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Afinal, é ou não preciso que as trotinetes tenham seguro?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. LA says:

    Que palhaçada.
    Então cotinuamos na mesma.
    Se acontece alguma coisa, quem é que paga os estragos?

    • Mário says:

      A pessoa que causou o problema, não ter seguro não quer dizer que não tenha que ser responsabilizada.

      • Vítor says:

        Sim, têm o azar de levar com um senhor do Bangladesh, que ele vai mesmo responsabilizar-se. Mesmo com auto da polícia. A morada na semana seguinte já é outra, a notificação do tribunal nunca é efetuada. Resumo, fica-te mais barato assumires o estrago que as despesas judiciais.

    • ThaBoss says:

      Um seguro é a transferência do risco (algo que corre mal) para um terceiro (entidade seguradora)
      Não havendo seguro o risco é teu.
      Em nada impede de apurar o culpado e de o responsabilizar

  2. Theboice says:

    Sim… 25k/h pois… sabemos que não é verdade não sabemos… tretas e mais tretas e quem tiver um acidente é que fica a berrar, leis da treta é o que é…

    • Ze tuga says:

      Tive um acidente com uma trotinete em que fui culpado, estava em 1ª a 20 kmh…e trotinete fez um estrago superior a 3 MIL EUROS…. alguém acredita que ele vinha a mais de 25 kmh ?…. ninguém…

  3. Adama says:

    Quando puderem explicar afinal o que muda agradeço.

  4. Ricardo says:

    Sou só eu…ou ficamos na mesma?
    A incompetencia da ANSR foi … nada…

  5. ppq says:

    Certo a lei vai ser retificada pois houve errada transposição da Diretiva Comunitária

  6. Patinhas says:

    A incompetência é norma. Depois não gistam que as pessoas arranjem forma de protestar.

  7. falcaobranco says:

    Nada melhor que a ANSR desautorizar a PSP…enfim…é uma palhaçada!

    • Ifm says:

      A PSP é que não sabe o que diz, eles são a autoridade mas não tem o mínimo noção das leis que ” fiscalizam”, depois entopem os tribunais com processos mal documentados e com falhas.

      Isto foi a ANSR a dar uma explicação a PSP a dizer parem de informar os agentes de coisas erradas, que vai dar problemas!!

  8. Rui says:

    Tanta gente a queixar-se quando muitas das vezes não são as trotinetes o fator de perigo. Como utilizador diário de uma e que faço a viagem casa-trabalho-casa, deparo-me mais com situações causadas por outros. Desde viragens sem pisca (já perdi a conta…)pessoas a atravessar ruas fora da passadeira e sem se quer olhar se vem algum carro, enfim. Eu pratico uma condução cuidadosa e uso capacete porque sei dos perigos que me rodeiam mas tb sei que infelizmente há quem abuse. Tem que haver bom senso nestas decisões, agora proibir trotinetes de circular é que não. Seguro e multas, concordo

    • alex says:

      A questão não é proibir as trotinetes de circular.. Mas sim do utilizador ter um seguro… Podes ter um azar (sendo culpado ou não). Já vi um individuo a entrar num cruzamento como se tivesse prioridade e bateu num carro, pegou na trotinete e fugiu.. Da mesma forma que também já vi pessoas a andar de trotinete nos passeios em zonas com lojas comerciais e por pouco não levaram à frente uma senhora de idade que ia a sair de uma loja. Não estou a dizer que são todos, mas há muita gente que não tem o mínimo cuidado…

  9. B@rão Vermelho says:

    para que serve um seguro?
    Aparentemente só serve para te dar chatices, tenho uma amiga que teve um acidente de carro não sendo ela culpada e aparentemente a outra companhia de segura vai dar o carro como perda total, o problema é que ficou sem o carro e não lhe dão um de substituição até haver uma resolução do acidente,
    Coisa mais parva, a pessoa trabalha por turnos tem de andar e pager taxi /Uber até ter a situação resolvida, o seguro devia ser para estamos descansados, afinal pagamos a peso de ouro e as chatices são todas para nos.

  10. Figueiredo says:

    As trotinetes não precisam de seguro porque não são um veículo ou meio de transporte e devem ser imediatamente proibidas de circular nas vias de trânsito, espaços e vias públicas.

    Agora o que precisa urgentemente de seguro, carta de condução ou licença, matrícula, e de circular com espelhos e sinalização sonora e luminosa, são as bicicletas.

    É inadmissível que os velocípedes e respectivos condutores circulem de forma criminosa, sem cumprir o Código da Estrada, fora das vias de trânsito, com total impunidade, colocando em risco a circulação segura de automóveis e peões.

    • Rui says:

      E respondendo diretamente a si…haja mais coragem para criar ciclovias e proibir carros em determinadas zonas. Felizmente já há no Porto e arredores condições de locomoção alternativas que cada vez mais são viáveis e permitem não ser necessário o uso do carro. Já tenho quase meio século de vida e sempre me consegui deslocar sem grandes problemas. Aliás, à parte das greves, as únicas razões para os atrasos dos meios de transportes públicos são muitas das vezes o entupimento das vias por parte…dos carros. E que muitas das vezes são utilizados para aquelas viagens de café (curta distância) em que o uso do carro é desnecessário.

      • Figueiredo says:

        Não é preciso fazer pistas para ciclistas, os condutores de velocípedes já têm uma via que lhes é destinada, chama-se via de trânsito, mas se quiser construir uma pista para ciclistas na sua casa fique à vontade.

        Os automóveis não podem ser proibidos de circular em certas zonas porque os mesmos só o fazem onde é possível a existência da via de trânsito, o que você pretende ao escrever «…e proibir carros em determinadas zonas…» é privatizar os espaços e vias públicas, impedir a liberdade de escolha e deslocamento, e trazer sub-desenvolvimento, estagnação, e desertificação.

