Um cenário muito negativo! Uber com mais de 70% das reclamações nos operadores TVDE
Os últimos dias não têm sido fáceis para a Uber, com o surgir dos "Uber Files". As práticas menos claras da empresa foram reveladas e mostram um cenário de uma exploração clara dos seus problemas para proveito próprio.
Agora surge uma análise nacional das reclamações nos operadores TVDE e mais de 70% são dirigidas à Uber. A Bolt absorve 16% das reclamações, a Antral (8%) e a Free Now (2%). É também a Uber que regista a maior subida de queixas face a 2021: 46%.
A má qualidade do serviço, sobretudo, devido ao comportamento dos condutores, é a principal denúncia apontada contra a operadora que ainda não deu resolução a 63% dos problemas apresentados. As reclamações dos consumidores relacionadas com a subcategoria “Táxi e Veículos Ligeiros” registaram um crescimento no primeiro semestre do ano, anuncia o Portal da Queixa.
A análise às reclamações dos TVDE
Conforme a análise efetuada pelo Portal da Queixa aos operadores de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica), a Uber é a empresa com o maior número de queixas (72%), segue-se a Bolt (16%), a Antral (8%) e a Free Now (2%). Em comparação com o período homólogo, o destaque também vai para a Uber, a registar a maior subida de reclamações: mais 46% em relação a 2021.
Relativamente à Uber, o principal motivo de queixa contra a empresa (32%) refere-se à falta de qualidade do serviço prestado, sobretudo, pelo comportamento dos condutores; 24% dos consumidores queixam-se dos valores cobrados pela plataforma, em muitos dos casos indevidamente ou por viagens não realizadas.
Há ainda como motivos para reclamação uma taxa de 12% pela dificuldade em obter faturas com número de contribuinte; 10% relatam problemas no registo e/ou acesso às suas contas de utilizador e 6% das reclamações advêm de parceiros (empresas e/ou motoristas).
Queixas contra a Uber: 63% sem resolução
Segundo uma análise detalhada ao desempenho da Uber, verifica-se que 63% das reclamações apresentadas pelos consumidores, ao longo do primeiro semestre, estão ainda sem resolução.
No que se refere ao Índice de Satisfação, indicador que expressa o desempenho das marcas no Portal da Queixa, a Uber apresenta um valor de 52,3 em 100, tem uma Taxa de Solução de 38,3% e uma Taxa de Resposta de 99,7%, evidenciando, deste modo, um decréscimo do nível de qualidade do serviço ao longo dos últimos anos.
Este artigo tem mais de um ano
“Relativamente à Uber, o principal motivo de queixa contra a empresa (32%) refere-se à falta de qualidade do serviço prestado, sobretudo, pelo comportamento dos condutores; 24% dos consumidores queixam-se dos valores cobrados pela plataforma, em muitos dos casos indevidamente ou por viagens não realizadas.
Há ainda como motivos para reclamação uma taxa de 12% pela dificuldade em obter faturas com número de contribuinte; 10% relatam problemas no registo e/ou acesso às suas contas de utilizador e 6% das reclamações advêm de parceiros (empresas e/ou motoristas).” Não tenho que dizer,nunca viajei num.Os tesos como eu andam de táxi,ou como vulgarmente se diz,os carros de praça.Kkk… 🙂
se comparar os preços dos taxi com a Uber depressa se apercebe que os “tesos” andam de Uber…
os burros andam de táxi, foi o que ele implicitamente acabou por dizer. lol
Como o Vitor diz são os tesos que andam de Uber não de taxi.
O sistema que eles têm para as facturas é trabalhoso para estar estabelecido, mas depois funciona. Numa conta consegues escolher uso pessoal e uso trabalho e ir buscar dinheiro a contas bancárias diferentes.
Sou condutor uber a quase seis anos, o que se passa com os tvdes em relacao a esteas reclamações é uma grande mentira, principalmente esta percentagem de reclamações para a uber, vamos lá, as pessoas estão acostumadas a fazer os condutores de otários. Querem fazer oque quizer dentro dos veiculos e não querem receber um não como resposta, eu consuzo um tesla, tenho uma condução confortável e sempre,sempre virada para a condução defensiva, chego no horario informado pela app, espero o cliente ums 6 minutos e tem estupidos que ainda dá-me u.a classificao de 2 ou 2 estrelas, para ter nif na fatura tem que inserir no perfil da app oorque tem passa a fatura nao são as plataformas tvde e sim as empresas nelas registadas se entrar em contacto com a empresa que lhes fez a viagem 1000% de certeza que terá a fatura mas nao adianta entarar em contacto com a u er oorque aí o erro foi do passageiro e a fatura é que uma empresa tvde, quem anda de uber nao é liso, é esperto e incompreensível, so o facto de chegar no tempo indicado pela app, ter o veículo limpo e uma conducao que nao ofereça riscos, deveria ser sempre 5*. Realmente têm que voltar a andar de taxe para para a recolha o porta malas, e ainda por em risco a vida do passageiro ao conduzirem sem respeito a integridade fisica do mesmo .
