Vendas globais de elétricos aumentaram 13% em junho, mas diminuíram 7% na Europa
Com os planos para os carros elétricos que governos e empresas estão a traçar, importa entender como se comportam as vendas. Segundo a Rho Motion, as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 13% em junho, mas diminuíram 7% na Europa.
A procura de carros elétricos abrandou nos últimos meses, após ter aumentado drasticamente nos meses anteriores. Isto, porque, enquanto aguardam a chegada ao mercado de modelos mais acessíveis, os consumidores escolhem alternativas híbridas.
Apesar da desaceleração, a empresa de pesquisa de mercado Rho Motion informou que vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 13%, em junho, relativamente ao mesmo mês de 2023. Estes números foram, de acordo com a mesma fonte, impulsionados pelo crescimento na China.
Conforme partilhado por Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion, à Reuters, a China foi responsável por mais de 60% do total de vendas de eletrificados, já que a crescente disponibilidade de veículos elétricos e as fortes vendas da BYD contribuíram para um aumento na participação no mercado doméstico de híbridos plug-in no primeiro semestre do ano.
As vendas de híbridos plug-in em todo o mundo atingiram 1,4 milhão em julho, dos quais 0,86 milhão foram na China, onde houve um aumento de 25% relativamente ao ano anterior, disse Lester.
Por sua vez, na Europa, as vendas mensais caíram 7% para 0,30 milhões, com a Finlândia, a Irlanda e os Países Baixos a liderarem as perdas, enquanto Itália registou um aumento de 34% na sequência da introdução de incentivos governamentais.
No mesmo mês, nos Estados Unidos e no Canadá, as vendas de híbridos plug-in aumentaram 6% para 0,14 milhões.
O quadro geral é que 2024 não verá o crescimento ambicioso que alguns podem ter esperado para a indústria e reduzimos as nossas previsões em 5% para 16,6 milhões de carros elétricos vendidos este ano.
Explicou Lester, num comunicado, acrescentando que "as disparidades regionais são notáveis".
“Itália registou um aumento de 34% na sequência da introdução de incentivos governamentais.”
Conforme se prova, o problema está no preço e não na procura… e é por isso que querem impedir os Chineses de entrar no mercado europeu ou era razia total das marcas europeias.
pode-se ler de outra forma , so há procura se o povo pagar o custo (os incentivos vem dos impostos) há e tal o livre mercado mas depois é o que se vê..
Se o estado lhe desse uma Vaca em que tinha de cuidar dela durante 4 anos a custo €0 se você se não tivesse condições recusava esta proposta…
Portanto não é uma questão do preço ser subsidiado mas sim uma questão de procura por causa do preço. Se a Europa conseguir reduzir (ou igualar) os preços dos veículos elétricos, naturalmente o mercado vai tender para os elétricos porque já se consegue antecipar que o problema é o preço de venda e nada mais…
Sim, é verdade, mas por pitro lado temos os usados onde os electricos têm grande desvalorização e pouca procura. Para o mercado funcionar a longo prazo, tem de ter a componente dos usados apetecível.
Olha que a desvalorização é idêntica ao carros a combustão e alguns casos como os da Tesla até é menor que nos carros a combustão.
É claro que existem casos e casos, mas no geral andam de igual forma nos 45 a 55% ao fim de 4 anos tanto para combustão como para os elétricos.
O principal problema é que 45-55% num valor valor bruto superior dá um maior valor de desvalorizarão o que faz propagar o mito de que os EV desvalorizam mais quando percentualmente andam giram em torno da mesma percentagem.
Olha que a desvalorização não é assim. Comprei o meu diesel em 2018, usado, com 10 meses por 15000€. Vendi o 6 anos depois por 10 000€ e mais 100 000km em cima do que ele tinha quando o comprei… Em boa verdade o carro desvalorizou menos.
Como sabe que desvalorizou menos ?
Em primeiro lugar, quando se fala de desvalorização acentuada compara-se preços de novo enquanto que estas a comprar preços de usado vs usado.
Se o compraste por €15.000 ele não estava à venda por esse valor 10 meses antes porque caso contrário comparas novo. Portanto se comparares o valor inicial vs o valor de venda a depreciação vai ser maior e idêntica ao que falamos.
Aliás se fizeres a contas tu sofreste uma desvalorização de 33% e muito provavelmente quem sofreu o restante foi o primeiro dono, pois se o carro tivesse custado €20.000 em novo e te vendeu por €15.000 ele também perdeu 25%…
Contas feitas, o teu negócio não anda muito longe do normal apesar de os preços dos veículos usados estarem bem mais elevados que em 2018.
@Realista, por isso é que há EQE’s com menos de 1 ano a ser vendidos por metade do valor…
Onde ? Mostre lá um para eu comprar ?
Procure. Está testemunhado no final do podcast do Observador.pt.
Porque não toma atenção às fontes de informação q lhe são oferecidas de bandeja?
@Yamahia também tens BMW e Mazeratti com 60% e 70% de desvalorização nos primeiros 4 anos como tens BMW só com 40% de desvalorização no mesmo período.
Estamos a falar no geral e não em num carro em particular.
Lá também estão a vender carros ?
