Irão pode fabricar arma nuclear em apenas 15 dias, alerta Casa Branca
A Casa Branca lançou um novo alerta esta quinta-feira, dia 19, ao afirmar que o Irão está tecnicamente preparado para construir uma arma nuclear num espaço de apenas duas semanas. A revelação partiu da secretária de imprensa Karoline Leavitt, que sublinhou a gravidade da situação geopolítica e o risco de uma escalada nuclear no Médio Oriente.
Uma bomba nuclear em 15 dias?
A administração norte-americana voltou a soar o alarme esta quinta-feira ao declarar que o Irão está tecnicamente capacitado para fabricar uma arma nuclear em apenas duas semanas. A afirmação foi feita pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que indicou que o único obstáculo atual é a autorização política do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
O Irão tem tudo o que precisa para obter uma arma nuclear. Tudo o que falta é uma decisão do líder supremo, e levaria quinze dias para concluir a produção dessa arma.
Disse Leavitt aos jornalistas.
Tecnologia envolvida
A construção de uma bomba nuclear exige três componentes principais: material físsil em quantidade e pureza suficientes, um sistema de detonação preciso e um invólucro que assegure a compressão e reação em cadeia.
O Irão, segundo peritos ocidentais, já dispõe de urânio enriquecido a mais de 60% – estando muito próximo do grau de armamento (cerca de 90%).
Além disso, o país desenvolveu, nos últimos anos, centrífugas avançadas (como as IR-6) que permitem acelerar o processo de enriquecimento.
Estas máquinas giram a velocidades elevadas para separar isótopos de urânio, aumentando a concentração de U-235, o isótopo essencial para a fissão nuclear.
No caso de uma bomba de implosão – a mais comum entre os arsenais atuais – é necessário um sistema de explosivos convencionais altamente simétrico, que comprime o material físsil até atingir massa crítica. Isto exige conhecimentos de engenharia explosiva, metalurgia avançada e sistemas de iniciação ultra-precisos, todos eles domínios nos quais o Irão demonstrou avanços.
Contexto político e estratégico
Desde a saída dos EUA do Acordo Nuclear (JCPOA) em 2018, o Irão tem vindo a reduzir gradualmente a sua cooperação com a AIEA e a aumentar as suas reservas de urânio enriquecido. A Casa Branca teme agora que Teerão esteja à beira de cruzar a “linha vermelha” da militarização do seu programa nuclear.
Se o Irão optasse por fabricar uma ogiva, isso poderia desencadear uma resposta regional em cadeia, com países como a Arábia Saudita a pressionarem para desenvolver o seu próprio programa. O risco de proliferação, aliado à instabilidade no Golfo e ao confronto com Israel, torna este cenário particularmente sensível.
Washington continua a apostar numa combinação de dissuasão militar, sanções e diplomacia para conter Teerão. Mas o reconhecimento público de que a capacidade técnica já existe marca uma mudança de tom e prepara o terreno para possíveis ações preventivas, caso a decisão política seja tomada em Teerão.
O presidente disse o mesmo em 1995, depois em 2002… 2006…2012…2018….2025,já agora, Israel já assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares?
+1
Ah, mas eles são o povo eleito por Deus. A bomba atómica deles tem a benção divina. Eles até mataram mais de 50 mil crianças em Gaza, mas não tem importância, foi na melhor das intenções.
Este comentário roça assim um pouco ao meio racista. E o numero de crianças mortas já vai em 95 milhões- fonte: Hamas
+ 1 Netanyahu e um psicopata corrupto que inicia conflitos como o genocidio em gaza e agora o conflito com Irao para escapar ao processo de corrupcao em Israel, que certamente o levara a prisao.
bibi files
Já deviam era a ter, assim não estavam a ser bombardeados.
Israel também as têm, mesmo que oficialmente digam que não têm mas todos sabem que já tem um grande arsenal delas.
Se nao estou em erro Israel tem mais de 90… hipocrisia lol
pq eles nao assinaram nem rasgaram nenhum acordo! os outro assinaram porque quiseram!sabemdo que 7 é que podia ter!
Israel tem razões para estar preocupado, aquilo é um território pequeno, com apenas uma bomba atómica potente o Irão pode destruir grande parte das estruturas à superfície, e o Irão já deu a entender que assim que tivesse a capacidade que a iria utilizar para dar cabo de Israel.
Israel certamente responderia com um contra-ataque nuclear e destruiria o Irão, mas o mal já estaria feito.