Ando de táxi e nunca tive problemas desses. Marco táxi a qq hora da noite quando preciso. Tenho 3 contactos pessoais de taxistas que uso amiúde, sempre disponíveis.
Como se vê, os táxis também fazem serviço “UBER”.
Nenhum é Tesla, mas eu pago por mobilidade, em Funçao Utilitas, a Função Venustas não me interessa neste serviço.
Quantas vezes cobrou os 3,58 euros por “atraso do cliente”, quando você parou 12 segundos para o cliente entrar e seguiu viagem?
Pois, já foram 5 vezes, em 9 viagens, que me aconteceu. Reclamar, mais de 90 dias depois, dizem que é culpa do cliente mas, dão 22 cêntimos como compensação, para deduzir na próxima viagem.
obter factura com NIF nao é dificil, mas o site parece que quer complicar algo que devia ser simples.
Sem contar que eles separam em 2 facturas uma do serviço e outra da uber
Com as tarifas dinâmicas muitas vezes o taxi é mais barato e está mais disponível.
De todo o modo avaliar número de queixas sem ter em conta a quota de mercado tem pouco significado. Mas sim concordo, a qualidade já foi melhor. Como existe falta de motoristas as empresas acabam por não os mandar embora por causa dos maus corportamentos.
O grande problema da Uber são mesmo os clientes, que pagam uma miséria, pedeem os carros a 12 e 15 kms, não aparecem fazendo os motoristas gastarem gasóleo e perderem tempo, exigem tudo e mais alguma coisa, pedem carros em rotundas e querem que os motoristas fiquem parados á espera, e aindam deixam os carros em estado degradante. Venham fazer 15 dias este serviço e depois digam se é o cliente ou os motoristas/ Uber que tem motivos de reclamação
Os motoristas também só apanham em rotundas se quiserem. A aplicação, do lado do motorista, diz onde o cliente quer ser apanhado.
Quanto ao deixar o carro num estado degradante, há escumalha em todo o lado, do lado do cliente e do lado do motorista.
Álvaro,
O grande problema da Uber não são os clientes, em qualquer negócio, o cliente é sempre a solução, e não o problema.
1. Pagam uma miséria? Pedem os carros a 15km?
O sr motorista não aceitou o preço contratado com a Uber? Se não quiser pode recusar o serviço ou é obrigado a ir?
2. Exigem tudo?
Não me diga que já não oferece garrafas de água e rebuçados? (como muitos ao princípio)
3. E quando os motoristas param os carros nas rotundas (ou em qualquer lado) para largar passageiros (e f0d3m o trânsito todo?? Ou em 2 e 3 fila?
Muitos tem desculpa porque no Bangladeche, Índia, Sri Lanka as regras de trânsito e civismo são diferentes e o motorista teve a fazer horas extraordinárias na mercearia….
E já agora, não me diga que esperar 5 min já custa horrores?
4. Ainda deixam os carros em estado degradante!!
Queria que no final aspirassem o carro e dessem gorjeta e um sorriso luminoso com um redondo Obrigado (e até a próxima)?!? hahahaha
5. Se está farto de transportes – no setor da restauração e hotelaria precisam de trabalhadores !!! Mas isso depois ia dar trabalho e ainda tinha de aturar os clientes……
O cliente tem sempre razão?? LOLOLOLOL
Vê-se logo que não trabalha, ou que não lida com clientes…
E vê-se logo que nunca se interessou em saber como funciona no lado do motorista…
Mas de forma simples eu digo o que a freenow faz para ter uma taxa mais baixa de reclamações:
Quando o pedido vai para o motorista dá a info da recolha, do destino e do preço da viagem. E para além disso, em alguns casos cobra uma extra pela recolha ser mais longe.
Digo mais, os mesmos motoristas da FreeNow estão também na UBER e na Bolt.
A Uber diz a morada, não diz que é numa rotunda, e isso é culpa do cliente que coloca lá a recolha. E mesmo assim, não é 30s a entrarem pessoas no carro que trás problemas no trânsito.
A Uber não diz o preço da viagem antecipadamente (e a Bolt nem diz), por isso o motorista pode reclamar o valor da viagem, mas raramente a Uber altera, até porque a Uber automaticamente ajusta o valor no momento em que a viagem termina. Por isso, quando pede uma viagem até ao ponto X e depois afinal era um pouco mais à frente, a Uber altera o valor de forma correspondente. assim como pode saber são 0.90 de taxa do serviço mais 0.59 por km e 0.09 por minuto.
