Volvo eleva a segurança rodoviária a um novo patamar. Veja como
Além da forte componente sustentável, a Volvo preza pela segurança rodoviária. Em mais um passo no sentido de a potencializar, a marca está implementar uma tecnologia importante.
A Volvo quer elevar a segurança rodoviária a um novo patamar. Para isso, vai associar-se às autoridades dos transportes para fornecer dados em tempo real que alertem os condutores para os problemas na estrada.
Conforme partilhado, a Volvo começou por oferecer a tecnologia chamada Accident Ahead Alert na Dinamarca, e espera alargá-la a outros mercados europeus ainda este ano.
Apesar de os modelos das séries 40, 60 e 90 da Volvo já terem sido equipados com uma tecnologia semelhante durante vários anos, faltava-lhe o acesso a dados em tempo real de um gestor de tráfego. Afinal, os avisos só eram comunicados entre os modelos da marca na Europa e nos Estados Unidos.
Assim sendo, e por estar associado às autoridades, "a vantagem deste sistema é que recebe todos os dados disponíveis para a autoridade rodoviária", segundo Asa Haglund, que dirige o Centro de Segurança da Volvo Cars, à Automotive News Europe.
Isto significa que irá fornecer avisos sobre acidentes que envolvam todos os automóveis, bem como quaisquer outros utentes da estrada.
A Dinamarca foi o país escolhido para a estreia do Accident Ahead Alert, há umas semanas, porque a sua gestora rodoviária dispõe de dados de alta qualidade em tempo real, bem como de uma vasta área de cobertura.
Volvo quer manter condutores informados
Para poderem utilizar o sistema, os condutores têm de consentir a partilha anónima dos seus dados. Segundo Haglund, a Volvo só partilhará "a localização e o tipo de acidente". Além disso, os condutores tomarão conhecimento de potenciais ocorrências, caso elas estejam cerca de 200 metros à frente da sua localização atual.
De acordo com Haglund, o sistema não poderá apresentar uma taxa de precisão inferior a 70%, "caso contrário, as pessoas deixarão de confiar" nele. Apesar de pretender que o Accident Ahead Alert funcione de forma impecável, a marca prevê uma taxa de precisão de 70 a 80%.
A Volvo estará pronta para expandir a funcionalidade para outros mercados europeus, com um foco inicial nos países que fazem parte do ecossistema European Data for Road Safety: Alemanha, Áustria, Reino Unido, Países Baixos, Espanha e Suécia.
Já partilhamos os nossos dados com todos esses parceiros. Por isso, seria um bom palpite sobre onde estamos a concentrar-nos e onde vamos encontrar a nossa próxima colaboração.
Fora desse ecossistema estão países como Portugal, França, Itália e todos os que pertencem à Europa de Leste. A estes, o Accident Ahead Alert deverá chegar mais tarde.
Tendo em vista a prevenção de acidentes, a Volvo espera que as fabricantes se juntem a si numa colaboração com vista à partilha de dados e informações. Aliás, a BMW, o Grupo Volkswagen, a Mercedes-Benz e a Ford já são parceiros no European Data for Road Safety.
Cara Ana,
esta tecnologia ja existe nos carros da BWM, nao é inovadora de todo.
E na Mercedes
Já existe no grupo VAG, recebo sempre esse tipo de alertas até mesmo antes de receber no waze, por isso não fez nada de novo…
“até mesmo antes de receber no waze”
Isso é deveras intrigante…
A Volvo é como a Apple as inovações vêm sempre depois dos outros as terem.
Mas sabes quer a Volvo é das marcas que mais patentes tem no segmento automóvel? 😉 era importante falar, mas saber o que se diz 😉
Nem sempre, não se esqueçam que quando a volvo desenvolveu o cinto de segurança de 3 pontos abriu a todo o mercado automóvel. Existe sempre, em tudo o que têm feito, um compromisso com os seus clientes para estarem na vanguarda em termos de segurança e nem sempre com linhas naturalmente bonitas de automóveis, como outras marcas. Nunca tive nenhum, infelizmente, mas tenho um respeito e carinho pela Volvo.
Eu já tenho um sistema destes há mais de 20 anos. Chama-se conduzir com atenção à estrada.
És o maior! Consegues prever acidentes a quilómetros de distância 🙂
E este sistema consegue prever acidentes ? Uau !
Não foi isso que eu disse, mas tudo bem…
Há sempre a velha questão sobre a forma como os dados vão ser tratados e por quem.. que vulnerabilidades podem trazer à viatura através da intrusão remota.
Parece-me que a tecnologia de blockchain tem aqui por onde crescer.
Negocio para as seguradoras, vai ser a mesma coisa que a 23nMe