PplWare Mobile

Vendas globais de elétricos aumentaram 13% em junho, mas diminuíram 7% na Europa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    “Itália registou um aumento de 34% na sequência da introdução de incentivos governamentais.”

    Conforme se prova, o problema está no preço e não na procura… e é por isso que querem impedir os Chineses de entrar no mercado europeu ou era razia total das marcas europeias.

    • fm says:

      pode-se ler de outra forma , so há procura se o povo pagar o custo (os incentivos vem dos impostos) há e tal o livre mercado mas depois é o que se vê..

      • Realista says:

        Se o estado lhe desse uma Vaca em que tinha de cuidar dela durante 4 anos a custo €0 se você se não tivesse condições recusava esta proposta…

        Portanto não é uma questão do preço ser subsidiado mas sim uma questão de procura por causa do preço. Se a Europa conseguir reduzir (ou igualar) os preços dos veículos elétricos, naturalmente o mercado vai tender para os elétricos porque já se consegue antecipar que o problema é o preço de venda e nada mais…

    • Anung says:

      Sim, é verdade, mas por pitro lado temos os usados onde os electricos têm grande desvalorização e pouca procura. Para o mercado funcionar a longo prazo, tem de ter a componente dos usados apetecível.

      • Realista says:

        Olha que a desvalorização é idêntica ao carros a combustão e alguns casos como os da Tesla até é menor que nos carros a combustão.

        É claro que existem casos e casos, mas no geral andam de igual forma nos 45 a 55% ao fim de 4 anos tanto para combustão como para os elétricos.

        O principal problema é que 45-55% num valor valor bruto superior dá um maior valor de desvalorizarão o que faz propagar o mito de que os EV desvalorizam mais quando percentualmente andam giram em torno da mesma percentagem.

      • JL says:

        Onde andam eles desvalorizados ?

        • Mário says:

          Como é que sei que desvalorizou menos? Não leu o comentário… O carro era meu, sei por quanto o vendi, quanto o comprei, e quanto é que o mercado estava a oferecer em termos de oferta de usados.

          • JL says:

            Sabe quanto estava a oferecer ? Mas se não o vendeu como sabe o que vale, por diz que desvalorizou menos se não tem outro para comparar.

            Mas ficou aguardar que me os apresentem desvalozados como aqui falam.

          • Mario says:

            Eu vendi… e tanto andei á procura de elétricos e li tão bom feedback dos usados (eletricos) que decidi optar por um a diesel.

          • JL says:

            Andava à procura como? Se não queria nenhum eléctrico ?

            Então que feedback era esse ?

          • Yamahia says:

            @JL , às tantas o amigo @Mário ouviu o podcast do Observador.pt looolooolool

          • JL says:

            Se ele fosse lá com podcast , nem bicicletas comprava.

      • PTO says:

        Verdade!

        Em Inglaterra, EV’s com 1 ano de utilização com cerca de 15k km, desvalorizam quase 40% em relação ao preço de compra novo um ano antes. E seguramente isso não deve acontecer só em Inglaterra.

        • JL says:

          Então e depois ?

          Encontre um por cá, talvez fique com ele com essa desvalorização.

          Então e os híbridos desvalorizam quanto ?

          • Yamahia says:

            Os elektros desvalorizam muito. É um facto já incontornável e como se não bastasse demoram muito mais tempo para vender.

          • JL says:

            Onde ? então venham eles desvaloizzados, é que todos dizem isso, mas não aparecem com eles, que estranho.

          • Yamahia says:

            Lá tá vossemecê a tentar branquear os factos:
            “Considerando os preços de mais de 228.000 vendas de modelos novos e usados, desde julho de 2023, o relatório indica que os modelos usados disponíveis no mercado dos EUA viram o seu preço médio cair para 39.156 dólares, representando uma queda de 38.9%, em relação a julho de 2022.

            Apesar da queda no preço, o tempo que demora para um carro elétrico encontrar um novo proprietário disparou para uma média de 57,8 dias. Em julho do ano passado, este valor era de apenas 26,4 dias.”
            https://pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-em-segunda-mao-sao-cada-vez-mais-baratos/

          • JL says:

            Lá estão a viajar para outro país, mas também ganha 7000 euros por mês ? Tem a gasolina a menos de euro o litro ?

            Se insistem nisso porque não me mostram exemplos cá?

            Carros lá a desvalorizar 50% após um ano é mato.

          • yamahia says:

            O fenómeno é traversal a todo o mundo onde se vendem elektros.
            Tome lá um podcast português e aprenda com quem sabe
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          • JL says:

            Então porque não os encontram cá ? essa é a pergunta.

          • yamahia says:

            Não encontra? O que não falta aí é elektros encalhados.

          • JL says:

            Força, venham eles, cabem aqui todos ?

          • Mario says:

            É facil falar da Noruega… ah somos super ambiente friendly, mas vendemos petróleo, e poluímos no quintal do outro…parece-me bem!

          • JL says:

            Se eles não venderem petróleo como você gasta gasóleo ?

