Volvo e CATL juntam-se para reciclar baterias de carros elétricos
Apesar da alegada sustentabilidade, as baterias representam um dos maiores problemas desta bandeira erguida pelos carros elétricos. Assim sendo, a Volvo e a CATL - Contemporary Amperex Technology Co., Limited têm planos para reciclá-las.
Por forma a reciclar baterias de carros elétricos, a Volvo e a CATL irão unir forças, combinando as suas valências. Alegadamente, o acordo estipula que a Volvo irá reciclar os principais materiais das baterias e a CATL irá produzir novas a partir desses componentes extraídos.
À semelhança de outros projetos e parcerias que já conhecemos, esta visa impulsionar a missão da Volvo de reduzir a pegada de carbono dos veículos elétricos, trabalhando um dos elementos mais poluentes do carro.
Os fornecedores da marca irão, primeiro, desmontar as baterias para recuperar mais de 90% dos elementos críticos, como o cobalto, o níquel, o lítio, entre outros. Depois, a CATL utilizará os componentes para criar baterias para os veículos elétricos.
A Volvo pretende reduzir as emissões de CO2 por carro médio em 75% até 2030. Aliás, no seu relatório anual de 2023, a empresa afirmou que havia diminuído as emissões médias de CO2 por carro em 20% relativamente à referência de 2018.
Esta nova parceria para reciclagem de baterias para veículos elétricos é apenas um dos muitos acordos que as empresas têm estabelecido. Em março deste ano, a Renault, por exemplo, revelou planos para recuperar metais importantes, destacando a necessidade de instalações europeias de reciclagem capazes de recuperar níquel, cobalto e lítio das baterias de veículos elétricos para o fabrico de novas baterias.
Com a evolução da investigação, será possível conhecer mais iniciativas, a visar novas e promissoras inovações no sentido de "esverdear" os carros elétricos.
Imagem: Christian Brothers Automotive
Neste artigo: bateria, carro eletrico, CATL, reciclagem de baterias, volvo
Muito bom, podemos chegar a um ponto que nem é preciso mais minério de materiais, recicla-se sempre as baterias usadas
Mais uns na fase da investigação. Um dia ainda descobrem como fazer!
Já está um pouco mais avançado que isso. Aliás, no futuro, o uso de baterias recicladas poderá ser um requisito.
“poderá ser ”
Futuro do presente do subjuntivo, usado para expressar dúvida, incerteza, possibilidade, desejo, suposição, hype sobre algo que poderá acontecer no futuro.
Nc acabem.
Se duvidas do meu “poderá ser” eu também vou duvidar do teu “nunca vai acontecer”
E depois? É perfeitamente natural que os processos se alterem mediante mudanças tecnológicas.
Sinceramente não entendo a tua lógica. Se houver menos lítio ‘puro’ disponível, a exigência de usar reciclado será maior.
Já há várias empresas como a Redwood e a Ascend Elements e a prometer a reutilização de 90%. Achas que é só fogo de vista e mentiras?
«The regulation provides for mandatory minimum levels of recycled content for industrial, SLI batteries and EV batteries. These are initially set at 16% for cobalt, 85% for lead, 6% for lithium and 6% for nickel. Batteries will have to hold a recycled content documentation.»
https://www.consilium.europa.eu/en/press/press-releases/2023/07/10/council-adopts-new-regulation-on-batteries-and-waste-batteries/
“which can be amended through delegated acts depending on market and technological developments and the availability of lithium. ”
Pois dependem da evolução tecnológica. Pois…só confirma o meu 1º post. Qd souberem como fazer, eles fazem, nem que seja no dia de S.Nunca à Tarde.
Resposta acima ^
Exacto, o meu “quot” foi retirado do artigo contido na resposta acima.
Essa já dizias quando se começou a falar de elétricos e agora já andam aí aos pontapés o mesmo vai acontecer com as baterias recicladas é uma evolução racional e necessária
Está um pouco mais avançado que a reciclagem de combustível.