PplWare Mobile

Toyota insiste em não apostar nos elétricos e deixa 3 razões. Será que farão sentido?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Patinhas The Third says:

    Por falta da tecnologia não é…

    • Jose says:

      Mas é por falta de matéria-prima! Mais 300 minas para fazer face à procura? Não estaremos a criar um problema ambiental maior? Defendo a eletrificação, mas não a qualquer custo. A aposta deveria ser mais oferta de transportes em qualidade e oferta, assente em redes eletrificadas cuja energia deve ser renovável. Para o mercado privado não vejo grandes avanços na “limpeza” que necessitamos, pois um temos visto que afinal um elétrico não é tão “limpo” como se suponha. Há tecnologia, e há tecnologias que necessitam de tempo para serem desenvolvidas – este processo deveria ter-se iniciado há mais de 60 anos, no mínimo – não são de hoje. As preocupações ambientais já têm mais de 50 anos, tenho livros da década de 70 onde se apelava a “salvar o planeta”, então não tínhamos o dobro da população mundial, nem tanto consumo com obsolescência programada ou descartável como hoje acontece. Isso é uma treta cantada pelos meninos com motivações políticas – que visam cegamente apenas os países Ocidentais e com objetivos muito escuros, o que é o mais preocupante.

      • JL says:

        E não começaram há mais de 50 anos ? andam por ai a falar de uma que já tem 100 anos, hidrogénio já tem mais de 60 anos.

        Nenhuma é totalmente limpa, só se andar a pé, nú e descalço, no entanto são os menos sujos.

        • José says:

          nem assim nós comemos por isso alguém ja polui para a comida aparecer,
          eu já venho a dizer a milénios que os elétricos não é alternativa aos de consumo fóssil logo para começar não há rede para carregar os carros todos ao mesmo tempo tipo depois das 6pm lol

          • JL says:

            Se não há rede para os que gastam menos, muito menos há para os que gastam mais.

          • JL says:

            Mas já agora gostava de ver essas provas de que não há rede suficiente, e se não há porque não se cria ?

            No ínicio do século passado também não havia.

          • Yamahia says:

            Basta ver que nem a formula E arrisca na rede.
            Prefere andar com os geradores a gasóleo ás costas de prova em prova para que não falte energia nos carregamentos!

          • JL says:

            Só acontece nas pistas que não têm infra-estrutra.

          • Yamahia says:

            É pq a rede das cidades não iria aguentar a demanda extra!

        • Otto says:

          Sim sem contar que se se peidar pelo caminho já está a poluir…acresce que inspira oxigénio e expira dióxido de carbono, se for a fumar pelo caminho para o trabalho ainda pior. Multiplique por 3000 milhões de chineses e indianos e não sei quem polue mais, eles ou os carros.

      • Duarte Sousa says:

        A tua ideia — «A aposta deveria ser mais oferta de transportes em qualidade e oferta, assente em redes eletrificadas cuja energia deve ser renovável.» — é bonita mas em termos de custos coloca-se a questão de saber quem paga estás redes e infraestruturas.

        • Alexandre Júlio says:

          Os contribuintes. Ou uma cooperativa de consumidores. A DECO colaborará com o ACP, p/ mobilizar os sócios para uma rede de TaxiVans na Grande Lisboa? É preciso uma estratégia p/ salvaguardar a AutoEuropa e assegurar lugar sentado p/ cada passageiro. O Prof. José Manuel Viegas publicou um estudo no Fórum Internacional dos Transportes.

        • Zinho says:

          Anything goes wrong blame it on India and China.
          If the hens don’t lay eggs, blame it on India and China.
          How foolish one can get? You have smartphones because of India and China.

      • Ban says:

        Ora aí está uma boa visão das coisas, nós os europeus andamos sempre atrasados em relação aos outros e depois temos de andar com o carro a frente dos bois para tentar acompanhar os mais avançados na matéria.

      • Alexandre Júlio says:

        Para quê que a Toyota ainda precisa de Cobalto? As baterias da BYD, os chineses que fabricam os eléctricos Toyota, não provaram ter baterias mais resilientes, recorrendo ao lítio e fosfato ferroso?

    • Otto says:

      Aí é que te enganas!! A tecnologia está na Coreia e na China, não no Japão.

    • Alexandre Júlio says:

      Na minha perspetiva a TMC não licenciou as baterias de lítio e fosfato ferroso da BYD… Contratar o fabrico de eléctricos na China e não ter adquirido a tecnologia de fabrico de baterias LiFePO4 coloca a TMC “no bolso” da BYD.

  2. xixas says:

    A Toyota a ser razoavel. Menos mal que temos algunas companhia que vao continuar a investigar alternativas aos conbustiveis fosseis, e não centrar-se só nos electricos.

  3. JL says:

    Fala o CEO da marca que não gastou um cêntimo para expandir a rede que abastece os veículos que quer vender há anos.

    Os a hidrogénio e combustíveis sintéticos já não têm custos nenhuns. LOOOL

  4. lrgaugusto says:

    Dois terços do mercado da toyota é em países subdesenvolvidos na asia, america latina e africa …

    • Yamahia says:

      Creio que muito do que falas vai para lá usado, principalmente Africa. Mas não deixam de ser pontos a favor da Toyota, é sinal que duram e duram…Para ombrear com eles só alemães da outra geração. Qt a mim e no computo geral os alemães ganhavam pelo maior requinte e bom gosto!
      Estes alemães de agora, pseudo – electrificados, não valem um piço!

    • Alexandre Júlio says:

      Na Ásia, cabem os mercados da China e da Índia? Ambos os países têm grandes reservas de lítio e muitos consumidores. Só que a chinesa BYD fabrica os poucos eléctricos p/ a Toyota…

  5. Paulo Jaime says:

    Sou mais a favor dos combustíveis sintéticos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_sint%C3%A9tico

    • JL says:

      Eu não, não fazem o minimo sentido enquanto não tivermos pelo menos 100% energia renovável e aind a haver muita margem de excedentes.
      É o mesmo que instalar paineis solares e continuar a usar lâmpadas incandescentes. Por isso mesmo foram proibidas, assim vai acontecer com tudo isso.

    • Alexandre Júlio says:

      Prefiro os biocombustíveis do Brasileiro e da Índia. Se quiser simular algum processo químico, tem o software DWsim de Daniel Wagner Medeiros. De Manaus para o mundo.

  6. Hugo Sousa says:

    1 . Baterias
    As baterías sao 98% recicláveis e o seu fabrico, por kilo gasta menos de 10x de água e energia que o favbrico de T-shirts…
    O cabalto já é apenas usado em 30% das baterias dos eléctricos…. LFP é a tendência…

    2. Custo
    Os eléctricos na compra já estão abaixo do valor médio mencionado … basta consultar preços na China ou EUA …

    3. A rede de carregamento.
    Sim é verdade que estamos atrasados, muito graças aos Lobby deles próprios…
    Uma estação de Hidrogénio (uma mangueira) compra 100 Carregadores rapidos de 250kW…

    Além de ser ignorado que 80% dos utilizadores de carros eléctricos carregamento em casa durante a noite …
    Mesmo a rede actual, a utilização média é inferior a 8 horas por cada dia por ponto existente, o problema são os picos …

    Uau como podem ver não há uma que seja realmente viável….