          • Yamahia says:

            Esses Noruegueses são uns hipócritas.

          • JL says:

            Hipócritas são os portugueses, que são contra novas tecnologias, são tão ambientalistas, e depois defendem a compra de petróleo só no exterior.

            São é espertos, vendem a preço caro aquilo que os outros precisam , e usam de forma barata as renováveis que têm a dar com um pau

    • Mário says:

      Bota subsidiozinho. melhorar os transportes públicos tá quieto.
      Compra quem quer e quem pode, agora andar com subsídios atrás de subsídios….
      Fazia lhes bem um IUC á moda das embarcações… 2€ por kW de potência.

      • Realista says:

        O que quer dizer então que é contra a imposição de impostos aos veículos chineses… certo?

        • Mário says:

          O subsídio vem dos impostos que eu pago. Costumo dizer, quem quer luxos paga os. E os elétricos não são mais que isso… Um luxo.
          E onde è que eu disse que estava contra?

          • Realista says:

            Portanto, se forem impostos que tu não pagues não és contra… é isso?

          • Mário says:

            A questão é que não são. Aliás sou contra qualquer tipo de apoio deste género que nada mais se traduz num apoio ao consumo. Quem quiser que compre, mas nao peça ajuda ao Estado.
            Aliás, os liberais adoram pedir apoios para tudo e mais alguma coisa.

          • JL says:

            Se é contra tem boa opção, não contribua para eles.

            Sim, quem quer cpmpra, sempre foi assim e vai continuar a ser.

            Eles pediram-lhe algum apoio ?`

          • Antonio+Vasco says:

            Um luxo? Um carro que só fim de 6 a 8 anos, com o que poupa em combustível, manutenção e impostos, fica de graça, é um luxo?
            É melhor aprender afazer contas

          • Yamahia says:

            Fica de graça, @António? De certeza? 😛

          • JL says:

            Claro que não, um diesel é que fica de graça, chega a um momento até pagam o gasóleo que ele gasta.

          • yamahia says:

            Se gastasse electricidade era bem pior, para além de ser um atraso de vida.

          • JL says:

            O atraso de vida aqui é você, que nem sabe que electricidade se produz até em casa.

            Já mandou desligar o quadro e já meteu um gerador ? força, faça aquilo que defende.

          • yamahia says:

            Pode produzir a que quiser. Ainda saí mais caro que nos PCURs públicos.

          • JL says:

            Sai mas é na sua cabeça.

          • Mario says:

            @Yamahia, não vale a pena… gastam o dinheiro de um carro em baterias e paineis para casa e depois dizem que vale a pena…

          • JL says:

            É como você gastar dinheiro num carro a diesel e fazer meia dúzia de KMS com ele, e depois vir dizer que vale a pena ter um diesel em relação a gasolina ?

          • Yamahia says:

            @Mário, estes gajos ainda são mais tansos do que eu pensava looolooolool

          • JL says:

            Então porquê explica lá? Só os petrolheads é que têm a cabeça no sítio ? Mostre lá um estudo a falar disso ? Loooooll

      • JL says:

        Então e os subsidios para os transportes públçicos vêm de onde ?

        • Tromp says:

          Vem de todos, assim como paraxas obras das estradas 9nde os VE andam.
          Qual a duvida?
          Nao devia haver subsidios para VE, descriminacao positiva.
          Vão ao banco que ele empresta.

          • JL says:

            Também não devia haver subsídios para gasóleo e gasolina, e nem para híbridos , e muito menos subsídios dados na bombas de combustível.

            Essa discriminação é positiva, trata-se de trocar o que não serve para o que serve.

          • Tromp says:

            Pois não.
            Se nas bombas há, é porque os proprietários os dão.
            Os tugas são uns mamões do dinheiro dos outros.

          • JL says:

            Ainda bem que reconhece.

        • Mário says:

          Mas os transportes públicos são de todos. E só não usa quem não quer, isto onde os há.
          Já o transporte individual..

          Um carro elétrico fica de borla? Aquilo que poupa bem pode meter de lado para lhe mudar a bateria.

          • JL says:

            Então quando mudou a sua ?

            Também deixa dinheiro de lado para mudar o motor do seu carro que tanto odeia ?

          • yamahia says:

            Não chega @Mário
            Um só módulo é logo 8000€
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          • JL says:

            Um módulo de quê ?

          • yamahia says:

            Ouça o podcast. Sei que custa mas é a vida.

          • Antonio+Vasco says:

            Mudar a bateria? Ao fim de 1,000,000 de km? De certeza que o carro estará muito pior que a bateria, e de certeza que já não é meu.
            Não sabe que a vida útil de uma bateria FLP está estimada em 1,5 milhões de km?

          • Mario says:

            @JL eu não preciso de mudar o motor… tem uma vida útil superior á maioria dos elétricos!

          • JL says:

            Mas é importante ver o podcast de um especialista em máquinas de lavar ? Que me interessa o que ele diz ?

          • JL says:

            Como sabe que tem vida util superior ? A vida útil de um motor a combustão nem aos 100 mil KMS chega, usando a métrica aqui dos comentários, que é pegar nos piores exemplos e colocar aqui.

