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Vendas globais de carros elétricos crescem ligeiramente, mas há problemas a caminho

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Yamahia says:

    “…A Rho Motion divulgou …”
    Divulgou BEV+PHEV. Assim ficamos sem saber como realmente estão os BEV.
    PHEV são carros a combustão e como todos os combustão não vão poder ser vendidos após 31 DEZ 2034.
    Até lá vão sendo usados pelos narradores da narrativa para baralhar a mente dos menos atentos, levando-os a acreditar que a agenda vai ser cumprida.

    • JL says:

      Errado, são híbridos plugin.

      • Anung says:

        São carros a combustão auxiliados por uma bateria.
        Podem funcionar em combustão durante todo o tempo e em qualquer situação mas apenas conseguem funcionar a electricidade durante algum tempo e apenas em determinadas situações.

      • Yamahia says:

        O q é q está errado? Vão continuar a poder ser vendidas na UE após 31 DEZ 2034?
        PHEV é carro a combustão e gasta mais combustível e consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!

        • JL says:

          Errado, é um híbrido, e faz menos poluição que os a combustão.

          Não é o peso que faz a poluição.

          • Yamahia says:

            Ai não? Então explique lá desde qd um carro mais leve gasta mais combustível que um carro mais pesado da mesma gama e marca?
            É já nem vamos para a história dos pneus onde o mais pesado polui tb muito mais.

          • Anung says:

            O peso flutua, quanto mais pesado mais o carro flutua…

          • JL says:

            Então um diesel não gasta menos ?

          • Yamahia says:

            Tb há PHEV’S a diesel.
            A permissa é a mesma. Mais peso mais gasto.

          • JL says:

            A pergunta não era essa.

          • Realista says:

            É por isso que a F1 os carros de 800km gastam 50L/100km…

          • Realista says:

            *800kg

          • Leonel matos says:

            O peso obriga a motores mais potentes que por vezes gera mais emissão de gases. Queres ver que 1 camião novo e uma carrinha nova o camião polui menos

          • JL says:

            Um camião polui menos para aquilo que transporta, portanto não faz sentido o que diz, e se formos para navios e comboios, ainda gastam menos comparado o que transportam.

          • Leonel matos says:

            Polui pouco para aquilo que transporta? E quando não transporta. Quando vão vazio ou o dono do Leva o trator para casa? Deve poluir menos que a minha bicicleta então

          • JL says:

            Quando não transporta no máximo é idêntico a um carro, que raramente transporta.

          • Realista says:

            Mais uma vez:

            Um carro de F1 pesa 800kg e gasta 50L/100km
            Um carro citadino pesa 1000kg e gasta 5L/100km.

            O peso é sinónimo de maior consumo quando comparado de igual forma com um motor equivalente. No entanto por si só o peso não é fator de maior consumo e é por isso que um carro citadino que é mais leve – tem consumos mais elevados em AE que um sedan mais pesado e com maior cilindrada.

            Assim a regra é: Maior cilindrada maior o consumo para o mesmo esforço.

          • Yamahia says:

            Carros similares @Realista, sabes o que é?
            Mete entao um lastro de 200 kgs no F1 a ver se passa a gastar menos.
            Cada um…

          • Realista says:

            E não leste a parte em que eu disse que o peso só interessa se comparares o mesmo motor com pesos diferentes…

            Assim ao meteres um lastro de 200kg num F1 estas a fazer o que eu disse: a comprar o mesmo motor com pesos diferentes e para a mesma carga.

            Basta ter em mente que um carro citadino em AE consome mais que um Sedan que é mais pesado… como é que explicas isso?!

          • JL says:

            Em carros similares os eléctricos e híbridos chegam a gastar até 5 vezes menos.

          • Yamahia says:

            “…consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!…”
            Isto foi o q disse desde o início da conversa.
            @Realista, tu é q vieste meter o bedelho na conversa e tentar baralhar a lógica da física.

            @JL, gasta menos o tanas. Antes de chegar ao elektro, a electricidade já gastou 10x’s+para ser produzida, distribuída e recarregada.
            E a conversa é sobre meter o sistema PHEV num combustão. Os dados chegados à UE são francamente esclarecedores.