    • Jose says:

      Quais são as intenções para protelar uma tecnologia em detrimento de outra? Não haverá por aí algum “lobi” a mexer? Cada vez mais me convenço disso.

    • Mario says:

      Baterias 98% recicláveis? Estou para ver onde!

      • JL says:

        Não vê porque não quer ou não lhe convém

        • Yamahia says:

          De momento não passa de Wishful thinking. Por agora aproveitam numa velharia de 500kgs aproveitam 50 kgs de alumínio e os restantes 450 kgs são enterradas.

          • JL says:

            Onde é que são enterrados ? Ao lado da sua casa ?

          • Yamahia says:

            Eu até lhe respondia, mas o artigo foi apagado.
            Já vi que tudo o que comprometa a ME é censurado, até os vídeos do YT do boneco dos carros EV eheh
            https://www.scmp.com/news/hong-kong/health-environment/article/1932961/electric-car-firm-byd-fined-over-illegal-lithium-ion

          • Yamahia says:

            Foi apagado mas posso resumir:
            “O artigo da SCMP, intitulado “Electric car firm BYD fined over illegal lithium-ion battery storage,” foi publicado em 29 de março de 2016 e relata que a empresa chinesa BYD, conhecida por fabricar carros, foi multada por armazenar ilegalmente baterias de íon-lítio debaixo do chão de um armazém em Hong Kong.

            Segundo o artigo, a empresa foi multada em HKD 50.000 (cerca de USD 6.445) pela violação das regulamentações ambientais locais. A descoberta do armazenamento ilegal ocorreu durante uma inspeção do Departamento de Proteção Ambiental de Hong Kong, que encontrou cerca de 26.000 baterias de íon-lítio armazenadas no local.

            As baterias de íon-lítio são consideradas perigosas quando não são manuseadas e armazenadas adequadamente, pois podem representar riscos de incêndio e vazamento químico. A multa aplicada à BYD foi considerada relativamente baixa em relação à gravidade da infração, mas serviu como um alerta para a necessidade de empresas e indivíduos seguirem as regulamentações ambientais relacionadas ao armazenamento e descarte de baterias de íon-lítio.”

          • JL says:

            Foi apagado ? que conveniente. LOOOOL

            Olhe a BP foi multada em 2009, a noticia ainda existe, nada conveniente, em muitos milhões, e sabe porquê ? olha, por violações das regras e até mortes.

            Parece que afinal é o contrário…

            https://www.dn.pt/globo/europa/bp-paga-multa-historica-e-funcionarios-sao-acusados-2887555.html

            Quer que continue ?

          • Yamahia says:

            Não desvie o assunto. Estávamos a falar de enterrar baterias!

            Se vamos para o lado dos crimes ambientais em prol da ME e energias verdes, nem queira saber a sua sorte…
            Com a diferença que esse “crime” da BP foi um acidente enquanto os outros são premeditados!

          • JL says:

            Mas ninguém enterra baterias em lado nenhum.

            Outros ? Quais outros, nem um conseguiu mostrar, deve andar a sonhar, só pode.

            Pode continuar a procurar da BP e das outras, o que não faltam são multas porque não fazerem e rectificarem o que foi pedido, mas como o crime compensa….

          • Yamahia says:

            Ai não? Não é crime estarem a matar gente ao redor dos locais de mineraçao?
            Vc é capaz de dizer q o branco é preto. Fdx

            Qts às baterias acabei de mostrar q enterram.
            Felizmente fiz e guardei um resumo.
            Ainda dizem q não há censura no ocidente. Não há é pouca. Loooloolool

          • JL says:

            Quem estão a matar ?

            Morrem é com a poluição da alternativa, mais que comprovado.

          • JL says:

            Acabou de mostrar que enterram ? De carros ? Onde ? Que eu vou la desenterrar, que mal empregues. Loool

    • Pedro says:

      A Toyota ficou para trás e agora tenta justificar a estratégia. Seja desculpas ou seja porque acreditam mesmo que é boa estratégia o resultado será o mesmo, falência e tamanho muito reduzido no futuro. Estilo Nokia quando sairam os smartphones.

    • Yamahia says:

      UAU será que esses carregadores de 250 tb produzem a própria energia?

      • JL says:

        São um pouco como as bombas de combustível, de hidrogénio, de efuels nao precisam de produção, ninguém tem a culpa que para si só os BEV é que precisam de centrais a carvão.

        • Yamahia says:

          O valor apontado para a estação de H2 (100xcarregadores de 250) pressupõe que esta consiga gerar o seu próprio H2.

          • JL says:

            Sim, ligada à rede, ou pensa que é por magia ?

            Essas praticamente nem existem, as avarias são constantes, o que se passa é que instalam das normais e depois andam camiões a diesel a transportar 300 kgs de cada vez, onde até fecham estradas para eles passarem, por isso é que a malta na Califórnia desespera por “gaz”

          • Hugo Sousa says:

            Caso não saiba …para poder transportar hidrogénio equivalente a apenas uma cisterna de gasolina são precisos 14 cisternas de hidrogénio… depois precisa de comprimir e arrefecer novamente … o transporte não é realizado à pressão de uso …
            Simples … uma cisterna de gasolina = 14 cisternas de Hidrogénio… acho que é simples perceber porque preferem produzir no local…

            Coisas da física… :p

          • JL says:

            Já agora, um posto e não uma estação é que custa isso, e abastece até 50-60 carros por dia.

            100 carregadores de 250 kw carregam milhares de carros por dia.

          • Yamahia says:

            @JL é com ventoinhas!

          • Yamahia says:

            @Hugo Sousa, 1 contentor cisterna destes com dims de 6×2,40×2,40.
            https://pt.airliquide.com/statics/styles/crop_image_illustrated_editeur_rte_/s3/2021-08/for_web-air_liquide_plant_in_wuxi_jiangsu_province_china_0.jpg?VersionId=KE9gkRA3x5GjOJNavb2KYj9_vlJoDHGK&itok=jlb9_-Sr
            Leva-lhe 26000 litros!
            Não se preocupe.
            Um TIR se suportasse o peso do conjunto (só suporta uma) tinha espaço para duas.72000 kgs!!!!!!

          • JL says:

            26 mil litros ? Isso dá o quê? 2.3 kilos de hidrogénio ?

            Ena, com o transporte de um camião desses já da para um mirai fazer 200 kms, se não for a auto-estrada.

          • Yamahia says:

            Por acaso dá para um bocadinho mais, dá para 1062 kgs !

          • JL says:

            Não, não da, esses tanques não aguentam pressões elevadas.

            O máximo que consegue transportar num camião com 40 toneladas de peso máximo são cerca de 350 kilos, dependendo das leis e normas do país.

          • Yamahia says:

            Nao diga disparates
            São tanques criogénicos capazes de levar 20TONS de O2
            Se calhar estou até a falar por defeito e até podem levar mais. Qd chegar a altura a gente vê. Vai na volta e até da para comprir ainda mais o H2.

          • Yamahia says:

            Se nao for possivel comprir mais, um TIR leva 2tanques destes numa só viagem.
            O TIR à homem aguenta com 36000kgs. Nao estamos a falar de caricas tipo Semi.

          • JL says:

            O que co2 tem a ver com hidrogénio ? Looooooool

            Enfim, quando não se sabe inventa-se. Pois, normal.

