PplWare Mobile

Caderneta Predial: Saiba como obter gratuitamente no portal da AT

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. says:

    Não se esqueçam que podem solicitar uma avaliação a cada 3 anos. Façam as contas no site da AT e vejam quanto é que podem poupar no IMI. Há uns anos fiz para a casa que tinha e passei de mais de 350 euros de IMI para 250 euros por ano.
    Há uma manha nos valores patrimoniais dos imóveis. Os critérios para avaliação das casas (incluindo a idade) apenas servem para a “primeira” avaliação. Após isso o valor é atualizado de acordo com o coeficiente de desvalorização da moeda. Na prática sobe sempre, mesmo ficando a casa mais velha.
    Por isso, façam as contas no site da AT e peçam uma avaliação. Tendo em conta que os critérios de avaliação são bastante simples, não os utilizar todos os anos é um “pequeno” embuste que o estado faz às pessoas para sacar mais uns cobres.

    • B@rão Vermelho says:

      Mas mesmo assim era fantástico comprar casas pelo valor da avaliação feita pelas finanças 🙂
      Atualmente as cadernetas prediais apenas trazem o nome do 1º titular (cabeça de casal) o que invalida quando queres fazer um contrato de água luz ou gaz em nome do outro proprietário.

    • Bruno says:

      Sim, mas é mesmo necessário fazer as contas primeiro, no meu caso o VT aumenta em 44 mil. Na caderneta o valor base e o coeficiente de localização são mais favoráveis que os actuais

      • GM says:

        O valor /m² de construção e o coef. localização são actualizados automáticamente pelas Finanças. Só o coef. vetustez (idade do imóvel) não o é, por interessa das Finanças, pois o VPT desce. Ainda assim, há que ter atenção aos escalões etários, pois a vetustez não é atualizada ano-a-ano, mas sim por escalões: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/Pages/cimi44.aspx
        Se pretenderem verificar se vale a pena ou não solicitar oficialmente uma reavaliação do VPT, peguem na fórmula de cálculo que consta na Cad. Predial Urbana, e substituam os valores nas incógnitas: Coef. Localização, Coef. Vetustez. Para a vetustez já dei indicação onde obter. Para o Coef. Localização: https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp.
        O valor de construção podem ver aqui: https://imojuris.vidaimobiliaria.com/actualidade/noticias/Valor-medio-de-construcao-por-metro-quadrado-aum-3/. 532€/m², ao que acresce 25%, que se supõe ser o valor do terreno, resultando em 665€/m². Não se altera a área bruta construída ponderada (tem em linha de conta, e já afectada pelos usos – área privativa e dependente), nem as qualidaeds de serviços e de construção, que se admite serem os mesmos. Só em contexto de avaliação presencial por um técnico da AT poderá alterar a qualidade de construção. Subsituindo os novos valores dos coeficientes na fórmula, obtém-se o novo VPT, que compara com o anterior, ou que consta na CPU no portal da AT. Se for inferior, vale a pena pedir avaliação, caso contrário, mantenham até haver uma avaliação da própria AT, e aí não haverá volta a dar, salvo o coef. vetustez, que não é actualizado automaticamente por razões óbvias: O Estado não é pessoa de bem, nem dá bons exemplos, nem faz o que exige aos contribuintes.

        • Bruno says:

          Não será bem automaticamente, pelo menos na minha a localização ainda está em 1,7 (sendo agora 2,1) e o valor do m2 está em 603 em vez dos actuais 665. No meu caso o coeficiente de vetustez não é baixo o suficiente para compensar os outros dois.

        • says:

          O valor por m2 só é alterado em caso de avaliação. No caso das “atualizações” não tem alteração. O único fator é mesmo o coeficiente da moeda.
          Mas é mesmo fazer a conta. No meu caso e na altura em que o fiz compensou e muito. E em boa parte compensa, exceto nas situações em que haja alterações de coeficiente de localização.
          Mas é fazer as contas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.