Vendas globais de carros elétricos crescem ligeiramente, mas há problemas a caminho
Espera-se muito do mercado dos carros elétricos para os próximos meses. As novidades políticas podem alterar todo o cenário e trazer limitações a curto prazo, que se vão certamente refletir nos preços. Os dados mais recentes mostram um crescimento claro nas vendas, mas preparam a chegada de problemas em breve à Europa, China e EUA.
A Rho Motion divulgou os mais recentes números sobre as vendas globais de veículos elétricos para janeiro de 2025. Foram vendidos 1,3 milhões de carros elétricos em todo o planeta. Isto representa uma queda de mais de um terço relativamente aos números recorde de dezembro, mas com uma nota clara. Janeiro de 2025 registou ainda um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
As vendas globais de carros elétricos terão um início sólido, se não espetacular, em janeiro de 2025. Enquanto os números da China caíram previsivelmente após a onda do final do ano, a Europa ganha força, e a América do Norte apresenta um crescimento constante. Os dados dos principais mercados em janeiro:
- Global: 1,3 milhões de carros elétricos vendidos (+18% em termos homólogos, -35% desde dezembro de 2024)
- China: 0,7 milhões (+12% a/a, -43% mês)
- UE, EFTA e Reino Unido: 0,25 milhões (+21% a/a, -19% mês)
- EUA e Canadá: 0,13 milhões (+22% a/a, -28% mês)
- Resto do mundo: 0,13 milhões (+50% a/a, -4% mês)
Com os padrões de emissões a entrarem em vigor para os fabricantes europeus este ano, todos os olhos estão postos no mês de abertura da região, que mostra um crescimento encorajador de 21% em comparação com o período homólogo. Já o mercado chinês, como esperado, encolheu 43% relativamente ao mês anterior, uma vez que os condutores tendem a investir tudo no final do ano.
O mercado dos EUA e do Canadá ainda não foi afetado pela chegada do novo presidente e está a apresentou um aumento consistente de 22% relativamente ao ano anterior. No geral, um início de ano sem controvérsias para o mercado global de carros elétricos, embora não deva permanecer assim por muito tempo.
Apesar das preocupações com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, as alterações propostas e as taxas adicionais ainda não chegaram. Do lado da Europa, esperam-se também mudanças para os próximos meses, fruto desta mesma mudança a acontecer nos EUA. Também os fabricantes chineses devem adaptar-se em breve a alterações que os países do velho continente criaram.






















“…A Rho Motion divulgou …”
Divulgou BEV+PHEV. Assim ficamos sem saber como realmente estão os BEV.
PHEV são carros a combustão e como todos os combustão não vão poder ser vendidos após 31 DEZ 2034.
Até lá vão sendo usados pelos narradores da narrativa para baralhar a mente dos menos atentos, levando-os a acreditar que a agenda vai ser cumprida.
Errado, são híbridos plugin.
São carros a combustão auxiliados por uma bateria.
Podem funcionar em combustão durante todo o tempo e em qualquer situação mas apenas conseguem funcionar a electricidade durante algum tempo e apenas em determinadas situações.
Errado, são híbridos, e também podem funcionar em modo eléctrico durante todo o tempo.
Apenas em ocasiões especificas. Em modo combustão funciona sem restrições.
Mas nem sei porque estou a discutir contigo, afinal és o JL..Lol
Nop, podem andar sempre só em modo eléctrico, não sei porque ateima em algo tão simples, afinal é o Anung.
Podem andar sempre mas… Quantos km fazem sem parar? 120?e desses 120 tem de parar quantos KMS antes dependendo da distância de onde puder carregar.?
Não interessa o que fazem, podem andar sempre em modo eléctrico.
funciona a combustao enquanto tem combustao e funciona a bateria enquato tem bateria, pode fucionar so a combustao, so a bateria e ambos. e sim gasta menos que um so a combustao.
Isso é o mais certo. Enquanto tiver carga pode andar a bateria. O mesmo resulta para a combustão. Sem combustível também não anda
O q é q está errado? Vão continuar a poder ser vendidas na UE após 31 DEZ 2034?
