Desastre iminente? Central nuclear de Zaporijia “está completamente fora de controlo”
A invasão da Ucrânia pela Rússia tem causado danos muito elevados à economia e áreas essenciais, como a energia e até a produção de cereais. Este cenário parece cada vez mais generalizado e tem agora um novo ponto de alerta.
Um dos maiores problemas desta guerra tem sido a incerteza do estado das centrais nucleares da Ucrânia. Agora há um novo alerta e que mostra que pode estar iminente um desastre. A nuclear de Zaporijia estará fora de controlo e é urgente avaliar e corrigir os muitos problemas.
O alerta para um desastre iminente
O alerta vem do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica que revelou hoje que a maior central nuclear europeia, situada na Ucrânia, "está completamente fora de controlo". Rafael Grossi pediu à Rússia e à Ucrânia para que autorizem uma visita urgente para evitar um potencial acidente.
Foi revelado que a situação está na central de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia e controlada pelos russos desde março, está a ficar cada dia mais perigosa. O alerta mostra que todos os princípios de segurança nuclear foram violados nesta central e o que está em jogo é extremamente grave e extremamente perigoso.
Central nuclear de Zaporijia "fora de controlo"
A integridade física da central nuclear não foi respeitada, tendo sido alvo de bombardeamentos no início da guerra, quando foi tomada pelos militares russos. Desde essa altura que os dois países se acusam mutuamente destes ataques. Por isso, é urgente uma visita dos especialistas ao complexo a fim de estabilizar a situação e evitar um acidente nuclear.
O caricato desta situação é que a central é controlada pela Rússia, mas são os funcionários ucranianos que continuam a executar as operações nucleares. Isto origina, naturalmente, momentos de atrito e violência. Embora a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) tenha alguns contactos com funcionários, as informações são poucas e irregulares.
Tudo resulta do conflito da Rússia contra a Ucrânia
Assim, é necessário realizar inspeções urgentes para garantir que o material nuclear está a ser protegido. Este procedimento será similar ao que já foi realizado em Chernobyl, que foi revelado, numa mensagem divulgada no Twitter, que o nível de segurança era "como uma 'luz vermelha' a piscar".
A conquista de Zaporijia renovou o receio de que o maior dos 15 reatores nucleares da Ucrânia possa ser danificado, desencadeando outra emergência como o acidente de Chernobyl em 1986. As forças russas ocuparam o local altamente contaminado logo após a invasão, mas devolveram o controlo aos ucranianos no final de março.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Putin, por mais esta pérola, se a estupidez fosse riqueza eras mesmo muito mas muito mais rico
Obrigado EUA por terem feito de tudo para provocar uma 3º Guerra Mundial, começando na Rússia e acabando na China.
e pronto agr a culpa ainda é dos EUA ahah foi a russia que invadiu a ucrania mas a culpa vai sempre para os mesmos ahah
Se soubesses um bocadito sobre a actualidade e sobre a história da NATO ficavas melhor na figura.
Não basta ler as gordas para conseguir vir mandar uns bitaites na net.
Concordo com tudo. Se a OTAN (USA) não tivessem ultrapassado a barreira de segurança Russa (acordos feitos com a queda da URSS), não estaríamos à beira de uma hecatombe nuclear.
Espera… Não foi esta central que recentemente foi BOMBARDEADA de propósito pelo regime fascista de Kiev? Talvez venham daí tais “problemas”, não???
Sim esta é a central tomada de assalto pelo regime terrorista de Moscovo.
Tás a fazer confusão… Os fascistas terroristas que assassinam a própria população são os tipos de amarelo e azul.
Claro, claro, os soldados russos dentro do território ucraniano são apenas ucranianos disfarçados de russos, é tudo uma cabala para denegrir a imagem dos Russos passando por andarem aí a invadir países.
sim foram os ucranianos que se invadiram a si proprios ahah santa ignorancia
a central foi bombardeada pelos russos, nao seja mentiroso
estar a mentir e por sempre as culpas em que foi agredido diz mais sobre si
Não deixes de ver a CNN/CM e SIC que não é preciso…
@Juvenal, não deixes de ver propaganda daqueles que mentem com quanto dentes têm que não é preciso.
