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Toyota aposta em novas baterias que oferecem uma autonomia de 1000 km

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Alves says:

    Para quem não queria saber dos eléctricos, está acordar para a vida pois os números são difíceis de engolir e se acorda tarde perde o comboio..

    • João Câmara says:

      Acha mesmo que a Toyota não queria saber de elétricos, quando se sabe que dentro de poucos anos na europa os carros a combustão vão deixar de ser vendidos?
      Aliás a Toyota foi das primeiras a vende carros eletrificados.

      • David Guerreiro says:

        Carros híbridos, não elétricos.

        • GM says:

          Ele escreveu electrificado, não eléctrico.

        • JL says:

          Tambem teve eléctricos, o IQ, e o RAV 4 Ev, e entretanto o Mirai, no ano passado lançou o Bz4x

        • Jorge says:

          A Toyota criou o 1 carro eléctrico, um modelo Rave 4 elétrico! A Toyota tinha uma parceria com a Tesla, Que depois resolveu terminar. A 1 fábrica da Tesla, era uma fábrica que pertencia a Toyota! A Tesla, foi influenciada pelos métodos da Toyota. É certo., que depois apostou mais na tecnologia Híbrida, Hidrogénio, que no elétrico, o que fez atrasar frente a concorrência, tal como a maioria dos construtores japoneses. Mas já lançou e vai lançar vários modelos elétricos, na Toyota e Lexus.

          • JL says:

            Por acaso foi ao contrário, primeiro foram os híbridos, e depois os 100% eléctricos começando em ambas as vertentes, tanto hidrogénio como plugin com baterias, entretanto virou-se para os híbridos plugin e para os 100% eléctricos com bateria, já que o hidrogénio têm sido um autêntico fracasso de vendas.

      • Toni da Adega says:

        Apareceram com os híbridos que na época não eram maus. Mas entretanto pararam no tempo praticamente estagnaram no tempo. Maioria das marcas possuem híbridos bem mais avançados.

        • João Câmara says:

          Avançados em que sentido. A maioria dos híbridos Toyota não são “plugin”, mas tambem não são muito pesados nem muito caros. Já o novo Prius Plugin, (mais avançado), custa o mesmo que um elétrico.
          Os híbridos, caros e pesados fazem pouco sentido.

      • Alves says:

        É o que escrever sem se informar.
        Caso não saiba o seu CEO desde 2009 não apostava em eléctricos mas sim em híbridos e até em Hidrogênio e até dizia publicamente que a Toyota não iria apostar em eléctricos mas em Janeiro deste ano com a pressão dos números de vendas de eléctricos ele foi obrigado a se despedir para dar lugar a um CEO que vai tentar correr atrás do tempo perdido.

        https://observador.pt/2023/01/27/ceo-da-toyota-que-nao-gosta-de-electricos-abandona-o-cargo/

    • TXG says:

      O que sempre ouvi dizer da Toyota (e concordo) é que não se deve apostar apenas nas baterias. E verdade seja dita, a Toyota tem apostado forte nas alternativas.
      O que acho é que sendo uma marca com tanta presença, e principalmente a vender tanto em países onde ainda nem sequer se sonha com carros elétricos, parece-me que os passos que estão a dar são calmos, não querendo perder mercados importantes mas a não apostar as fichas todas apenas numa via.

    • João Câmara says:

      – O Toyota bZ4X é 100% elétrico
      – O Toyota bZ3 é 100% elétrico

    • PTO says:

      Ainda é tudo só e apenas propaganda. Não só as datas podem ser adiadas como as prestações publicitadas não serem atingidas.

    • EEQTR911 says:

      A Toyota teve elétricos primeiro que a Tesla…

      Mas a Toyota quer fazer dinheiro. Não é rebentar dinheiro dos investidores como a Tesla faz 24/7.

  2. Alves says:

    O Musk de facto veio revolucionar um mercado que diziam que era impossível de o fazer em pouco tempo.
    A corrida já começou e o investimento em desenvolver nesta área dos eléctricos descolou o que significa que vamos ter cada vez mais KMs de autonomia por valores mais baixos e mais rápidos de carregar.