            Provavelmente o prof Joaquim Delgado, formado em sistemas de energia também só diz disparates: onde é preciso um camião com 27 toneladas de tanques, para transportar 300 a 350 kgs de hidrogénio.

            Crie uma patente dessa ideia, transportar hidrogénio em tanques de CO2, vai ganhar milhões, ou não. Loooool

  7. Miguel Porto says:

    Claro que está a pensar bem.
    A electrificação automóvel só faz sentido nos grandes centros urbanos.

    • Duarte Sousa says:

      Faz sentido.

    • Grunho says:

      Faz mais sentido nos grandes centros urbanos, mas mesmo para viajar é eficiente sabendo-se que o equivalente energético de 1 litro de gasóleo são 11 kwh. Os dois maiores contras são o preço do carro, o tempo e o preço dos carregamentos em rápido, que anula logo a vantagem do custo.

      • Otto says:

        Só é caro se não carregar em casa e fora do bi-horário. Alguns postos rápidos são mais baratos no bi-horário.

        • Grunho says:

          Em viagem não se pode carregar em casa, seja qual for o horário. Alguns postos rápidos são mais baratos que outros, conforme o horário, mas mesmo assim é caro, muito difícil sair mais barato que gasóleo.

          • JL says:

            Só sai caro se não souberem usar, ainda ontem vi um carro que só carrega a 45 kw num posto de 120kw, ao lado estava um posto de 50 que não estava a usar, e estava a funcionar.

            Essa pessoa vai dizer que é caro.

            Fora muitas outras condicionantes.

    • Pedro says:

      Que é apenas 80% do uso que damos aos carros.

  8. NunoManuelAlves says:

    Não os sabem fazer, não tem tecnologia para isso, software Toyota é uma anedota, estão mergulhados na maior dívida que se tem registo e constroem carros com linhas antigas e com pouca automação, não tem plataforma dedicada em condições, não conhecem a tecnologia de bateria, estão a espera das baterias sólidas mas essas baterias pouco ou nada interessam neste momento, a Toyota não tem integração vertical o negócio ice é o contrário funciona com sub contratação para produção de peças e peçinhas para os carrinhos de Legos, enfim um desastre de proporções bíblicas .
    Estes idiotas a falarem de cobalto e afins, e de rir a Tesla penso que.ja.nao usa cobalto nas suas baterias, estes senhores nem falam das baterias LFP ou M3P LFP e muito menos nas de sódio, a sério estes idiotas estão fiados nos carros mágicos os que não usam cabos para carregar a bateria….. Utilizando palavras do site da Toyota os nossos carros não utilizam fontes de energia externas apenas tem k andar com o carro e ele carrega se fantasticooooooo épico a Toyota tem motores mágicos que perpetuam o movimento grande Tech…só que afinal Não ⛔⛔⛔

    • PTO says:

      Primeiro, não me parece que tenhas percebido patavina do que está escrito no artigo.

      E segundo, dizer que a Toyota não sabe nem tem tecnologia para fazer EV’s, não conhece a tecnologia de baterias, não tem automação e não tem plataforma dedicada… é de uma IGNORÂNCIA ATROZ!

      • NunoManuelAlves says:

        Meu caro senhor já vi que tu não estás a par das coisas mas pronto eu vou te educar…
        A bAse da Toyota do Bz4 é ineficiente e cara, tal foleira que a BYD está a produzir o BZ3 com o badge da Toyota . Isto e só um ponto, para não falar na questão das rodas saltarem fora no Bz4. Digo pela própria Toyota, embora para mim foram por outros motivos relacionados com bateria, mas, não tendo informação prefiro não dizer nada.
        O Software da Toyota é feito fora de portas, lá está a questão que mencionei sobre a integração vertical tipo Tesla ou BYD.
        A TOYOTA com o seu discurso de rir e anedótico do autênticas barbaridades sobre fornecimento de matérias primas e tecnologia de baterias, visto pela escolha da bateria do Bz4 optaram por uma turnery e.naompormuma LFP dps estão a vender o carro a 25 mil USD na China e mesmo assim poucos os querem, dizem mentiras a cara podre sobre ser mais barato fazer carros ice domwur os BEV, os chineses discordam desta teoria, veja o preço de uma Tesla segmento D versos o pseudo carro mágico da Toyota aquele que não precisa de cabos para carregar e pedem 38 mil por ele.
        A Toyota tem automação abaixo da VW que tem pouco mais de 20 por cento ao contrário da Tesla que está acima de 70 por cento.Em 2021 a Tesla fabricava de 10 em 10 horas um EV a VW demorava 30 H imagine a paródia da Toyota .
        A Toyota está em negação, parecem um bando de baratas tontas sem rumo.
        2023 em 3 meses do ano a tesla vendeu quase meio milhão de carros está na frente para destronar o corola, e digo te outra coisa a margem por veículo da Tesla é 10x superior a Toyota e tudo derivado da eficiência e eficácia nas linhas de produção e integração vertical. Relativamente a nova pseudo base fa Toyota para fabricar novos EVs meu caro amigo eles dizem que só a vão apresentar em 2026 agora digo lhe a partir do lançamento no próximo ano do Model 2 só lhe digo uma coisa os legacy vão ser massacrados numa proporção bíblica mas pode ser que engane .

        https://youtu.be/r89vXm-kgl4

        https://youtu.be/XNJyPGiwlyo

        Pode consultar e pode seguir para se educar que bem precisa.

        • Mario says:

          @NunoManuelAlves pelo menos a toyota não lança cá para fora ecrãs touch bonitos cheios de floreados que depois não valem um Chavo, a Toyota lança algo que está bem assente a nível tecnologico.
          Agora vão lançar um touch xpto que tira cafés mas que no fim do dia só dá problemas…
          E já agora lê sobre a plataforma hibrida, talvez tenhas uma surpresa!
          E já agora.. sobre Kaizen e metodologia de trabalho japonesa.

          • JL says:

            Por acaso lança, já entrou alguma vez na vida dentro de um prius ? Um mirai ? Ou um bz4x ? Ecrãs bonitos, mas só mesmo de aspecto porque funcionalidades não tem, no mirai até acontece algo engraçado, quando se procura postos de abastecimento para o carro, ele não dá opção para hidrogénio, apenas combustível e postos de carga para eléctricos. Looool

        • Martins says:

          Agora em Português…

        • Alexandre Júlio says:

          O que irá acontecer à AutoEuropa, à Salvador Caetano e à TATA?

    • Jose says:

      Talvez lhe fizesse bem ler a notícia que nos informa sobre o facto de na Suécia ter-se construido uma auto-estrada que possibilita o carregamento das viaturas elétricas. Não me parece que a qualidade de construção da Toyota tenha sido colocada em causa. Essa, para mim é nova.

    • Vitor Tavares says:

      Realmente só IDIOTAS como o responsável de um dos MAIORES fabricantes mundiais de automóveis poderia ter uma OPINIÃO tão “IDIOTA”…razão têm os “comentaristas” que opinam sobre algo de que não têm o mínimo de conhecimento!

      • Vitolas says:

        Sim os carros americanos é que são bons.. vou adorar ver os interiores por exemplo de um tesla com 20 anos, em muitos casos basta ver como saem de fabrica agora é imaginar com 20 anos de desgaste..
        Querer ensinar japoneses e alemães a fazer carros..

    • Miguel Porto says:

      Pois… são só o maior construtor automóvel do mundo. É tudo fruto da sua incompetência.