Existem motoristas malucos e sem respeito, assim como nos taxis. Existem motoristas a parar em rotundas e no meio da via com traço continuo, assim como nos taxis. A diferença é que á mais TVDE a trabalhar do que taxis, pois na sua maioria estão parados.
Se tiver de esperar 5 min (além dos 2 oferecidos) já faz 7 min à espera. Somos trabalhadores independentes e ganhamos pelo trabalho que fazemos. Se uma viagem normal desde buscar um cliente até terminar a viagem rondam os 15min de trabalho quer dizer que se tiver de esperar mais 7 min, faco 2 viagens em vez de 4 . no final da semana faz metade do que deveria. por isso, SIM! HÁ PROBLEMA!
Em relação à música… Não tem boca também para pedir para desligar ou mudar de estação?
Já tentou conduzir 8-10h sem qualquer tipo de distração? Nem todos os clientes querem conversar.
Se faço viagens recorrentes à praia, o carro vai ter areia… Não vou limpar o carro a cada viagem ( anão ser que chegue a um estado lastimável.
Paga pouco e quer um serviço melhor que nos taxis? Já tem… Se não usava o taxi. É mais prático usar as APP.
Se está cansado dos motoristas de TVDE chame um taxi.
O problema está dos dois lados:
Existem motoristas pouco profissionais e clientes que se acham uns reis e que somos obrigados a fazer tudo o que eles pedem.
Não tem máscara, rua.
Está atrasado e não diz nada ao motorista, viagem cancelada.
Está bêbado, com mau comportamento ou até prontinho para vomitar, viagem cancelada. (sim porque perdemos horas de trabalho a limpar a porcaria, não pagam, e mesmo assim fica cheiro) E antes que diga que pagam, eu já lhe respondo, onde é que durante a madrugada existe um estabelecimento que faz a lavagem interior do carro e passa fatura? se queremos ser pagos pelo menos pela limpeza, só com fatura, e só é pago o valor da fatura, não as horas de trabalho perdidas.
Defendendo também os taxi… há de perguntar a um taxista o seguinte: Se um cliente chamar um taxi com o taxi link e depois cancelar, recebem alguma coisa pela deslocação?
cumprimentos
+1
Como cliente, de ambos os tipos de serviço, e muito pouco uso… apanhei um pouco de tudo em termos de taxi e tvde.
A Uber trouxe algo que nos faltava e que os lobbies instalados não queriam que mexesse. Quando apareceu, trouxe algo que poucos taxis teriam (quero acreditar que um ou outro tivesse o jornal do dia 🙂 ).
A concorrência e, provavelmente, algumas leis que foram entretanto criadas, implicaram um decréscimo no controlo de qualidade de serviço feito pela Uber.
O estudo deste tipo acaba por ser complexo porque não conseguimos comparar com o passado de forma simples. Variáveis que há 15 anos não existiam.
E mesmo que esta plataforma tenha aparecido em 2009, nem todos passaram a usar (eu não uso para reclamações mas consulto as reclamações).
Estes estudos necessitavam de normalizar as várias variáveis para que fossem mais conclusivos. Será que se usa mais o taxi/TVDE do que à 15 anos? E quantas reclamações foram realizadas à 15 anos?
Tu és claramente um cliente para táxi… E os TVDE agradecem.
O meu problema com os condutores da Uber
Uma minoria: Comer ao volante
Uma maior minoria : Musica alta
Quase todos: Não pedirem se podem colocar música. Esta ultima não me impede de dar 5 estrelas se não incomodar.
Concordo com as duas primeiras, mas a ultima não tem cabimento algum… só tem se o tipo de musica não se enquadrar com a generalidade dos ouvintes. E outra coisa, não existem condutores da Uber… a Uber é só uma app que liga operadores TVDE a clientes… pelo menos a mim nunca me pagaram ordenado, segurança social, gasóleo, carro, manutenção carro, seguros carro e empresa, contabilista, etc etc…
Não são os clientes que pedem os carros a 12/15km. É a propria aplicação que lança do request…
Os condutores só aceitam se querem. Para além de que existe a taxa caso invoquemos o uber e não aparecemos.
No meu caso eu não tenho razão de queixa, nem os ubers aparentemente dado o meu score de 5* em média.
Normalmente as viagens são todas “Bom dia” “Bom dia” ….. “Obrigado”.
Dizer que tem x % das queixas sem dizer a % de viagens que tem não faz sentido nenhum. Se a Uber dizer 90% das viagens e tiver 70% das queixas continua a ter menos queixas por viagem do que a média dos concorrentes.
Haha, acabei de escrever o mesmo.
Parece estra em curso um ataque à Uber. Como já foi dito se a Uber tem por exemplo 90% do negócio TVDE 70% das queixas não é mau.