@Realista 1⁰s meses não são 1⁰s anos. E foi um exemplo aleatório para explicar o q afecta todos os elektros.
Basta saíres com o carro de qualquer stand seja ele elétrico ou a combustão e ele já desvalorizou…
@Realista, ó vê lá como desvalorizam os combustão:
https://www.instagram.com/reel/C85MqBiNx_o/?igsh=aXN2b3hteTZiYWtr
looolooolool
Pois, como sempre outras realidades..
@Foste apanhar amoras de amanhã? (Cherry Picking).
Eu também consigo:
Tesla Roadster:
Preço de venda usado – $50,000 (2012)
Preço de venda usado – $250.000 (2022)
Preço de venda em leilão – $1.000.000 (2023)
https://electrek.co/2022/02/25/tesla-roadster-sold-over-250000-new-record-for-the-original-electric-sports-car-increasing-value/
Onde andam eles desvalorizados ?
Como é que sei que desvalorizou menos? Não leu o comentário… O carro era meu, sei por quanto o vendi, quanto o comprei, e quanto é que o mercado estava a oferecer em termos de oferta de usados.
Sabe quanto estava a oferecer ? Mas se não o vendeu como sabe o que vale, por diz que desvalorizou menos se não tem outro para comparar.
Mas ficou aguardar que me os apresentem desvalozados como aqui falam.
Eu vendi… e tanto andei á procura de elétricos e li tão bom feedback dos usados (eletricos) que decidi optar por um a diesel.
Andava à procura como? Se não queria nenhum eléctrico ?
Então que feedback era esse ?
@JL , às tantas o amigo @Mário ouviu o podcast do Observador.pt looolooolool
Se ele fosse lá com podcast , nem bicicletas comprava.
Verdade!
Em Inglaterra, EV’s com 1 ano de utilização com cerca de 15k km, desvalorizam quase 40% em relação ao preço de compra novo um ano antes. E seguramente isso não deve acontecer só em Inglaterra.
Então e depois ?
Encontre um por cá, talvez fique com ele com essa desvalorização.
Então e os híbridos desvalorizam quanto ?
Os elektros desvalorizam muito. É um facto já incontornável e como se não bastasse demoram muito mais tempo para vender.
Onde ? então venham eles desvaloizzados, é que todos dizem isso, mas não aparecem com eles, que estranho.
Lá tá vossemecê a tentar branquear os factos:
“Considerando os preços de mais de 228.000 vendas de modelos novos e usados, desde julho de 2023, o relatório indica que os modelos usados disponíveis no mercado dos EUA viram o seu preço médio cair para 39.156 dólares, representando uma queda de 38.9%, em relação a julho de 2022.
Apesar da queda no preço, o tempo que demora para um carro elétrico encontrar um novo proprietário disparou para uma média de 57,8 dias. Em julho do ano passado, este valor era de apenas 26,4 dias.”
https://pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-em-segunda-mao-sao-cada-vez-mais-baratos/
Lá estão a viajar para outro país, mas também ganha 7000 euros por mês ? Tem a gasolina a menos de euro o litro ?
Se insistem nisso porque não me mostram exemplos cá?
Carros lá a desvalorizar 50% após um ano é mato.
O fenómeno é traversal a todo o mundo onde se vendem elektros.
Tome lá um podcast português e aprenda com quem sabe
https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
Então porque não os encontram cá ? essa é a pergunta.
Não encontra? O que não falta aí é elektros encalhados.
Força, venham eles, cabem aqui todos ?
É facil falar da Noruega… ah somos super ambiente friendly, mas vendemos petróleo, e poluímos no quintal do outro…parece-me bem!
Se eles não venderem petróleo como você gasta gasóleo ?
Esses Noruegueses são uns hipócritas.
Hipócritas são os portugueses, que são contra novas tecnologias, são tão ambientalistas, e depois defendem a compra de petróleo só no exterior.
São é espertos, vendem a preço caro aquilo que os outros precisam , e usam de forma barata as renováveis que têm a dar com um pau
Bota subsidiozinho. melhorar os transportes públicos tá quieto.
Compra quem quer e quem pode, agora andar com subsídios atrás de subsídios….
Fazia lhes bem um IUC á moda das embarcações… 2€ por kW de potência.
O que quer dizer então que é contra a imposição de impostos aos veículos chineses… certo?
O subsídio vem dos impostos que eu pago. Costumo dizer, quem quer luxos paga os. E os elétricos não são mais que isso… Um luxo.
E onde è que eu disse que estava contra?
Portanto, se forem impostos que tu não pagues não és contra… é isso?
A questão é que não são. Aliás sou contra qualquer tipo de apoio deste género que nada mais se traduz num apoio ao consumo. Quem quiser que compre, mas nao peça ajuda ao Estado.
Aliás, os liberais adoram pedir apoios para tudo e mais alguma coisa.
Se é contra tem boa opção, não contribua para eles.
Sim, quem quer cpmpra, sempre foi assim e vai continuar a ser.
Eles pediram-lhe algum apoio ?`
Um luxo? Um carro que só fim de 6 a 8 anos, com o que poupa em combustível, manutenção e impostos, fica de graça, é um luxo?