Também não é preciso inventar. O Irão nuca admitiu ou deu a entender que pretendia fabricar armas nucleares.
Deu sim, o irao sempre disse que israel não devia existir e assim que tivesse uma bomba nuclear arrasaria o seu territorio. As pessoas que defendem a palestina esquecem se que foram estes que comecaram a guerra ao matar e violar inocentes mulheres e criancas
Nem defendendo um nem o outro.
Vamos esquecer do que Israel fez no passado?
Se formos a ver por esse espectro daqui a nada tens os árabes a invadir Portugal pq este já foi seu território …. Passado é passado só temos de olhar para o futuro e evoluir agora vem com coisas do passado então nunca vai haver paz NUNCA porquê ?!?! Porque vem sempre com histórias do passado.
É como as mulheres a falarem de algo ao marido que já foi falado, resolvido, perdoado e passados uns meses/anos lembraste há uns meses a trás bla bla bla …….
Agora o que os hamas fez foi desumano. Ouvi relatos de uma sobrevivente na talevisão de que cheirava a churrasco por estarem a queimar corpos de crianças, bebes idosos etc….. violaram mas o que é isto ?!?!
Pergunta antes assim porquê de Israel ter demorado mais de uma hora em fazer alguma coisa visto que eles tem tecnologia suficiente para detectar um rato quando este passa a fronteira??? Isto sim é que deveriam de se perguntar.
“o irao sempre disse que israel não devia existir e assim que tivesse uma bomba nuclear arrasaria o seu territorio”
Não sejas mentirosa. O Irão nunca disse tal, até que o Irão já disse múltiplas vezes que não têm intenção de construir uma arma nuclear. Até que o Irão é um dos signatários do tratado de não proliferação das armas nucleares, e têm permitido as visitas da agência internacional de energia atómica. O mesmo não se pode dizer que Israel, que não permite qualquer visita da IAEA às suas instalações e nunca ratificou o tratado de não proliferação das armas nucleares, sendo o único país do médio oriente que não o fez.
“As pessoas que defendem a palestina esquecem se que foram estes que comecaram a guerra ao matar e violar inocentes mulheres e criancas”
Penas a provas de violações de mulheres e crianças nunca se terem materializaram, mas a ironia é que temos provas, muitas delas colocadas pelos próprios soldados que este violaram mulheres e crianças. E não foi a Palestina que começou a guerra, ou será que vamos esquecer os últimos 75 anos? Ou só conta quando é a palestina a atacar, mas tudo que está para trás passamos um paninho com cebo para dar lustre aos crimes que Israel cometia e comete?
Então para que quer tanto urânio enriquecido!??
Ja e tarde
O pretexto para a invasão do Iraque foi de que possuía armas de destruição em massa, incluindo armas químicas, biológicas e nucleares. Nunca ninguém as viu.
Agora, Israel e os EUA dizem que o Irão estava a 15 dias de fabricar uma arma nuclear. Já lá vão “muitos 15 dias”, porque já tem urânio enriquecido a 60% há bastante tempo.
Está-se a dar uma ideia, falsa, de que só agora atingiu o enriquecimento de urânio a 60% e como será relativamente simples passar para os 90%, necessário ao fabrico de bombas atómicas, só agora o Irão está a 15 dias de a fabricar – ou seja, há urgência em destruir o programa nuclear iraniano e derrubar o regime. Se estava de facto nesse ponto, a esta altura já o dito líder supremo ordenou o fabrico.
Aparentemente tal dependia única e exclusivamente da vontade do líder supremo do país, e é possível que os serviços secretos Israelitas tenham dito conhecimento através da espionagem que tal ordem tinha sido dada, e ter sido esse o motivo de atacarem agora e não antes quando já antes existia a capacidade.
Precisamente por isso. Os imperialistas foram ao Iraque porque já sabiam que não havia armas de destruição massiva.
O Irão foi atacado numa clara violação da sua soberania. O Irão é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT). O Irão permite inspeções da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)..
Israel ataca tudo o que é vizinho pois pretende criar o Grande Israel. Israel tem armas nucleares obtidas ilegalmente através do EUA. Israel nega possuir armas nucleares. Israel não é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT). Israel não permite inspeções da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).. Israel ocupa ilegalmente território na Palestina. Israel comete genocídio na Faixa de Gaza. Oficialmente estima-se que Israel tenha 9” ogivas nucleares , mas na realidade estima-se que tenha perto de 400!