PHEV é carro a combustão e gasta mais combustível e consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!
Errado, é um híbrido, e faz menos poluição que os a combustão.
Não é o peso que faz a poluição.
Ai não? Então explique lá desde qd um carro mais leve gasta mais combustível que um carro mais pesado da mesma gama e marca?
É já nem vamos para a história dos pneus onde o mais pesado polui tb muito mais.
O peso flutua, quanto mais pesado mais o carro flutua…
Então um diesel não gasta menos ?
Tb há PHEV’S a diesel.
A permissa é a mesma. Mais peso mais gasto.
A pergunta não era essa.
É por isso que a F1 os carros de 800km gastam 50L/100km…
*800kg
O peso obriga a motores mais potentes que por vezes gera mais emissão de gases. Queres ver que 1 camião novo e uma carrinha nova o camião polui menos
Um camião polui menos para aquilo que transporta, portanto não faz sentido o que diz, e se formos para navios e comboios, ainda gastam menos comparado o que transportam.
Polui pouco para aquilo que transporta? E quando não transporta. Quando vão vazio ou o dono do Leva o trator para casa? Deve poluir menos que a minha bicicleta então
Quando não transporta no máximo é idêntico a um carro, que raramente transporta.
Mais uma vez:
Um carro de F1 pesa 800kg e gasta 50L/100km
Um carro citadino pesa 1000kg e gasta 5L/100km.
O peso é sinónimo de maior consumo quando comparado de igual forma com um motor equivalente. No entanto por si só o peso não é fator de maior consumo e é por isso que um carro citadino que é mais leve – tem consumos mais elevados em AE que um sedan mais pesado e com maior cilindrada.
Assim a regra é: Maior cilindrada maior o consumo para o mesmo esforço.
Carros similares @Realista, sabes o que é?
Mete entao um lastro de 200 kgs no F1 a ver se passa a gastar menos.
Cada um…
E não leste a parte em que eu disse que o peso só interessa se comparares o mesmo motor com pesos diferentes…
Assim ao meteres um lastro de 200kg num F1 estas a fazer o que eu disse: a comprar o mesmo motor com pesos diferentes e para a mesma carga.
Basta ter em mente que um carro citadino em AE consome mais que um Sedan que é mais pesado… como é que explicas isso?!
Em carros similares os eléctricos e híbridos chegam a gastar até 5 vezes menos.
“…consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!…”
Isto foi o q disse desde o início da conversa.
@Realista, tu é q vieste meter o bedelho na conversa e tentar baralhar a lógica da física.
@JL, gasta menos o tanas. Antes de chegar ao elektro, a electricidade já gastou 10x’s+para ser produzida, distribuída e recarregada.
E a conversa é sobre meter o sistema PHEV num combustão. Os dados chegados à UE são francamente esclarecedores.
Mas isso não é verdade, os diesel também têm uma marreca mais pesada e consomem menos.
10x como ? agora vai inventar outra ? deve ter-se enganado em eletricidade e devia ter dito combustivel, se não fosse assim os híbridos eram híbridos a combustivel, ou seja, usavam gasóleo e gasolina. LOOOOOOOOOL
Isso não existe, o que existem é uma tecnologia que permite usar 2 sistemas distintos de propulsão, e por isso se chamarem hibridos plugin.
Quais dados ?
Basta olhar para um carro elektro com sistema de extensor de autonomia. Por exemplo o i3 REX, consome 1 litro por cada kWh gerado. Ou seja, numa AE a pisar ovos, vai a mamar 20lts aos 100.
(isto sem as tradicionais perdas de distribuição e carregamento que a tradicional rede eléctrica implica)
Se 9 litros de combustivel dá para 120 kms como é que consome 20 litros para 200 ?
Mas isso é um problema do motor a combustão, que como estamos fartos de ver, são ineficientes.
https://eletricamente.pt/bmw-i3-rex-analise/
As tradicionais perdas de distribuição e carregamento são muito inferiores ás perdas nos combustíveis, a começar pela extração, transporte, refinação, transporte, e depois ainda tem a evaporação, que os deixa a cerca de 6x a 8x menos eficientes.