É melhor aprender afazer contas
Fica de graça, @António? De certeza? 😛
Claro que não, um diesel é que fica de graça, chega a um momento até pagam o gasóleo que ele gasta.
Se gastasse electricidade era bem pior, para além de ser um atraso de vida.
O atraso de vida aqui é você, que nem sabe que electricidade se produz até em casa.
Já mandou desligar o quadro e já meteu um gerador ? força, faça aquilo que defende.
Pode produzir a que quiser. Ainda saí mais caro que nos PCURs públicos.
Sai mas é na sua cabeça.
@Yamahia, não vale a pena… gastam o dinheiro de um carro em baterias e paineis para casa e depois dizem que vale a pena…
É como você gastar dinheiro num carro a diesel e fazer meia dúzia de KMS com ele, e depois vir dizer que vale a pena ter um diesel em relação a gasolina ?
@Mário, estes gajos ainda são mais tansos do que eu pensava looolooolool
Então porquê explica lá? Só os petrolheads é que têm a cabeça no sítio ? Mostre lá um estudo a falar disso ? Loooooll
Então e os subsidios para os transportes públçicos vêm de onde ?
Vem de todos, assim como paraxas obras das estradas 9nde os VE andam.
Qual a duvida?
Nao devia haver subsidios para VE, descriminacao positiva.
Vão ao banco que ele empresta.
Também não devia haver subsídios para gasóleo e gasolina, e nem para híbridos , e muito menos subsídios dados na bombas de combustível.
Essa discriminação é positiva, trata-se de trocar o que não serve para o que serve.
Pois não.
Se nas bombas há, é porque os proprietários os dão.
Os tugas são uns mamões do dinheiro dos outros.
Ainda bem que reconhece.
Mas os transportes públicos são de todos. E só não usa quem não quer, isto onde os há.
Já o transporte individual..
Um carro elétrico fica de borla? Aquilo que poupa bem pode meter de lado para lhe mudar a bateria.
Então quando mudou a sua ?
Também deixa dinheiro de lado para mudar o motor do seu carro que tanto odeia ?
Não chega @Mário
Um só módulo é logo 8000€
https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
Um módulo de quê ?
Ouça o podcast. Sei que custa mas é a vida.
Mudar a bateria? Ao fim de 1,000,000 de km? De certeza que o carro estará muito pior que a bateria, e de certeza que já não é meu.
Não sabe que a vida útil de uma bateria FLP está estimada em 1,5 milhões de km?
@JL eu não preciso de mudar o motor… tem uma vida útil superior á maioria dos elétricos!
Mas é importante ver o podcast de um especialista em máquinas de lavar ? Que me interessa o que ele diz ?
Como sabe que tem vida util superior ? A vida útil de um motor a combustão nem aos 100 mil KMS chega, usando a métrica aqui dos comentários, que é pegar nos piores exemplos e colocar aqui.
Pode começar pelos puretech 1.2.
Como é que explica que tenho um 2.0 HDI de primeira geração com 600 000 kms?
Ou até mesmo um fiat Uno com 280 000 (este bem mais ecológico que um elétrico).
É porque já levou vários motores, toda a gente sabe que os motores da peugeot não chegam aos 100 mil kms.
Então prove lá que é mais ecologico ?
Vá sonhando @António.
Um engenheiro não devia acreditar nessas falácias. Mas ok.
Olhe tem lítio não tem? Então cuidado com as dentrites.
Um conselho. Vá ouvir o podcast da Drª Helena Braga.
E você a insistir com as dendrites, e não dentrites.
Espero que entenda agora o porquê das curvas de carga e o importante do precondicionamento.
Novamente?
Qd está td novo e junstinho pode funcionar bem apesar de não ser garantido condormamprova o camião de teslas com LPF.
O problema é depois de algum uso:
https: //observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
Não se provou em lado nenhum que os teslas arderam, e muito menos que tinham lfp, isso é apenas mais uma invenção sua, tal como é a desvalorização.
Mas porque esperam ? Porque não os metem aquilo desvalorizados ?
Ahhh já me esquecia, foi uma beata q entrou pela janela looolooolool
Ou mais um camião que incendiou como tantos outros que acontece todos os dias.
Então e os desvalorizados ? Estão onde ?
Não foi camião coisa nenhum. O fogo começou nos teslas do 2ª andar. Os teslas que lá vinham eram da China, logo baterias LFP duhh
Como sabe ? Já viu a investigação ?
Então e no das máquinas de lavar ? Começou onde ?
E no da palha hoje ? Foi num fardo de palha ?
Hoje ardeu outro camião com palha?. Porra que desde que arderam os Teslas todos os dias ardem camiões com palha.
Não é outro camião a arder, simplesmente antes e depois ardiam mas não reparava era neles…
Vá ao tal grupo e veja, foi ontem
O que é que se passa com a palha?
Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.
O que é que se passa com a palha?
Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.
São as baterias dos fardos de palha que ardem.
Ou então as baterias dos telemóveis dos insetos que vivem na palha.
Vi um BYD Dolphin em exposição à venda por 37k…não é propriamente barato para um carro com o interior de um segmento B, não acha?