O Estado de Israel é diste há cerca de 80 anos. O Irão existe há mais de 1000 anos.
Querem o quê?
+1
Israei 80 anos ? vai aprender história !
O Estado de Israel foi criado há 77 anos em 14/05/1948. Antes foi o império otomano (1299 a 1922) que foi seguido pelo Mandato Britânico (1922 a 1948). Portanto quem precisa de aprender história és tu 😛
Irao existe a 1000 anos? O irao é a antiga persia ja tem mais de 5500 anos ainda os judeus andavam a fazer piramides no egipto
Ele disse que tem mais de 1000 anos.
Exatamente. O objetivo era passar a ideia do quanto antiga é aquela civilização (Irão).
Digo que Israel tem cerca de 80 anos (para não dizer 77) e veio logo um sábio mandar-me aprender história.
Digo que o Irão tem mais de 1000 mil e vem logo uma sábia fazer contas com máquinas de calcular dizer quantos anos tem o império Persa.
Aqui é só gente sábia que para mostrar que sabe alguma coisa vai logo aflito tentar corrigir o que não é corrigível pois nunca se pretendeu ser exato, mas sim passar uma ideia de antiguidade.
Enfim.
Iraque também tinha armas químicas.
Japão e Korea do Sul tem mais urânio guardado que o Irão e ninguém diz nada?!
a cada 10 anos o uranio tem de ser mudado ! por isso é palha o que estas a dizer!
Queres comparar países desenvolvidos sem religiões suicidas com o Irão ?!?! Que tem ódio de morte a vários países ódio esse implementado pelos seus governantes/religião/crenças??!?!
Até a Austrália pode ter que não me incomoda nada, agora um país com lunáticos sem medo de morrer caso provoquem morte/dano a outros aí sim incomoda-me …
Marco fontes a tua mente não vale nada…
O Irão é o maior patrocinador de terrorismo mundial até no norte de Moçambique deve ter maozinha do Irão o trabalho de acabar com isso ja devia ter sido feito a muito mas o terrorista biden andou pela porta do cavalo a enviar dinheiro para o Irão os proximos capitulos vai trazer a tona muito traidor.
não esqueças dos EUA que também tiveram uma mãozinha em treinar certo terrorista que mais tarde fundou certa organização cujo o ato mais hediondo foi o 11/09/2001.
False flag Hahaha
Amanhã devemos ter transportes públicos em greve. A esquerdalha está cá toda e em força!!
o biden é que deixou estes meninos andarem a patrocinar facoes terroristas comos o hammas ! quando permitiu negocio fora do padram dollar!
Quem é que adora gritar morte a israel, morte aos EUA???? Não sejam vocês hipócritas e não se esqueçam do passado… Só mesmo em 2025, que se vê pessoas a defender o irão e islamismo…
Só mesmo em 2025, que se vê pessoas a defender sionistas e imperialistas
Imperialistas LOOOOL 13 acordos de paz negados, 3 guerras começadas pelo mesmo lado, 0 território expandido desde 1948… Israel têm que se dedicar a outra coisa, eles não são muito bons em genocídios e expansões xDDDD
Iraque. Refugiados. Europa invadida.
Afeganistão. Refugiados. Europa invadida.
Síria. Refugiados. Europa invadida.
Líbia. Refugiados. Europa invadida.
Preparem-se para mais uma invasão.
São as armas de destruição maciça.
Devem ser as mesmas que o Saddam tinha.
Só não vê o que se passa quem não quer.
Uma coisa é certa, se esta agressão continuar, os Chineses e Russos vão ajudar o Irão.
Ninguém vai ajudar o Irão, em contrapartida a NATO ajudará EUA e Israel e muito bem.
O Iraque foi só uma desculpa, tinham lá alguma coisa de armas biológicas mas destruíram, seja como for sou a favor que o ocidente invada e destrua todos os governos totalitários do médio Oriente, são os maiores exportares de terrorismo, só têm que estar com uma trela.
O Irão é lógico que usou o dinheiro dos EUA das administrações não trump, dinheiro para não perseguir o seu programa nuclear, precisamente para o fazer de forma discreta, já nem o próprio Irão o nega, por isso estavam em negociações para abandonar o programa nuclear.