            Pode começar pelos puretech 1.2.

          • Mario says:

            Como é que explica que tenho um 2.0 HDI de primeira geração com 600 000 kms?
            Ou até mesmo um fiat Uno com 280 000 (este bem mais ecológico que um elétrico).

          • JL says:

            É porque já levou vários motores, toda a gente sabe que os motores da peugeot não chegam aos 100 mil kms.

            Então prove lá que é mais ecologico ?

          • Yamahia says:

            Vá sonhando @António.
            Um engenheiro não devia acreditar nessas falácias. Mas ok.
            Olhe tem lítio não tem? Então cuidado com as dentrites.
            Um conselho. Vá ouvir o podcast da Drª Helena Braga.

          • JL says:

            E você a insistir com as dendrites, e não dentrites.

            Espero que entenda agora o porquê das curvas de carga e o importante do precondicionamento.

          • Yamahia says:

            Novamente?
            Qd está td novo e junstinho pode funcionar bem apesar de não ser garantido condormamprova o camião de teslas com LPF.
            O problema é depois de algum uso:
            https: //observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          • JL says:

            Não se provou em lado nenhum que os teslas arderam, e muito menos que tinham lfp, isso é apenas mais uma invenção sua, tal como é a desvalorização.

            Mas porque esperam ? Porque não os metem aquilo desvalorizados ?

          • Yamahia says:

            Ahhh já me esquecia, foi uma beata q entrou pela janela looolooolool

          • JL says:

            Ou mais um camião que incendiou como tantos outros que acontece todos os dias.

            Então e os desvalorizados ? Estão onde ?

          • Yamahia says:

            Não foi camião coisa nenhum. O fogo começou nos teslas do 2ª andar. Os teslas que lá vinham eram da China, logo baterias LFP duhh

          • JL says:

            Como sabe ? Já viu a investigação ?

            Então e no das máquinas de lavar ? Começou onde ?

            E no da palha hoje ? Foi num fardo de palha ?

          • Yamahia says:

            Hoje ardeu outro camião com palha?. Porra que desde que arderam os Teslas todos os dias ardem camiões com palha.

          • Realista says:

            Não é outro camião a arder, simplesmente antes e depois ardiam mas não reparava era neles…

          • JL says:

            Vá ao tal grupo e veja, foi ontem

          • Yamahia says:

            O que é que se passa com a palha?
            Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.

          • Yamahia says:

            O que é que se passa com a palha?
            Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.

          • JL says:

            São as baterias dos fardos de palha que ardem.

            Ou então as baterias dos telemóveis dos insetos que vivem na palha.

    • freakonaleash says:

      Vi um BYD Dolphin em exposição à venda por 37k…não é propriamente barato para um carro com o interior de um segmento B, não acha?
      A concorrência chinesa é desejável assim que os carros de marcas chinesas fabricados em solo europeu começarem a sair das linhas de montagem, aí veremos se realmente querem competir com os fabricantes clássicos europeus ou apenas continuar a extorquir dinheiro ao cliente europeu, como têm feito atualmente, para pagarem a guerra de preços na China.

    • Yamahia says:

      “enquanto Itália registou um aumento de 34% ”
      Aproveitaram em Junho os saldos dos elektros chineses. Em Julho volta ao normal.

      De resto a Itália se vendia 3% de elektros um aumento de 34%, dá-lhe 4%. Não é motivo para embandeirar em arco looolooolool

      • JL says:

        Ah quando existe aumento já não é aumento ? Looool

      • JL says:

        Não se esqueça que agora até os SR novos fazem Porto – Loulé com apenas uma carga de 10 minutos.

        • Yamahia says:

          Nem em Sonhos. Algarve Porto precisa 2 cargas pelo caminho. Ambas bem superiores a 10minutos. Já lhe tinha mostrado:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
          Está praticamente igual ao outro.
          E 10 minutos é o tempo que demora a sair da AE até encostar no carregador(se estiver livre e funcional)

          • JL says:

            Então atualize-se e vá ver, antes de mandar coisas ao ar desatualizadas.

            Não, está bem melhor.

          • Tromp says:

            O problema nao é apenas carga.
            É encherem as estradas de VE usados que outros paises não querem. Por um comentario aqui acima, já se falava que eram mais baratos em inglaterra… há ligo interessados em lixo usado “semi-novo”

          • JL says:

            Deve estar é a falar dos diesel que não querem noutros países e nos carros mais velhos no geral.

          • Yamahia says:

            Actualizo-me onde? Na lábia da Tesla? Ou dos YTubers contratados.?
            Esse menino do vídeo não mente e deixou tudo preto no branco e sem truques. Para mim é mais q suficiente.

          • JL says:

            Então mas este youtuber serve quando quer dizer que o sr dos primeiros não fazia 320 kms ? agora já não serve ?

            Mas ele está errado os SR mais recentes não têm apenas 57.5 kwh.

            Errado, demora menos de 4 minutos.

            E estava livre, não viu o video ?