A concorrência chinesa é desejável assim que os carros de marcas chinesas fabricados em solo europeu começarem a sair das linhas de montagem, aí veremos se realmente querem competir com os fabricantes clássicos europeus ou apenas continuar a extorquir dinheiro ao cliente europeu, como têm feito atualmente, para pagarem a guerra de preços na China.
“enquanto Itália registou um aumento de 34% ”
Aproveitaram em Junho os saldos dos elektros chineses. Em Julho volta ao normal.
De resto a Itália se vendia 3% de elektros um aumento de 34%, dá-lhe 4%. Não é motivo para embandeirar em arco looolooolool
Ah quando existe aumento já não é aumento ? Looool
Não se esqueça que agora até os SR novos fazem Porto – Loulé com apenas uma carga de 10 minutos.
Nem em Sonhos. Algarve Porto precisa 2 cargas pelo caminho. Ambas bem superiores a 10minutos. Já lhe tinha mostrado:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Está praticamente igual ao outro.
E 10 minutos é o tempo que demora a sair da AE até encostar no carregador(se estiver livre e funcional)
Então atualize-se e vá ver, antes de mandar coisas ao ar desatualizadas.
Não, está bem melhor.
O problema nao é apenas carga.
É encherem as estradas de VE usados que outros paises não querem. Por um comentario aqui acima, já se falava que eram mais baratos em inglaterra… há ligo interessados em lixo usado “semi-novo”
Deve estar é a falar dos diesel que não querem noutros países e nos carros mais velhos no geral.
Actualizo-me onde? Na lábia da Tesla? Ou dos YTubers contratados.?
Esse menino do vídeo não mente e deixou tudo preto no branco e sem truques. Para mim é mais q suficiente.
Então mas este youtuber serve quando quer dizer que o sr dos primeiros não fazia 320 kms ? agora já não serve ?
Mas ele está errado os SR mais recentes não têm apenas 57.5 kwh.
Errado, demora menos de 4 minutos.
E estava livre, não viu o video ?
Não, é mesmo no quase-lixo que compra para dizer que anda de VE.
Poluidores secundarios. Importam lixo dos outros.
@tromp, se fossem maus não havia tanta gente preocupada, ou seja, tantos com dor de cotovelo.
@JL não tenho dúvidas q agora é mais um agarrado ao sistema. Então depois de lhe tirem ficado com a sucata…
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
CABRUMMMM loooloool
Ainda por cima a bom preço diz ele. Passou a ser mais um vendido armado em xico-esperto.
Bom , mas já vi o vídeo. Continua a mesma miséria, 11 horas para fazer 1000kms dá média miserável de 90. Mais miserável ainda pq levou um penico para não perder tempo nos WC loolool
Já lhe disse q para médias dessas vou pela nacional, poupo uma pipa de massa em portagens e não levo penico. Se vier a necessidade é só regar umas ervas em QQ lugar. Eheheh
Eu agarrado ao sistema ? eu não, até já produzo a minha própria energia, e você ?
Mas eu não estava a falar desse, foi por isso que ele trocou, então mas agora os videos deve já valem outra vez ? você decida-se ?
Aí não é o vídeo do gajo que leva penico qd conduz elektros para poupar tempo?
Então qual é? Ponha aí o link a ver
Então mas agora já valem ou não ?
Ponha lá deixe-se de tretas.
Simples, vai ao canal dele e vê o vídeo que faz Porto-Faro-Porto.
Então estamos a falar do mesmo desde há 50posts.
E foi Gaia-Loule-Gaia.
Mas não há penico nenhum, o vídeo tem menos de uma semana.
É impressionante como vc que ter razão sobre coisas que diz que ve mas que claramente não vê e por isso não sabe.
Vc cada vez está pior. Não acerta uma loooloool
Pensava que estava a falar do penico do outro video. Passei essa parte.
Este ano já Porto-Albufeira e parei 3 vezes no meu veículo a combustão:
– Uma paragem rápida em Coimbra para os miúdos fazerem xixi e comerem qualquer coisa enquanto tomei um café. (30 min);
– Uma no centro de Santarém para Almoçar (90 minutos);
– Uma paragem rápida em Grândola para esticar as pernas e fazer xixi (15 minutos).
Estas a dizer que se fosse com um carro elétrico, era mais rápido?
Desses o pequeno almoço aos putos antes de saírem de casa.
Sair do Porto e parar logo a seguir em Coimbra para tomar o pequeno almoço é um bocado no-sense.
Parar para almoçar em Santarém? Levassem a geleira para comerem algo no caminho. Porto -Albufeira é para fazer em 5horas, chegar e almoçar uma sardinhada. Farto da comida de Santarém estou eu.
1 minuto para regar as Ervas em Grândola? Concordo.
Se está farto da comida de Santarém é porque abala de Loures e para logo em Santarém para comer, afinal não é diferente dele. Looooool
Os miúdos tomaram o pequeno almoço eram 8:30 mas a meio da manhã querem comer um reforço e querem ir à casa de banho. Eles (e eu) e o resto dos utilizadores das áreas de serviço, infelizmente não somos Bexigas D’Aço… Eu tinha que parar na mesma mesmo que fosse com uma lancheira no carro, porque não fazemos xixi em frascos.