É preciso entender que ter um governo que patrocina o terrorismo, mesmo com atendados suicidas não terá um mínimo pudor de carregar no botão, por isso é preciso eliminar a ameaça
Não vale a perna Zé; repara bem que o único que consegue juntar extrema esquerda e extrema direita aqui no burgo e noutros burgos é um antissemitismo latente que se propagou como pólvora, inclusive nos média, nos últimos anos. Algo de muito grave se passa nalgumas universidades. Em breve voltamos aos Pogroms.
Zé Fonseca, isso de ninguém vai ajudar o Irão é uma falácia.
A China tem enormes interesses estratégicos naquele país e não devem estar nada agradados com esta agressão gratuita.
Existem mil e uma maneiras de ajudar, seja discretamente, seja à descarada.
Esta história de atacar países só porque não gosto do que estão a fazer, se todos forem a usar essa norma não tarda está aqui uma guerra total em que anda tudo contra tudo.
Por falar em exportação, se isto se agravar vai ver mais uma exportação de refugiados para a Europa, e o Irão tem uns 90 milhões de pessoas.
Tem por aí algum quarto vago que possa dispensar?
Por falar em terrorismo, quem é o maior criador de terroristas senão os EUA?
Quem criou o estado islâmico?
Quem, através de políticas hipócritas, causa revolta nas populações e que levam a que surjam esses terroristas?
Se vc fosse daquela região como reagiria se visse a sua casa ser ocupada por colonos judeus?
Se visse a família toda desfeita aos pedaços por bombas lançadas de aviões?
Já sei, são bombas do bem.
Teve piada o especialista em atacar hospitais vir a terreno criticar quando os hospitais deles são os visados.
Para isso há uma explicação, por baixo do hospital há uma base militar.
Se a desculpa ridícula serve para uns tb tem que servir para os outros.
Eu não gosto de nenhum deles, por mim ia tudo para Neptuno e Plutão.
Se pensa que uns são melhores que os outros, desengane-se.
São todos uma valente m##da.
Os Russos já cagaram nos “amigos” Sírios e agora fazem o mesmo aos Iranianos, os Iranianos são super simpáticos e hospitaleiros, mas infelizmente vivem com um regime terrorista que financia toda a escumalha terrorista lá da zona, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Houthi, para ti devem ser agrupamentos de escuteiros
Barão, os Russos estão num momento de fraqueza.
Os Chineses, nem por isso.
Nestas coisas não interessam idealismos, o que conta são interesses estratégicos, que estão acima disso.
O Irão é um fornecedor essencial de energia para a China.
Não acharia estranho se os Chineses agissem para proteger a sua segurança nacional.
Adoro este termo, serve para tudo e mais alguma coisa.
Ajudar como? Sei lá, mandar ajuda militar à socapa ou mesmo â descarada?
Porque não?
Aqui não há donos da razão e o Ocidente não tem moral para dar lições a ninguém.
De hipócritas está o inferno cheio.
Quer falar em terrorismo?
Vou lhe contar aqui uma história real que elucida muito bem o que os EUA são e o que dizem é o que dizem e o que fazem é o que fazem.
Em 1985 ou no ano anterior, já não me recordo, um avião comercial da Korean Airlines, um 747, salvo erro, cheio de passageiros civis, entrou pela Rússia dentro, fora de rota totalmente.
Apesar dos repetidos avisos da torre russa sobre isso, nenhuma resposta foi dada por parte da tripulação.
Enquanto isso, o avião estava a voar em direcção a uma zona militar, totalmente vedada a voos não autorizados.
Os Russos mandam um caça para saber o que se passa.
O caça chega ao 747 e coloca-se ao lado e tenta comunicar, sem qualquer resposta.
O caça faz uma série de manobras para dizer à tripulação para o seguirem ou para voltarem para trás, e nada.
Dispara umas rajadas para a frente do avião, sem resultados
Até que o avião já estava perto da zona secreta e foi-lhe ordenado que o mandasse abaixo.
E assim foi feito e umas 200 pessoas morreram.
Sabe o que estava dentro dos poroes do avião?
Faz uma ideia?
Não?
Eu ajudo, estava cheio de material de espionagem.
Os EUA usaram um avião comercial cheio de civis como escudo.
Agora vamos ver aqui umas curiosidades.
Sabe que o avião é Coreano, portanto, não ocidental, sabe tb que a totalidade dos passageiros ou quase, são Coreanos.
Se isto não foi racismo não sei o que foi.
Porque não usaram eles um avião de uma linha ocidental cheio de americanos e ingleses?