          • JL says:

            Mas isso não é verdade, os diesel também têm uma marreca mais pesada e consomem menos.

            10x como ? agora vai inventar outra ? deve ter-se enganado em eletricidade e devia ter dito combustivel, se não fosse assim os híbridos eram híbridos a combustivel, ou seja, usavam gasóleo e gasolina. LOOOOOOOOOL

            Isso não existe, o que existem é uma tecnologia que permite usar 2 sistemas distintos de propulsão, e por isso se chamarem hibridos plugin.

            Quais dados ?

          • Yamahia says:

            Basta olhar para um carro elektro com sistema de extensor de autonomia. Por exemplo o i3 REX, consome 1 litro por cada kWh gerado. Ou seja, numa AE a pisar ovos, vai a mamar 20lts aos 100.
            (isto sem as tradicionais perdas de distribuição e carregamento que a tradicional rede eléctrica implica)

          • JL says:

            Se 9 litros de combustivel dá para 120 kms como é que consome 20 litros para 200 ?

            Mas isso é um problema do motor a combustão, que como estamos fartos de ver, são ineficientes.

            https://eletricamente.pt/bmw-i3-rex-analise/

            As tradicionais perdas de distribuição e carregamento são muito inferiores ás perdas nos combustíveis, a começar pela extração, transporte, refinação, transporte, e depois ainda tem a evaporação, que os deixa a cerca de 6x a 8x menos eficientes.

          • Yamahia says:

            Nop. Com 9 litros gera 9kWh de electricidade na bateria. Faz os 120kns se apanhar uma descida de 120kms q não existe.
            Com 9 kwh na AE se o i3 fizer 50kms pode deitar foguetes e é preciso rolar a menos de 120 constantes.
            Já um da classe dele faz qs 200 kms na boinha.
            Por aqui já pode ver a eficiência do sistema elktro looolooolool

          • JL says:

            Nop, inventou mais uma só porque sim, enfim.

            Mas isso não é problema do sistema eléctrico, já que é esse que gasta o mesmo, o motor a gasolina é que gasta muito, além de terem usado um motor de uma scooter.

          • Yamahia says:

            Um sistema REX para fazer 120kms tem que gastar 7,5 kWh por cada 100 kms. Ora, todos sabemos como isso é impossível num I3 em qq circunstância, talvez a descer consiga no entanto, repito, não há descidas de 120kms

          • JL says:

            O sistema rex não gasta 7.5 kwh, se formos falar em kwh são cerca 85 kwh (já que são esses os kWh de 9 litros de gasolina), está a ver como os motores a combustão são tão ineficientes.

            Claro que não, dai ele não produzir apenas isso, o tipico de um gerador com eficiência é cerca de 3.3 kwh por litro consumido, isto nos a diesel, a gasolina fica pelos 2.7 a 2.9 kwh, portanto deve andar perto destes valores.

          • Yamahia says:

            Como descrito acima, de um litro de gasosa o REX do i3 tira um kWh.
            Como o depósito leva 9litros, apenas obtém 9 kWh.
            O resto são lérias.

          • JL says:

            Isso é escrito por si, que não faz qualquer sentido.

            Sim, as suas lérias.

          • Yamahia says:

            Como é que é?
            9 litros de gasolina no REX da BMW são mais ecológicos que 9litros de gasolina num combustão tradicional e o quádruplo dos kms?
            Mais uma milagre eheheh

          • JL says:

            Não é milagre nenhum são factos, nem ninguém disse isso.

            Mas mostre lá um carro com motor 650 cc que faça 200 kms em auto-estrada a 120 kmh e consuma 9 litros, isso sim, deve ser milagre….

          • Yamahia says:

            Já ouviu falar em Kei Cars?
            E o I3 REX se fizer 50 kms a 120 kmh com o extensor, pode deitar foguetes.

          • JL says:

            O i3 não é um Key car, nem perto disso. Mas eles dão 120 ?

            O i3 faz 120 a 150 KMS com 9 litros.

