Agregado familiar no IRS: Casou? Divorciou-se? Foi mãe ou Pai?
O seu agregado familiar sofreu mudanças em 2024? Então não se esqueça de atualizar essa informação no Portal das Finanças em 2025 até dia 17 de fevereiro. Hoje deixamos já um pequeno guia para saber o que tem de fazer.
Até 17 de fevereiro de 2025, os sujeitos passivos de IRS podem confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, nomeadamente informação sobre residência alternada de dependentes em guarda conjunta estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha a modelo 3 com estes elementos pessoais atualizados.
- nascimento,
- divórcio,
- dependente em guarda conjunta,
- filhos com 26 anos,
- óbito.
IRS: Como atualizar o seu agregado familiar?
Para atualizar o seu agregado familiar deverá aceder ao Portal das Finanças e depois carregar em Aceder na informação relativa ao IRS.
O próximo passo é autenticar-se com os contribuintes que se encontram registados e que fazem parte do seu agregado familiar.
Se tiverem mais algum dependente deve carregar em Adicionar Dependente. Esta opção encontra-se no fundo da página apresentada.
Depois é só carregar em Seguinte para avançarmos para a informação sobre a Habitação Permanente do Agregado.
Para proceder à confirmação e/ou indicação dos elementos pessoais (que aparecem nessa página), para efeitos do IRS, deve efetuar, em sequência, os seguintes passos: Confirmar / Preencher » Seguinte » Submeter.
A informação sobre a vossa habitação pode ser encontrada na Caderneta Predial. Depois do correto preenchimento de todos os parâmetros, basta carregar em Fechar Modo Edição e em seguida carregar em Submeter.
Veja o que tem de fazer até dia 17 de fevereiro
A atualização/confirmação do agregado familiar deve ocorrer não só se se registarem alterações face ao ano anterior. Para casos em que dependentes constem em mais do que uma declaração de IRS, a AT não assume a composição do ano anterior, pelo que se torna necessário que a confirmação da composição do agregado familiar ocorra obrigatoriamente todos os anos.
Partilho a referência do artigo 78 do Código de IRS (https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs78.aspx), com referência particular aos pontos 9, 10, 11 e 12 onde constam as regras e o que acontece quando não é realizada essa confirmação.
IRS….ora aqui está um assunto onde o user X não é perdido nem achado 🙂
Se és capitalista, se fazes parte dos 5% de cima dos negócios ou das profissões liberais ligadas aos negócios, não tens de te preocupar com o IRS. Pela simples razão de que não tens ninguém a mandar para as finanças a tua folha de pagamentos. Se não fazes parte da burguesia exploradora dos 5% de cima, e pertences aos 70, 80, 90 e tal % que não têm como escapar ao IRS, aí já tens, e a tua única hipótese é varrer do poder as forças políticas que tornaram possível a farsa do IRS.
Desde que me casei e tive um filho que so em impostos pago metade do que pagava, a brincadeira sao mais 23 mil euros na conta todos os anos. Ser solteiro é mandar dinheiro po lixo
Tirandos as mentiras…é tudo verdade LOLOL
Hahahaha! É por isso que os portugueses não param de fazer filhos.
Sim, é um facto que ser solteiro sem filhos paga-se muito mais impostos do que ser casado com filhos. Hoje em dia ter filhos para muita gente é um problema porque não podem ir de férias para os locais e as vezes que desejariam, faz descair os seios, dificulta arranjar outro parceiro após um divórcio, não têm tanto tempo para se dedicar à profissão, etc. Tempos houve em que a familia era a prioridade número um, hoje em dia são os amigos, o trabalho, etc.. Não é por acaso que a sociedade ocidental está em decadência.
Faltou referir que estás a falar por ti e das tuas prioridades, ou então estás a fazer suposições.
Ainda assim acho piada a esse saudosismo desses gloriosos tempos em que a família era a prioridade máxima… da mulher pelo menos. Era aguentar e rezar 😀
Sempre foste o chico-esperto aqui do fórum daí já pouca gente levar em consideração ao que dizes. Continua a falar sozinho pois esse avatar diz tudo sobre ti.
Não toni, eu dei a minha opinião. Minha. Não posso falar por ti. E não, o avatar não diz absolutamente nada sobre mim, tanto que te desafio a mandar palpites para ver se acertas em algo e, certamente, não o vais fazer porque sabes que o que disseste é um mero preconceito sem qualquer fundamento.
Não argumentaste absolutamente nada acerca da minha opinião quanto mais sobre o avatar LOOOOL ahhh toni
Quanto aos impostos:
Fonte: https://www2.gov.pt/guias/ter-uma-crianca/apoios-financeiros-e-deducoes-nos-impostos
Importância da família:
Universidade do Michigan, envolveu 280 mil pessoas em 100 países e concluiu que ter relações de amizade é mais importante do que a família para o bem-estar, especialmente à medida que as pessoas envelhecem .
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvgrpkxnwrxo
Já te dei demasiado tempo de antena.
Pergunta.
E para retirar um dependente que vai passar a fazer o IRS sózinho?
Nos tempos que correm estas questões não se colocam. Ou se divorciou ou nunca casou. Outros há que se encornou, mas quem não arrisca não petisca!