  3. PilhaGasta says:

    A Toyota já esses tipos de anúncios no passado e que deram em nada, pelo que vou tomar essas notícias com muita reserva..

  4. David Guerreiro says:

    Ora, em 2028… Também eu posso prometer que os carros vão voar em 2100… Em 2028 também os outros fabricantes vão ter baterias melhores do que as atuais. As baterias de estado sólido eventualmente vão chegar. Provavelmente primeiro em alguns dispositivos eletrónicos como smartphones. A SDI já há algum tempo que vem a desenvolver.

  5. dfs says:

    Se as baterias carregarem rápido é preferível baterias mais pequenas até 500km, são mais leves, baratas e amigas do ambiente.

    • Shout says:

      +1
      Não percebo esta associação entre grande autonomia e rapidez de carregamento, só se baixarem também o peso das baterias ou melhorarem o consumo dos motores.
      O que era ideal mesmo era uma bateria leve com autonomia de 500 km e com capacidade de carga total em cinco minutos e com motores de baixo consumo tipo inferior a 10 kW/100 km a velocidades da ordem dos 130 km/h.

      • Togas Pacho says:

        Para não acontecer o mesmo daquela foto da fila dos tesla… (só imaginar o stress…)
        Eu prefiro carregar menos vezes e ter grande autonomia do que o contrário….
        Tal como gosto de andar com o depósito atestado…..

        • Joao M says:

          Togas, o que aconteceu no caso daquela “foto da fila da Tesla” é uma situação pontual. Os postos de carregamento da Tesla, em dias normais, não é assim.
          Também de notar que carregar um Tesla num carregador da marca é mais barato do que num outro e, por isso, a malta segue estas vias.
          A tesla só não tem investido em mais carregadores em Portugal por causa da cartilha da Mobi-e . Por exemplo, o local da foto tem meia duzia de carregadores “tapados” que não podem ser usados por causa das regras da Mobi-e .
          Noutros paises da europa a Tesla está muito bem servida e acredito que outras marcas também. Só cá em Portugal é que decidmos “inventar” com a rede e então só temos problemas… enfim.

          quanto a filas. Não há nada mais interessante do que as filas para abastecer aos domingos quando a malta sabe que na segunda-feira o preço dos combustiveis vai subir 😀

          • Togas Pacho says:

            pontual? olha que não foi a primeira, e se não houver resposta de oferta, cada vez vai ser pior…
            e não compares as filas (ou bichas 🙂 ) a atestar, para além de ser muito menos tempo, não dão stress nenhum.
            Atenção porque apoio totalmente o mercado eléctrico (tenho um hibrido já há 8 anos, quando ainda eram muito poucos), apenas do meu ponto de vista quero mais autonomia.
            Olha, quero por exemplo ir ao algarve e vir como tenho de fazer muitas vezes sem ter a preocupação de carregar lá o carro ou no meio do caminho e apanhar uma fila pontual….

            Analogia parva (ou não) é como os telemoveis, há quem prefira o carregamento rápido e andar com um powerbank atrás, eu previro uma bateria maior que tenha a certeza que aguente x tempo.

          • JL says:

            Nao foi a primeira, no ano passado na mesma altura também houve uma, esta deste ano tinha uns 30 a 40 minutos de espera.

        • JL says:

          Eu se tivesse um posto com combustível à borla também não me importava de estar na fila uma vez por ano.

    • David Guerreiro says:

      Também acho que chega perfeitamente, se existirem postos de carregamento em abundância e a velocidade de carga for boa, 500km é mais do que suficiente.

      • Valdemar Santos says:

        É importante que, à saída da fábrica, a autonomia seja bem mais elevada do que os tais 500Km. Visto que com algum uso, más práticas de carregamento e condições atmosféricas desfavoráveis, a autonomia das baterias atuais cai drasticamente. Logo, se consegue no dia 1 andar 1000Km, talvez no dia 1500 ainda aguente 500Km.

        • Manuel Pinto says:

          Não diga asneiras! A degradação das baterias existe devido a múltiplos fatores, mas nunca nessa ordem de valores, sobretudo “com algum uso” como diz. Já vou com mais de 200.000km num elétrico e nem 5% de capacidade perdeu. Uma bateria com muita capacidade, significa muito peso para um veículo e consequentemente maior desgaste para alguns componentes.