Também é verdade que podia levar a marmita, mas eu queria comer Sopa da Pedra e se estou em viagem e passo por Santarém é só ridículo comer sopa enquanto conduzo ou fazer outra viagem de propósito se estou ali a passar na hora de Almoço.
Eu sei que para ti Porto – Santarém – Porto para ir almoçar não é nada de extraordinário para quem faz 1000km sem parar todos os dias para almoçar a casa e a gastar 3L/100km mas para as pessoas normais não. E se estas farto da comida de Santarém, tudo bem isso és tu, mas eu sou do Porto e não de Santarém e uma pessoa normal quer provar a gastronomia local…
A paragem em Grândola foi novamente por questões fisiológicas. Mas as casas de banho das senhoras estão ocupadas e elas não demoram 1 minuto… aliás entre estacionar o carro e entrar na casa de banho são 5 minutos tanto para homens ou mulheres.
Já se eu quisesse rapidez tinha apanhado o Avião e alugava um carro no aeroporto. Assim saía às 8:00 e às 10 horas estava em Albufeira a tomar o pequeno almoço na praia…
Sopa da pedra é em Almeirim, @Realista. Mais valia teres ido pela Nacional desde Coimbra via Tomar que já se anda bem ainda por cima sem pressa e, qt a Grândola, tem lá uma bela serra digna de ser explorada por esse e por outros motivos. Estações de serviço? Bléééghhh só em último caso!
@Yamahia Da última vez que verifiquei, Almeirim ficava no distrito de Santarém…
Outra vez arroz? Esqueçam lá os elétricos, quem comprou comprou, quem nao comprou ja nao compra mais. O mercado está estagnado.
Fale por si pois eu comprei um carro elétrico da Dacia que me leva a todo o lado!
Já não troco por uma lata das antigas, deus me livre pois é andar de cavalo para burro.
Apoio, se tivesse um elétrico, ontem demoraria mais hora e meia a chegar a casa, cheguei a um carregador na AS de Alvaiázere, e estava lá um a carregar, eu tomei café, eu fui a casa de banho, eu fui esticar as pernas, passaram se 30 minutos e eu á espera… Por acaso não trazia um elétrico e ainda bem.
Essa AS tem apenas 1 posto da PRIO com 1 CCS e um Chademo, com pico de potencia de 50Kwh, é fraco, muito fraco, mas tens alternativas na zona, em Penela há um igualmente “lento” mas não há nada a volta, Figueiró dos Vinhos tem um tambem de 50Kwh mas é caro, nestas tomadas um Model 3 de 16% até 72% precisa de 45 minutos (equivalente a 200km de AE) mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…
Mas tirando a A1 a outras AE ainda necessitam de melhoria na rede…
Sabes que os críticos vão sempre criticar por mais pequena que seja a dificuldade.
Até se deixares um carro a carregar diretamente à chuva, coisa que um carro a combustão não pode fazer, ele reclamava…
Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?
”…Model 3 de 16% até 72% …mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…”
Treta, os teslas só carregam a 75 kWh nesses postos!
Errado, este posto dá até 500 amperes mesmo a 400 vols.
Vá à Miio e tem lá fotos de um mercedes a carregar a 148 kw, sendo um carro de arquitetura de 400v DC.
Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?
Quem é que vai ficar ali na chuva durante 5 minutos ?
Mesmo que carregue a mais, a curva de carregamento não vai ser constante até aos 77%.
Os 12 minutos continuam a ser uma bela treta.
Qt a abastecer à chuva, abre o chapéu, pronto. Pensei que fosse algo mais complicado ahah
@JL Se chover enquanto estas a abastecer entra água no tanque… para abastecer é preciso uma estrutura ou no mínimo um abrigo.
@Yamahia, abastece com um guarda-chuva muita vezes e depois não reclames do preço da reparação que dá para pagar uma bateria nova…
LOLOLOL
Sabe bem que o que queria dizer era outra…
Grande filme @Realista, como é q a chuva entra no tanque?
@Yamahia Do céu… de onde é que achas que vêm a chuva?
Outra vez carros a pilhas?
Os carros a pilhas estão em declínio no estados unidos e a Toyota está a ter problemas nos tribunais por causa do Mirai.
https://news.bloomberglaw.com/health-law-and-business/toyota-concealed-hydrogen-fuel-shortages-hybrid-owners-claim
Aqui não falaram nos a pilhas, que estão a cair há vários anos.
Ninguém quer elétricos. Os governantes bem t€ntaram mas o pessoal já abriu os olhos.
CI e Híbridos são a solução.
Se ninguém os quer, quem os está a comprar ? os marcianos ?
Sim, o pessoal já abriu os olhos, já sabe que você não diz uma que se aproveite.
Concentre-se
“informou que vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 13%, em junho,”
Aumento brutas dw PHEV na China. Pois carros a combustão.
Já ng liga aos Elektros.
Então agora já são a combustão novamente?
Mas querem ou não ? Venderam a quem ? Aos marcianos ?
Tanto ligam que voltaram a ter aumentos.
Qd deixaram de ser?
Para si parece que é quando convém..
Para mim PHEV e híbridos são carros a combustão. Sempre.
Deve estar a confundir-me com outro.
A indústria elektra é q gosta de jogar com isso conforme a música q querem tocar.
