PplWare Mobile

Andar de avião é mesmo mais seguro do que andar de carro? Os números não mentem…

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    A taxa de mortalidade em acidentes de avião é muito maior.

    • Filipe says:

      Ia perguntar o mesmo, a probabilidade de sobreviver a um acidente de carro e a de um acidente de avião.

    • Hugo Nabais says:

      Mas a taxa de acidentes é muito mas muito menor nos aviões:
      “commercial airplane accident rates are incredibly low, roughly 1 per million flights.”
      Já num carro, os que resultam em vítimas ou danos significativos – situa-se na casa dos 100 a 200 acidentes por milhão de viagens. Se incluirmos também incidentes mais leves (que nem sempre são reportados), o número pode subir para algumas centenas (por exemplo, 300–500 acidentes por milhão de viagens).
      Mas de grosso modo, o risco de ter um acidente com danos significativos para as pessoas é cerca de 150 vezes maior ao entrar num carro do que entrar num avião.

    • Manuel da Rocha says:

      Ora em 65000 milhões de viagens, de automóvel, na Europa 19823 pessoas, faleceram, em 2024. 621669 pessoas tiveram lesões graves e/ou permanentes.
      A nível de aviões, foram 18 mortos em 21 milhões, de voos.
      Por isso, será 53383 vezes mais provável, eu (ou você) falecer, num acidente automóvel, do que num de avião.

  2. David Guerreiro says:

    E também porque no céu não há malucos a ultrapassar onde é proibido, ou a fazer inversão de marcha no meio da ponte.

  3. Antonio Duarte says:

    Isto é tudo treta. Estamos a falar de probabilidade de intercepção ou probailidade condicionada. A reposta depende disso. Ou seja a probabilidade de ter um acidente de avião ou morrer num acidente de avião?

  4. Joao Rego says:

    Mais seguro é ficar em casa com o linux, adoro ver linhas de comandos a correr mesmo que isto n sirva para mais nada

  5. Um gajo sério says:

    Já acreditei mais nesse conceito, mas desde que vi o documentário “Turbulência na Boeing”: os escândalos da companhia em Reportagem Especial https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2024-06-12-video-turbulencia-na-boeing-os-escandalos-da-companhia-de-aviacao-cb59a563 cada vez tenho mais dúvidas sobre a verdade desta afirmação.

  6. há cada gajo says:

    É apenas uma conclusão estatística.

  7. B@rão Vermelho says:

    Estatisticamente morre-se mais no caminho de casa aeroporto e aeroporto casa do que queda de avião.
    Ainda hoje de manha era noticia o número de mortes nas estradas Portuguesas e a media é de um pouco mais de um morto por dia.
    O avião é mesmo o meio de transporte mais seguro, eu pessoalmente também não sou grande fã de andar de avião, mas é um “mal necessário”, se fosse possível fazer a deslocação em outro meio de transporte tão rápido como o avião, então o avião seria a minha última escolha.

  8. spacexis says:

    O erro nisso ae é considerar voar em todo o mundo. Onde as normas são seguidas? Agora vai voar para locais que não existe uma vigilância de verdade.

  9. Ai pois é says:

    “os pilotos das companhias aéreas comerciais passam por milhares de horas de formação antes de serem autorizados”

    Se fizessem o mesmo com os condutores de automóveis, não se vendiam veículos, porque 95% não passavam nos testes.

    Exemplo que teriam de cumprir após um ano de condução (obrigatório o “ovo estrelado” no veículo).

    Uma pista molhada com retas e curvas em que teriam X de tempo para completar o percurso e a velocidade mínima não podia ser inferior a 65 km/h.
    Não passou não andam na estrada até passarem.

    • Manuel da Rocha says:

      Faço a viagem Setúbal – Lisboa, pelas pontes, 2 vezes, por dia. Já vi de tudo. Até uma senhora (dos seus 30 anos) a mudar, de roupa, enquanto conduzia, um Tesla branco, em cima do tabuleiro, da ponte. Quando olhei, para a direita, fiquei embasbacado. Tudo bem que dizem, que a condução autónoma, permite fazer outras coisas mas, trocar roupa, foi a primeira vez, que vi. Fumar e usar o telemóvel, é 500 a 1000 carros, por viagem. Alguns até a fazer vídeos, enquanto circulam a 100kmh.
      Neste último ano, só apanhei 2 acidentes, graves. Um que um jovem (segundo ouvi de 22 anos) capotou, na descida para Alcântara, pois estaria a usar, o telemóvel, assustando-se, com a passagem de um autocarro. O outro foi, junto ao fogueteiro, um embate de 3 carros, ao final do dia, em que faleceu uma mulher de 45 anos, que terá sido uma ultrapassagem, efectuada, quando, outro condutor, não calculou, o momento certo, sendo que queria sair, acabou por abalroar 2 carros, matando uma condutora.

    • Hugo says:

      Exato, os acidentes graves são culpa de quem circula devagar…e não dos que andam em excesso LOLOL

      • B@rão Vermelho says:

        Ainda à dias vi uma pessoa a fazer marcha a traz numa rotunda porque se enganou na saída, ou parece que agora é moda pararem no meio da rotunda para deixar os outros passar, se uma simples rotunda não sabem fazer, estão à espera do que, andar de carro é muito mais perigoso que de avião.

    • PTO says:

      E se calhar tu farias parte desses 95%.

      • Ai pois é says:

        Palavras leva o vento, gosto mais de ação. Desafio-te para o percurso descrito no próximo fim de semana na pista de Kartódromo Internacional Santo André cada um com o seu carro do dia a dia. Depois uma viagem até ao Algarve por estradas nacionais. Os Homens medem-se por ações não por palavras.

  10. PTO says:

    Apenas é mais seguro porque andam no ar muito menos aviões por dia do que automóveis na terra. Fora isso, a probabilidade de não sobreviver a UMA queda de um avião é de 99,9999999%, enquanto a probabilidade de sobreviver a vários acidentes de carro é muitíssimo superior.

  11. Joachim P. says:

    Agora… o mesmo estudo mas com wokismo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.