Nop. Com 9 litros gera 9kWh de electricidade na bateria. Faz os 120kns se apanhar uma descida de 120kms q não existe.
Com 9 kwh na AE se o i3 fizer 50kms pode deitar foguetes e é preciso rolar a menos de 120 constantes.
Já um da classe dele faz qs 200 kms na boinha.
Por aqui já pode ver a eficiência do sistema elktro looolooolool
Nop, inventou mais uma só porque sim, enfim.
Mas isso não é problema do sistema eléctrico, já que é esse que gasta o mesmo, o motor a gasolina é que gasta muito, além de terem usado um motor de uma scooter.
Um sistema REX para fazer 120kms tem que gastar 7,5 kWh por cada 100 kms. Ora, todos sabemos como isso é impossível num I3 em qq circunstância, talvez a descer consiga no entanto, repito, não há descidas de 120kms
O sistema rex não gasta 7.5 kwh, se formos falar em kwh são cerca 85 kwh (já que são esses os kWh de 9 litros de gasolina), está a ver como os motores a combustão são tão ineficientes.
Claro que não, dai ele não produzir apenas isso, o tipico de um gerador com eficiência é cerca de 3.3 kwh por litro consumido, isto nos a diesel, a gasolina fica pelos 2.7 a 2.9 kwh, portanto deve andar perto destes valores.
Como descrito acima, de um litro de gasosa o REX do i3 tira um kWh.
Como o depósito leva 9litros, apenas obtém 9 kWh.
O resto são lérias.
Isso é escrito por si, que não faz qualquer sentido.
Sim, as suas lérias.
Como é que é?
9 litros de gasolina no REX da BMW são mais ecológicos que 9litros de gasolina num combustão tradicional e o quádruplo dos kms?
Mais uma milagre eheheh
Não é milagre nenhum são factos, nem ninguém disse isso.
Mas mostre lá um carro com motor 650 cc que faça 200 kms em auto-estrada a 120 kmh e consuma 9 litros, isso sim, deve ser milagre….
Já ouviu falar em Kei Cars?
E o I3 REX se fizer 50 kms a 120 kmh com o extensor, pode deitar foguetes.
O i3 não é um Key car, nem perto disso. Mas eles dão 120 ?
O i3 faz 120 a 150 KMS com 9 litros.
Olha afinal, nem nas especificações fazem 200 KMS com 9 litros, quanto mais na autoestrada. Looool
https://www.pakwheels.com/new-cars/suzuki/kei/specifications/
Dão 140. Mais que muitos elektros que andam praí.
Em relação ao i3 este dá 150, portanto + 10kmh, no entanto, manter essa velocidade máxima no i3 por períodos prolongados não é recomendado, pois pode levar ao aquecimento dos componentes elétricos. Um problema presente em todos os elektros e não somente do i3.
Todos devem ser conduzidos a velocidades moderadas.
Já o Kei car pode ir sempre no prego que não vai ter problemas de aquecimento por causa disso.
A descer e a rezar.
Então e o a combustão não tem componentes que aquecem ? Looooool, então qual foi o i3 que aqueceu por andar a 150 ?
A velocidades moderadas ? Onde leu essa ? Foi numa das missas ?
Que eu saiba são os a combustão que têm problemas de aquecimento e até de arrefecimento, tanto que se vêem muitos nas bermas das ae a deitar fumo e vapor, e no arrefecimento é habitual você vir aqui dizer que abranda uns KMS antes de parar para arrefecer os componentes, portanto 2 problemas num só.
Na UE a meta é emissões zero em 2035 dos veículos novos vendidos. Isto significa que não podem ser vendidos novos carros a combustível – gasolina. diesel, PHEVs e outros híbridos, exceto se usarem e-fuel (uma exceção que foi aprovada).
Nesta altura já ninguém acredita nisso. E começam em 2025. na UE e no UK, as multas aos fabricantes que não atinjam a meta anual de redução de emissões de CO2 (valor médio por automóvel, considerando o número de automóveis totalmente elétricos, híbridos ou só com motor de combustão que fabricam).
