Tesla vai instalar uma fábrica de baterias na Alemanha
A Europa recebeu uma Gigafactory da Tesla, pelas portas da Alemanha. Aparentemente, não será a única infraestrutura alemã associada à fabricante de Elon Musk, na medida em que esta pretende construir uma outra de baterias, através de um investimento que se prevê de 5 mil milhões de euros.
Então, a Alemanha vai receber a maior fábrica de baterias do mundo.
Apesar da já instalada Gigafactory, os planos da Tesla para a Alemanha não se ficam por aí. Afinal, de acordo com a imprensa alemã, a fabricante americana apresentou um projeto para a criação de uma fábrica gigante de baterias, perto da sua, em Berlim.
A novidade, confirmada pelo governo federal, mobilizará 5 mil milhões de euros, dos quais, pelo menos, 1,14 mil milhões serão fornecidos pela administração pública. Um dos financiamentos públicos provirá do programa European Battery Innovation, do qual também beneficiarão países como a Áustria, Bélgica, Croácia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Polónia, Eslováquia, Suécia e Espanha.
No caso da Alemanha, estima-se que o país incentive a criação de novas fábricas de baterias com o apoio de um orçamento de 2,9 mil milhões de euros. Se a imprensa alemã estiver correta, a Tesla arrecadará grande parte deste valor. Ainda assim, o Grupo Stellantis, por exemplo, tem planos para receber 437 milhões de euros pela sua fábrica de baterias, em Kaiserslautern.
De acordo com uma investigação do jornal Tagesspiegel, o investimento nas novas instalações da Tesla para a produção de baterias será superior ao estimado. Então, espera-se que permita a produção de uma nova geração de baterias: mais potentes e com uma pegada de fabrico menor, indo ao encontro dos objetivos que têm vindo a ser mencionados. Além disso, espera-se também que sejam gerados mais de 2.000 empregos.
Esta nova fábrica de baterias da Tesla, situada perto da Gigafactory de Berlim, permitirá a produção de um componente essencial a “dois passos” da restante produção, reduzindo os custos e encurtando o tempo.
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Em Portugal, mesmo a pagar salários de m/(%&a, ninguém ca quer investir, na Alemanha, onde a mão de obra é bem mais cara, não faltam investimentos.
Querem ver que afinal os portugueses têm mão de obra cara?
a desculpa da produtividade aqui não cola, se somos produtivos nos outros países, porque razão cá não conseguimos ser?
Burocracia. Lei laboral antiquada. Falta de apoios públicos. Constantes entraves a novos projetos por “truta e meia”. Carga fiscal excessiva. Falta de estratégia a longo prazo pela classe política. E por aí adiante.
+1
acabaste de ser adicionado à lista de alvos a ser abatidos pelo Cabrita xD
Só porque se ganha mais isso não significa que a mão de obra seja mais cara. De uma forma geral como os impostos em Portugal são bem mais elevados, por isso o salario liquido pode ser baixo, mas o bruto é bem alto
“se somos produtivos nos outros países, porque razão cá não conseguimos ser?” – Em portugal trabalha-se muito, mas trabalha-se mal. É principalmente um problema de gestão.
Há má gestão assim como há maus trabalhadores, quer em Portugal, quer na Alemanha.
Diria que se a Autoeuropa vende um carro feito por portugueses por 5K à casa-mãe alemã que revende aos stand Potugueses a 15k, que por sua vez vendem aos consumidores portugueses por 20K, explica parte da valorização da mão de obra e de como a “produtividade” está distribuída… Enquanto não tivermos produto próprio competivo vamos estar sempre a dar o “dinheiro” a outros… e a empobrecer.
O exemplo do carro, não faz sentido. O Preco base de um carro (sem impostos) em Portugal é praticamente o mesmo que no resto da Europa, incluindo Alemanha.
Um carro feito na Autoeuropa é mais barato em Espanha que em Portugal, duvido muito que seja culpa dos Alemaes. Enquanto andarem a culpar ou outros pela nossa propria incompetencia nada irá mudar ou evoluir.
Algumas pessoas nao conseguem fazer contas básicas.
Por isso é que há quem ache que o problema está nos fabricantes.
Toni, os dados que usei podem estar totalmente errados, o que quis mostrar era que o problema não está na nossa produção, mas no valor acrescentado que colocamos naquilo que produzimos. Se eu fabrico uma peça que vendo a 50€ e o meu cliente a re-vende sem alterações a 100€, quem é o mais “produtivo”? Resultado: produtor sou eu, mas quem é o mais produtivo: o “revendedor”…
O Operário irá sempre ganhar o mesmo independentemente o produto ser nacional ou estrangeiro. Desconfio até que se ganha mais a produzir um produto estrangeiro.
Mas temos o exemplo, a maioria produto de producao portuguesa é mais caro que produtos estrangeiros, e os estrangeiros ganham mais. A culpa dos nossos salários liquidos baixos nao é dos estrangeiros
Aliás se eu for a espanha compro produtos portugueses mais baratos que em Portugal.
Em relacao á peca, essa é fabricada e vendida a 50€ a unica forma de a tornar mais competitiva é baixar o preco ou aumentar a qualidade do produto. Se aumentarem o preco o revendedor vai comprar noutro sitio.
Producão e revenda são coisas independentes e sempre funcionaram assim.
Programa European Battery Innovation:
https://www.greencarcongress.com/2021/02/20210207-eubatin.html
com €2.9 billion, alguém consegue ver portugal na lista?
– Não! Ok os meus parabéns ficamos uma década parados á espera do hidrogénio e tal …já para não falar do litio para ficarmos a olhar para umas florzinhas.
Lá nao ha bloco de esquerda nem um PS que nunca foi tao de esquerda com agora.
Eu se fosse investidor também nos mandava á fava