          • Tromp says:

            Não, é mesmo no quase-lixo que compra para dizer que anda de VE.
            Poluidores secundarios. Importam lixo dos outros.

          • JL says:

            @tromp, se fossem maus não havia tanta gente preocupada, ou seja, tantos com dor de cotovelo.

          • yamahia says:

            @JL não tenho dúvidas q agora é mais um agarrado ao sistema. Então depois de lhe tirem ficado com a sucata…
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            CABRUMMMM loooloool
            Ainda por cima a bom preço diz ele. Passou a ser mais um vendido armado em xico-esperto.

            Bom , mas já vi o vídeo. Continua a mesma miséria, 11 horas para fazer 1000kms dá média miserável de 90. Mais miserável ainda pq levou um penico para não perder tempo nos WC loolool
            Já lhe disse q para médias dessas vou pela nacional, poupo uma pipa de massa em portagens e não levo penico. Se vier a necessidade é só regar umas ervas em QQ lugar. Eheheh

          • JL says:

            Eu agarrado ao sistema ? eu não, até já produzo a minha própria energia, e você ?

            Mas eu não estava a falar desse, foi por isso que ele trocou, então mas agora os videos deve já valem outra vez ? você decida-se ?

          • yamahia says:

            Aí não é o vídeo do gajo que leva penico qd conduz elektros para poupar tempo?
            Então qual é? Ponha aí o link a ver

          • JL says:

            Então mas agora já valem ou não ?

          • Yamahia says:

            Ponha lá deixe-se de tretas.

          • JL says:

            Simples, vai ao canal dele e vê o vídeo que faz Porto-Faro-Porto.

          • Yamahia says:

            Então estamos a falar do mesmo desde há 50posts.
            E foi Gaia-Loule-Gaia.

          • JL says:

            Mas não há penico nenhum, o vídeo tem menos de uma semana.

          • Yamahia says:

            É impressionante como vc que ter razão sobre coisas que diz que ve mas que claramente não vê e por isso não sabe.
            Vc cada vez está pior. Não acerta uma loooloool

          • JL says:

            Pensava que estava a falar do penico do outro video. Passei essa parte.

          • Realista says:

            Este ano já Porto-Albufeira e parei 3 vezes no meu veículo a combustão:

            – Uma paragem rápida em Coimbra para os miúdos fazerem xixi e comerem qualquer coisa enquanto tomei um café. (30 min);
            – Uma no centro de Santarém para Almoçar (90 minutos);
            – Uma paragem rápida em Grândola para esticar as pernas e fazer xixi (15 minutos).

            Estas a dizer que se fosse com um carro elétrico, era mais rápido?

          • Yamahia says:

            Desses o pequeno almoço aos putos antes de saírem de casa.
            Sair do Porto e parar logo a seguir em Coimbra para tomar o pequeno almoço é um bocado no-sense.
            Parar para almoçar em Santarém? Levassem a geleira para comerem algo no caminho. Porto -Albufeira é para fazer em 5horas, chegar e almoçar uma sardinhada. Farto da comida de Santarém estou eu.
            1 minuto para regar as Ervas em Grândola? Concordo.

          • JL says:

            Se está farto da comida de Santarém é porque abala de Loures e para logo em Santarém para comer, afinal não é diferente dele. Looooool

          • Realista says:

            Os miúdos tomaram o pequeno almoço eram 8:30 mas a meio da manhã querem comer um reforço e querem ir à casa de banho. Eles (e eu) e o resto dos utilizadores das áreas de serviço, infelizmente não somos Bexigas D’Aço… Eu tinha que parar na mesma mesmo que fosse com uma lancheira no carro, porque não fazemos xixi em frascos.

            Também é verdade que podia levar a marmita, mas eu queria comer Sopa da Pedra e se estou em viagem e passo por Santarém é só ridículo comer sopa enquanto conduzo ou fazer outra viagem de propósito se estou ali a passar na hora de Almoço.

            Eu sei que para ti Porto – Santarém – Porto para ir almoçar não é nada de extraordinário para quem faz 1000km sem parar todos os dias para almoçar a casa e a gastar 3L/100km mas para as pessoas normais não. E se estas farto da comida de Santarém, tudo bem isso és tu, mas eu sou do Porto e não de Santarém e uma pessoa normal quer provar a gastronomia local…

            A paragem em Grândola foi novamente por questões fisiológicas. Mas as casas de banho das senhoras estão ocupadas e elas não demoram 1 minuto… aliás entre estacionar o carro e entrar na casa de banho são 5 minutos tanto para homens ou mulheres.

            Já se eu quisesse rapidez tinha apanhado o Avião e alugava um carro no aeroporto. Assim saía às 8:00 e às 10 horas estava em Albufeira a tomar o pequeno almoço na praia…

          • Yamahia says:

            Sopa da pedra é em Almeirim, @Realista. Mais valia teres ido pela Nacional desde Coimbra via Tomar que já se anda bem ainda por cima sem pressa e, qt a Grândola, tem lá uma bela serra digna de ser explorada por esse e por outros motivos. Estações de serviço? Bléééghhh só em último caso!