        • JL says:

          Cai assim tanto ? Que ev é esse que tem?

    • Toni da Adega says:

      Mas os 1000km ou 1500km tem que existir o pessoal está sempre a chorar que para as necessidades pessoais um veículo tem que ter no mínimo 1000km de autonomia.
      Assim já têm um veículo que dá para uma utilização diária

      • João Câmara says:

        Quem mais se preocupa com a autonomia de 1000Km, faz 100Km por dia.
        Quem precisa mesmo de um elétrico com 1000Km de autonomia, anda com um carro a diesel

    • João says:

      Se for 500 km em estradas, concordo. O problema é que anunciam 500 km, são para cidade. Quando vai para estrada cai para 350. O ideal era 700 km em estrada.

  6. João Câmara says:

    Para quem não sabe:
    – O Toyota bZ4X é 100% elétrico
    – O Toyota bZ3 é 100% elétrico
    A Toyota vai falando no hidrogénio e nas novas baterias para entreter os comentadores e a concorrência, mas não tarda nada tem uma gama de elétricos completa

    • Alves says:

      O entreter era bom era, por isso Administração/Sócios deram um biqueirão no CEO em janeiro. Agora sim vai correr atrás do prejuízo o novo CEO e a comunicação da empresa mudou completamente e dizem que vão apostar com tudo nos elétricos.

      • João Câmara says:

        O bZ4X, o bZ3 e os outros que estão quase a sair, foram desenvolvidos no tempo do anterior CEO e o Ceo atual continua a dizer que a Toyota continua a apostar em alternativas à eletricidade.
        Se começar primeiro fosse sinal de sucesso o Zoe e o Leaf seriam os mais vendidos na europa.

    • João says:

      E com baterias da byd. Os japoneses sempre foram contra os elétricos. Perderam o bonde.

  7. João says:

    De novo a Toyota com essa história. Parece o Musk que todo ano problema alguma coisa é não acontece. A Toyota fala há anos que tem uma bateria de estado sólido que sempre estará no mercado no ano que vem.

  8. Manel says:

    2027 e 2028, mais um ato de teatro ilusório dos lacaios das todas poderosas petroliferas.

  9. Joao M says:

    Acho é engraçada a preocupação da malta com a autonomia. Vá, também já fui desses até ter um carro eletrico. Agora, sinceramente, simplesmente desfruto da viagem e dos baixos custos.
    No meu dia-a-dia não faço muitos e carregar em casa, na tomada normal (bi-horario), tem chegado bem. Quem faz mais kilometros, tipo uns 200km-300/dia por exemplo, instala uma wallbox em trifásico e já fica com o carro “atestado” no dia seguinte – ainda a baixos custos.

    Quando faço viagens mais longas, tipo Braga–>Lisboa ou Norte até ao Algarve, faço o meu planeamento (que já fazia com o carro a combustão até para evitar o transito) e lá vou eu, nas calmas, e carrego onde o carro manda (Tenho Tesla por isso uso os carregadores rapidos da Tesla, que sai mais barato). Fico uns 10-15min parado a carregar que é tempo apra um chichizinho e esticar as pernas, até proxima paragem (braga ao algarve paro duas vezes apra recarregar). Claro que num a combustão eu ia de braga ao algarve com um deposito mas pagava uns 70_80€ para o atestar (gasolina) — agora faço a mesma viagem, pago nem metade disso nos carregamentos. Demoro mais uns 30-40min mas poupo dinheiro.

    Sinceramente, pensei que ia ter mais stress por causa da autonomia mas não tenho. Para mim, e diria para o comum mortal que não faz viagens longas todos os dias, o carro eletrico com autonomia “normal” chega e sobra. Falamos sempre das “viagens longas ter d eparar” mas a maior parte das pessoas faz uma “viagem longa” talvez meia duzia de vezes ao ano.
    Para quem faz muitos quilometros em auto-estrada a autonomia já fará mais diferença (autoestrada e sempre a “abrir” é onde se gasta mais, até combustivel é igual) mas não acredito que seja uma grande percentagem de utilizadores.