Podem pois, desde que gastem combustíveis neutros em carbono.
A tua habilidade é rabiar …
A exceção aprovada pela UE – abrange o e-fuel (obtido a partir do hidrogénio), que foi o que escrevi, mas não abrange os biocombustíveis.
Ou combustível sintético que é produzido com electricidade.
Não escreveu nada disso.
Os biocombustíveis deviam ser considerados mas os cofres do estado têm uma opinião diferente.
Deste modo acabam por sair mais caros que os fósseis.
Sim, os cofres do estado têm vindo a pagar muita incorporação de biocombustíveis.
Não digo …
Combustíveis sintéticos ou e-fuel é o mesmo.
Quanto aos biocombustíveis, está previsto que atinjam um máximo de 10% na mistura com combustíveis fósseis. Nunca seriam produzidos em quantidade signicativas para alimentar os motores de combustão. E o mesmo se passa quanto ao e-fuel (combustíveiss sintéticos).
Mas o meu diesel já é neutro em carbono…. Reduzo as minhas deslocações ao máximo, tenho um carro Euro6E, e evito andar de avião. Ao contrário de pessoas que se dizem amigas do ambiente mas não se privam de nada.
Ele é neutro como ?
Não lhe mete gasóleo ? Anda só de empurram ? Então é.
A Audi e BMW já disseram que vão continuar com motores a gasolina e diesel e a UE vai acabar por voltar atrás com essa treta do fim dos motores a combustão em 2035.
E podem continuar à vontade, nunca ouve nenhuma proibição para não continuarem. Isso é apenas sensacionalismo.
E é a cobrar ISP e taxa de carbono +dupla tributação de IVA sobre combustíveis adicionais neutros em carbono.
Já sabemos como funcionam estas benesses que implica que tenhamos os combustíveis rodoviários mais caros do mundo.
O mesmo acontece nos elétricos, pagam ISP e iva em cima.
Também se paga ISP na eletricidade renovável, portanto é igual.
Não são os mais caros do mundo, nem lá perto, isto porque estão cheios de subsídios.
Lérias da ME, só mais um exemplo de como trocar um quarto de grosa por uma grosa e querer fazer crer que é mais ecológico
Que é mais ecológico já todos sabemos, por isso é que paga menos.
A electricidade não paga ISP, não paga taxa de carbono., nao paga nada. Só recebe.
Só se você não paga, o que é o IEC ?
https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2011-169830584
Taxa do ISP aplicável à electricidade
A taxa do ISP aplicável à electricidade é igual a (euro) 1,00 por MWh.
IEC imposto sobre o consumo, uma fortuna de um milésimo de euro por quilowatt-hora e vinte milésimos de euro por cada 100kms percorridos num elektro.
Será que chega para pagar o trabalho de cortar a folha seca de uma erva à beira da estrada?
Querer comparar o IEC da electricidade ao ISP dos combustíveis rodoviários é um bocado parvo.
Só me gozam eheh
Está a dizer que o diário da república está errado ?
Claro que paga menos, polui intimamente menos e gastam menos.
O ISP também é usado para cortar a erva nas bermas?
garanto que polui menos, porque consome mentos
Não é a venda que irá ser proibida creio, é a fabricação. Os veículos que existam podem continuar a ser vendidos, novos ou usados. Salvo erro.
Pode-se produzir para exportação. Não se pode é vender veículos novos, no UK e UE. Isto se a legislação não for alterada, como é mais do que previsível.
Claro os q existem é até morrerem por acidente perda total. De contrário são eternos.
Ao que parece duram menos que os eléctricos, portanto nenhum é eterno.
Duram, duram, vê-se
https://www.instagram.com/share/reel/_8VPiGE_q
Então ? Os carros não podem estacionar ?
Estacionar?
O elektro desligou-se apenas por ter levado um beijinho no para choques. Dali já não sai.
Como sabe que ele desligou ? que eléctrico é esse ?
Vê-se
Vê-se onde ?
Levam uma traseirada e desligam-se. Devem ficar à espera de mais qq coisa…
Mas como sabe que se desligou ? mostre lá provas disso ?