          • Realista says:

            @Yamahia Da última vez que verifiquei, Almeirim ficava no distrito de Santarém…

  2. xicofdf says:

    Outra vez arroz? Esqueçam lá os elétricos, quem comprou comprou, quem nao comprou ja nao compra mais. O mercado está estagnado.

    • Pedro says:

      Fale por si pois eu comprei um carro elétrico da Dacia que me leva a todo o lado!
      Já não troco por uma lata das antigas, deus me livre pois é andar de cavalo para burro.

      • Mário says:

        Apoio, se tivesse um elétrico, ontem demoraria mais hora e meia a chegar a casa, cheguei a um carregador na AS de Alvaiázere, e estava lá um a carregar, eu tomei café, eu fui a casa de banho, eu fui esticar as pernas, passaram se 30 minutos e eu á espera… Por acaso não trazia um elétrico e ainda bem.

        • rui says:

          Essa AS tem apenas 1 posto da PRIO com 1 CCS e um Chademo, com pico de potencia de 50Kwh, é fraco, muito fraco, mas tens alternativas na zona, em Penela há um igualmente “lento” mas não há nada a volta, Figueiró dos Vinhos tem um tambem de 50Kwh mas é caro, nestas tomadas um Model 3 de 16% até 72% precisa de 45 minutos (equivalente a 200km de AE) mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…
          Mas tirando a A1 a outras AE ainda necessitam de melhoria na rede…

          • Realista says:

            Sabes que os críticos vão sempre criticar por mais pequena que seja a dificuldade.

            Até se deixares um carro a carregar diretamente à chuva, coisa que um carro a combustão não pode fazer, ele reclamava…

          • Yamahia says:

            Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?

          • Yamahia says:

            ”…Model 3 de 16% até 72% …mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…”
            Treta, os teslas só carregam a 75 kWh nesses postos!

          • JL says:

            Errado, este posto dá até 500 amperes mesmo a 400 vols.

            Vá à Miio e tem lá fotos de um mercedes a carregar a 148 kw, sendo um carro de arquitetura de 400v DC.

          • JL says:

            Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?

            Quem é que vai ficar ali na chuva durante 5 minutos ?

          • Yamahia says:

            Mesmo que carregue a mais, a curva de carregamento não vai ser constante até aos 77%.
            Os 12 minutos continuam a ser uma bela treta.

            Qt a abastecer à chuva, abre o chapéu, pronto. Pensei que fosse algo mais complicado ahah

          • Realista says:

            @JL Se chover enquanto estas a abastecer entra água no tanque… para abastecer é preciso uma estrutura ou no mínimo um abrigo.

          • Realista says:

            @Yamahia, abastece com um guarda-chuva muita vezes e depois não reclames do preço da reparação que dá para pagar uma bateria nova…

            LOLOLOL

          • JL says:

            Sabe bem que o que queria dizer era outra…

          • Yamahia says:

            Grande filme @Realista, como é q a chuva entra no tanque?

          • Realista says:

            @Yamahia Do céu… de onde é que achas que vêm a chuva?

  3. Caneleiras de Gesso says:

    Outra vez carros a pilhas?

  4. TdSR says:

    Ninguém quer elétricos. Os governantes bem t€ntaram mas o pessoal já abriu os olhos.
    CI e Híbridos são a solução.

    • JL says:

      Se ninguém os quer, quem os está a comprar ? os marcianos ?

      Sim, o pessoal já abriu os olhos, já sabe que você não diz uma que se aproveite.

      • Yamahia says:

        Concentre-se
        “informou que vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 13%, em junho,”
        Aumento brutas dw PHEV na China. Pois carros a combustão.
        Já ng liga aos Elektros.

        • JL says:

          Então agora já são a combustão novamente?

          Mas querem ou não ? Venderam a quem ? Aos marcianos ?

          Tanto ligam que voltaram a ter aumentos.

          • yamahia says:

            Qd deixaram de ser?

          • JL says:

            Para si parece que é quando convém..

          • Yamahia says:

            Para mim PHEV e híbridos são carros a combustão. Sempre.
            Deve estar a confundir-me com outro.

            A indústria elektra é q gosta de jogar com isso conforme a música q querem tocar.

          • JL says:

            Mas não são, senão não havia hibridos.

            Não, não estou a confundir.

            Não, a industria electra não produz hibridos.

          • yamahia says:

            Não não são. Até mild-hybrids a gastar 7 aos 100 com motor de 1000cc entram para as estimativas de vendas elektros q o assunto é dar ênfase às vendas de elektros. Fartinho de ver esse filme.

          • JL says:

            Não, isso é falso, os mild-hibrids são meios hibridos, entram nos hev e nem deviam entrar.

          • yamahia says:

            Mas o Zé Bigodes, entre outros, aproveita para fazer show off com o facto para promover elektros.
            Isso tbm está patente neste artigo.

          • JL says:

            Tanto que não aproveita que esses só aparecem na lista onde também aparecem os a gasolina e gasóleo.