Está bem abelha…
Sim, isto não veio nas TVs.
Na altura culparam os Russos e fizeram sanções e não sei o quê.
Ninguém os teve no sítio para contar a verdade.
Fica aqui a saber a verdade do que se passou, através do amigo PorcoDoPunjab.
Pode pesquisar sobre o assunto, que não vai ver esta explicação em lado nenhum.
Apenas pense no seguinte, alguma vez um avião se desvia da rota e não liga nada a um caça ao lado a dizer para o seguir?
Sou só eu que acho isto estranho?
Se calhar sou…
Dito isto, não me mande para o Irão, porque não vou.
Não gosto de cenas árabes.
Prefiro outras paragens.
Gosto mais de extremo oriente.
5 anos depois, os EUA deitaram abaixo um avião do irão: voo 655.
Os americanos/israelitas estão por de trás destes ‘acidentes’:
1955 – voo 402 da El Al (Israel viola o espaço aéreo da Bulgária)
1958 – Voo 736 da United Airlines derrubado por caça ‘Kamikaze’
1967 – ataque de Israel ao USS Liberty dos Estados Unidos
1973 – voo 114 da Libyan Arab Airlines, é abito ilegalmente por Israel
1983 – voo 007 da KAL (avião espião controlado pela Cia, invade URSS)
1988 – Eua viola águas territoriais iranianas e ‘confunde’ avião com caça
Há muita movimentação no médio oriente abafada pelo Pentágono.
Não vão nada, eles querem lá saber do Irão e daquele governo aiatolano fanático!
Anung, a China tem vastos interesses no Irão e uma mudança de regime para algo pró ocidental não é uma coisa que os Chineses queiram.
Mas tanto pode acontecer muita coisa como pode não acontecer nada.
Eu também tenho vastos interesses na minha vizinha, não quer dizer que vá ajudá-la se o carro não pegar
Zé Fonseca, falta saber se a sua vizinha tem tb vasto interesse sobre si.
Se tiver, pode sair daí uma grande amizade.
Quem sabe ela pode pôr o seu motor de arranque a trabalhar.
Meanwhile, já sabe a posição do Paquistão e outros países sobre este assunto?
Acha mesmo que Israel e os EUA vão continuar a atacar o Irão impunemente?
Digo-lhe desde já o seguinte, se a agressão continuar o Irão será defendido pelo Rússia, China e outros…
Tudo em nome dos ” vastos” interesses…
E tb lhe digo mais, ou os EUA e Israel se acalmam ou se isto se descontrola ninguém sabe como vai acabar.
Mesmo que haja milhões de Iranianos descontentes com o regime, perante esta agressão isso será esquecido.
Agora já percebi do que esta guerra se trata. O Petroleo é a base desta guerra 🙁
E para quê se segundo o JL já nem se vendem carros térmicos?
Não pode nada. O máximo que pode acontecer é a Rússia “oferecer” tais armas ao Irão, mas acho difícil.
Em termos nucleares o Irão não passa de um capacho da Rússia que apenas serve para fornecer uranio enriquecido e outros tipos de equipamento.
O irão é uma fraude, não vale nada em termos militares, Sendo um alvo fácil para Israel o que dizer para os EUA.
Umas “coisitas” que andam esquecidas, já sem falar da intervenção militar dos EUA no Afeganistão:
1 – Guerra Irão-Iraque (1980-1988). Os EUA apoiaram o Iraque, a Rússia vendeu armas aos dois. Ao fim de 8 anos de guerra, as economias devastadas e 1,5 milhão de mortos entre militares e civis, as fronteiras voltaram a ser as anteriores a 1980. O que parecia fácil, derrotar o Irão, não foi.
2 – Intervenção militar ocidental no Iraque (2003-2011 e depois). Foi liderada pelos EUA e aliados, à margem da ONU e com a oposição da França e da Alemanha, com os objetivos declarados de derrubar Saddan Hussein, eliminar as suportas armas de destruição em massa e combater o terrorismo. Armas de destruição em massa não havia e o apoio do Iraque ao terrorismo (como a Al-Qaeda) nunca foi confirmado. Após a queda de Hussein, instalou-se uma violenta guerra civil, entre grupos xiitas e sunitas, com a participação de organizações terroristas como a Al-Qaeda. Mais de 4.700 soldados da coligação e 100.000 civis iraquianos morreram ao longo do conflito. Os EUA retiraram-se oficialmente em dezembro de 2011.