Mas não são, senão não havia hibridos.
Não, não estou a confundir.
Não, a industria electra não produz hibridos.
Não não são. Até mild-hybrids a gastar 7 aos 100 com motor de 1000cc entram para as estimativas de vendas elektros q o assunto é dar ênfase às vendas de elektros. Fartinho de ver esse filme.
Não, isso é falso, os mild-hibrids são meios hibridos, entram nos hev e nem deviam entrar.
Mas o Zé Bigodes, entre outros, aproveita para fazer show off com o facto para promover elektros.
Isso tbm está patente neste artigo.
Tanto que não aproveita que esses só aparecem na lista onde também aparecem os a gasolina e gasóleo.
Portanto mais uma mentira sua.
Em Portugal já se venderam tantos elétricos de janeiro a junho de 2024 como durante todo o ano de 2023…
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/junho-bate-recordes-de-vendas-de-carros-eletricos-saiba-quais-as-marcas-que-mais-encantam-os-condutores-em-portugal/
Eu não digo? “VE-Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In)”
Tudo conta até ciclomotores, triciclos, quadriciclos…qq dia tb mete ao barulhos as trotinetas ahahah
Caem que nem patinhos na lenga-lenga do ZéBigodes. Até tu @Realista francamente 😛
Então agora já não entram os mild hybrid ? Tenho ideia de você dizer que sim ?
Então quais são os motociclos híbridos plugin e bicicletas híbridas plugin que andam aí ? estou curioso …..
Os PHEV são considerados viaturas elétricas devido ao facto de o motor a combustão ser usado de forma secundária.
Também existem outras categorias de híbridos como por exemplo os “range extender” em que possuem um motor a combustão mas que nem sequer serve para impulsionar o veículo e apenas servem para carregar a bateria (BMW i3-REx ou no BYD Yangwang U8.)
E o Audi do Dakar a gastar 100lts aos 100.
E @Realista,Ninguém está para se chatear a carregar a bateria de um PHEV. Então em postos públicos é para esquecer, para além de levarem uma eternidade ainda acaba por sair 2ou 3x mais caro que a gasolina.
Então é porque gostam de gastar dinheiro, porque além de mais caros e terem uma manutenção mais cara, gastam mais nessas condições.
Parece que afinal a malta que escolhe eléctricos é que é ajuizada. Looool
Onde gastou 40% menos que os outros que perderam para ele.
Por essas razões é que comprei 100% elétrico em vez de híbrido… 😀
@JL onde foi buscar essa falácia dos 40% menos? O consumo real do Audi RS Q e-tron em condições de corrida nc foi revelado.
E já está a contar com o facto das baterias saírem cheias ou tb não?
Foi revelado pela Audi.
Aliás, basta ver pela capacidade do tanque, os carros não eram abastecidos, as regras ditam que devem chegar ao fim sem abastecimentos.
Uma coisa é querer, outra coisa é poder comprar um de pilhas “Duracell”…
Cá nem pode comprar, não estão à venda, e sim, onde se vendem são bem caros.
E dura, e dura, e dura… 😀 😀 😀
Dura porque não há.
A marca Duracell ja não existe?
Por cá pilhas em automoveis não, só mais para o norte da Europa.
Fixolas…
O @JL devia ouvir a entrevista com a Drª Helena Braga no podcast da razão automóvel. Ficava ligo a saber que pilhas e bateria é a mesma cena. E que de futuro nem vai haver baterias mas vão-se continuar a chamar baterias.
E podia aproveitar para estudar dentrites. loolool
Então você não viu o podcast, porque ela fala em células.
Errado, ela diz que uma bateria é um conjunto de células ligadas entre si.
Tanto vai que ela está a fazer de tudo para haver ainda melhores.
Tem a certeza que viu o podcast ? ou estava a beber e a pensar que estava a ver ?
E já estudei, e também ouviu o que ela disse ? que os bms são sistemas para prevenir esse efeito ? dai o pré-condicionamento e arrefecimento, curva de carga, etc,etc.
Ou seja, por um lado falou para tolos, mas por outro falou para quem já endende alguma coisa, que não é o seu caso.
Cuidado com as dentrites @JL . Mais tarde ou mais cedo vai acontecer. looolooolool
Não seja analógico, isso já está mais que controlado.
Tá… tá…
Qd é novo e mesmo assim acontecem “azares” mesmo em baterias descarregadas e em modo transporte como foi o caso do camião de Tealas q ardeu.
Com algum uso em cima o risco aumenta desmesuradamente. É só estar atento ao podcast do Observador onde fala um especialista na matéria.
https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
Claro q depois vender usado é mais difícil, sobretudo depois de haver cada vez mais gente informada.
Do camião não foi por causa dos carros, nem sequer os teslas têm modo de transporte.
Das máquinas de lavar doi do quê ? alguma ia a lavar em modo de bateria ?
LOOOL
Especialistas que fazem como você, vão ao reino unido onde os carros sempre valeram menos por terem volante do lado direito ?
Se fosse mais dificil não havia aumento da procura em segunda mão e os preços não tinham aumentado.
Têm lá agora. E até têm modo de lavagem mas ainda não há modo chuva e aquilo fede para caraças dentro do habitáculo. Até dá vómitos.