  9. JL says:

    “Toyota insiste em não apostar nos elétricos e deixa 3 razões. Será que farão sentido?”

    “Apesar do compromisso com a eletrificação, para já, a perspetiva da Toyota defende que a posição mais favorável passa por assegurar uma oferta variada, na qual se incluem híbridos, híbridos plug-in e elétricos puros.”

    Mas afinal em que ficamos ?

  10. Nexx says:

    “Toyota a próxima Kodak ”
    Estes “presidentes ,gestores,administradores, ceo’s” destas grandes multinacionais estão tão imersos num mundo de ilusão que constroem á sua volta que nem se percebem dos enormes desastres de más decisões d gestão que conduzem as empresas ao abismo e á falência , parece que não aprendem nada com a História.

    • Jorge says:

      O mundo não se resume a Europa, EUA e China! Tens mercados como o africano, sul americano ou Ásia Pacífico, onde tão cedo , não existem condições para existirem veículos elétricos! Aliás , em vários países africanos, a falta de electricidade , é algo quase diário, só para te dar um exemplo! Apostar só 100 % nos veículos eléctricos , é algo só para alguns construtores automóveis..

  11. Alexandre Fernandes says:

    Se a maior marca de automóveis, o maior fabricante mundial o diz, haverá uma grande razão. Eles que estão no mercado da mobilidade sabem bem mais que os próprios analistas…

  12. Alexandre Fernandes says:

    Se a maior marca de automóveis, o maior fabricante mundial o diz, haverá uma grande razão. Eles que estão no mercado da mobilidade sabem bem mais que os próprios analistas…

  13. Nadassei says:

    E se houver tempestades solares mais frequentes será que os eletricos andam? Só por curiosidade

  14. PJA says:

    O BEV é residual, e vai continuar a ser enquanto não houver uma rede de carregamentos como deve de ser.

    • NunoManuelAlves says:

      Residual como ?

      Em termos de venda de carros novos o Tesla Model Y segmento D está em terceiro lugar, são números do 1 Q de 2023. Primeiro o stellantis 208 e segunda o 2008 mas tudo nos patamares dos 700 e tal unidades vendidas.
      Percentagem de carros novos vendidas os novos eletrificados tem 47 % do mercado. Nesses 47 estão 17% de carros BEV onde a Tesla está a massacrar tudo e todos. Os números de erradicação representam MEHV HEav PHEV e claro BEV
      15 % de vendas de carros a diesel e o restante são os gasolina penso que sobram 3 % para GPL

      Num mercado onde se vendem mais BEV do que diesel como e que é residual… A rede de carregadores está sempre em espansão, a única rede SUC que não está em expansão é a da Tesla mas isto são outros 500

      • Yamahia says:

        “Num mercado onde se vendem mais BEV do que diesel como e que é residual…”
        De entre várias barbaridades vomitadas, esta é de bradar aos céus!

        • JL says:

          Não é barbaridade nenhuma, tem é de consultar os dados para não dizer disparate:

          BEV 15.2% ´ é mais que Diesel 14.2%

          Números da ACAP.

          https://www.acap.pt/pt/noticia/857/mercado-automovel-em-portugal-regista-queda-de-168-no-primeiro-quadrimestre-de-2023-face-ao-mesmo-periodo-de-2019/7

          • Yamahia says:

            A mesma AXAP que reconhece que bo final de 2022 haviam 60% de carros Diesel nas n/Estadas???lool
            Já lhe disse que PT é um caso especial. Importaram num só ano (2022) ~100.000 carros diesel semi-novos. Para se ter uma ideia os BEV venderam 20.000 .
            Em PT. o diesel neste momento está a crescer 600% em relação ao BEV.
            A este ritmo em 2035 teremos fácil mais 1.2 milhões de carros ligeiros diesel a circular nas n/estradas , a somar aos cerca de 4 milhões já existentes.

          • JL says:

            Ah pois claro, tinha de ser, portanto quando os dados não convém, eles é que estão errados. Looooool

          • Yamahia says:

            Tem que aprender a interpretar o malabarismo das palavras para levar as massas a acreditar em ilusões.
            Neste caso é fácil verificar que se estão a referir a carros 0 kms e não a nr de novas matrículas!
            É tb uma habilidade invocar como elektros carros a combustão como os PHEV e os HEV, tentando causar o mesmo efeito.

          • JL says:

            Não é igual ? Tanto há em segunda mão para ice como para BEV.

          • Yamahia says:

            Como sabe o mercado de vendas de BEV usados está em decadência.
            Porque ainda iriam importa-los? Há por ai BEV’s usados aos pontapés provenientes de empresas que apostam na subsídio- dependência. Não é preciso importar mais!

          • JL says:

            Por acaso não sei, nem sequer existe numeros para isso nos ultimos 4 meses, se está em decandência porque existem tão poucos à venda ?

            Enfim, quando não sabe inventa.

          • JL says:

            Tanto que querem que continuam a aumentar as matriculas, cada vez mais, perdeu porque começaram a entregar novos, e com a baixa de preços, fez disparar a venda de novos.

            O mesmo aconteceu com os a combustão, vendem-se menos:

            “Vendem-se menos carros usados
            E uma das causas desta queda tem origem nas restrições de abastecimento, diz o INDICATA.

            No início de dezembro do ano passado, os veículos movidos a gasolina representavam 42,83% do stock online de automóveis usados B2C, com os usados diesel a terem a mesma quota.

            No entanto, já este ano, no início de abril de 2023, os níveis de stock de gasolina desceram para 40,26%, enquanto os usados diesel caíram para 41,0%.

            E apesar das vendas de híbridos e BEV terem aumentado nos últimos meses, os níveis de stock de usados continuam a aumentar (híbridos representam agora 13,59% e BEV 5,22%).”

          • Yamahia says:

            “No início de abril, os elétricos representavam 4,61% do stock online B2C (aumento de 71,4% em termos homólogos)”.
            Caro “Watson” é elementar.
            Se o stock de usados BEVs aumentou muito, significa que não estão a vender.
            Se o stock de usados a gasóleo baixou bastante, significa que estão a aumentar as vendas.
            Pelo gráfico dá para ter uma ideia:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-obL7izQYIF_AqLxg?e=GwafzO
            Cheira-me que vamos ter mais um ano com muitas dezenas de milhar de usados diesel importados eheh

        • JL says:

          Ah sim, então quando as prateleiras dos supermercados estão cheias é porque não estão a vender.

          Com cada teoria.

          Para os diesel vai ficar cada vez pior, tanto é que já vendem menos que BEV.

          • Yamahia says:

            Sebmesmo assim não chegou lá…o parque diedel passa de 6o para 63%. Está no relatório, é só descarrefar o PDF
            E não tenho dúvidas nenhumas q é para aumentar.

          • JL says:

            Sim sim, os diesel estão a diminuir todos os meses e agora vem dizer que vai aumentar. Loool
            A sua sorte é que ainda tem o gasóleo mais barato que a gasolina, quando a situação se inverter, como já acontece em muitos países, pufff, lá se foram os diesel de passageiros.

