Vendas de automóveis na Europa estagnam, mas veículos elétricos perdem terreno
Não está fácil para as marcas chinesas de veículos elétricos na Europa. As novas taxas estão já aprovadas e o mercado parece estar a ajustar-se e a adaptar-se a esta realidade. A prova disso veio da análise que as vendas de automóveis na Europa estagnam, mas veículos elétricos perdem terreno.
O mercado automóvel europeu continua a sua transformação, com os veículos elétricos a consolidar a sua posição, enquanto as motorizações tradicionais perdem terreno. Nos primeiros dez meses de 2024, os registos de automóveis novos mantiveram-se estáveis, com ligeira subida de 0,7%, totalizando 8,9 milhões de unidades.
De forma clara, este cenário é refletido nas vendas que cada país da Europa teve neste período. Assim, Espanha e Itália registaram crescimentos, enquanto França e Alemanha enfrentaram quedas.
Elétricos a crescer ou a perder terreno?
Apesar do aumento de 2,4% nas matrículas de elétricos a bateria em outubro, o volume acumulado no ano caiu 4,9%. A quota de mercado destes veículos estabilizou nos 14,4%, mas ainda abaixo dos 14% de 2023. A Alemanha destaca-se com uma queda acentuada nos registos (-26,6%). Os híbridos plug-in também sofreram queda de 7,2% em outubro, com a quota de mercado a recuar para 7,7%.
Híbridos estão em ascensão
Os híbridos elétricos destacaram-se com um crescimento de 17,5% em outubro, alcançando uma quota de mercado de 33,3%. Pelo segundo mês consecutivo, ultrapassaram as vendas de carros a gasolina.
Combustíveis fósseis em declínio
As vendas de carros a gasolina caíram 6,8% em outubro, com quedas significativas em França e Itália. A quota de mercado recuou para 30,8%. Os veículos a diesel também registaram queda de 7,6%, com a quota de mercado a fixar-se nos 10,9%.
Tendências para o futuro na Europa
Os dados revelam uma clara tendência de transição para veículos eletrificados, com os híbridos a assumirem um papel de destaque. No entanto, a queda nas vendas de elétricos é uma aparente realidade, com vários fatores a pesarem neste momento. O maior deles será mesmo a aplicação das novas taxas nos veículos elétricos chineses.
Falso, os VE vendem muitissimo bem, cerca de 4 VE vendidos por cara carro IC.
Mas podemos testemunhar o milagre com os nossos olhos, carros a gasolina e diesel são nos dias de hoje uma raridade de se ver nas estradas.
Palavra de santo JL
😀 😀 😀 esse gajo ja enjoa
Tal como o toder.
Já viste a suberba do homem? Fala-se em santo e ele vem logo a correr tentar benzer isto tudo!
Então diga lá o que o atormenta ?
Então mostre lá onde eu disse isso ?
Não sou digno de colocar na minha boca palavras de Santo JL, senhor da mobilidade electrica.
Amém
Portanto sempre confirma que só inventa, diga lá o que o atormenta ?
Este que só deve ter bicicletas, nem sequer sabia que nos centros de inspeção procuram por ferrugem…
é não ligar.
Isto não é como começa, mas sim como acaba, e tudo acaba quando tem um começo, mas querem esse ciclo muito reduzido. Mundos modernos.
As marcas tradicionais vão acabar por só se vender no velho continente…
Sim porque Asia, Africa e America latina andam cheias de eletricos . Os eletricos não sao o futuro a litio, a hidrogenio sim mas daqui a 10 anos apenas com motores de fusão
Se fizesses uma pesquisa antes de comentares irias ficar surpreendido com o crescimento da venda de carros elétricos em alguns países de África da Ásia e da America do Sul. Em parte porque em muitos desses países não existe tarifas para os carros chineses ou são baixas.
América Latina está a ter um aumento significativo das marcas chinesas…
https://www.just-auto.com/analyst-comment/soaring-chinese-vehicle-sales-in-south-america-opportunities-and-challenges-ahead/
América do Norte, mais nomeadamente no México onde não possui entraves alfandegários, também está a ter um crescimento a olhos vistos.
