Andar de avião é mesmo mais seguro do que andar de carro? Os números não mentem…
Muitas são as pessoas que têm medo de voar, evitando-o ao máximo, por vários motivos, mas especialmente por estarem a um distância assustadoramente grande do chão. Por outro lado, andar de carro não representa um medo comum. Os números respondem: andar de avião é mesmo mais seguro do que andar de carro?
As notícias sobre quedas ou problemas com aviões têm ocupado algum espaço na agenda pública, nos últimos dias, levantando questões sobre a segurança do transporte aéreo.
Apesar de andar de carro, numa estrada, em terra firme, possa soar mais seguro, a verdade é que o avião é, curiosamente, o meio de transporte mais seguro!
✈️ De facto, dizem-nos os números que a probabilidade de morrer num acidente de avião comercial é de cerca de 1 em 11 milhões, ao passo que a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é de cerca de 1 em 101.
Estes dados são fruto de estudos de segurança aérea e dados de organizações como o National Safety Council, segundo avançado pela imprensa.
Considerando-os, mesmo tendo em conta os incidentes recentes, as viagens aéreas comerciais continuam a ser muito mais seguras do que andar de carro.
Além disso, comparando os riscos de ambos os modos de transporte, analisando as mortes por quilómetro percorrido, percebe-se o seguinte:
- Viagens de carro: 1,37 mortes por cada 160 milhões de quilómetros.
- Viagens comerciais de avião: 0,01 mortes por 160 milhões de quilómetros.
Basicamente, por quilómetro percorrido, conduzir será cerca de 137 vezes mais mortífero.
Como é que andar de avião é tão seguro?
Embora os acidentes de carro aconteçam diariamente, a cobertura mediática dos acidentes de avião é mais significativa, pois os eventos são, geralmente, mais chocantes.
No entanto, voar é seguro pelos seguintes motivos:
- Contrariamente aos condutores de automóveis, os pilotos das companhias aéreas comerciais passam por milhares de horas de formação antes de serem autorizados a transportar passageiros;
- Os pilotos operam sob supervisão constante, por exemplo, através da orientação dos controladores de tráfego aéreo;
- Os pilotos são obrigados a passar por rigorosos exames, testes em simuladores e programas de formação recorrentes;
- As companhias aéreas têm exigências de manutenção e os aviões são meticulosamente verificados por mecânicos especializados;
- Os aviões modernos são construídos com sistemas redundantes, para que os sistemas de reserva entrem em ação, caso o principal falhe;
- Existem várias agências, nomeadamente globais, que garantem a segurança dos aviões durante o voo.
Conforme defendido por Arnold Barnett, um dos principais especialistas em segurança e operações de viagens aéreas, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e coautor de um artigo sobre o tema, "a segurança da aviação continua a melhorar".
As melhorias resultam dos avanços tecnológicos e dos rigorosos protocolos de segurança, que tornam as viagens aéreas cada vez mais seguras.
A taxa de mortalidade em acidentes de avião é muito maior.
Ia perguntar o mesmo, a probabilidade de sobreviver a um acidente de carro e a de um acidente de avião.
Mas a taxa de acidentes é muito mas muito menor nos aviões:
“commercial airplane accident rates are incredibly low, roughly 1 per million flights.”
Já num carro, os que resultam em vítimas ou danos significativos – situa-se na casa dos 100 a 200 acidentes por milhão de viagens. Se incluirmos também incidentes mais leves (que nem sempre são reportados), o número pode subir para algumas centenas (por exemplo, 300–500 acidentes por milhão de viagens).
Mas de grosso modo, o risco de ter um acidente com danos significativos para as pessoas é cerca de 150 vezes maior ao entrar num carro do que entrar num avião.
Ora em 65000 milhões de viagens, de automóvel, na Europa 19823 pessoas, faleceram, em 2024. 621669 pessoas tiveram lesões graves e/ou permanentes.
A nível de aviões, foram 18 mortos em 21 milhões, de voos.
Por isso, será 53383 vezes mais provável, eu (ou você) falecer, num acidente automóvel, do que num de avião.
Como chegaram a esse número de 65000 milhões?
E também porque no céu não há malucos a ultrapassar onde é proibido, ou a fazer inversão de marcha no meio da ponte.
Ganhaste com este comentário! ahah brutal! (e tens toda a razão!)
Mas há malucos que vão de helicóptero a conversar com o parceiro do lado e depois embatem num avião em pleno voo.
Acontece todos os dias… às vezes mais do que na estrada..
