PplWare Mobile

Modelos de IA mais antigos mostram sinais de declínio cognitivo, diz um novo estudo

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Um gajo sério says:

    Desculpem mas bloquei em MoCA e não, não vou fazer o trocadilho fácil de dizer que grande “moca” que os tipos que fizeram este estudo tinham. Há siglas que não deveriam ser lembradas por ninguém, mas que as há há
    Agora a sério, espero que os modelos que os médicos utilizam nas suas operações assistidas por inteligência artificial, não se baseiem no facto de serem corretamente escritas ou não, ou mesmo nas publicações das redes sociais como as LLM Large Language Models.
    Porque, no final de uma operação à vesicula o paciente morrer, for entregue à família o seguinte diagnóstico: “O seu familiar lamentavelmente faleceu. Não sabemos qual a razão que motivou o seu óbito, mas sabemos que durante toda a sua vida se pautou pelo excelente relacionamento que tinha com os outros, a extraordinária empatia que tinha nos seus relacionamentos nas redes sociais e na sua vida familiar. Decerto que merece o céu e Deus não se vai esquecer dos seus atos de altruísmo”.

  2. Técnico Meo says:

    Partindo do principio que as IAs para já são estáticas, a não ser que sejam retiradas para fazer novo treinamento ou finetuning, a deterioração só se for do hardware de inferência. Ou problema é a memoria das IA ainda estar na sua infância. A maior parte dos modelos mostra deterioração de performance em contextos longos, acima de 8K tokens- algo que já existem estudos para melhorar a memoria das LLM para algo mais semelhante á nossa memoria de curta e longa duração ( humana) . Outro problema é que estas grandes empresas, á medida que vão lançando novos modelos começam a canibalizar o hardware onde estão os modelos mais antigos, não há almoços de graça nem dinheiro que chegue 🙂

  3. MV says:

    Estão como eu, portanto.

  4. Fred says:

    Como os humanos só sabem criar, seja o que for, à sua imagem nada mais natural que os constrangimentos da idade tenham sido reproduzidos na IA. Mesmo que os criadores não estivessem com MoCA nenhuma acabaram por transmitir o Alzheimer.

  5. Zé Fonseca A. says:

    Claro que isto ia acontecer, ninguém lhes lava os dentes

  6. X says:

    Devem beber 12 diet cokes por dia como o outro!

  7. Um gajo sério says:

    Eu espero é que tenham em conta o princípio básico de utilizar como fonte de dados os diagnósticos médicos especializados e não os dados recolhidos das redes sociais, isso é da mais elementar lógica.
    Eu trabalhei durante vários anos em ETL (Extract, Transform and Load), para quem não sabe é o pré tratamento dos dados que vão alimentar os grandes sistemas de dados (Big Lake of Data), sendo esta uma das áreas mais criticas para que os LLM Large Language Models sejam possíveis.
    Em certos modelos a qualidade dos dados é tão ou mais importante que a dimensão das amostras. Se com as amostras de grande dimensão procuras a universalidade com a qualidade buscas a objetividade e confiabilidade dos dados de acordo com o universo que vais tratar.
    Quem já trabalhou no ramo sabe a especificidade e o trabalho que dá para garantir que os dados são os mais corretos para o fim a que se destinam, daí que seja a área que mais recursos consome, tanto humanos como tecnológicos.
    Um dos princípios é que não se deve misturar “universos” ou “amostras”. Se o modelo é destinado à prática de medicina, então a tua fonte de dados deve ter obrigatoriamente origem em documentos certificados de entidades credenciadas na área da medicina e farmacêutica.
    Se pelo contrário o modelo é para marketing direcionado a massas, então os dados podem ser o mais universais possíveis, privilegiando a quantidade em vez da qualidade, se possível com ênfase em experiência sensorial e/ou comportamental.

  8. Ana Isabel Cunha says:

    Será sinais de demência ou alzheimer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.