          • Yamahia says:

            Aumentam a participação de mercado por via das aquisições de seminovos, sobretudo importados, conforme lhe tinha dito. Só em 2022 foram 100.000 novas matrículas, não é brinquedo nenhum. São só 5x+ que as vendas de novos BEV!
            Se adicionar a venda de novos 0 kms, então são 6x mais. Grande abada! loolool

            Se a gasolina ficar mais barata que o gasóleo conforme se verifica n’outros países, não se preocupe que eu tb não pq o gasosas passa a ser novamente o papa-léguas cá de casa.
            A única desvantagem é que vou ter que parar para abastecer algures antes de Santarém no regresso de Gondizalves e algures antes de Granada nas idas para Almeria. É chato mas se fosse de BEV seria bem mais grave e dispendioso!

          • JL says:

            LOOOOOOOOOOOOOLL

            Enfim, sempre a inventar.

          • Yamahia says:

            Ó migo esse é o mercado das matriculas dos carros zero kms
            “Veículos híbridos e com bateria
            Os carros híbridos e com baterias representaram 36% do total de automóveis ligeiros de passageiros matriculados em 2022, segundo a ACAP. Destes 36%, 15% tinham motorizações híbridas (HEV), 11% eram exclusivamente elétricos (a bateria, BEV) e 10% apresentavam-se como híbridos ‘plug-in’ (PHEV).

            Os ligeiros de passageiros a gasolina representaram a maior fatia (42%), enquanto 18% dos novos registos diziam respeito a motorizações a gasóleo.”

            Vc qd quer é mesmo confusas, ou então faz-se eheh

            “importação de ligeiros de passageiros usados representou 67,1% do total de matrículas em Portugal em 2022”
            Destes 67% ~104000 unidades, pelo menos 100.000 são a gasóleo, conforme já lhe tinha dito!
            Não vale a pena andar às voltas!

          • JL says:

            Você é que está as voltas, está no próprio texto, escusa de estar a inventar uma mentira.

            Errado; desses 100 mil sao os importados, dos quais 18% são diesel.

            Por isso mesmo se estarem a vender cada vezes menos.

          • Yamahia says:

            E ele a dar-lhe…
            18% foi o mercado de carros zero kms. Vá ver melhor.

          • JL says:

            Loool, entao em segunda mão só se importou diesel.

            Vá, admira que enganou novamente.

          • Yamahia says:

            Praticamente.
            Importar grandes vols a gasolina nao faz sentido dado que os mais populares são de baixa cc e portanto pagam um valor simbólico de ISV. Sairia mais caro importar usado q comprar novo em PT.

            Tb nao faz sentido importar BEV, pois se nao conseguem escoar os q sao descartados pelas empresas de PT caçadoras de subsídios…

            Mesmo assim deixei mais de 4000 unidades para aquela malta q gosta de uma bela bomba a gasolina e quer aproveitar a redução no ISV a que o governo PT foi obrigado a anuir pelos tribunais europeus.

          • JL says:

            Não faz sentido para quem não quer comprar, mas faz sentido para quem. Tenho um irmão que trabalha num transportador e são como paeszinhos quentes a sair dos camiões.

          • Yamahia says:

            Quais?
            Carreras?
            Em q empresa trabalha o seu irmao?
            Rodocargo?

          • JL says:

            Camiões de transporte de carros.

            Fama Transportes, já chegou a transportar para a tesla mas agora não, a Rodocargo é que faz esse serviço.

            Ainda na semana passada fui lá ajuda lo a ligar um tesla, que vinha com a bateria a zero e ele não sabia como se dá encosto.

  15. Fernando says:

    Parece-me que a Toyota vai fazer o caminho da Kodak, como aqui foi dito pelo Nexx, e também o da Nokia enquanto fabricante de telemóveis…

  16. Santos says:

    Os carros elétricos vão ter sempre os mesmos problemas. Não co o carro em si mas com todo o resto à volta.

    • JL says:

      Os a combustão também.

      • B@rão Vermelho says:

        O que ainda não perceberam é que a Toyota se deixar de vender carros na Europa e EUA, continua a ser a maior construtora, matar a galinha dos ovos de ouro que são os motores a combustão é que era má politica.
        Não sei se é a melhor publicidade que podemos fazer a Toyota, mas quando vemos imagens dos conflitos nas diferentes regiões do nosso berlinde, 90% das vezes lá aparece a bela da Pick up Toyota Hilux .
        A eletrificação ainda não é para todos, até chegarmos ao ponto de ser para todos já a “moda” passou e temos uma outra tecnologia que ira aparecer.
        Países em que não há eletricidade em mais de 70% do seu território e em que há pessoas a beira da estrada a vender gasóleo ou gasolina dentro de recipientes de plástico, digam-me quando é que estes países podem deixar de usar carros que não sejam a combustão?
        Não sou contra a mobilidade elétrica, apenas conheço um pouco o mundo que me rodeia.
        Mesmo muitos países Asiáticos, como Laos, Birmânia, Camboja, Coreia do Norte, e grande parte da India e China ainda não têm eletricidade em todo o seu território, andar a conduzir nestes países, em alguns deles a estradas ainda são as deixadas pelos antigos caluniadores, que a manutenção é feita mal e porcamente uma carro elétrico ficava no 1º buraco da estrada.
        Infelizmente a eletrificação do mundo automóvel é apenas para uma pequena parte da população mundial.

  17. Asdrubal says:

    Energia renovável é mt subjetivo; se forem as intermitentes eólica e fotovoltaica não são sustentáveis; se vier de centrais de biomassa fique sabendo que estão queimando árvores contribuindo para uma deflorestação acelerada.

  18. HDD is live says:

    Haja alguém do sector automóvel a ver as coisas como elas realmente são, isto de o futuro ser só elétrico além de estupido só vai trazer mais problemas ambientais do que o inverso, e isto de querer eletrificação forçada na próxima década, só mostra que quem toma as decisões só está a olhar para o cumprir de uma agenda sem pensar nos danos colaterais que vão ocorrer pelo caminho…

    • JL says:

      Por acaso não trás, o homem apenas está a querer vender aquilo que produz.

    • Yamahia says:

      Isso mesmo.
      E não estou a ver como querem chegar a 2035 com 100% de vendas de BEVs, com um crescimento de 2.5% ao ano iriam demorar 35 anos a chegar ao objectivo, no entanto estamos a 12…
      Estamos a ser governados por um bando de alucinados.

      • JL says:

        Então agora invento ou outro número ?

        As vendas vão aumentando conforme a oferta de BEV aumentar e a oferta de ICE diminuir.

        Exponencialmente claro, tal como tem acontecido.

        • Yamahia says:

          Por acaso estava a responder ao @HDD os live. Mas como lhe disse num outro artigo, não é isso que se está a verificar.
          Os combustão estão a ter um peso 3x superior ao BEV no aumento das vendas que se está a verificar em comparação com 2022. Para o BEV se afirmar isto era a última coisa que devia acontecer atendendo a que já não resta muito tempo até 2035.
          Por esta altura o BEV já deveria estar a contribuir mais para a recuperação do mercado do que o combustão
          Assim não vão lá.

          • JL says:

            Alguma vez os BEV tiveram um número superior de vendas em relação aos ice ?

            Portanto o que diz não faz sentido.

            Temos muito tempo sim, os mercados crescem exponencialmente, os diesel quando apareceram em força nos anos 90, só apanharam os gasolina na última década.