            Olha afinal, nem nas especificações fazem 200 KMS com 9 litros, quanto mais na autoestrada. Looool

            https://www.pakwheels.com/new-cars/suzuki/kei/specifications/

          • Yamahia says:

            Dão 140. Mais que muitos elektros que andam praí.
            Em relação ao i3 este dá 150, portanto + 10kmh, no entanto, manter essa velocidade máxima no i3 por períodos prolongados não é recomendado, pois pode levar ao aquecimento dos componentes elétricos. Um problema presente em todos os elektros e não somente do i3.
            Todos devem ser conduzidos a velocidades moderadas.
            Já o Kei car pode ir sempre no prego que não vai ter problemas de aquecimento por causa disso.

          • JL says:

            A descer e a rezar.

            Então e o a combustão não tem componentes que aquecem ? Looooool, então qual foi o i3 que aqueceu por andar a 150 ?

            A velocidades moderadas ? Onde leu essa ? Foi numa das missas ?

          • JL says:

            Que eu saiba são os a combustão que têm problemas de aquecimento e até de arrefecimento, tanto que se vêem muitos nas bermas das ae a deitar fumo e vapor, e no arrefecimento é habitual você vir aqui dizer que abranda uns KMS antes de parar para arrefecer os componentes, portanto 2 problemas num só.

        • Max says:

          Na UE a meta é emissões zero em 2035 dos veículos novos vendidos. Isto significa que não podem ser vendidos novos carros a combustível – gasolina. diesel, PHEVs e outros híbridos, exceto se usarem e-fuel (uma exceção que foi aprovada).
          Nesta altura já ninguém acredita nisso. E começam em 2025. na UE e no UK, as multas aos fabricantes que não atinjam a meta anual de redução de emissões de CO2 (valor médio por automóvel, considerando o número de automóveis totalmente elétricos, híbridos ou só com motor de combustão que fabricam).

          • JL says:

            Podem pois, desde que gastem combustíveis neutros em carbono.

          • Max says:

            A tua habilidade é rabiar …
            A exceção aprovada pela UE – abrange o e-fuel (obtido a partir do hidrogénio), que foi o que escrevi, mas não abrange os biocombustíveis.

          • JL says:

            Ou combustível sintético que é produzido com electricidade.

            Não escreveu nada disso.

          • Yamahia says:

            Os biocombustíveis deviam ser considerados mas os cofres do estado têm uma opinião diferente.
            Deste modo acabam por sair mais caros que os fósseis.

          • JL says:

            Sim, os cofres do estado têm vindo a pagar muita incorporação de biocombustíveis.

          • Max says:

            Não digo …
            Combustíveis sintéticos ou e-fuel é o mesmo.
            Quanto aos biocombustíveis, está previsto que atinjam um máximo de 10% na mistura com combustíveis fósseis. Nunca seriam produzidos em quantidade signicativas para alimentar os motores de combustão. E o mesmo se passa quanto ao e-fuel (combustíveiss sintéticos).

          • Mário says:

            Mas o meu diesel já é neutro em carbono…. Reduzo as minhas deslocações ao máximo, tenho um carro Euro6E, e evito andar de avião. Ao contrário de pessoas que se dizem amigas do ambiente mas não se privam de nada.

          • JL says:

            Ele é neutro como ?

            Não lhe mete gasóleo ? Anda só de empurram ? Então é.

          • Leonel matos says:

            A Audi e BMW já disseram que vão continuar com motores a gasolina e diesel e a UE vai acabar por voltar atrás com essa treta do fim dos motores a combustão em 2035.

          • JL says:

            E podem continuar à vontade, nunca ouve nenhuma proibição para não continuarem. Isso é apenas sensacionalismo.

          • Yamahia says:

            E é a cobrar ISP e taxa de carbono +dupla tributação de IVA sobre combustíveis adicionais neutros em carbono.
            Já sabemos como funcionam estas benesses que implica que tenhamos os combustíveis rodoviários mais caros do mundo.

          • JL says:

            O mesmo acontece nos elétricos, pagam ISP e iva em cima.

            Também se paga ISP na eletricidade renovável, portanto é igual.

            Não são os mais caros do mundo, nem lá perto, isto porque estão cheios de subsídios.

          • Yamahia says:

            Lérias da ME, só mais um exemplo de como trocar um quarto de grosa por uma grosa e querer fazer crer que é mais ecológico

          • JL says:

            Que é mais ecológico já todos sabemos, por isso é que paga menos.