Este também se desligou ?
https://ibb.co/ymmSpB3Q
esquece essa meta de 2034, nunca vai acontecer, vais ver.
Aposto que não. Não há como por mais q queiram e obriguem.
O que aposta ?
O que quer apostar?
A aposta é sua, não minha, dê sugestões.
Mesmo. Mais um estudo tapa-olhos.
Quando se fala de “veículos elétricos” (EV – electric vehicles) convém saber qual e a metodologia usada pela Rho Motion – para evitar o conhecido passe de mágica de os confundir com automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV).
“As estatísticas da empresa incluem carros de passageiros e veículos comerciais ligeiros, que no mercado dos EUA geralmente incluem SUVs e pick ups, por exemplo. A Rho Motion não diferencia entre BEVs e PHEVs, portanto, todos os veículos carregáveis externamente são mostrados juntos [os EV]. Modelos com um extensor de alcance (EREV) também se enquadram nessa definição e estão incluídos no grupo de híbridos plug-in [PHEV].”
Por isso, quando a Rho Motion escreve, em 2024, 17,1 milhões “EV” foram vendidos em todo o mundo”- deve ler-se: 17,1 milhões de “automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros com sistemas elétricos [BEV) ou plug-in [PHEV] foram vendidos em todo o mundo”.
https://www.electrive.com/2025/01/17/uk-analysis-shows-global-market-for-bevs-and-phevs-grew-by-25-per-cent/
E o novo sistema da Nissan o E-Power, aquilo nem é carne nem é peixe, em que categoria se insere?
O E-Power é um carro de combustão ainda mais caro de produzir, mais pesado e menos eficiente. Converter gasolina em energia cinética oara alimentar um gerador, e depois em energia mecânica num motor eléctrico para mover as rodas é sempre menos eficiente que que usar logo a energia cinética para mover as rodas. A única vantagem seria a circulação em urbano de para-arranca, quando o motor de combustão podia estar desligado, o resto é só perdas. Mas até isso a indústria há séculos que podia ter resolvido com um simples motor eléctrico a accionar o cubo de uma roda não motriz,, para velocidades até 5 ou 10 kms/h. Não ia custar mais que uma centenas de euros, mas não é assim que eles ganham dinheiro.
Mas esse não é phev.
HEV.
O número de EV (eléctricos a 100%) desceu 63% (Europa), desceu 48% (EUA) e subiu 13% (China).
O que segurou os valores, referidos, são os híbridos, algo que se tem vindo a agravar, desde 2022.
Ao mesmo tempo, os 830000 milhões de euros, em subsídios ou reduções, estão a ser cortados. O que deverá cortar, ainda mais, a venda dos eléctricos. Os híbridos, sim, estão a substituir os combustão… e os eléctricos. Quase 66%, dos que compraram, carros eléctricos, antes de 2018, querem passar para híbridos, pois compensam, muito mais, que os 100% eléctricos.
Depende, as marcas Stellantis – peugeot, citroen, fiat, opel – vão ser todas obrigadas a vender eléctricos depois do que se passou com os motores a gasolina pure tech e diesel blue hdi que os desacreditaram completamente. E mesmo assim vai ser difícil recuperar a credibilidade perdida.
Quando ?
Pode mostrar a fonte desses números ? Ou são apenas da sua cabeça como é costume ?
A venda de 100% elétricos está a cair.
O consumidor abriu os olhos e já não cai na armadilha dos governantes.
Combustão e híbridos são soluções para o presente e futuro.
Não, está a subir.
Nem há discussão nos carros hibridos, se não tinham lamborghinis, ferraris, se não me engano há f1 com motores hibridos. Para estas estatisticas tem de ser 100% electricos. A motorizacao e-power é 100% eletrica? É que nesta motorização o motor a combustão auxilia a 100% o motor eletrico… os 100% electricos sao modas, mas o mercado está a chegar á conclusão que não são eficazes, são muito melhores e eficientes que os motores a combustão, mas o mercado não procura isso. Já os japoneses sempre apostaram nos hibridos e faz mais sentido, alias as vantagens do motor electrico com de combustão. A alternativa a longo prazo vai passar por carros a hidrogenio, aliás já se vê em massa autocarros movidos a hidrogenio…
E têm.
