Um ferry movido a hidrogénio líquido? A Noruega já assegurou o primeiro!
Além dos elétricos, há especialistas, entusiastas e pessoas no geral que apontam o hidrogénio como uma solução à vista de todos para uma mobilidade mais verde. Assim sendo, a Noruega lançou o primeiro ferry movido a hidrogénio líquido.
Quando falamos de uma mobilidade mais verde, não podemos focar-nos apenas nos meios de transporte que circulam pela estrada, embora possam ser aqueles que vemos com mais frequência e cujo impacto está mais à vista.
Assim sendo, além dos elétricos, há especialistas e pessoas no geral que apontam o hidrogénio como uma potencial alternativa aos combustíveis fósseis, especialmente, para transportes mais pesados, que realizam viagens mais longas.
A Norled, um dos maiores operadores de ferries e navios expresso da Noruega, recebeu, recentemente, uma autorização para lançar o seu MF Hydra, um ferry que, segundo promove a empresa, é pioneiro: apesar de ser um combustível associado à indústria aeroespacial, este ferry desenvolvido pela empresa norueguesa deverá ser o primeiro ferry a ser alimentado por hidrogénio líquido (LH2).
Hoje é um dia histórico, tanto para a Norled como para a Noruega, como nação líder no transporte marítimo. Hoje estamos a assistir ao primeiro navio do mundo a navegar com hidrogénio líquido.
Felicitou o CEO da norueguesa Norled, Heidi Wolden.
O executivo acrescentou ainda que o facto de o hidrogénio líquido ser utilizado como combustível pela indústria aeroespacial, para lançamentos de foguetes, e, agora, pela Norled, para alimentar o MF Hydra, "diz muito sobre o salto tecnológico que a indústria naval está a dar".
Damos agora mais um salto substancial para o objetivo de emissões zero, tanto nos ferries como na indústria marítima, na Noruega e internacionalmente
Daqui em diante, a empresa vai transportar, "em viagens sem emissões", passageiros e carros, entre os portos de Hjelmeland, Skipavik e Nesvik, no sul da Noruega.
Um ferry alimentado por hidrogénio líquido
O ferry mede 82,4 metros e pode viajar a uma velocidade de cerca de 17 km/h, graças a duas células de combustível de 200 kW e a geradores de 40 kW acionarão as hélices Shottel. ALém disso, foi concebido para transportar até 300 passageiros e 80 veículos. A bordo, integra um depósito de 80 metros cúbicos destinado ao armazenamento de hidrogénio.
Nas mãos da Norled desde 2021, o MF Hydra tem aguardado autorizações essenciais à sua atividade, ao mesmo tempo que são assegurados os últimos ajustes: "Desde o início do ano que a Norled tem vindo a testar o sistema na doca de Hjelmeland. Nas últimas semanas tem estado a ser testado no mar e a receber aprovações da Autoridade Marítima Norueguesa", disse Wolden.
Para o desenvolvimento do MF Hydra, a Norled trabalhou com outras empresas, tais como a Linde Engineering, Dane Ballard e SEAM.
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Este artigo tem mais de um ano
Bem finalmente a Noruega começou a olhar para outras opções, pois só ir pela via elétrica não será opção, tem de existir mais…
Tu sabes que o hidrogênio tem motores eléctricos, certo? Só muda a forma de armazenar a energia…
A electricidade nunca foi o problema. Andar atrelado a um peso morto é que é o problema!
Pelos vistos alguém não interpretou bem onde eu quis chegar, o problema não está na eletricidade nunca esteve, mas sim no restante… 😉
E o hidrogênio vem das cegonhas….