Tesla volta a baixar preço dos carros nos EUA! Agora começam abaixo dos 40 mil dólares
A Tesla está numa verdadeira guerra de preços nos seus carros desde o início do ano. Tem feito ajustes permanentes em todos os modelos, procurando atrair mais clientes. Ontem voltou a baixar os preços do Model 3 e Model Y.
Têm sido cada vez mais constantes os ajustes do preço dos carros elétricos da Tesla. A marca de Elon Musk quer conquistar os diferentes mercados onde está presente e escolheu esta, certamente, como a forma de cativar os potenciais clientes das suas propostas.
O novo preço do Model 3 nos EUA
A nova realidade nos EUA volta a mostrar que a marca tem ainda espaço para se ajustar face à concorrência.
A partir de agora, e sem data de fim, os carros da Tesla começam com preços que fica abaixo dos 40 mil dólares. Esta realidade está já aplicada ao Model 3 e ao Model Y da marca.
No caso do modelo mais básico da Tesla, o seu preço está agora em novos mínimos históricos. Esta é a primeira vez em muito tempo que a marca tem um veículo elétrico com um preço que começa a partir de menos de 40.000 dólares.
O Model 3 Performance mantém o preço e a Tesla ainda não reabriu as encomendas do Long Range nos EUA.
Tesla Model Y também sofre mudanças
Da mesma forma, e nesta nova atualização, a Tesla reduziu também significativamente o preço do Modelo Y em toda a linha.
Cada variante teve seu preço reduzido em 3 mil dólares da noite de um momento para o outro, sem qualquer pré-aviso, com tem sido a prática da marca.
Assim, e no que toca ao Model Y, a Tesla tem esta nova tabela de preços para estes carros elétricos:
- Modelo Y AWD: passou de 49.990 para 46.990 dólares
- Model Y Long Range: passou de 52.990 dólares para 49.990 dólares
- Model Y Performance: passou de 56.990 dólares para 53.990 dólares
Importa destacar, contudo, que os carros da Tesla têm estado a perder parte dos incentivos fiscais nos EUA. O governo resolveu aplicar restrições a estes incentivos para as marcas que usam componentes de "países preocupantes". No caso da marca de Elon Musk a razão está, naturalmente, nas baterias, fabricadas na China.
Este artigo tem mais de um ano
A Tesla vai levar as outras marcas todas à falência!
Ou a concorrência começa a ser feroz e a Tesla está guardar o seu mercado. Deve ser mais isto, porque as outras grandes marcas também Têm os seus clientes fieis.
A rebaixa de preço parece-me ser mais devido a:
1) Conseguem reduzir o preço de venda mantendo a mesma margem de lucro pelas economias de escala que a nova GigaFabrica Chinesa proporciona e que estava previsto entrar em plena capacidade produtiva este ano 2023.
2) Concorrência cada vez maior no mercado dos elétricos. Cada vez mais as marcas estão a apostar forte neste formato de propulsão de veículos (e até mesmo as marcas de super e hiper carros estão a lançar modelos com 1000 ou 2000 cavalos como o Lotus Evija que vai dos 0 aos 300km/h em 9.7 segundos) estando a deixar a Tesla de fora da ribalta da inovação.
3) As novas inovações em termos de baterias que estão a aparecer na concorrência – com as baterias de sódio – e que permitem a concorrência ter custos mais baixos com as baterias, maior capacidade de carga e rapidez de carga.
É claro que esta forma de rebaixar os preços parece que não foi bem planeada, e se estivesse na dúvida para comprar um veículo – seja de que marca for – e estivessem constantemente a descer de preço – iria aguardar mais um pouco antes de tomar a decisão de o adquirir…
A margem de lucro diminuiu.
Basta consultar o relatório de ontem.
A estratégia actual é de :
“We’ve taken a view that pushing for higher volumes and a larger fleet is the right choice here versus a lower volume and higher margin,” Musk said Wednesday during the earnings call.
Além disso :
“Free cash flow tumbled 80% vs. a year earlier to $441 million vs. expectations for $3.2 billion. Tesla had negative cash flow, excluding $521 million in auto regulatory credits.”
Ainda assim, continuará líder incontestável no mercado.
A concorrência já veio várias vezes à público que está é uma má medida da Tesla e que os preços deveriam ser mais altos.
Se os grandes fabricantes afirmam isso então deve ser verdade.
Achas mesmo?
adquiri um carro a pouco tempo superior a 50mil e não foi um Tesla e como há muitos.
Só waht? Também há carros que se vendem a 200k…
Entretanto as baterias continuam sem evolução em termos de autonomia na Tesla.
Porque por mais que o Musk diga, a tecnologia de baterias não é da Tesla é da Panasonic.