Para os cheios de preconceitos sim, mas a Ford até tem a solução para isso.
Pelo modo como fala este fim de semana, deve ser sido novamente enxovalhado por um eléctrico, daí estar tão chateado. Llollll
A Ford ainda existe como marca?
pensei que fossem mais amigos da oficina do que do dono…
E já agora… deve ser um luxo carregar carros nos postos públicos ao Sol de verão… aqui na minha zona nem um está á sombra!
Então não podem estar ao Sol ?
Na sua zona acontece de tudo.
@JL não está a perceber ou está a fazer-se desentendido?
https://www.reddit.com/r/teslamotors/comments/17rbaba/this_design_flaw_makes_teslas_model_3_smell_bad/
Pois continuo sem perceber, o que tem a ver um filtro de AC sujo com o tema.
Se visse o vídeo percebia pp acontece.
Resumidamente a peça da entrada de ar, deixa entrar água e atrás dela segue todo o tipo de lixo insectos etc q depois entram em decomposição e provocam o cheiro nojento no curto prazo.
Uauuuh que coisa importante. Que acontece em todos os carros.
Lá anda vc a tirar conclusões pela metade. Veja e observe a informação ao seu dispor com olhos de ver. Não já um carro naquelas condições. Todos estão protegidos da água no bocal de admissão do qr ao habitáculo.
Todos excepto os Telsas, bem entendido loool
Por isso é que fedem loooloooloool
Quando digo todos, não é difícil encontrar esses problemas noutros carros, já foi corrigir o seu ?
https://www.dascenter.ae/most-common-ac-problem-in-audi/
Estou admirado com a pancada de 7% que os elektros levaram em Junho
Junho foi o último mês de saldos para elektros chineses. Esperava-se um aumento substancial nas vendas de elektros. Afinal a montanha pariu um rato. Já nem com saldos lá chegam looolooolool
Não houve saldos nenhuns, nem os preços aumentaram.
Os Tealas chinos , pelo menos estes, já aumentaram 1500 patacas.
Aumentaram mas não devido a as taxas, até porque nem estão definidas.
Então foi dev ido a quê?Até no site da tabela Tesla estava lá o aviso em letras diferenciadas a alertar para essa possibilidade a partir de 4 Julho.
Que foi retirado bem antes do aumento, já que houve mudanças nessas taxas, a Tesla ainda não sabe quanto vai pagar.
Foi um aumento como outro qualquer.
Se foi…então o que escreveram na tabela de preços foi tanga? Está a afirmar que a Tesla é uma empresa mentirosa?
É que eles nos 1⁰s 5 meses vinham com média de vendas de 800 carros e de repente em Junho quase que dobraram.
Isso é uma acusação muito grave da sua parte. Está a afirmar q a Tesla mentiu aos potenciais clientes para forçar vendas no 2⁰ trimestre.
Que a Tesla é mentirosa já todos sabemos agora, descer tão baixo só pode significar desespero.
Fica então aqui como a Tesla enganou em Junho 1600 papalvos portugueses:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbIPajk6ClNUbL67OQ
O q este fala aplica-se aos restantes 1599.
Não, foi resultado das medidas que andavam a anunicar, mas afinal houve um recuo.
Mas não dobraram , nem perto disso.
Não, estou a dizer que eles avisaram os clientes que isso podia acontecer, e se quisessem comprar antes das taxas aumentarem, que aproveitem, mesmo com o recuo, a culpa não é deles, é que quem anuncia as taxas e depois recua.
Mas está a dizer que uma empresa como outra qualquer não promove as suas vendas ? estranho, deve pensar que andam a trabalhar para aquecer.
Eu estou admirado é com a pancada que os diesel e gasolina voltaram a ter….
Então…que passou-se?
Pois, também é normal, voltaram a cair., se uns sobem, outros descem.
Temos q aguardar. Até agora não vi nada.
Eu vi. Basta consultar a ACAP.
Isso é PT não conta para o totobola.
Não conta ou não lhe convém ?
Não conta pq qd se está a falar de PT , os nrs do diesel novos são residuais pq são altamente taxados pela componente CC e CC+Iva o q os torna pouco atrativos desde 2020 face a um importado, ano em q Portugal foi obrigado a acertar o imposto em função da idade do carro.
Resulta q o Diesel continua a ser a motorização mais matriculada em PT em Junho, apesar dos saldos dos elektros chinos em Junho.
E vc sabe bem disso, portanto não se faça de sonso.
São menos taxados que os a gasolina, e até menos que em muitos países da Europa.
Eu sei, e o que sei já o disse. Já ninguém quer diesel, usando a vossa linguagem.
Promover não é enganar tolos.
Ninguém está a enganar ninguém.
Foi dos utensilios eléctricos, ah espere, ele está a arder é por baixo….
https: //ominho.pt/camiao-arde-na-a7/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1wNqRZTtFwibddSgSiv-lfKJVFe706h8J-vlvx1oFyhZ5LbEaCDQQ_2CA_aem_Ahsen7nuR_87a8S-bx7Z8Q
Eléctricos muito mais confiáveis, curioso ver toyotas com as piores notas ou número mais alto de avarias.