Uso Uber de tempos a tempos (não sou regular) e uma coisa tenho notado muito … a falta de qualidade do serviço!!
No início do serviço à uns anos os carros eram novos e os condutores apresentavam-se bem …. agora …. tenho apanhados carros já sem apresentação nenhuma quer exterior quer interior, apresentando alguns mesmo falta de higiene por dentro e os condutores é já o vale tudo em termos de apresentação! No outro dia apanhei um que até descalço ia a conduzir !!!
Os TVDE em Portugal estão a sofrer na qualidade do serviço muito pela “invasão” que está a acontecer com carros sem qualidade nenhuma conduzidos por imigrantes! Pelo menos na zona de Lisboa é notório a % de imigrantes que se dedicam agora a este serviço.
Sempre dei 5 estrelas ao serviço mas vou começar a não dar.
Não se pode fechar os olhos à bandalheira que está a ficar o serviço de TVDE em Portugal.
Se calhar o problema foi mesmo esse, qualquer motorista ser avaliado com 5 estrelas. Gerou-se a percepção errada de que o serviço era excelente (ou seja de 5 estrelas), quando na maior parte dos casos é de 3 ou no máximo 4 estrelas. Penso que o facto de uma pessoa cumprir bem a sua obrigação em termos profissionais não é merecedor de 5 estrelas. Inflacionam-se as classificações e consequentemente o normal passa a ser considerado excepcional. Estilo a proliferação de restaurantes gourmet por exemplo, que de gourmet nada têm. Na uber passa-se o mesmo.
Um aviso: Nunca se deve dar 5 estrelas a ninguém pois isso desvirtua o próprio mecanismo de avaliação. 5 Estrelas seria um serviço absolutamente de topo, com um sacrifício inesperado e sem margens para nenhumas dúvidas, efectuado pelo motorista. O facto de terem sido educados, ou de terem aberto a porta e carregado as malas, de terem cumprimentado com bom dia ou boa noite, e de terem respondido obrigado é apenas mais uma obrigação por parte de qualquer profissional. Podem-se dar 4 estrelas, quando o serviço for bem executado, mas 5 estrelas é manifestamente exagerado am 99% dos casos. E não só nos táxis / tvde, mas sobretudo em restaurantes: A quantidade de tascas sem qualidade nenhuma, que se limitam a servir comida trivial bem confeccionada (que não é mais do que a sua obrigação) e que são classificadas com 5 estrelas é esmagadora. Praticamente todos os restaurantes têm 5 estrelas ou quase no Google… Qualquer dia é tudo 5 estrelas…!
O pessoal está a deixar de reclamar tanto dos Taxis, porque são cada vez menos utilizados, mas mesmo assim prefiro os TVDE, porque pelo menos posso reclamar de uma forma rápida e até posso avaliar o condutor e até sei quem é o condutor antecipadamente.
Quanto o preço, voltem a andar de táxi e deixam de reclamar doa TVDE’s na hora…
Errado ! Podes chamar um taxi pela app no final até tens mais vantagens, no final do percurso vês logo quanto pagas sem extras nem surpresas e depois na aplicação tens um pedido de avaliação ao serviço e condutor ! E ainda mais, quando previamente pedes o serviço podes definir a forma de pagamento, dinheiro, MB, paypal,.. !
Que afirmação tão parva… este mundo está cada vez mais podre. Se todos pensassem como você pode ter a certeza que vendia a minha mercedes e ia buscar a sucata mais barata que houvesse… e limpezas? De mes a mes sacudia os tapetes e estava bom… ah e bem que podia arrumar as malas lá atrás que eu nem tirava o rabinho do assento… e já agora mostre-me onde está escrito que o motorista é obrigado a abrir portas e carregar malas etc etc. Cortesia não vem na lei, nem regulamentos e muito menos é uma obrigação. Se os meus clientes a têm é porque merecem, porque se apanhar maltinha com tiques de altivez bem que se … uma boa noite e veja lá se consegue elevar a sua vida para 5 estrelas para deixar de ser tão 4 estrelas ou 3 nem sei bem como se revê…
Eu acho que a meu ver devia haver criterios mais rigidos das candidaturas a tvde. E tambem a propria empresa analisar x numero de clientes vs y numero de motoristas. Depois ha muita oferta e pouca procura. Com os taxis e a mesma coisa. Agora qual tem melhor qualidade de servico ? Acho que se apanham de tudo um pouco, bons e maus motoristas em ambos os servicos. Um familiar meu uma vez mandou chamar um tvde, e o motorista ficou parado num determinado lugar a espera que ele fosse la ter. Quando ainda faltavam umas centenas de metros ate ao local. E so um exemplo da qualidade de servico que se pode ter. Pessoalmente nunca gostei muito da entrada da tvde no mercado , embora tambem raramente utilize esses servicos.