            Portanto mais uma mentira sua.

          • Realista says:

            Em Portugal já se venderam tantos elétricos de janeiro a junho de 2024 como durante todo o ano de 2023…

            https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/junho-bate-recordes-de-vendas-de-carros-eletricos-saiba-quais-as-marcas-que-mais-encantam-os-condutores-em-portugal/

          • Yamahia says:

            Eu não digo? “VE-Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In)”
            Tudo conta até ciclomotores, triciclos, quadriciclos…qq dia tb mete ao barulhos as trotinetas ahahah
            Caem que nem patinhos na lenga-lenga do ZéBigodes. Até tu @Realista francamente 😛

          • JL says:

            Então agora já não entram os mild hybrid ? Tenho ideia de você dizer que sim ?

            Então quais são os motociclos híbridos plugin e bicicletas híbridas plugin que andam aí ? estou curioso …..

          • Realista says:

            Os PHEV são considerados viaturas elétricas devido ao facto de o motor a combustão ser usado de forma secundária.

            Também existem outras categorias de híbridos como por exemplo os “range extender” em que possuem um motor a combustão mas que nem sequer serve para impulsionar o veículo e apenas servem para carregar a bateria (BMW i3-REx ou no BYD Yangwang U8.)

          • Yamahia says:

            E o Audi do Dakar a gastar 100lts aos 100.

          • Yamahia says:

            E @Realista,Ninguém está para se chatear a carregar a bateria de um PHEV. Então em postos públicos é para esquecer, para além de levarem uma eternidade ainda acaba por sair 2ou 3x mais caro que a gasolina.

          • JL says:

            Então é porque gostam de gastar dinheiro, porque além de mais caros e terem uma manutenção mais cara, gastam mais nessas condições.

            Parece que afinal a malta que escolhe eléctricos é que é ajuizada. Looool

          • JL says:

            Onde gastou 40% menos que os outros que perderam para ele.

          • Realista says:

            Por essas razões é que comprei 100% elétrico em vez de híbrido… 😀

          • Yamahia says:

            @JL onde foi buscar essa falácia dos 40% menos? O consumo real do Audi RS Q e-tron em condições de corrida nc foi revelado.
            E já está a contar com o facto das baterias saírem cheias ou tb não?

          • JL says:

            Foi revelado pela Audi.

            Aliás, basta ver pela capacidade do tanque, os carros não eram abastecidos, as regras ditam que devem chegar ao fim sem abastecimentos.

    • ElectroescadaS says:

      Uma coisa é querer, outra coisa é poder comprar um de pilhas “Duracell”…

      • JL says:

        Cá nem pode comprar, não estão à venda, e sim, onde se vendem são bem caros.

        • ElectroescadaS says:

          E dura, e dura, e dura… 😀 😀 😀

          • JL says:

            Dura porque não há.

          • ElectroescadaS says:

            A marca Duracell ja não existe?

          • JL says:

            Por cá pilhas em automoveis não, só mais para o norte da Europa.

          • ElectroescadaS says:

            Fixolas…

          • Yamahia says:

            O @JL devia ouvir a entrevista com a Drª Helena Braga no podcast da razão automóvel. Ficava ligo a saber que pilhas e bateria é a mesma cena. E que de futuro nem vai haver baterias mas vão-se continuar a chamar baterias.
            E podia aproveitar para estudar dentrites. loolool

          • JL says:

            Então você não viu o podcast, porque ela fala em células.

            Errado, ela diz que uma bateria é um conjunto de células ligadas entre si.

            Tanto vai que ela está a fazer de tudo para haver ainda melhores.

            Tem a certeza que viu o podcast ? ou estava a beber e a pensar que estava a ver ?

            E já estudei, e também ouviu o que ela disse ? que os bms são sistemas para prevenir esse efeito ? dai o pré-condicionamento e arrefecimento, curva de carga, etc,etc.

            Ou seja, por um lado falou para tolos, mas por outro falou para quem já endende alguma coisa, que não é o seu caso.

          • Yamahia says:

            Cuidado com as dentrites @JL . Mais tarde ou mais cedo vai acontecer. looolooolool

          • JL says:

            Não seja analógico, isso já está mais que controlado.

          • yamahia says:

            Tá… tá…
            Qd é novo e mesmo assim acontecem “azares” mesmo em baterias descarregadas e em modo transporte como foi o caso do camião de Tealas q ardeu.
            Com algum uso em cima o risco aumenta desmesuradamente. É só estar atento ao podcast do Observador onde fala um especialista na matéria.
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
            Claro q depois vender usado é mais difícil, sobretudo depois de haver cada vez mais gente informada.

          • JL says:

            Do camião não foi por causa dos carros, nem sequer os teslas têm modo de transporte.

            Das máquinas de lavar doi do quê ? alguma ia a lavar em modo de bateria ?

            LOOOL

            Especialistas que fazem como você, vão ao reino unido onde os carros sempre valeram menos por terem volante do lado direito ?

            Se fosse mais dificil não havia aumento da procura em segunda mão e os preços não tinham aumentado.

