frente.
É melhor começar a poupar respirando menos 🙂
Não te preocupes que o Costa arranja um imposto.
Será que me enganaram na escola quando me ensinaram o que é a fotossíntese? Ou o mundo vegetal, terrestre e marítimo também está sujeito à mesma justificação que me deu a minha sogra quando deixou queimar a torta no forno: ” a culpa é do câmbio climático”
A 1ª pergunta que se impõem é: Como é que os (pseudo) cientistas mediram a quantidade de oxigenio que havia à 800 mil anos ?… mesmo que tenham retirado uma amostra de um permafrost, como podem aferir que a concentração deste precioso gaz era homogenea em qualquer ponto do globo ?
Eles explicam no estudo. Gasta aí uns minutos a ler que vais perceber.
Além das poupanças reforma, é melhor comessar a pensar em poupança Oxigénio.
Certo?
Eu diria que ao invés da poupança que forma se irá terminar com a moeda digital, comecaria a guardar o oxigénio.. Sim sim..
Impossível, a existência da terra é no que nela há não dependem do homem que a habita mas de quem a criou propositadamente para ser habitada por tempo indefenido.
É mais fácil Deus agir trazendo a destruição sobre os maus do que o oxigênio feito por Deus se acabar!!! Meditem!!!!!
Pior mentira dizerem que a falta das coisas é por causa do aumento da população, aff! Criem vergonha na cara e acordem, é o teu olho gordo de ambição e ganância do homem que leva a falta das coisas, pois os recursos são infinitos, a terra é espaçosa e imensa com capacidade para habitar mesmo e deixando poucos com muito e a maioria na fome e na miséria, hipócritas, enchem a boca para falar de desigualdade social, mas é isso que praticamente fazem e são inimigos da paz!!!!!
Pior que estes estudos ridículos para gastar dinheiro alheio, é publicarem estes por não haver nada de mais importante… O período que levou a essa diminuição é tão grande, e a queda percentual tão marginal que a razão pode ser qualquer coisa.
Com certeza que o abate indiscriminado de árvores para plantação de painéis solares resolverá a questão!
Eu não precisei de abater nenhuma árvore para instalar paineis. A grande maioria dos paineis são instalados em telhados. Quando é no solo é em locais quase desérticos ou até em lagos ou albufeiras como vimos à pouco tempo no Alqueva.
Não estarás a confundir com abate das árvores na Amazónia, por exemplo, para os latifundiários e mineradores?
Tens aqui 2 exemplos que me afectaram directamente. Um e Loures e outro no Barrocal.
Um autêntico genocídio de fauna e flora sob o pretexto ECO da treta,
https://pracadobocage.wordpress.com/2013/06/05/um-ecologico-crime-ambiental-em-loures/
E a história repete-se por muitos locais e nos anos seguintes não deram tréguas por esse pais a fora!
Há tempos ia a chegar ao Algarve pela EN e tb se me depara um imenso mar de espelhos onde outrora era uma bela paisagem verde. Só visto
P.S. Em Loures podiam ter feito a obra sobre o solo pedregoso e quase estéril contíguo à Mata em direcção a Malhapão, no entanto as terras da Mata deviam ser mais fofas e vai de destruir a dita. É assim, só engole o discurso deles quem quer!
Estão a preparar-se para lançar nova lei, será obrigatória a instalação dum contador Bluetooth de fluxo de ar na laringe ou traqueia e vão pagar pelo que consumirem. Pelo bem do planeta. Quem não quiser não terá direito a mais terapias genéticas mRNA e fica aguardando vez para ser eutanasiado.
Como no inicio do artigo diz é algo que os cientistas não compreendem, por issonestas teorias valem o que valem.
E claro toda a matéria tem a sua degeneração, acho que todos os planetas tem o seu “fim”, mesmo assim nada se acaba tudo se transforma.
Outra mentira, pois a própria terra tem mecanismos de produzir o oxigênio, é desculpa para cometerem mais genocídios!!!
Vou ver se cá não estou nessa altura
Lol, cada notícia mais alarmista! Todas as religiões vaticinam o fim do mundo para amedrontar e controlar os incautos. Agora temos a maior “religião” de todas a usar a mesma estratégia, neste caso, o socialismo.
Cientistas nada sabem a respeito
“O estudo implica que o evento da desoxigenação não acontecerá pelo menos nos próximos mil milhões de anos” Parei aqui…
Perdeste o melhor então.
Credibilidade 0, começa no não fazem ideia do porquê, quando não é preciso ser cientista para saber da razão, e acaba no daqui a 2,5 milhões de anos, daqui a 2,5 milhões de anos não está cá ninguém para dizer se é verdade ou mentira o que estes pseudo cientistas inventam
Não está porquê?
A minha preocupação é que os impostos que vão ser lançados para tentar evitar isto vão baixar a minha futura reforma porque entretanto a idade da reforma vai aumentar!