Mas eles são eficazes, qual teve que não foi ?
A Toyota também apostou em 100% e já leva mais de 30 anos a apostar neles.
Hidrogénio? Então os electricos a baterias são baratos demais e consomem pouco ?
Em massa ? Onde ?
Bom os elétricos tem de ser ou muito pouco económicos ou não sei. Pork na auto estrada andam a 120 e parece não quererem parar disso. Devem ter medo de gastar ou ficar sem bateria. Outra coisa que notei semana passada vi a notícia do id4 e na ficha técnica diz velocidade máxima 160kmh. Para 1 veículo daquela gama parece me muito pouco bem como a autonomia de 405 km. Qualquer veículo com motor 1.0 a gasolina anda até mais que isso atualmente
Se os eléctricos andam a 120, os a combustão devem andar a 90, é isso que tenho visto.
Então ao que parece dão mais de 120, a velocidade está limitada para melhorar a eficiência.
Vê-se como como os condutores de elektros e respectivos defensores andam completamente desfasados da realidade:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g
E ainda querem ter razão 😛
Mas ele ia a uma velocidade constante, o outro é que não.
Razão de ? não entendi ? Afinal a maioria dos a combustão anda devagar.
Anda anda. Os elektros é q andam depressa e por isso estacionam na faixa da esquerda. Ninguém os “me” passa e depois é o q se vê looolooolool
Tanto anda que ultrapassou quase tudo, menos um que vinha desgovernado.
Quais passou? Em 500m ultrapassou um carro que estava em desaceleração para sair na saída a seguir e foi comido por 2 e sempre a rosnar com raiva. O 2⁰ teve que ser à força lá está. Não saía da frente enquanto rosnava ainda mais alto que ninguém sabe conduzir e só ele é q sabe pq tem um elektro e édono da faixa da esquerda. Deve ser algum vírus que se pega. Não andam nada é julgamento q andam muito eheheheh
Depois chorou, parecia uma varina abandonada :
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwuhDFRM1OAHvIH3g
LOL
Não viu o video todo ? eu vi passar por muitos, ou só conta os videos que você corta ? é como o outro da Noruega onde não se vê electricos ?LOOOOOOOOOOL
Mas olhe lá, se eu for buscar um video de um condutor de um carro a combustão a conduzir mal, quer dizer que todos os que conduzem carros a combustão são iguais ? Incluindo você ?
Deve ter passado mas foi na circular do Porto, qd o pessoal estava a sair para a Boavista,eheh
Em AE aberta só tem que encostar à direita, amouxar, deixar andar quem quer andar, quem tem carro com andamento para andar e deixar de andar a rosnar para os outros condutores apenas porque é recalcado por não te carro para fazer o mesmo!
E no resto do vídeo, aliás dá para ver muito bem nos vídeos dele quem anda depressa nas AE.
Até podem andar a 50. Mas não é o meu caso nem o de muitos. Aos anos que tenho carta quiser que aposto que nunca fui passado por nenhum elétrico. Achava que era para poupar bateria ou o motor agora sei que é eficiência. Toda gente diz elétricos liga para a eficiência.
Então é porque não os sabe identificar.
Então e os que andam com os a combustão devagar ? é para poupar o motor?
Acho que é melhor ler o que disse.
Sei bem que cada 1 anda á velocidade que quer independente do tipo de carro. No entanto acho estranho veículos com as características e potência do id4 e similares tem velocidades tão limitadas. Veículos com menos características a combustão podem facilmente atingir mais velocidade
Pois pode, mas muitos só a descer, estes pelo menos atingem com facilidade.
Faz lembrar o coelho para a coelha:
“…É tão bom não foi?…”
Sim, com veículos de baixa cilindrada é um pouco isso, assim que a descida acabar “foi bom”. LOL
Para esses temos os elektros q não chegam aos 130, nem a descer. 😛
Então que elétricos são esses ? o spring com motor de 45cv ? LOOOL
A facilidade de cada veículo depende da potência. Até os elétricos mais fracos certamente terão mais dificuldade. Alguns até demoram o mesmo ou mais que o meu do 0 aos 100 e Olha que estou longe de ter algum Ferrari
Depende da potência, mas para a mesma potência demoram sempre menos.