          • Yamahia says:

            A electricidade não paga ISP, não paga taxa de carbono., nao paga nada. Só recebe.

          • JL says:

            Só se você não paga, o que é o IEC ?

            https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2011-169830584

            Taxa do ISP aplicável à electricidade
            A taxa do ISP aplicável à electricidade é igual a (euro) 1,00 por MWh.

          • Yamahia says:

            IEC imposto sobre o consumo, uma fortuna de um milésimo de euro por quilowatt-hora e vinte milésimos de euro por cada 100kms percorridos num elektro.
            Será que chega para pagar o trabalho de cortar a folha seca de uma erva à beira da estrada?
            Querer comparar o IEC da electricidade ao ISP dos combustíveis rodoviários é um bocado parvo.
            Só me gozam eheh

          • JL says:

            Está a dizer que o diário da república está errado ?

            Claro que paga menos, polui intimamente menos e gastam menos.

            O ISP também é usado para cortar a erva nas bermas?

        • naodou says:

          garanto que polui menos, porque consome mentos

    • Veritas says:

      Não é a venda que irá ser proibida creio, é a fabricação. Os veículos que existam podem continuar a ser vendidos, novos ou usados. Salvo erro.

    • naodou says:

      esquece essa meta de 2034, nunca vai acontecer, vais ver.

    • nameblomcc says:

      Mesmo. Mais um estudo tapa-olhos.

  2. Max says:

    Quando se fala de “veículos elétricos” (EV – electric vehicles) convém saber qual e a metodologia usada pela Rho Motion – para evitar o conhecido passe de mágica de os confundir com automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV).
    “As estatísticas da empresa incluem carros de passageiros e veículos comerciais ligeiros, que no mercado dos EUA geralmente incluem SUVs e pick ups, por exemplo. A Rho Motion não diferencia entre BEVs e PHEVs, portanto, todos os veículos carregáveis externamente são mostrados juntos [os EV]. Modelos com um extensor de alcance (EREV) também se enquadram nessa definição e estão incluídos no grupo de híbridos plug-in [PHEV].”
    Por isso, quando a Rho Motion escreve, em 2024, 17,1 milhões “EV” foram vendidos em todo o mundo”- deve ler-se: 17,1 milhões de “automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros com sistemas elétricos [BEV) ou plug-in [PHEV] foram vendidos em todo o mundo”.
    https://www.electrive.com/2025/01/17/uk-analysis-shows-global-market-for-bevs-and-phevs-grew-by-25-per-cent/

  3. B@rão Vermelho says:

    E o novo sistema da Nissan o E-Power, aquilo nem é carne nem é peixe, em que categoria se insere?

    • Grunho says:

      O E-Power é um carro de combustão ainda mais caro de produzir, mais pesado e menos eficiente. Converter gasolina em energia cinética oara alimentar um gerador, e depois em energia mecânica num motor eléctrico para mover as rodas é sempre menos eficiente que que usar logo a energia cinética para mover as rodas. A única vantagem seria a circulação em urbano de para-arranca, quando o motor de combustão podia estar desligado, o resto é só perdas. Mas até isso a indústria há séculos que podia ter resolvido com um simples motor eléctrico a accionar o cubo de uma roda não motriz,, para velocidades até 5 ou 10 kms/h. Não ia custar mais que uma centenas de euros, mas não é assim que eles ganham dinheiro.

  4. Manuel da Rocha says:

    O número de EV (eléctricos a 100%) desceu 63% (Europa), desceu 48% (EUA) e subiu 13% (China).
    O que segurou os valores, referidos, são os híbridos, algo que se tem vindo a agravar, desde 2022.
    Ao mesmo tempo, os 830000 milhões de euros, em subsídios ou reduções, estão a ser cortados. O que deverá cortar, ainda mais, a venda dos eléctricos. Os híbridos, sim, estão a substituir os combustão… e os eléctricos. Quase 66%, dos que compraram, carros eléctricos, antes de 2018, querem passar para híbridos, pois compensam, muito mais, que os 100% eléctricos.

  5. nameblomcc says:

    A venda de 100% elétricos está a cair.
    O consumidor abriu os olhos e já não cai na armadilha dos governantes.