Aqueles que tu segues, são os mesmos que não atacam civi, não tortura, a guerra só ia durar 3 dias, que só queriam o Donbass e que não tinham mercenários a trabalhar para eles, mas também são os mesmos que mesmo com provas a contrário que nunca enviaram recrutas para a guerra….
Não sei como é possível ainda haver “pessoas” a acreditar na propaganda desse regime…
Deve ser a camarada Paula Santos.
dixa de ver a cnn-tuga e so desinformacao e propaganda,.. possivelmento aui o tipo tb so ve cnn-tuga e vai banir MAIS uma vez a VERDADE!
É preferivel a propaganda Russa. Você e outros que andam por aqui, fazem-me lembrar alguns russos, que não passam de zombies manipulados.
Português, por favor…
+1 nao ficaria nada supreendido.
A proxima capa da Vogue vai ser arrasadora zeliksky precisa de mais dinheiro.
Para um regime fascista como o caro adjetiva está muito fraquinho o de Kiev! Deviam de acabar com as eleições livres e tornar o lugar dos políticos eterno, assim é fascismo de brincar! Aprendam com os russos! Desde de inícios de 2000 que o Putin está lá sempre aos comandos! Isto sim é fascismo do bom!
Mas Zelensky não baniu mais de uma dezena de partidos? Muito democrático. Putin não é melhor, mas não sejamos hipócritas.
Hipocrisia é esquecer-se do contexto em que o Zelensky o fez!
E que contexto foi esse? Eu digo qual foi, foi usar-se da guerra para eliminar totalmente um espectro da política, isto porque serve os propósitos dos oligarcas que o financiaram para o pôr no poder.
Gosto de “contexto”.
O “contexto” do Hitler também tornou tudo aceitável?
O “contexto” dos states varrerem 800mil do mapa no Iraque também.
Enfim.
Partidos esses que… conspiram contra a Ucrânia para entregar tudo aos russos.
Exceto que não. Isso não passa de uma desculpa, até porque grande maioria dos partidos banidos nem sequer concordam com o modelo económico presente na Rússia, que é o mesmo em vigor na Ucrânia, o capitalismo. Acusar alguém de conluiar com a Rússia, neste momento não passa de um bode expiatório. Até membros do governo de Zelensky, em que este, por discordar com os primeiros em alguns tópicos, usou-se desta desculpa para se ver livre deles.
Nuno V
Essa história de ilegalização de partidos tb temos, a nossa constituição não permite, e bem, a criação partidos fascistas, os legisladores para minimizar a hipotese de voltarmos ao regime anterior precaveram esta situação. Lá aconteceu o mesmo, nós tivemos problemas com extrema direita, eles tiveram problemas com extrema esquerda, vai dar ao mesmo, o problema são os extremos. Não encontro nenhum regime de extremos que resista e não seja ditadura.
Sim, tiveram tantos problemas com a esquerda, que após a introdução das medidas liberais de Gorbachev, posterior extinção da URSS e a instalação de um governo de direita, vários indicadores sociais entraram em queda vertiginosa. A Ucrânia muito rapidamente tornou-se o país da Europa com o maior índice de pobreza, bem como o mais corrupto, com a maior taxa de crime, bem como o terceiro país da Europa no que toca à taxa de sem abrigo.
O teu comentário e os termos “facista” revelam logo o nivel de onde sais…
O nuclear é seguro, fiquemos calmos. Deixemos que nos tratem da saúde.
O carro e o avião tambem são seguros mas se levarem com um missil não vale de muito, uma central nuclear e a energia nuclear são extramamente seguras mas claro se levar com misseis o dia inteiro a segurança não vale de muito
O que leva a concluir que pode não ser tão seguro como se pensa, já que um desastre desta natureza deixa marcas por dezenas de décadas e infelizmente há sempre algum maluco capaz de provar que o nuclear não é seguro, como pode acontecer agora…
O nuclear é sempre seguro. Já as pessoas e a natureza (terramotos, por ex..)…
Foram para Chernobil, cavaram trincheiras em solos altamente contaminados, e começaram a sofrer de doenças causadas pela exposição a altos níveis de radiação ionizante. Agora andam a brincar com outra central nuclear. Eles esquecem é que se houver molho as repúblicas separatistas são logo ali ao lado, e o território russo também não fica assim tão longe…
+1
Casas, comércio, transportes e indústria Portugal prepara medidas obrigatórias de poupança de energia com multas para quem não cumprir
Não percebo porque, se não estamos dependentes das fontes energéticas da Russia…
Então e achas que se a energia russa for cortada, não vão buscar ao mesmo sítio onde vamos também obter?