        «… as únicas razões para os atrasos dos meios de transportes públicos são muitas das vezes o entupimento das vias por parte …dos carros…»

        Você está a mentir, os automóveis só causam problemas quando não é feita a fiscalização e controlo do trânsito que compete aos Executivos Municipais efectuar através das Polícias, veja por exemplo o caso da Cidade do Porto onde o trânsito caótico e a dificuldade de escoamento do mesmo é provocada desde 2014 pelas más políticas intencionais praticadas pelo Executivo liberal/maçónico do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto», um problema que já antes tinha existido na Cidade do Porto igualmente provocado de forma intencional pela Governação Autárquica liberal/maçónica do Partido Socialista nos Anos de 1990 liderada pelo dr. Fernando Gomes e dr. Nuno Cardoso, que só veio a ser resolvido pelo Sr.º Dr.º Rui Rio quando Governou a Câmara Municipal do Porto.

        «… E que muitas das vezes são utilizados para aquelas viagens de café (curta distância) em que o uso do carro é desnecessário…»

        Meta-se na sua vida, agora quer proibir os Portugueses de utilizar o meio transporte que lhes apetece, tenha juízo.

        • Rui says:

          Olhe lá mas eu ofendi-o em alguma maneira para estar com esta conversa de treta?? Dei o meu ponto de vista sobre o estado das coisas nosso país mas realmente deve ser um dos que fica incomodado quando se depara com uma bicicleta/trotinete à frente. Temos pena.

    • ºOº says:

      Eu supostamente vou na minha trotinete a 40km/h dentro de uma localidade que o limite é 50km/h e passa um carro por mim a 90km/h, quem é que é mais “assassino” eu ou o outro condutor?

      • Rui says:

        Exatamente. Mas no entanto as trotinetes é que são um perigo. O problema aqui está na mentalidade que os carros são os donos da estrada quando se houver civismo todos podem coabitar desde que haja cumprimento de regras. Eu sinceramente sinto-me mais seguro agora com a minha atual trotinete porque é mais rápida e permite-me ter uma visão mais abrangente por causa da altura do deck, do que quando tinha a minha anterior em que tinha carros a ultrapassar-me quase colados a mim, quase que numa atitude intimidante. E infratores há em todos os lados e com os mais variados meios de transporte. Por isso se o limite nas cidades é 50km/h porque não permitir as trotinetes andar à vontade dentro desse limite? Porquê limitar aos 25? Para “empatas” já bastam as bicicletas e no entanto ninguém as proíbe de andar na estrada…não percebo esta guerra contra as trotinetes. Se mais pessoas adotassem este meio de transporte, teríamos menos trânsito, menos acidentes mortais mais ar puro…só tinhamos a ganhar. Por isso que se legisle em condições

      • Figueiredo says:

        Você pelo seu comentário, pois a estupidez também mata e infelizmente há muita por aí.

    • Rui says:

      E com esta história, até a esta hora estou sem conseguir fazer um seguro de responsabilidade civil alocado à trotinete por causa deste “vazio” legal e estas incongruências da lei. A única companhia que o faz apresenta valores e condições de adesão que são ridiculos e que nem quando andava de scooter 50cc eu pagava tanto.

      • Gyanu says:

        isso mesmo, as trotinetes só fazem sentido por não ser necessário seguro ou pagar iuc, se isso mudar acredito que volta tudo para os carros e para as motas.

  11. Rui says:

    Não são um veículo ou meio de transporte? Já vai longe os tempos em que trotinete era associado a um “brinquedo”. Para mim é sim um meio de transporte. E sim deve ser permitido circular na via pública, seja com seguro ou não. Claro que a muitos condutores incomoda mas por acaso até acho que incomoda mais aquelas que andam a 25km/h do que as que andam mais porque essas sim podem ser um problema, tanto pela lentidão e que obriga os carros a abrandar mas também porque são aquelas que, obrigadas a circular encostadas à direita, podem ser um perigo pelas manobras por vezes repentinas que os usuários fazem para se desviar dos buracos de escoamento de águas devido à sua profundidade e que podem levar a quedas. As que andam mais devem ser sim permitidas andar na via pública porque dão mais velocidade e conseguem na maior parte das vezes acompanhar a circulação normal. E quem vai com pressa numa estrada normal e quiser ultrapassar uma trotinete, lamento informar que por exemplo no meu caso, se me tentarem ultrapassar já estão a cometer uma infração porque seguramente vão ultrapassar o limite de velocidade permitido porque a minha bate os 50km/h. Ou seja, aí pela lógica estamos ambos a infringir a lei neste momento…por isso, o passo certo é regularizar corretamente e justamente o uso das trotinetes. O caso desses tipos que se armam em espertos, infelizmente os há mas garanto que, até para o nosso bem estar, os mais conscientes não o fazem. Cumpro com as regras de trânsito, uso capacete, não uso telemóvel nem phones, dou piscas e por norma ando sempre com a distância de segurança porque nunca se sabe…por isso proibir não, legislar convenientemente sim…até porque acho que estávamos bem melhor nas nossas cidades sem as filas de transito causadas pelos carros.

  12. Marcelinho says:

    O problema é que eu vejo trotinetas , provavelmente modificadas , a circularem muito acima dos 25 km/h…..mesmo a 25km/h o capacete de pouco lhes serve….já vi alguns estendidos no chão , e iam devagar….quem permite o uso destes veículos em vias de grande circulação é o principal culpado. Enfim é o país que temos

  13. Infinity says:

    Devia ter sido desde o primeiro dia

  14. KingSOL says:

    Todos os veículos que circulam na via pública deviam ter seguro e serem inspecionados. Motociclos incluídos!

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