          • Yamahia says:

            Não estou a falar em nr de vendas. Isso são outros 500 e aí a bordoada que levam os BEV é bem maior!
            O que estou a falar é só na fatia de 17% que o mercado cresceu este mês de abril de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano passado.
            Desse crescimento os BEV apenas apanharam 4% ficando os restantes 13% para carros com algum tipo de motor a combustão.
            Isto não é um bom sinal para os promotores da ME significa que a combustão esta incrementar mais que o BEV qd nesta altura do campeonato já se deveria estar a assistir ao inverso.

            Ou seja os BEV estão claramente a perder esta guerra.

            E os sinais já se estão a notar um pouco por todo o lado. 1º a Noruega, agora Portugal a anunciar que vai terminar o incentivo à compra de BEVs e se PT avançou com uma declaração destas é pq já corre em surdina na UE que isto da ambicionada transicção não vai dar em nada e outros estarão para seguir o mesmo caminho.

            E quando se retiram os incentivos já se sabe o que vai acontecer, é só observar o que sucedeu na Noruega!

            E portanto vão demorar décadas e décadas até aos 100% , portanto é para ficar pelo caminho.

          • JL says:

            Então e 4% de 17% é quanto ?

            E quanto era antes ?
            Como vê, nem com todo esse paleio lá vai.

          • Yamahia says:

            O mercado cresceu 17,2% = ~108.113 unidades
            Faça lá vc agora umas continhas para variar!

          • JL says:

            Acho que não entendeu, ou fez por não entender.

            Primeiro diz que o mercado aumentou 17%, dos quais 4 % são BEV, então qual a cota de mercado dos 4 % nos 17 % ? alguma vez tinha sido maior ?

          • Yamahia says:

            Provavelmente nunca terá sido e o problema/dilema de quem promove a transicção é precisamente esse. Os elektros não estão a conseguir descolar (embora muita gente faça por dar a entender o contrário)!

          • JL says:

            Estão, por isso mesmo venderem-se cada vez mais. Até que o model mais vendido é electrico.

          • JL says:

            Aguardo o seu comentário, LOOL, para quem diz que estão a ser um fracasso, foram só 29% de todo o mercado global.

            https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-globais-de-eletricos-deixam-mensagem-a-europa-poe-te-a-pau/#comments

          • Yamahia says:

            Devo ficar impressionado?
            As vendas globais foram em 2022 78,49 milhões de carros.
            Nessa lista dos 10 1ºs dos elektros só conto 2,75 milhões . Pode-me informar como estão repartidos os restantes 5 milhões?

            Mesmo que sejam uma realidade nem a 10º% chegaram, apesar da crise que afectou a europa e os EUA em contraciclo com fortes subidas na China e na India!

            Onde foi buscar esses 29%?!

          • Yamahia says:

            Onde estão os HEV?
            Mais um gráfico enganador.

          • JL says:

            Óbvio que tinha de ser, são todos falsos quando não dizem o que você quer.

        • JL says:

          Não, as vendas globais de veículos ligeiros foi de 26,8 milhões.

          • Yamahia says:

            A sua fonte está errada!

          • JL says:

            Está sim senhor; estive a confirmar, mas o valor para bevs também está errado, foram mais de 10 milhões.

          • yamahia says:

            Devem estar a incluir plugIn híbrido, onde viu isso? Penso que os nrs do artigo pecam por excesso e não por defeito.

          • Yamahia says:

            Tal como se esperava estão a incluir híbridos
            “Durante o quarto trimestre de 2022, os VEs com bateria (BEV) representaram quase 72% de todas as vendas de VE, enquanto os VEs híbridos plug-in (PHEVs) representaram o restante.”
            E continuo a duvidar dos 7 milhões 100% BEV. Prmeiro pq na europa os híbridos vendem 3x+ que os BEV,na China os 2 modelos mais vendidos, BYD Song Plus e Nissan Sylphy, são híbridos.
            O enfanse dado aos 72% de 10 milhões no 4º trimestre tb e supseito. Todos sabemos o que se passou com o forcing desesperado para injectar BEVs no último, nomeadamente por parte da Teesla. Significa que nos 1ºs 3 trimestres os quase 72% não foram atingidos.

          • JL says:

            Eu falei do ano todo, não apenas do 4 trimestre.

            Esses números do 4 trimester nada têm a ver.

          • Yamahia says:

            4º trimestre é o artigo que fala para dar enfâse à percentagem de BEV vendidos nesse periodo (quase 72% dos VE). Vc leu o artigo ou foi só as gordas?

            Perante isso eu só conclui que, nos restantes meses, os BEV não atingiram essa percentagem de VE.

            Logo, não atingiram os 7.8 milhões que fala o artigo com que vc despoletou esta conversa, uma vez que este último artigo indica que o total de VE foram 10,2 milhões!
            E mesmo que fosse essa a percentagem dos 4 trimestres nunca chegariam aos 7.8 milhões focados no artigo inicial. Iriam ficar-se por apenas 7.2 milhões.
            Como vê há muita informação contraditória e muito wishful thinking neste mundo dos elektros looloolool

          • Yamahia says:

            A resposta saiu mais acima, mas o lugar certo era aqui:
            “Onde estão os HEV?
            Mais um gráfico enganador.”

          • JL says:

            Estão junto com os ICE, já que são isso mesmo.

  19. Hugo Sousa says:

    Engraçado…
    Por muita mer**a que façam os construtores tradicionais de automóveis, têm sempre apoiantes com resmas de desculpas…
    Um fabricante que é apanhado pela segunda vez a enganar os testes de segurança… tipo daqueles que asseguram que o carro é minimamente seguro …
    Além de também durante anos, por escolha e conhecimento andaram a enganar os testes de emissões…Ora…
    Espetacular…

    Se fosse outra marca … que tanto vende cliques bastava terem uns painéis desalinhados que já é o fim do mundo …

    Como a nossa sociedade evoliu…

    Bem, esperemos que das 20000 pessoas que irão morrer por ano durante pelo menos 20 anos não seja ninguém destes defensores ou das suas famílias…. seria muito estranho…

  20. Mario says:

    Estou farto de bater na mesma tecla… sabem que para a eletrificação, neste caso em Portugal e para acolher a geração renovável que está em planeamento é necessário construir mais 1500km de rede de média e alta tensão. E quem é que vai querer um poste no seu quintal? é que por muito que queiram, vai ter sempre que passar em cima de casas. É que eu tenho conhecidos que são defensores acérrimos dos elétricos mas não querem uma linha de alta tensão a passar ao lado de suas casas.

  21. Otto says:

    Toyota = Bullshit. Ficaram para trás… Enquanto estiveram a pensar a Tesla vendeu mais de 4 milhões de carros a um preço médio de longe superior ao da Toyota. O idiota do japonês esqueceu-se de dizer que o Tesla é mais caro na compra mas mais barato na utilização. Ou seja o total cost of ownership é favorável aos elétricos puros. Simplesmente a Toyota foi INCAPAZ de garantir o aprovisionamento em baterias dominado pelos chineses, coreanos e a Tesla. A partir dos 90.000km o carro elétrico já pagou a diferença de custo relativamente ao térmico e daí para cima é sempre a ganhar dinheiro. Sim os eletricos ficam mais baratos do que os térmicos. Basta percorrer os km suficientes.

  22. Otto says:

    A Toyota aposta na chulice que é vender o hidrogénio ao preço da gasolina. Ninguém volta ao térmico depois de ter experimentado um elétrico. Seria como voltar ao carro de bois.

