Vendas globais de carros elétricos crescem ligeiramente, mas há problemas a caminho
Espera-se muito do mercado dos carros elétricos para os próximos meses. As novidades políticas podem alterar todo o cenário e trazer limitações a curto prazo, que se vão certamente refletir nos preços. Os dados mais recentes mostram um crescimento claro nas vendas, mas preparam a chegada de problemas em breve à Europa, China e EUA.
A Rho Motion divulgou os mais recentes números sobre as vendas globais de veículos elétricos para janeiro de 2025. Foram vendidos 1,3 milhões de carros elétricos em todo o planeta. Isto representa uma queda de mais de um terço relativamente aos números recorde de dezembro, mas com uma nota clara. Janeiro de 2025 registou ainda um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
As vendas globais de carros elétricos terão um início sólido, se não espetacular, em janeiro de 2025. Enquanto os números da China caíram previsivelmente após a onda do final do ano, a Europa ganha força, e a América do Norte apresenta um crescimento constante. Os dados dos principais mercados em janeiro:
- Global: 1,3 milhões de carros elétricos vendidos (+18% em termos homólogos, -35% desde dezembro de 2024)
- China: 0,7 milhões (+12% a/a, -43% mês)
- UE, EFTA e Reino Unido: 0,25 milhões (+21% a/a, -19% mês)
- EUA e Canadá: 0,13 milhões (+22% a/a, -28% mês)
- Resto do mundo: 0,13 milhões (+50% a/a, -4% mês)
Com os padrões de emissões a entrarem em vigor para os fabricantes europeus este ano, todos os olhos estão postos no mês de abertura da região, que mostra um crescimento encorajador de 21% em comparação com o período homólogo. Já o mercado chinês, como esperado, encolheu 43% relativamente ao mês anterior, uma vez que os condutores tendem a investir tudo no final do ano.
O mercado dos EUA e do Canadá ainda não foi afetado pela chegada do novo presidente e está a apresentou um aumento consistente de 22% relativamente ao ano anterior. No geral, um início de ano sem controvérsias para o mercado global de carros elétricos, embora não deva permanecer assim por muito tempo.
Apesar das preocupações com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, as alterações propostas e as taxas adicionais ainda não chegaram. Do lado da Europa, esperam-se também mudanças para os próximos meses, fruto desta mesma mudança a acontecer nos EUA. Também os fabricantes chineses devem adaptar-se em breve a alterações que os países do velho continente criaram.
“…A Rho Motion divulgou …”
Divulgou BEV+PHEV. Assim ficamos sem saber como realmente estão os BEV.
PHEV são carros a combustão e como todos os combustão não vão poder ser vendidos após 31 DEZ 2034.
Até lá vão sendo usados pelos narradores da narrativa para baralhar a mente dos menos atentos, levando-os a acreditar que a agenda vai ser cumprida.
Errado, são híbridos plugin.
São carros a combustão auxiliados por uma bateria.
Podem funcionar em combustão durante todo o tempo e em qualquer situação mas apenas conseguem funcionar a electricidade durante algum tempo e apenas em determinadas situações.
Errado, são híbridos, e também podem funcionar em modo eléctrico durante todo o tempo.
O q é q está errado? Vão continuar a poder ser vendidas na UE após 31 DEZ 2034?
PHEV é carro a combustão e gasta mais combustível e consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!
Errado, é um híbrido, e faz menos poluição que os a combustão.
Não é o peso que faz a poluição.
Quando se fala de “veículos elétricos” (EV – electric vehicles) convém saber qual e a metodologia usada pela Rho Motion – para evitar o conhecido passe de mágica de os confundir com automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV).
“As estatísticas da empresa incluem carros de passageiros e veículos comerciais ligeiros, que no mercado dos EUA geralmente incluem SUVs e pick ups, por exemplo. A Rho Motion não diferencia entre BEVs e PHEVs, portanto, todos os veículos carregáveis externamente são mostrados juntos [os EV]. Modelos com um extensor de alcance (EREV) também se enquadram nessa definição e estão incluídos no grupo de híbridos plug-in [PHEV].”
Por isso, quando a Rho Motion escreve, em 2024, 17,1 milhões “EV” foram vendidos em todo o mundo”- deve ler-se: 17,1 milhões de “automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros com sistemas elétricos [BEV) ou plug-in [PHEV] foram vendidos em todo o mundo”.
https://www.electrive.com/2025/01/17/uk-analysis-shows-global-market-for-bevs-and-phevs-grew-by-25-per-cent/