  10. Grunho says:

    1000 kms é um assombro, mas prefiria uma de 500 por metade do preço e do peso, principalmente se carregar em menos que os tais 20 minutos. De qualquer das maneiras, fora de dúvida é que a Toyota está a abandonar o hidrogénio.

  11. Yamahia says:

    “Segundo a Toyota, estima-se que estas baterias cheguem ao mercado no ano de 2027 ou 2028.”
    Ou 2029 ou 2030, ou …ou…se…se…
    https://m.youtube.com/watch?v=piZNscuSgBs

  12. Nuno Torre says:

    Caros: Há aqui uma variável que quase ninguém está a considerar. Os motores também irão evoluir bem nos próximos anos. Não vai ser só nas baterias. Calculo que o que está a ser projetado leva em linha de conta essas duas realidades. As baterias não vão dobrar a sua capacidade em 4 anos por si só. Os motores deverão também ajudar com boa parte, que não a parte de leão dessa tarefa. Quanto aos 1000km, isso é mais um marco histórico. Todos querem ser o 1º a lá chegar. Não me parece muito relevante, mas o marketing é isso mesmo! Opções de 500km com menos peso e menor custo aparecerão naturalmente para os citadinos.

    • JL says:

      Não dobraram em 4, mas dobraram em 8, quanto mais investimento, mais rápido será o desenvolvimento.

      As novas baterias da CATL são a prova disso.

      • Yamahia says:

        O que se vê é aumento da massa bruta por kWh adicionado á capacidade da bateria.

        • JL says:

          Isso é você que tem um cérebro de um kilo mas que na verdade tem capacidade meio.

          Então a densidade não duplicou em 8 anos ?

          Massa bruta fale em hidrogénio e outras alternativas onde nem com menos peso conseguem maior eficiência.

          • Yamahia says:

            Sim uma massa de 600kgs para fazer 500kms é cá uma ciência… com menos de 1/10 disso faço 1300 kms.

          • JL says:

            Nop, só pode contar com a diferença. O seu motor é bem mais pesado que o meu.

            Já agora a massa da minha bateria é de 450 kilos.

          • Yamahia says:

            O que eu sei é que o seu carro pesa mais 829 kgs que o meu se for a versão de 85 kWh ou mais 700 kgs que o meu, se for a versão de 60 kWh.
            Ou seja anda aí com um paquiderme desengonçado e mal jeitoso, lool

          • JL says:

            Não é tanto.

            Curioso é que o peso nem sempre é mau; deu para ver que um tesla de 130 mil com 150 kgs a mais trava melhor que um super desportivo de 4 milhões. Looool

          • JL says:

            Ja agora, pouco me interessa o peso, não faço conta de andar com ele as costas. Lool

          • Yamahia says:

            Já se esqueceu do vídeo?
            Sim, o peso foi um dos factores que contribuiu para o Clio vencer o Tesla S Plaid em Nurburgring. O Clio pesa apenas 1.200 kg, enquanto o Tesla S Plaid pesa 2.300 kg. Esta diferença de 1.100 kg é significativa e deu ao Clio uma vantagem significativa em termos de desempenho e manobrabilidade.
            Piu.lool

          • JL says:

            Não vi clio nenhum a ganhar nada, mostre lá os resultados numa tabela ?

            Então sendo assim vamos todos comprar clios, que é bom e recomenda-se, deviam dizer que era o carro mais seguro do mundo.

          • Yamahia says:

            https://youtu.be/jQQEqQGhzYo?si=oQ6Zm4XAuboNVEq2
            Não viu?
            Foi só 1 minuto por volta, coisa pouca lool
            Está nos comentários
            Áh e o Clio montava os pilot de estrada contra pneus de pista do Tesla eheheh

          • JL says:

            Foi ? Onde está o resultado ?

          • Yamahia says:

            Outra vez?
            “Está nos comentários” reconhecido pelo piloto do carro perdedor.
            Aguente! looolooolool

          • JL says:

            Perdedor como? Não era nenhuma prova.