  23. Otto says:

    Ficaste parado nos anos 90. Vitolas. Qualquer Hyundai, Kia ou Tesla de gama média dá um baile a um “topo” de gama alemão. As marcas alemãs e japonesas, nem mesmo a jaguar são topos de gama. Estamos em 2023 e ainda nenhuma foi capaz de construir um carro à altura do Hyundai Kauai de 64kw, colocado no mercado em…2018. Um carro não é só poeira para os olhos, motor elétrico, eficiência da transmissão de torque, eficiência da regeneração, eficiência e inteligência do infotainement sem falar da garantia de 8anos ou 200.000km. TODOS os construtores europeus acusam um atraso tecnológico esmagador face aos coreanos. Mesmo a fazer batota na norma WLTP não resistem à comparação no teste real. Por sinal, nem a Tesla tem a eficiência real da Hyundai. Experimenta andar num Tesla de 2013 vais ficar surpreendido pela positiva, provavelmente não tem turbo estragado, não pinga óleo, não tem válvula EGR entupida, não caga fumo, não tem a transmissão quilhada, etc

  24. MCakaZim says:

    já li em algum lado que o custo de reciclar uma bateria é extremamente alto e demorado. apesar de ser reciclavel, não é rentavel. e esse sim, é o problema das marcas

    • Alexandre Júlio says:

      Na minha perspetiva o maior valor residual dos BEVs é a própria bateria. Obtém uma longa vida em aplicações estacionárias, recebendo electricidade barata e vendendo qd é cara. Uma bateria de 50 kWh num automóvel pode ter sido solicitada a debitar mais de 50 kWpe. Numa residência, duvido que seja necessário atingir um décimo disso.

  25. Zé Tuga says:

    Anda tudo a olhar para o lado e os carros é que são poluidores!
    Um porta contentores, são 70 toneladas de nafta pré-aquecida para entrar nas câmaras de combustão para o motor trabalhar! Um avião transatlântico, Lisboa – Nova Iorque são 8 toneladas de combustivel queimada em cima de Lisboa até à primeira trepada, depois é a segunda trepada; Os transatlânticos em Santa Apolónia ancorados, tirando as 2 tomadas elétricas que apenas existem poluem mais em 3 dias, cada um parado do que todos os carros em Lisboa durante um ano!

    Não vale a pena falar nos comboios que ou recebem energia eletrica mal produzida e muito menos os petroleiros que esses então são maiores que os porta contentores;

    Um carro a explosão suja, claro, mas ninguém se lembra do resto??

    • JL says:

      Então e de fossem carros e camiões a fazer o mesmo, quanto consumiam ? 60x mais ?

      • Zé Tuga says:

        Um TIR gasta 40 a 50 litros aos 100 e está com sistemas de limpeza catalizadores, liquidos etc. Camiões que não tenham sistema atual têm de se adaptar.

        • JL says:

          Errado, os novos gastam bem menos.

          Mas mesmo que gastasse 50 litros ? quantas vezes a mais transporta em peso ?

          • Yamahia says:

            Da mesma forma que uma mota que gasta 7l/100 transporta menos peso e tem menos tara que um citadino que gasta 5 aos 100.

          • JL says:

            Para uma mota gastar 7 L, bem, não é a andar.

            Mas sim, uma mota devia gastar menos, e por isso as electricas gastarem bem menos, a minha maxi anda pelos 4 a 6 kwh/100 kms, 6 a andar em AE a 140 kmh.

          • Yamahia says:

            Tem td a ver com velocidade e consequente força de arrasto. Um citatino chega fácil aos 180 enquanto um camião raramente passa da faixa dos 80-100. Da mesma forma que uma mota pode ter picos de 300kms/h e se seguir abaixo de 200 parece q vai parada.

        • Grunho says:

          Na ferrovia mesmo a diesel já divide por 7 a energia gasta por um TIR por tonelada e km. E se for locomotiva eléctrica nem emissões poluentes tem. O camião é muito pouco eficiente.

    • JL says:

      Já pensou se um camião gastasse o mesmo, comparativamente ao que transporta, quanto gastava ? 200 litros por 100 kms ? É que gastam pouco mais de 10 % disso.

    • Júlio Costa says:

      Ou a maquinaria pesada a diesel a minerar minerais e lítio para baterias dos carros elétricos por exemplo

      • Zé Tuga says:

        À dentada é que não tiram lítio nenhum!

      • JL says:

        E qual é a maquinaria pesada para extrair, transportar e refinar combustiveis, além dos minérios que também usam, como aluminio, litio (sim, litio, não há aluminio sem lítio), cobalto (sim cobalto, além de ser usado em ligas metalicas, também é usado na refinação de combustiveis.

        E podia continuar o resto do dia, e olhe, os ambientalistas dizem que a alternativa só usa 300 a 400x mais recursos.

        https://www.transportenvironment.org/discover/batteries-vs-oil-comparison-raw-material-needs/

          • JL says:

            Sim, aquele painel de ambientalistas e cientistas a sério, e não os pseudo que aqui se vê.

          • Yamahia says:

            Sérios?, aproveito para lhe deixar aqui a resposta pq no outro artigo esta saiu fora do lugar:
            Encontro que para eles a energia é toda verde e que o impacto com eólicas e painéis é só 7% loolool
            Grande alucinados

            E que agora é que vai ser que vamos ter uma data de giga fábricas de baterias. Umas 22 só para começar e tb vai ser tudo verde pq as bateias importadas é que são produzidas com energia suja. As baterias made in UE vão ser zero emissões etc loolool

            Depois as 1ªs fábricas anunciadas são:
            1-LG Chem (Polônia) Tudo dito
            2- Samsung SDI (Hungria), Dito tudo
            3- SK Innovation (Hungria) idem
            4- VW em Salzgitter, (Alemanha) A extrair carvão como se não houvesse amanhã
            5 – VW Valência (SUL DE ESPANHA) a importar GWh a carvão de Marrocos
            Grandes líricos looolooolool

            Adiante.
            Não acho justo que aquela pilha toda de barris seja atribuida a 100% aos ICE pois do barril de petróleo também se extraem coisas uteis para os elektros, nomeadamente alcatrão, tinta e solventes, já que a electricidade é toda verde looloolool

            Gasolina: 70 litros
            Gasóleo: 40 litros
            Querosene 20 litros
            Nafta: 19 litros
            Betume: 10 litros

            Ou isso é para fazer TT que já estão super-treinados no acesso aos carregadores da Tesla de Alcácer do Sal??? loolooloolool
            Eu sei que de vez em quando lá vem um parafuso sem tinta nos Tesla mas na generalidade os carros até vêm com bastante tinta. è certo que uns painéis têm tinta a mais e outros um bocado de tinta a menos, mas vê-se bem que têm tinta e tb se vê q têm uma ou outra camada de verniz. eheheh

          • JL says:

            E não sabe que as giga têm a sua própria produção.