          • yamahia says:

            Têm lá agora. E até têm modo de lavagem mas ainda não há modo chuva e aquilo fede para caraças dentro do habitáculo. Até dá vómitos.

          • JL says:

            Para os cheios de preconceitos sim, mas a Ford até tem a solução para isso.

            Pelo modo como fala este fim de semana, deve ser sido novamente enxovalhado por um eléctrico, daí estar tão chateado. Llollll

          • Mario says:

            A Ford ainda existe como marca?
            pensei que fossem mais amigos da oficina do que do dono…
            E já agora… deve ser um luxo carregar carros nos postos públicos ao Sol de verão… aqui na minha zona nem um está á sombra!

          • JL says:

            Então não podem estar ao Sol ?

            Na sua zona acontece de tudo.

          • JL says:

            Pois continuo sem perceber, o que tem a ver um filtro de AC sujo com o tema.

          • Yamahia says:

            Se visse o vídeo percebia pp acontece.
            Resumidamente a peça da entrada de ar, deixa entrar água e atrás dela segue todo o tipo de lixo insectos etc q depois entram em decomposição e provocam o cheiro nojento no curto prazo.

          • JL says:

            Uauuuh que coisa importante. Que acontece em todos os carros.

          • Yamahia says:

            Lá anda vc a tirar conclusões pela metade. Veja e observe a informação ao seu dispor com olhos de ver. Não já um carro naquelas condições. Todos estão protegidos da água no bocal de admissão do qr ao habitáculo.
            Todos excepto os Telsas, bem entendido loool
            Por isso é que fedem loooloooloool

          • JL says:

            Quando digo todos, não é difícil encontrar esses problemas noutros carros, já foi corrigir o seu ?

            https://www.dascenter.ae/most-common-ac-problem-in-audi/

  5. Yamahia says:

    Estou admirado com a pancada de 7% que os elektros levaram em Junho
    Junho foi o último mês de saldos para elektros chineses. Esperava-se um aumento substancial nas vendas de elektros. Afinal a montanha pariu um rato. Já nem com saldos lá chegam looolooolool

    • JL says:

      Não houve saldos nenhuns, nem os preços aumentaram.

      • yamahia says:

        Os Tealas chinos , pelo menos estes, já aumentaram 1500 patacas.

        • JL says:

          Aumentaram mas não devido a as taxas, até porque nem estão definidas.

          • Yamahia says:

            Então foi dev ido a quê?Até no site da tabela Tesla estava lá o aviso em letras diferenciadas a alertar para essa possibilidade a partir de 4 Julho.

          • JL says:

            Que foi retirado bem antes do aumento, já que houve mudanças nessas taxas, a Tesla ainda não sabe quanto vai pagar.

            Foi um aumento como outro qualquer.

          • Yamahia says:

            Se foi…então o que escreveram na tabela de preços foi tanga? Está a afirmar que a Tesla é uma empresa mentirosa?
            É que eles nos 1⁰s 5 meses vinham com média de vendas de 800 carros e de repente em Junho quase que dobraram.
            Isso é uma acusação muito grave da sua parte. Está a afirmar q a Tesla mentiu aos potenciais clientes para forçar vendas no 2⁰ trimestre.
            Que a Tesla é mentirosa já todos sabemos agora, descer tão baixo só pode significar desespero.

            Fica então aqui como a Tesla enganou em Junho 1600 papalvos portugueses:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbIPajk6ClNUbL67OQ
            O q este fala aplica-se aos restantes 1599.

          • JL says:

            Não, foi resultado das medidas que andavam a anunicar, mas afinal houve um recuo.

            Mas não dobraram , nem perto disso.

            Não, estou a dizer que eles avisaram os clientes que isso podia acontecer, e se quisessem comprar antes das taxas aumentarem, que aproveitem, mesmo com o recuo, a culpa não é deles, é que quem anuncia as taxas e depois recua.

            Mas está a dizer que uma empresa como outra qualquer não promove as suas vendas ? estranho, deve pensar que andam a trabalhar para aquecer.

    • JL says:

      Eu estou admirado é com a pancada que os diesel e gasolina voltaram a ter….

    • JL says:

      Foi dos utensilios eléctricos, ah espere, ele está a arder é por baixo….

      https: //ominho.pt/camiao-arde-na-a7/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1wNqRZTtFwibddSgSiv-lfKJVFe706h8J-vlvx1oFyhZ5LbEaCDQQ_2CA_aem_Ahsen7nuR_87a8S-bx7Z8Q

  6. JL says:

    Eléctricos muito mais confiáveis, curioso ver toyotas com as piores notas ou número mais alto de avarias.

    Estatísticas de avarias automóveis na estrada na Alemanha segundo a ADAC – para cada 1.000 automóveis há 2,8 automóveis 100% elétricos avariados e 6,4 automóveis de combustão avariados.

    https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/unfall-schaden-panne/adac-pannenstatistik/

    • Tromp says:

      Agora…
      Agarra nesses numeros e pondera-os ao numero de eletricos em circulação e ao numero de fumegantes em circulação. Não é por mil carros no geral, é por 1000 carros de cada tipo

    • Yamahia says:

      Não vale a pena andar a tentar branquear o flop @JL, os consumidores já se pronunciaram e os carros elétricos são de longe os que apresentam maior número de avarias.