    Combustão e híbridos são soluções para o presente e futuro.

  6. Miguel Oliveira says:

    Nem há discussão nos carros hibridos, se não tinham lamborghinis, ferraris, se não me engano há f1 com motores hibridos. Para estas estatisticas tem de ser 100% electricos. A motorizacao e-power é 100% eletrica? É que nesta motorização o motor a combustão auxilia a 100% o motor eletrico… os 100% electricos sao modas, mas o mercado está a chegar á conclusão que não são eficazes, são muito melhores e eficientes que os motores a combustão, mas o mercado não procura isso. Já os japoneses sempre apostaram nos hibridos e faz mais sentido, alias as vantagens do motor electrico com de combustão. A alternativa a longo prazo vai passar por carros a hidrogenio, aliás já se vê em massa autocarros movidos a hidrogenio…

    • JL says:

      E têm.

      Mas eles são eficazes, qual teve que não foi ?

      A Toyota também apostou em 100% e já leva mais de 30 anos a apostar neles.

      Hidrogénio? Então os electricos a baterias são baratos demais e consomem pouco ?

      Em massa ? Onde ?

  7. Leonel matos says:

    Bom os elétricos tem de ser ou muito pouco económicos ou não sei. Pork na auto estrada andam a 120 e parece não quererem parar disso. Devem ter medo de gastar ou ficar sem bateria. Outra coisa que notei semana passada vi a notícia do id4 e na ficha técnica diz velocidade máxima 160kmh. Para 1 veículo daquela gama parece me muito pouco bem como a autonomia de 405 km. Qualquer veículo com motor 1.0 a gasolina anda até mais que isso atualmente

    • JL says:

      Se os eléctricos andam a 120, os a combustão devem andar a 90, é isso que tenho visto.

      Então ao que parece dão mais de 120, a velocidade está limitada para melhorar a eficiência.

      • Yamahia says:

        Vê-se como como os condutores de elektros e respectivos defensores andam completamente desfasados da realidade:
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g
        E ainda querem ter razão 😛

        • JL says:

          Mas ele ia a uma velocidade constante, o outro é que não.

          Razão de ? não entendi ? Afinal a maioria dos a combustão anda devagar.

          • Yamahia says:

            Anda anda. Os elektros é q andam depressa e por isso estacionam na faixa da esquerda. Ninguém os “me” passa e depois é o q se vê looolooolool

          • JL says:

            Tanto anda que ultrapassou quase tudo, menos um que vinha desgovernado.

          • Yamahia says:

            Quais passou? Em 500m ultrapassou um carro que estava em desaceleração para sair na saída a seguir e foi comido por 2 e sempre a rosnar com raiva. O 2⁰ teve que ser à força lá está. Não saía da frente enquanto rosnava ainda mais alto que ninguém sabe conduzir e só ele é q sabe pq tem um elektro e édono da faixa da esquerda. Deve ser algum vírus que se pega. Não andam nada é julgamento q andam muito eheheheh

            Depois chorou, parecia uma varina abandonada :
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwuhDFRM1OAHvIH3g
            LOL

          • JL says:

            Não viu o video todo ? eu vi passar por muitos, ou só conta os videos que você corta ? é como o outro da Noruega onde não se vê electricos ?LOOOOOOOOOOL

            Mas olhe lá, se eu for buscar um video de um condutor de um carro a combustão a conduzir mal, quer dizer que todos os que conduzem carros a combustão são iguais ? Incluindo você ?

          • Yamahia says:

            Deve ter passado mas foi na circular do Porto, qd o pessoal estava a sair para a Boavista,eheh
            Em AE aberta só tem que encostar à direita, amouxar, deixar andar quem quer andar, quem tem carro com andamento para andar e deixar de andar a rosnar para os outros condutores apenas porque é recalcado por não te carro para fazer o mesmo!

          • JL says:

            E no resto do vídeo, aliás dá para ver muito bem nos vídeos dele quem anda depressa nas AE.

  8. Leonel matos says:

    Até podem andar a 50. Mas não é o meu caso nem o de muitos. Aos anos que tenho carta quiser que aposto que nunca fui passado por nenhum elétrico. Achava que era para poupar bateria ou o motor agora sei que é eficiência. Toda gente diz elétricos liga para a eficiência.