África:
Chinese cars dominate new car market
https://www.news24.com/news24/southafrica/news/us-ambassador-brigety-resigns-chinese-cars-dominate-new-car-market-todays-top-7-stories-in-7-minutes-20241118
Imports of Chinese cars into South Africa are on the rise
https://www.cna.al/english/kosova-bota/rriten-importet-e-makinave-kineze-ne-afriken-e-jugut-i410490
Chinese Carmakers Hit Gold In Africa
https://edutimesafrica.com/chinese-carmakers-hit-gold-in-africa/
How Chinese Chery is capturing Lagos automotive market
https://businessday.ng/transport/article/how-chinese-chery-is-capturing-lagos-automotive-market/#google_vignette
Estes países não possuem tarifas e estão a receber as marcas chinesas de braços abertos.
Para além disso um carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma… a única diferença está na forma como alimentam o motor elétrico do carro.
Sim, os carros a hidrogénio são VEs que usam como fonte principal de electricidade o prórprio hidrogénio. Também o há que utilizam como fonte principal o vento, água, carvão, gás e urânio.
Errado, usam como fonte principal o gás produzido em refinarias.
Só que o hidrogénio não aparece sozinho.
Por isso também ele precisa de usar vento, água, carvão, gás e urânio para o obterem através da eletrolise, que é um processo que usa eletricidade…
Carros a hidrogénio também usam lítio, além de outros elementos bem raros, como a platina, irídio, estrôncio.
Se são tão bons porque não se vendem ?
O que é um motor de fusão? Anda a sonhar alto ?
Este ano vieram comigo mais dois casais amigos nas férias aqui na Ásia, ficaram espantados com a quantidade de carros Toyota que circulam nas estradas assim como motas da Honda, na Ásia e África a Toyota goza de um prestígio que vai ser complicado superar.
Nós os Europeus estamos mais preocupados em reduzir as emissões o resto do mundo ainda nem pensa nisso e somos uma migalha comparados com eles.
Acho bem a transição para VE acho é que estamos com muita pressa e estamos a dar tiros nos pés e estamos a queimar o motor da economia europeia.
Normal.
No entanto com o passar dos anos, vais constatar o declínio da Toyota, porque isso não acontece do dia para a noite.
Sim claro.
Pois eu quase de certeza que vou comprar um Corolla híbrido em 2025, precisamente para contribuir para esse declínio.
Então só a combustão já não é bom???? lolol
Já agora a Toyota agradece, já que as vendas globais estão em queda nos últimos 8 meses…
Se me mostrares um comentário meu onde eu dga objetivamente que SÓ A COMBUSTÃO é que é bom, podes escolher o restaurante, que eu pago.
Há muitos meses que por aqui digo que não compro um EV porque não tenho como o carregar em casa e que a minha opção será a de comprar um HEV (até referi num comentário que seria precisamente o Corolla).
Tens de começar a prestar mais atenção, andas muito distraído.
Nesses locais a fiabilidade e rubustez é o mais importante.
Estamos a queimar o motor da economia europeia á conta de medidas onde menos fazem impacto no mundo e dos bolsos dos europeus.
Eis que os haters de mobilidade elétrica deixaram de ter argumentos plausíveis, e conseguem iniciar os comentários com ofensa.
Pois bem, felizmente massa cinzenta queimada não liberta monóxido de carbono como queimar combustíveis fósseis, mas aparentemente causa sintomas como inveja que leva a abrir notícias de mobilidade elétrica só pra destilar ódio nos comentários. Foi o que fiz agora sim, mas porque enerva não se resumirem a ficar calados e começar mesmo com ataques direcionados e pessoais. Poupem-se e vão destilar ódio prós comentários das notícias dos preços de combustíveis e petróleo etc
Impossível, que grande calúnia dizer que os carros elétricos perderam terreno!
Os profetas dos EV’s juram a pés juntos que os elétricos se vendem como sardinhas no São João e eles nunca admitem estar errados. NUNCA!
LOL 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Ninguém quer elétricos. Quem caiu na armadilha perdeu 50% do valor do carro em apenas 1 ano. Parabéns XD
@JL, isto não é impingir elétricos pois não? Tal como o outro que diz… oh sr. dr. juiz, a senhora atirou-se 20 vezes para cima da faca.
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/oe2025-agravamento-dos-impostos-em-22-vai-fazer-precos-dos-combustiveis-subir-no-proximo-ano-alerta-associacao/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
O consumidor europeu compra veículos híbridos esta é a realidade do futuro próximo. O BEV em declínio tem explicação com o fim dos incentivos à compra em muitos países.