3 – Segunda intervenção militar no Iraque contra o ISIS (2014-2021). A instabilidade no Iraque levou à ascensão ao poder do Estado Islâmico (ISIS) em 2014. Em resposta às ameaças do ISIS os EUA lideraram uma nova coligação internacional, em 2014, que começou com ataques aéreos e apoio às força iraquianas e curdas. Até dezembro de 2017, o ISIS tinha perdido o seu território, mas intervenção só terminou em 2021, e continuando a presença dos EUA. Neste período, os mortos andaram perto dos 100.000.
A esta escala, já não se está a falar da Faixa de Gaza, que Israel tem massacrado, com Trump a assobiar para o lado e a dizer que lá quer construir a sua Riviera. Está na altura de a Europa, um anão político, conseguir ter iniciativa e conseguir negociações efetivas com o Irão.
P.S. É fácil de concluir que nenhum país fica desagradado se Israel conseguir impedir o Irão de produzir armas atómicas. A questão é como é que se consegue impedir/negociar com o Irão para que não produza armas atómicas – sem criar um caos generalizado. Por exemplo, por causa da guerra Israel-Irão, os preços dos combustíveis subiram bastante esta semana. Como ficam se o Irão fechar o estreito de Ormuz (o que acontecerá inevitavelmente se os seus portos e infraestruturas petrolíferas forem atacados)?
A resposta é simples Max, chama-se USS Nimitz.
who cares? Irão ja demonstrou que não honra as negociações, deviam ir todos para cima deles
Zé Fonseca, se formos a falar de países que dizem uma coisa e fazem outra, ui ui… Temos aqui novela para anos e anos.
Junta isso a terrorismo e urânio enriquecido
Zé Fonseca, diga isso ao único país do mundo que usou não uma, mas duas bombas atómicas sobre civis.
Não tem que agradecer…
Mudar o regime iraniano sem invadir o território, não estou a ver como. Têm algum general importante iraniano pronto para fazer um golpe de estado?
Agora, ninguém fabrica uma arma nuclear em 15 dias, não percebo.
e que tal em 20 anos?
achas que a refinaria de uranio enriquecido é para alimentar o povo?
A anos que estão a “fazer” as armas estás a interpretar mal o texto, com os anos de desenvolvimento estão quase a conseguir “montar” armas nucleares.
Isto não começou na semana passada
A saber dos dois comentadores anterior, o irão tem uma bomba pronta para usar neste momento?
Não sabemos, tu sabes se têm ou não?
É igual ao litro se já têm ou não, estão a preparar-se para ter, se dormes descansado à noite sabendo que um regime que patrocina todos os grupos terroristas, preste a desenvolver um programa de armamento nuclear, então deixa-me que te diga, alguma coisa está muito errado na tua vida.
Então os Iranianos estão a enriquecer o urânio para quê?
És capaz de responder?
Os especialista e observadores e dizem que não têm. Tenho que acreditar neles, não é em comentadores do pplware, que sabem tanto como eu.
Não se sabe. Quando foi a auditoria não deixaram entrar nas instalações militares todas. Para além de que, mesmo que não tivessem porque não abandonam o programa nuclear e têm cada vez mais reservas de urânio enriquecido???
Então segundo a tua lógica, devemos acreditar na palavra de quem prega constantemente “morte a israel e á América” e só quando estar uma no ar é que devemos intervir?
É só generais aqui.
Único general que anda por aqui é você. É mal-educado e arrogante.
Passados quase 40 anos e estão quase, mas mesmo quase a conseguir fazer um missil nuclear…
Então porque não abandonam o programa nuclear e cada vez têm mais reservas de urânio enriquecido? É só porque sim…
36, faça a mesma pergunta a Israel, com a diferença que Israel tem armas nucleares e não deixa ninguém verificar.
O que vale para um é válido para o outro
Daqui a 1 ano temos 20 milhões de refugiados Iranianos na Europa.
cada um com uma mochila de uranio enriquecido às costas, para não ficar lá nada
Seja verdade ou não, é só mais uma desculpa de os Estados Unidos de invadirem o territorio do Irão para ROUBAR o petróleo, como tantas vezes o fez, o Presidente dos EUA, o Trampa, já demonstro que pretende a riqueza dos outros a todo custo, seja as pedras raras na Ucrânia seja na Gronelândia, e as taxas do mercado internacional
Não passa de ameaças. Os fumos e radiação das bombas atómicas afetam milhares de km.