Verdade o Dacia spring é a prova disso. Mas certamente não é o único. Compra se 1 C1 ou sido do género com 65 CV a combustão e com certeza anda bem mais. Mas nem toda gente tem necessidade de andar depressa. Cada 1 deve comprar o que atende às necessidades
A prova que é tão ou mais rápido com menos potência.
O spring tem 65 cv e faz 0-100 13.7 segundos, o mesmo que o C1 que tem 69cv e pesa quase metade, 770kg contra 1310 kg do spring.
O Spring leva um bigode do C1 de quase uma hora daqui ao Porto, mesmo que a bateria do Spring fosse infinita.
E olha que as potências são praticamente idênticas. existe a diferença de peso mas essa só é adicionada ao veículo adivinhem pork motivo?
O spring tem menos potência, e mais peso, porque razão têm a mesma performance dos 0-100 ?
E depois ? Já fez quantas viagens de C1 de Lisboa ao Porto ?
Para o C1 não teria nenhum problema. Para o Spring sim, seria um grande problema. Por cada 100kms teria que passar 2 horas atracado a um posto de carregamento dos rapidos. Eheh
Então porque não o fez já ? assim teria a certeza se faz ou não.
E porquê cada 100 kms ? e porque 2 horas ? inventou como sempre ?
Não estou a perceber qual a sua dificuldade
Já fui ao Porto e voltei no mesmo dia com carros menos potentes que esse C1 e foi sempre no prego. Uno 1.1sx e r5 Campus que não chegava a 1000cc Lol. Vc é mesmo limitado dos neurónios ou faz-se?
P.s.
Não tenho a certeza, mas o Corolla 1200 da titi ainda era menos potente que os outros e tb lá foi e voltou no mesmo dia, sempre a abrir, como não podia deixar de ser.
Eu também já fui ao porto e vim no mesmo dia em carros eléctricos com menos potência que o C1, qual a dificuldade de entender?
Mas qual foi a viagem que fez de Lisboa ao Porto num C1 ? No último ano ?
Você é mesmo limitado dos neurónios, ou faz-se ?
Foi num Spring?
Agora fiquei com pena de si…
Não, foi em algo com menos potência, não tenha.
No caso eu referia me desta vez a velocidade de ponta. Já sei que em arranque apesar de alguns elétricos não serem nada de especial no geral são consideravelmente rápidos. Mas para a potência que tem em velocidade de ponta andam menos que carros a combustão. Qualquer carro 1.0 alcança 160 ou 170 km. Tem elétricos com mais de 200 CV para serem limitados a 160. Embora essa velocidade seja suficiente para uma parte das pessoas
Nem por isso, temos aqui um exemplo que dá 157 e pesa apenas 770 kilos.
https ://www.motor24.pt/sites/welectric/comparativo-real-entre-os-25-eletricos-com-mais-autonomia-os-melhores-e-os-piores/1651346/
Se te referes ao C1 esse é a gasolina não elétrico
Vocês falam muito dos consumos mas pelo que vejo são de Lisboa onde é mais ou menos plano. Eu queria ver fazerem esses consumos seja em elétrico ou a combustão na minha zona onde é tudo terreno montanhoso. Cálculos de cidade e arredores onde tudo é quase plano é fácil
Provavelmente aí ainda faz melhor, a regenerativa faz muita diferença.
Não sei que regenerativa faz em km a subir. Lógico que no oposto desce mas nunca vi ninguém dizer que tem carro mais econômico em zona montanhosa
Tudo o que sobe… desce.
Não é você que diz que nessa zona não há eléctricos ?
Eu disse que era mais económico ?
Não disse que não havia. Disse que as pessoas não aderiam muito. Mas pouco a pouco vão aderindo. Já vejo mais 1 Tesla e 2 spring. Não digo que não seja mais econômico pork no geral as pessoas não fazem muitos km até às fábricas onde trabalham
Quantos kms tinham os carros que elas usavam antes e quanto têm agora ?