Isto é muito mau para quem comprou um tesla há 2 ou 3 meses, só andaram a deitar dinheiro ao lixo. E para quem quer comprar agora, o melhor é esperar porque é capaz de baixar mais.
claro, ontem é que era bom negocio….
com esse pensamento a unica coisa que vais comprando é a bica e o cigarrinho.
Péssimo pra quem tem carros em segunda mão que vai desvalorizar ainda mais.
É isso mesmo para quem vai comprar é uma magnifica noticia, para quem comprou e julgava que tinha a última bolacha do pacote vai passar menos bem
E com isto há gente que comprou em 2ª mão mais caro que custa agora novo 🙂
Muita gente comprou assim devido aos tempos de entrega.
Eu esperei pelo meu bolinhas 8 meses e se não quisesse esperar a alternativa era comprar usado que custava o preço de novo…
Tudo se resume se podes ou queres esperar.
Mais uma razão para guardar o carro velho e gastá-lo até ao fim. Teoricamente, porque os carros estão feitos para durar 25 ou 30 anos, ainda há muitos dos anos 90 e até dos 80 em circulação.
São feitos para durar 30 anos?
Os tubos da gasolina, refrigeração têm validade de 5/6 anos…
Correia de Distribuição têm validade de 5/6 anos…
Airbags têm validade de 10 anos…
Cintos de segurança têm validade de 15 anos…
Pneus têm validade de 5 anos…
Óleo têm validade de 5 anos e necessita de ser substituído regularmente…
Óleo dos travões têm validade de 5/6 anos e necessita de ser substituído…
Bateria de 12v têm validade e necessita de ser substituída…
Circular circulam, mas os componentes já foram quase todos substituídos.
– A bomba de combustível dura em média 120.000km;
– a bomba de água dura em média 100.000km;
Até a própria gasolina têm prazo de validade…
Tudo dura uma vida se reparares e tratares bem dos componentes.
E qual é o custo de substituir isso tudo versus custo de substituir o carro inteiro? Às vezes os traficantes de automóveis até pensam que a máxima satisfação das pessoas é entregarem-lhes as poupanças de uma vida inteira. Querias…
Pelo menos 30 a 40% do preço original do carro em novo é…
Só não notas que é muito porque vais pagando às prestações.
O mal das outras marcas tradicionais é que insistem em mecânica complexa, completamente ultrapassada e dispendiosa, é ai que tem de mudar simplificar, para baixarem e concorrer com estas marcas.
Como proprietário de dois, só tenho a dizer “Ainda bem”, assim algumas pessoas que nao conseguiam comprar passam a comprar novo e outros usados.
Venham de lá mais e mais concorrência.
Neste momento com os preços da Tesla, e em Portugal a vantagem dos supercarregadores (ainda) não serem desbloqueados às outras marcas, não faz sentido comprar outro EV do mesmo segmento. Mesmo um model 3 SR+ de 39.990€ (sim mais uns 1mil€ para despesas transporte e papelada), comparando com um carro do mesmo segmento D, Passat, Serie 3, Classe C, etc.. sem pensar a nível emocional, e indo apenas para a razão económica, estes três exemplos de veículos a combustão estão condenados… E digo mais, com a entrada da BYD e outras marcas Chinesas no mercado Europeu, com preços semelhantes à Tesla, é bom que as construtoras tradicionais começem a pensar seriamente na sua vida… não vá tornarem-se em uma Nokia!
Quando estiver abaixo dos 20,000 digam. lol
Já faltou mais 😉
Não sei até que ponto a baixa de preço é comportável, tendo em conta o custo de fabrico e produção de baterias (a peça mais cara num carro eletrico e a que tendencialmente influencia o preço).
Será que temos “baterias” para tudo isto para manter os preços baixos caso as outras empresas façam o mesmo? Temos Litio e cobalto para isto tudo?
Claro que podemos alegar que já se está a fazer boa investigação no que toca a outros tipos de tecnologia de bateria no entanto uma tecnologia nova normalmente não vem diminuir o preço nos primeiros anos. Aliás, vendo o perfil do Elon Musk diria que o gajo até pode já ter a tecnologia pronta a lançar (ou quase em beta) e está a baixar os preços do stock atual para lançar as coisa nova e tirar daí dividendos (quem sabe ^_^) .
No campo dos veiculos eletricos e forçar o desenvolvimento tecnológico a Tesla está muito à frente das outras empresas; principalmente porque começou do zero enquanto as outras têm uma estrutura já rigida e não podem fazer mudanças muito bruscas de direcção. No entanto, pessoalmente, prefiro aguardar com o meu a combustão até ver onde isto leva.