            Como sempre, só as fabricas que não existem é que vão ter energia verdinha. LOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Tão verdinha tão verdinha que estrategicamente irão ser implantadas nos reinos do carvão da Europa

            Qt à produção própria…vá enganar outro nem uma ventoinha para amostra ou sequer painel!
            https://www.google.com/maps/place/LG+Chem+Poland+Sp.+z+o.o./@51.0174353,16.8890249,514m/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0x470fc6ef8ad6fd3f:0x9065822af6be4426!8m2!3d51.017116!4d16.8900633!16s%2Fg%2F12qfym606

          • JL says:

            Você deve pensar que não existe mais renovável porque não querem. Loooooil

            É só instalar os moinhos de vento em qualquer lado e produz loooooooooool

            Só mesmo nos sonhos de quem não pesca nada de energias e ainda quer instalar painéis solares para alimentar lâmpadas incandescentes. Enfim petrolheads a ser petrolheads.

          • Yamahia says:

            Ai eu é que devo pensar?
            Vc é que vem praqui com estudos impossíveis da T&E a dizerem que nos BEV é tudo verde que a energia é 100% renovavel,que as baterias made in UE são fabricadas com zero carbono e depois autoregeneram-se etc loolol
            E a seguir vc próprio afirma que estas fábricas são autosuficientes com produção própria e qd é confrrontado que é tudo treta diz que e eu é que devo pensar que é fácil ?
            Que não é facil sei eu. Diria mais é impossívelnos moldes em que as coisas estão actualmente e durante muitas décadas além.
            Espero que já tenha percebido pq nao vale a pena dar crédito aos artistas da T&E . Só ser for para rir um bocado. Loolooloool

          • JL says:

            Acho que não entendeu, você falou em giga factory, quem tem isso é a tesla, e sim, já tem 2 quase completamente auto-sustentáveis, não entendo porque depois foi buscar mini fábricas em edifícios pre históricos para justificar isso; quando a maioria delas nem são fábricas de baterias, mas sim de montagem de packs.

            Mas onde dizem que é sem carbono ? Eles mostram os 2 cenários possíveis.

            E sim, mais vale dar crédito a quem mostra os dados todos do que quem inventa dados só porque sim.

          • Yamahia says:

            Ai então tb fui eu que falei em gigafactories ?????
            Cum catano!!!!!!!!!!!!
            “There are 22 battery gigafactories planned”
            Pagina 12 último parágrafo!

            E não há nenhuma tesla gigafactori autosuficiente. Mais tretas do sr. Musk !

          • Yamahia says:

            *Digo pag. 3

          • Yamahia says:

            Sim mostram dois. O cenário chinês e o cenário europeu. O Chinês polui que se farta, o europeu só polui 7% por causa da montagem das ventoinhas e dos espelhos, de resto é zero! loolool

          • Yamahia says:

            E mais uma vez, eu não fui buscar nada. Eles é que falaram que a LGCHEM na europa e que seria uma das 1ªs. Eu só fui ver onde era.
            Se quiser tb vou fazer uma visita ás outras, se é que já estão a produzir.

          • JL says:

            Sim , foi você que falou em giga.

            Se seria ainda não existe, escusa de vir com edifícios velhos a cair de podre.

          • Yamahia says:

            A publicação é de inicios de 2021
            “Published: March 2021”

          • JL says:

            Então e depois, planeadas não quer dizer que estejam feitas nem como funcionam.

      • Grunho says:

        Em contrapartida a maquinaria pesada a diesel a drenar dos poços de petróleo é limpíssima.

  26. Júlio Costa says:

    Engraçado que ninguém falou nisso, mas em vez de ser correto e admitir a verdade olha para o lado e assobia, elétrico é bonito mas é nós países desenvolvidos em contrapartida está a deixar um rastro de destruição por esses países subdesenvolvidos, como se já não tivéssemos tecnologia suficiente para fazer isso.

  27. Hugo Sousa says:

    Há certas pessoas que só tomam consciência ou aceitam as verdades quando estas lhes caem no colo…

    Realidades :

    > Bastava 20 km de costa portuguesa com geradores de ondas para abastecer a península iberica ….
    > Ou cerca de 40 km2 de paineis solares …
    > Ou cerca de 200 Torres Offshore …
    > A solar e o vento necessitam de 300GWh de baterias …
    Tudo isto era possivel com 50% dos subsídios anuais fornecidos ás petrolíferas….

    O motor electrico é o aparelho de transformação de energia mais eficiente até ha data …

    > 1 litro de gasolina precisa de 6kwh de energia electrica do poço ao depósito…
    > 1 litro de óleo polui 1000000 litros de água potável…
    > um carro emite 100x as emissões de uma central termica proporcionalmente….
    > o monóxido de carros provoca mais de 5000 mortes ao ano e mais de 20000 doentes crónicos…
    > os catalisadores e afins quando em fim de vida poluem equivalente a 1000 carros que fizeram 100000km cada …
    > um carro consome + 30 dias de oxigénio de uma pessoa numa única hora …
    > o hidrogénio “verde” precisa de 55kwh e de 10litros de água potável para 1kg a 300Bar … o consumo é feito a 700Bar e o Miray gasta 2kg aos 100km em autoestrada….
    > a queima do hidrogénio emite 2x mais Nox e mais CO2 que o gas matural …
    > vão morrer 20000 pessoas na europa por ano durante 20 a 30 anos devido às emissões acima do Euro5 e Euro6 que os fabricantes de PROPÓSITO enganaram estes anos todos … mas tudo bem pagaram uma multa … lembrem-se afinal o futuro dos vossos filhos tem preço…
    > A Toyota e outros fabricantes já foram apanhados várias vezes a enganar os testes de segurança, fabricam carros “espaciais” para os testes … mas nada lhes aconteceu …ao contrário quem tem o azar de ter acidentes nos seus carros …
    > Em 2014 foram libertadas mais de 2000 patentes no valor de mais de 200 Biliões… algo único no mundo até há data ….
    > as baterias de lítio desceram dos 1000$/kg para os 100$/kg em menos de 6 anos …
    > as baterias de lítio foram descartadas por todos os fabricantes de carros até 2015 … Ora pensem um pouco …
    > uma tshirt precisa de 2700 litros de água, o suficiente para um kilo de lítio, onde este ao contrário da tshirt e reciclável e usa a água como método de evaporação (tipo sal) ao contrário da tshirt que precisa de tratamentos para limpar a agua… 1 Tshirt > 1kg Lítio….

    E muito mais … para quem diz que tem olhos e usa a cabeça… parava de fingir, e seguia o próprio conselho…

    • Yamahia says:

      Pá ó @hugo. Vai-te curar meu.
      Quando dizes:
      -“as baterias de lítio foram descartadas por todos os fabricantes de carros até 2015 … Ora pensem um pouco …”
      Pá fdx pensa man. Não copies só por copiar. Anda aí malta muita marada man. Loooloolool

      • JL says:

        Qual a novidade isso ? já não se usa baterias de lítio em carros.

        • Hugo Sousa says:

          …. Uau …. a sério…
          Para uma pessoa que sabe tanto nao sabe que tipo de baterias eram usadas nos carros ….
          No mínimo estranho …
          “nickel-metal hydride” diz-lhe alguma coisa… va lá procurar então…

          Os primeiros carros eléctricos de produção que usaram baterias de iões de lítio, foi a que libertou as patentes em 2014 …

          • JL says:

            Referia-me ás de lítio, essas também já não são usadas, agora são níquel cobalto e manganês, e fosfato ferro.

            Iões de lítio refere-se a tecnologia.

  28. Yamahia says:

    Cura-te man, acabaste de afirmar q as baterias de lítio foram descartadas por todos os fabricantes de carros em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.