  13. Santos Lemos says:

    A Toyota vai com calma, dentro em breve está aí a dar cartas como é seu apanágio desde há décadas. Eletrificacao total também vai ter e com qualidade. Está atrasada em relação a outros? Estará? O primeiro milho é sempre dos pardais….tenham calma. Claro que os detratores da marca vão dizer cobras e lagartos, bla, bla, bla e no final vão meter a viola ao saco. É o costume!

  14. Santos Lemos says:

    Bla, Bla, bla é o costume.

  15. NunoManuelAlves says:

    Toyota e os carros mágicos que não precisam de cabos para carregar, segundo eles basta andar com o carro e a bateria carrega e sem fontes de energia externas, isto é magia ao melhor nível, só que afinal não :):):) tem k pagar a semanada ao monhe ilusionista mais a anuidade (IUC) afinal já não e mágico… estes senhores da Toyota não sabem o que dizem nem o que fazem, desde 2014 que andam com isso na boca das baterias sólidas e até agora nada. Duvido sequer que eles tenham capacidade de lançar seja o que for, o Bz3 é um rebadge da Byd:):) com o logo da Toyota, hilariante e diziam que as Blade LFP das BYD não era boas o suficiente entretanto a bateria do bz4 é pior do que as Blade, enfim não há baterias, não há skate, não há software, não há coisissima nenhuma da parte destes senhores para além de promessas falaciosas e produtos inferiores a concorrência. A sucata do Bz4 custa 20 mil USD nos chinos e nem assim vendem carros :(:(: uma vergonha, estão cada vez a vender menos carros e os próximos tempos vão ser agrestes, mas pode ser que me engane:(:( nenhum destes legacys Low tech vão ter hipótese de sobreviver sem ajuda dos governos, no caso dos Japas já viram a quantidade de marcas que e preciso salvar?? Piu 🙁 isto amis tarde se calhar poderá ser um caso de estudo onde um conjunto de mas decisões levou uma determinada empresa à irrelevância… espero que me esteja enganado…

  16. Peterjust says:

    Novas baterias milagrosas! Quando? No melhor dos casos daqui a 3 anos… Mas vocês andaram a brincar ao hidrogénio e quase todas as marcas já vão à vossa frente, vão continuar a ultrapassar durante 3 anos e naturalmente daqui a 3 anos vão ter baterias muito mais avançadas que as actuais e muito provavelmente mais avançadas que essas! Em contrapartida temos um Mirai que anda a hidrogénio, o problema é que só nós é que decidimos que o mercado ia ser hidrogénio e agora temos milhões empatados num troço que não serve para nada. Faz-me lembrar o acidente inevitável quando a Microsoft decidiu comprar a Nokia para apostar no mobile mas deixou a apple e o Android dar 10 anos de avanço! Quem escolhe estes gestores? Como é que um imbecil totalmente ignorante consegue chegar ao topo de uma empresa destas e suicidar-se junto com ela? Há coisas que são inexplicáveis de tão ridículas que são, a única explicação que me passa pela cabeça é que estes gestores afinal são autênticos imbecis que burlam as empresas com as suas “credenciais” mas na verdade mentem e enganam toda a gente, como se vê por muitos que ainda tentam defender o hidrogénio, o H até poderá ter, mas nos próximos 20 ou 30 anos nos carros não será de certeza e a Toyota, tal como a Microsoft, só não deverá ter desaparecido entretanto porque é simplesmente demasiado grande para falir.

    • Yamahia says:

      “Faz-me lembrar o acidente inevitável quando a Microsoft decidiu comprar a Nokia para apostar no mobile mas deixou a apple e o Android dar 10 anos de avanço! ”
      10 anos de avanço? Ainda hoje os outros andam a copiar features dos Windows phone lool
      O Windows Mobile foi boicotado pelos outros 2 meu amigo. O sistema em si estava muito à frente. E ainda hoje não encontrei um copy+paste mais eficaz nem uma pesquisa de contactos por últimas chamadas tão certeiro em nenhum dos outros.
      Hão-de lá chegar eheh

  17. EEQTR911 says:

    RIP chaculateiras da Tesla.

  18. NunoManuelAlves says:

    Deves querer dizer .:

    Chocolateiras EVs não são o Futuro :):):):)

    Entretanto a Tesla soma e segue 🙂
    Thats all folks:)

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