Estatísticas de avarias automóveis na estrada na Alemanha segundo a ADAC – para cada 1.000 automóveis há 2,8 automóveis 100% elétricos avariados e 6,4 automóveis de combustão avariados.
https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/unfall-schaden-panne/adac-pannenstatistik/
Agora…
Agarra nesses numeros e pondera-os ao numero de eletricos em circulação e ao numero de fumegantes em circulação. Não é por mil carros no geral, é por 1000 carros de cada tipo
Tem de ler outra vez, porque é exatamente isso que lá está.
Não vale a pena andar a tentar branquear o flop @JL, os consumidores já se pronunciaram e os carros elétricos são de longe os que apresentam maior número de avarias.
Vem para aqui com. a treta da ADAC que é a UVE lá do sítio.
É só ver o que os move:
1-“Advocacia e Lobby: A ADAC trabalha ativamente para promover políticas públicas favoráveis à mobilidade elétrica, incluindo subsídios e investimentos em infraestrutura de carregamento.”
Devem andar ressabiados com o fim dos subsídios.
2-“Encoraja seus membros a considerarem veículos elétricos como uma opção viável e sustentável de transporte.”
E é o q estão a tentar fazer com esse tipo de pseudo-estudo.
Arranje lá os estudos de outras associação automobilísticas tão grandes ou maiores como sejam a ACE, a AvD, a ACV ou a BAVC, tb na Alemanha, que é para podermos comparar com isenção.
Então mas os números da ADAC estão errados ?
Ah já percebi, antes quando falaram das inspeções estavam certos , agora já não.
Estão cozinhados à medida do alvo.
Nestas coisas nada como consultar o consumidor.
Então quando são ao seu jeito são também cozinhados à medida do alvo, nesse caso você ?
Então e a ADAC é o quê ? LOOOOOOOL
A ADAC é a ACP da Alemanha, com 21 milhões de sócios…
Mais um camião que ardeu, será que transportava baterias ?
https://www.facebook.com/share/r/NZ7LEbjF8845EEAg/
O camião de teslas a arder fez mossa, looolooolool
Fez, já que é algo raro.
Mas não responde ? Este é de baterias ?
Algo raro? Por acaso não é. É até bastante comum.
Destes é bastante raro, já nos a combustão é bastante comum sim.
Pelo contrário, elektros ardem 10x’s mais.
Errado, ardem 200x menos.
Já viu os incêndios deste fim de semana no vigilantes da estrada ? Então se é 10x mais, onde estão eles ?
Como é que se apaga um fogo numa bateria de litio?
A resposta é… não se apaga
Tanto apaga que apagaram, se é que houve fogo.
Mas também é bombeiro ?
Como se apaga um fogo numa bateria FLP?
Resposta: não se apaga… Porque não ardem
Lol, @António só na China é 7por dia e por lá é qs td LFP (dados do governo atenção, nada de amigalhaços comprados para dizerem umas tretas)
Só nos EUA e nos a combustão são 500 por dia e só nas AE.
Então mostre lá os dados do governo a confirmar que são LFP ?
Se arde um carro elétrico é um fogo, se arde um carro a combustão é um fogo de vista…
Hahahaha
Mais um a combustão na Zona de Espinho, pelo que estão a dizer, este fim de semana foram 3. Estes C4 com motor eléctrico de arranque são um perigo. Loool
A China tem vastos recursos de fosfato e uma cadeia de suprimentos bem estabelecida para a produção de baterias LFP. Logo tem interesse em escoar e em abastecer os mercados de larga escala.
Ardem 7 carros elektros por dia na china (fonte governamental)
Andam a ser bem enganadinhos com a tanga do duracell que não arde ahahah
Nos estados unidos ardem 500 por dia.
Ah, e as lfp não ardem, já que confia tanto na Dra Helena, deve saber o que ela disse sobre isso …
Num universo de 20 milhões de EVs, isso é alguma coisa? Faça a percentagem de ocorrências e depois vá ver a percentagem de combustão, eheh , 25 vezes mais
@António à data, 2022, eram 6 milhoes.
@JL , se tem lítio arde, foi o q a catedrática disse. A esperança está nas estado sólido.
Um hype que de acordo com as vc próprio já dura há cerca de 20 anos e q para mim vai durar para sempre.
Mas o lítio não arde, e muito menos o que é usado nas baterias, que é carbonato e hidróxido de lítio.
Mas quantas baterias já lhe arderam em casa ?
Então a Dra Helena já não tem razão ?
Deve ser o camião do Facebook, onde as informações são todas legitimas (ao contrário)…
Só se forem para eléctricos é que são legistimas, já todos sabemos isso.
Não faço ideia, não uso a sua rede social favorita. Mas se usar a rede Mastodon, terei todo gosto em segui-lo por lá…
São todas iguais, o que faz as redes sociais são as pessoas.
Precisamente. O que não impede que as pessoas sejam “obrigadas” a usar determinada rede só porque a maioria assim o exige. Ou agora lá porque vossa excelência é facebookiano eu sou obrigado a usar também?
Mas quem lhe disse que é obrigado a usar ?
Até deixei um link que é aberto a todos, nem login precisa.