Simples, por solidariedade com o resto da UE. Assim foi com as vacinas contra o Covid, assim foi com a Troika, assim é com os apoios comunitários… porque acham que os britânicos levaram o Brexit à avante? Estavam fartos de injectarem mais para os outros do que recebiam…
Ora vejamos, as religiões e governos querem banir o aborto, as guerras do capitalismo querem largar bombas de todo o tipo, a conclusão obvia é que no futuro seremos obrigados a parir mutantes!
O que está aqui em causa é uma central nuclear em Risco, que sendo verdade, poderá afetar vários milhões de vidas.
Os factos são que a Rússia invadiu militarmente a Ucrânia.
Bombardeou parte das instalações da Central nuclear.
Tomou á força a Central
Aprisionou nas instalações os funcionários da Central
Impede a vigilância pelo exterior das condições de funcionamento e segurança.
Quem tem razão? não sei, mas se a Rússia estivesse com boas intenções nunca teria bombardeado a central, e deixaria comissões de peritos independentes, supervisionar a segurança da central.
O que me leva a pensar que a intensão da Rússia é que a central nuclear entre em desastre, assim será como uma bomba nuclear…
Quem vem para aqui defender a Rússia nesta situação, só pode ser um agente infiltrado …
Como já há muitos anos, lembrando Ferrel. “Nuclear, não , obrigado!”.
Eu acho que a Ucrânia devia ser condenada por bombardear Centrais Nucleares!
Mas eles também deveriam ter sido condenados, por fazer genocídio em Donbass e foram ao contrario incentivados a continuar…por isso não vai acontecer nada.
Não percebo é como as pessoas conseguem engolir que os Russos estão a bombardear a central nuclear quando, como o artigo indica, a central já está na posse dos Russos desde Março.
íam os ucranianos bombardear algo que é deles?
E independentemente de quem tenha bombardeado, a culpa disto tudo é de Putin. Ele é que invadiu outro país soberano sem razão nenhuma e incentivou esta guerra.
Porque não? Não andaram 8 anos a bombardear a sua população no Donbass? Achas que teriam problemas em bombardear tropas russas mesmo estando numa central nuclear?
O executivo da Rússia tem culpa nesta situação, sem sombra de dúvida. No entanto, não é o único responsável. O executivo da Ucrânia também é culpado de travar guerra com o seu próprio povo, desrespeitando todos os acordos estabelecidos. O executivo dos EUA também é culpado de ter instigado a Ucrânia a provocar a Rússia, bem como tentar expandir a sua influência politico-militar para as fronteiras do terceiro.
Ainda bem que agora invadir e interferir em países soberanos é passivo de culpa. Se calhar também temos que analisar a nossa culpa em invasões e destabilizações a países soberanos em que o nosso país esteve envolvido. Bem como nas ocasiões em que não estivemos envolvidos directamente, mas estiveram os nossos aliados e nós não só não repudiamos essas acções, como fomos coniventes com estas.
Alguém que mate o Putin. É correr com os russos todos e toda a escumalha chinesa,
De facto os russos bombardearem-se a si mesmos faz muito sentido. Todos sabem que o que os ucranianos querem com os bombardeamentos à central nuclear é criar uma zona de exclusão de 30 kms e a entrada de uma força militar internacional. Este Zelensky, que detém uma mansão em Tel-Aviv no valor de 8 milhões de dólares, uma villa de 34 milhões de dólares em Miami, uma exposição fedorenta nos Pandora Papers em conluio com outro oligarca e adquiriu através da Maltex Multicapital Corp. um apartamento em Londres por 7,5 milhões de dólares só engana os que vêem revistas cor-de-rosa e os que passam a vida na redes sociais a tentar mostrar a vida que não têm.
Os líderes europeus são uma desgraça e esta primeira ministra da Finlândia a fazer estas figuras tristes não foge à regra: https://www.tmz.com/2022/08/18/finland-prime-minister-drug-test-party-video-sanna-marin/