PplWare Mobile

Noruega estreia o primeiro armazém de carbono sob o mar

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. SouHumanoNaoOcidental says:

    Aqui está um exemplo de como a Humanidade pode funcionar como um todo e resolver problemas que criou, principalmente nos primeiros anos de industrialização da Humanidade (Ocidente) e que foi a causa inicial para as alterações climáticas que estamos a ter neste momento.
    Espero sinceramente que agora certos países ocidentais comecem a não culpar o Oriente pelos problemas atuais e assumam a responsabilidade sobre as suas acções passadas criando novos pontos no planeta onde podemos depositar o CO2 que a Natureza não consegue absorver. E é engraçado que tenha começado num país onde certa família famosa (Noble) tenha sido um dos pioneiros na exploração de petróleo em Baku e também detentora de alguns poços nessa regiao. Parece que a culpa está a fazer efeitos na Noruega ( eu disse parece, não certeza). Parabéns.

  2. AlexS says:

    Ha´sempre negócio nos fetiches/modas da elite.

  3. JL says:

    Essa agora, estão a enterrar o gás da vida ? malucos…

  4. Goodall says:

    Rip corais…

  5. Max says:

    Desde a década de 90 que a Noruega armazena CO2 liquefeito em formações geológicas subterrâneas sob o leito do mar do Norte, como antigos poços de petróleo esgotados, plataformas de gás natural ou reservatórios salinos profundos. O Northern Lights é uma expansão, um projeto comercial com capacidade para receber o CO2 capturado na industria europeia, como é o caso da geração de “hidrogénio azul”.
    E como é que a coisa funciona? Espera-se que o CO2 não se escape para a atmosfera, visto que fica entre camadas impermeáveis, que já conservaram, por exemplo, o gás natural, durante milhões de anos.

  6. Max says:

    Correção: Espera-se que o CO2 não se escape – ponto. Para a atmosfera não, porque o CO2 armazenamento em condições de alta pressão e baixa temperatura é solúvel na água. Se se escapar, desenrola-se um processo químico que pode levar à acidificação da água do mar

  7. Grunho says:

    Arranjaram um pretexto para continuar a poluir de consciência tranquila, como quem varre o lixo para baixo do tapente. Claro que com as pescas de arrasto, oxidação de materiais ou simples sabotagens, o gás pressurizado acaba por escapar, e depois é pior a emenda que o soneto.

  8. Yamahia says:

    Bom investimento rumo aos combustíveis sintéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.