Isto é tudo treta. Estamos a falar de probabilidade de intercepção ou probailidade condicionada. A reposta depende disso. Ou seja a probabilidade de ter um acidente de avião ou morrer num acidente de avião?
Não é uma coisa nem é outra. É mortes por km.
Mais seguro é ficar em casa com o linux, adoro ver linhas de comandos a correr mesmo que isto n sirva para mais nada
É pá qual é a tua panca com o Linux !?!?!?!??!???!?!?!?!?!?!?
Já eu fico em casa com o linux a divertir-me com o que leio por aqui, mesmo que isso não contribua para melhorar a minha vida.
Já acreditei mais nesse conceito, mas desde que vi o documentário “Turbulência na Boeing”: os escândalos da companhia em Reportagem Especial https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2024-06-12-video-turbulencia-na-boeing-os-escandalos-da-companhia-de-aviacao-cb59a563 cada vez tenho mais dúvidas sobre a verdade desta afirmação.
É apenas uma conclusão estatística.
Jura? E então? Vais presentar um fundamento mais credível ou vais ficar-te por aí?
Estatisticamente morre-se mais no caminho de casa aeroporto e aeroporto casa do que queda de avião.
Ainda hoje de manha era noticia o número de mortes nas estradas Portuguesas e a media é de um pouco mais de um morto por dia.
O avião é mesmo o meio de transporte mais seguro, eu pessoalmente também não sou grande fã de andar de avião, mas é um “mal necessário”, se fosse possível fazer a deslocação em outro meio de transporte tão rápido como o avião, então o avião seria a minha última escolha.
O erro nisso ae é considerar voar em todo o mundo. Onde as normas são seguidas? Agora vai voar para locais que não existe uma vigilância de verdade.
“os pilotos das companhias aéreas comerciais passam por milhares de horas de formação antes de serem autorizados”
Se fizessem o mesmo com os condutores de automóveis, não se vendiam veículos, porque 95% não passavam nos testes.
Exemplo que teriam de cumprir após um ano de condução (obrigatório o “ovo estrelado” no veículo).
Uma pista molhada com retas e curvas em que teriam X de tempo para completar o percurso e a velocidade mínima não podia ser inferior a 65 km/h.
Não passou não andam na estrada até passarem.
Faço a viagem Setúbal – Lisboa, pelas pontes, 2 vezes, por dia. Já vi de tudo. Até uma senhora (dos seus 30 anos) a mudar, de roupa, enquanto conduzia, um Tesla branco, em cima do tabuleiro, da ponte. Quando olhei, para a direita, fiquei embasbacado. Tudo bem que dizem, que a condução autónoma, permite fazer outras coisas mas, trocar roupa, foi a primeira vez, que vi. Fumar e usar o telemóvel, é 500 a 1000 carros, por viagem. Alguns até a fazer vídeos, enquanto circulam a 100kmh.
Neste último ano, só apanhei 2 acidentes, graves. Um que um jovem (segundo ouvi de 22 anos) capotou, na descida para Alcântara, pois estaria a usar, o telemóvel, assustando-se, com a passagem de um autocarro. O outro foi, junto ao fogueteiro, um embate de 3 carros, ao final do dia, em que faleceu uma mulher de 45 anos, que terá sido uma ultrapassagem, efectuada, quando, outro condutor, não calculou, o momento certo, sendo que queria sair, acabou por abalroar 2 carros, matando uma condutora.
Exato, os acidentes graves são culpa de quem circula devagar…e não dos que andam em excesso LOLOL
Ainda à dias vi uma pessoa a fazer marcha a traz numa rotunda porque se enganou na saída, ou parece que agora é moda pararem no meio da rotunda para deixar os outros passar, se uma simples rotunda não sabem fazer, estão à espera do que, andar de carro é muito mais perigoso que de avião.
E se calhar tu farias parte desses 95%.
Palavras leva o vento, gosto mais de ação. Desafio-te para o percurso descrito no próximo fim de semana na pista de Kartódromo Internacional Santo André cada um com o seu carro do dia a dia. Depois uma viagem até ao Algarve por estradas nacionais. Os Homens medem-se por ações não por palavras.
Apenas é mais seguro porque andam no ar muito menos aviões por dia do que automóveis na terra. Fora isso, a probabilidade de não sobreviver a UMA queda de um avião é de 99,9999999%, enquanto a probabilidade de sobreviver a vários acidentes de carro é muitíssimo superior.
Agora… o mesmo estudo mas com wokismo 😉