      Vem para aqui com. a treta da ADAC que é a UVE lá do sítio.
      É só ver o que os move:
      1-“Advocacia e Lobby: A ADAC trabalha ativamente para promover políticas públicas favoráveis à mobilidade elétrica, incluindo subsídios e investimentos em infraestrutura de carregamento.”
      Devem andar ressabiados com o fim dos subsídios.

      2-“Encoraja seus membros a considerarem veículos elétricos como uma opção viável e sustentável de transporte.”
      E é o q estão a tentar fazer com esse tipo de pseudo-estudo.

      Arranje lá os estudos de outras associação automobilísticas tão grandes ou maiores como sejam a ACE, a AvD, a ACV ou a BAVC, tb na Alemanha, que é para podermos comparar com isenção.

  7. JL says:

    Mais um camião que ardeu, será que transportava baterias ?

    https://www.facebook.com/share/r/NZ7LEbjF8845EEAg/

    • Yamahia says:

      O camião de teslas a arder fez mossa, looolooolool

      • JL says:

        Fez, já que é algo raro.

        Mas não responde ? Este é de baterias ?

        • Yamahia says:

          Algo raro? Por acaso não é. É até bastante comum.

          • JL says:

            Destes é bastante raro, já nos a combustão é bastante comum sim.

          • yamahia says:

            Pelo contrário, elektros ardem 10x’s mais.

          • JL says:

            Errado, ardem 200x menos.
            Já viu os incêndios deste fim de semana no vigilantes da estrada ? Então se é 10x mais, onde estão eles ?

          • Mario says:

            Como é que se apaga um fogo numa bateria de litio?
            A resposta é… não se apaga

          • JL says:

            Tanto apaga que apagaram, se é que houve fogo.

            Mas também é bombeiro ?

          • Antonio+Vasco says:

            Como se apaga um fogo numa bateria FLP?
            Resposta: não se apaga… Porque não ardem

          • Yamahia says:

            Lol, @António só na China é 7por dia e por lá é qs td LFP (dados do governo atenção, nada de amigalhaços comprados para dizerem umas tretas)

          • JL says:

            Só nos EUA e nos a combustão são 500 por dia e só nas AE.

            Então mostre lá os dados do governo a confirmar que são LFP ?

          • Realista says:

            Se arde um carro elétrico é um fogo, se arde um carro a combustão é um fogo de vista…

            Hahahaha

          • JL says:

            Mais um a combustão na Zona de Espinho, pelo que estão a dizer, este fim de semana foram 3. Estes C4 com motor eléctrico de arranque são um perigo. Loool

          • Yamahia says:

            A China tem vastos recursos de fosfato e uma cadeia de suprimentos bem estabelecida para a produção de baterias LFP. Logo tem interesse em escoar e em abastecer os mercados de larga escala.
            Ardem 7 carros elektros por dia na china (fonte governamental)
            Andam a ser bem enganadinhos com a tanga do duracell que não arde ahahah

          • JL says:

            Nos estados unidos ardem 500 por dia.

          • JL says:

            Ah, e as lfp não ardem, já que confia tanto na Dra Helena, deve saber o que ela disse sobre isso …

          • Antonio+Vasco says:

            Num universo de 20 milhões de EVs, isso é alguma coisa? Faça a percentagem de ocorrências e depois vá ver a percentagem de combustão, eheh , 25 vezes mais

          • Yamahia says:

            @António à data, 2022, eram 6 milhoes.

            @JL , se tem lítio arde, foi o q a catedrática disse. A esperança está nas estado sólido.
            Um hype que de acordo com as vc próprio já dura há cerca de 20 anos e q para mim vai durar para sempre.

          • JL says:

            Mas o lítio não arde, e muito menos o que é usado nas baterias, que é carbonato e hidróxido de lítio.

            Mas quantas baterias já lhe arderam em casa ?

            Então a Dra Helena já não tem razão ?

      • ElectroescadaS says:

        Deve ser o camião do Facebook, onde as informações são todas legitimas (ao contrário)…

        • JL says:

          Só se forem para eléctricos é que são legistimas, já todos sabemos isso.

          • ElectroescadaS says:

            Não faço ideia, não uso a sua rede social favorita. Mas se usar a rede Mastodon, terei todo gosto em segui-lo por lá…

          • JL says:

            São todas iguais, o que faz as redes sociais são as pessoas.

          • ElectroescadaS says:

            Precisamente. O que não impede que as pessoas sejam “obrigadas” a usar determinada rede só porque a maioria assim o exige. Ou agora lá porque vossa excelência é facebookiano eu sou obrigado a usar também?

          • JL says:

            Mas quem lhe disse que é obrigado a usar ?

            Até deixei um link que é aberto a todos, nem login precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.