  9. Leonel matos says:

    Sei bem que cada 1 anda á velocidade que quer independente do tipo de carro. No entanto acho estranho veículos com as características e potência do id4 e similares tem velocidades tão limitadas. Veículos com menos características a combustão podem facilmente atingir mais velocidade

  10. Leonel matos says:

    Verdade o Dacia spring é a prova disso. Mas certamente não é o único. Compra se 1 C1 ou sido do género com 65 CV a combustão e com certeza anda bem mais. Mas nem toda gente tem necessidade de andar depressa. Cada 1 deve comprar o que atende às necessidades

    • JL says:

      A prova que é tão ou mais rápido com menos potência.

      O spring tem 65 cv e faz 0-100 13.7 segundos, o mesmo que o C1 que tem 69cv e pesa quase metade, 770kg contra 1310 kg do spring.

      • Yamahia says:

        O Spring leva um bigode do C1 de quase uma hora daqui ao Porto, mesmo que a bateria do Spring fosse infinita.

        • Leonel matos says:

          E olha que as potências são praticamente idênticas. existe a diferença de peso mas essa só é adicionada ao veículo adivinhem pork motivo?

        • JL says:

          E depois ? Já fez quantas viagens de C1 de Lisboa ao Porto ?

          • Yamahia says:

            Para o C1 não teria nenhum problema. Para o Spring sim, seria um grande problema. Por cada 100kms teria que passar 2 horas atracado a um posto de carregamento dos rapidos. Eheh

          • JL says:

            Então porque não o fez já ? assim teria a certeza se faz ou não.

            E porquê cada 100 kms ? e porque 2 horas ? inventou como sempre ?

          • Yamahia says:

            Não estou a perceber qual a sua dificuldade

            Já fui ao Porto e voltei no mesmo dia com carros menos potentes que esse C1 e foi sempre no prego. Uno 1.1sx e r5 Campus que não chegava a 1000cc Lol. Vc é mesmo limitado dos neurónios ou faz-se?
            P.s.
            Não tenho a certeza, mas o Corolla 1200 da titi ainda era menos potente que os outros e tb lá foi e voltou no mesmo dia, sempre a abrir, como não podia deixar de ser.

          • JL says:

            Eu também já fui ao porto e vim no mesmo dia em carros eléctricos com menos potência que o C1, qual a dificuldade de entender?

            Mas qual foi a viagem que fez de Lisboa ao Porto num C1 ? No último ano ?

            Você é mesmo limitado dos neurónios, ou faz-se ?

          • Yamahia says:

            Foi num Spring?
            Agora fiquei com pena de si…

          • JL says:

            Não, foi em algo com menos potência, não tenha.

  11. Leonel matos says:

    No caso eu referia me desta vez a velocidade de ponta. Já sei que em arranque apesar de alguns elétricos não serem nada de especial no geral são consideravelmente rápidos. Mas para a potência que tem em velocidade de ponta andam menos que carros a combustão. Qualquer carro 1.0 alcança 160 ou 170 km. Tem elétricos com mais de 200 CV para serem limitados a 160. Embora essa velocidade seja suficiente para uma parte das pessoas

  12. Leonel matos says:

    Se te referes ao C1 esse é a gasolina não elétrico

  13. Leonel matos says:

    Vocês falam muito dos consumos mas pelo que vejo são de Lisboa onde é mais ou menos plano. Eu queria ver fazerem esses consumos seja em elétrico ou a combustão na minha zona onde é tudo terreno montanhoso. Cálculos de cidade e arredores onde tudo é quase plano é fácil

  14. Leonel matos says:

    Não sei que regenerativa faz em km a subir. Lógico que no oposto desce mas nunca vi ninguém dizer que tem carro mais econômico em zona montanhosa

  15. Leonel matos says:

    Não disse que não havia. Disse que as pessoas não aderiam muito. Mas pouco a pouco vão aderindo. Já vejo mais 1 Tesla e 2 spring. Não digo que não seja mais econômico pork no geral as pessoas não fazem muitos km até às fábricas onde trabalham

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