Tesla quer os pneus sem ar da Michelin nos seus carros elétricos?
Ainda deve haver, por aí, quem não acredita na tecnologia dos pneus sem ar da Michelin, apresentada há alguns anos. Apesar de ainda não ser massivamente adotada, a Tesla parecia querê-la para os seus carros elétricos. A informação foi, entretanto, negada.
A Tesla estaria, alegadamente, em conversações, no sentido de equipar os seus carros elétricos com a tecnologia de pneus sem ar da Michelin. Apesar de a tecnologia ter sido apresentada há alguns anos e já estar a ser testada, não foi, ainda, introduzida num volume significativo de automóveis.
De facto, a Michelin é um dos nomes da indústria que tem procurado desenvolver, de forma robusta, bem como introduzir, pneus sem ar nos automóveis.
Segundo o Not a Tesla App, a Michelin havia confirmado que estava em conversações com a fabricante de carros elétricos, no sentido de testar os seus pneus sem ar Uptis:
A Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, confirmou recentemente numa entrevista com o seu CEO Florent Menegaux que iniciou conversações sobre o teste da sua tecnologia de pneus sem ar Uptis em veículos Tesla.
Contudo, a informação foi, entretanto, negada pela Michelin, à mesma fonte.
Apesar disso, conforme recordado pelo Electrek, a Michelin já havia testado os seus pneus sem ar no Chevy Bolt EV. Ao anunciar os testes em 2019, a fabricante disse que esperava trazer a tecnologia para os veículos de consumo até 2024.
Os pneus sem ar da Michelin
Os pneus sem ar não serão uma tecnologia desconhecida dos nossos leitores. Essencialmente, estes prometem ser imunes a furos e durar uma vida.
Recordando o que vimos aqui, em 2021, os pneus sem ar reúnem várias vantagens.
Desde logo, pela sustentabilidade que lhes está associada: imunes aos furos, evitam uma larga quantidade de desperdício que resulta de pneus descartados; a sua produção exige menos matéria-prima e energia; e a Michelin estimou que durarão até três vezes mais do que um pneu convencional.
Depois, o facto de libertar o condutor de atentar a pressão dos pneus, economizando tempo e eliminando todo o desgaste prematuro causado pela deflação. E o ajuste dos raios internos, atendendo às características de desempenho desejadas.
Não convence.
Diferentes pesos e diferentes terrenos, condução agressiva, condução confort…e por aí, tudo isso pode ser afinado com maior ou menor pressão. Coisa que não está ao alcance dos pneus sem ar. Provavelmente são bons para veículos autónomos até estes terem que virar ahah
Simples.
A mim convence. E muito. Mesmo que houvesse alguma perda, que não é o caso, eu prefiro não ter o pneu furado.
“estes prometem ser imunes a furos e durar uma vida.”
Uma vida? Mas não têm desgaste? Isso parece quase milagroso
Creio que é com recurso a recauchutagem. Claro que isso tb se pode fazer num pneu convencional mas não é seguro. Eu pelo menos não confio.
Já existem soluções parecidas em dezenas de aplicações não motorizadas, lembro-me por exemplo do carrinho de bebé dos meus filhos que tinha algo semelhante e o conforto era garantido pela suspensão
Disse bem, não motorizadas, porque um carrinho de bebê não tem tracção nem travagem nas rodas, e a velocidade que atinge e aproximadamente 6km/h. Se experimentar ao dobro da velocidade, em passo de corrida, diga que tal lhe parece o conforto…
a tech também não é a mesma, as coisas evoluem
Não é seguro porque não confia ? Lol
É preferível um pneu com pressão de ar que a qualquer momento explore.
Não estou a ver como é que duram mais, já que parece que tem +/- a mesma espessura de “piso”, sendo essa a grande medida da durabilidade dos pneus. Além de que, se calhar não podem ser recauchutados, essa coisa que os fabricantes de pneus acham uma heresia.
Claro que se a Michelin tenta impingir, é porque é bom… para a Michelin, mas não necessariamente para os utilizadores
Na minha percepção, a maior duração é devido a nunca circularem abaixo da pressão recomendada…
A pressão recomendada não existe, ou melhor, a pressão deve ser ajustada de acordo com a utilização da viatura (piso, peso….)
La está novamente a tesla querer ir por caminhos menos comuns. E que tal remover também de vez os bancos, espelhos, vidros, rodas (pode levitar, já vi num filme e eles conseguiram)….
Mas estando a tesla envolvida acredito que não vá dar problemas nenhuns, e nem sequer vai ser o consumidor o cobaia!!!
Duvido que seja possível, pois dado o altíssimo esforço quer em aceleração e travagem por causa do binário dos elétricos e a regeneração , os pneus não vão resistir grande coisa.
Nos modelos a combustão sem grande potencia ainda não é viável, quanto mais nos EV em que os pneus sofrem uma carga brutal em toda e qualquer viagem.
Pelo que li algures o preço da jante/pneu andava à volta dos 1000€/pneu… o que retira muito da atratividade dessa solução.
Pode acabar por ser mais barato se não tiveres de trocar tantas vezes.
Se este pneu durar 2-3 vezes mais que um pneu convencional, pode já valer o investimento dado que trocar os outros pode ficar mais caro do que trocar este 1 vez enquanto os outros trocas 2-3 no mesmo periodo. No entanto não acho que isto seja totalmente viavel para gamas mais baixas. No entanto, como já sabemos, qualidade paga-se. Uma marca branca não será o mesmo que um Michelin ou Pirelli .
O Musk é um cabeça de vento.
Se não fossem as cabeças de vento ainda hoje a andava a pé….
Ou de burro…
Claro que ele é burro, não vê que só burros é que são milionários, e os espertos são os pobres.
Mas alguém lhe paga para defender a pessoa, talvez seja pura excitação homoerótica, ou….?
Genuina curiosidade.
Quando eu referi o “burro” não me estava a referir ao “Helio Muskardo” mas como consequência do seu comentário sobre a questão dos “cabeças de vento”…
Abraço
Eu defendi alguém ao chamar burro ? engraçado….
_RJCA_ se não a entendeu…..
@JL pois não entendi. É o que dá responder a “iluminados”…
Over and out…
Quem respondeu a iluminados fui eu, a conversa não era consigo.
As minhas desculpas. Como estava no seguimento dos meus comentários, pensei que fosse comigo…
!? Que eu saiba foi o Karl Benz quem inventou os carros e não o A-Hole do Musk
Concordo.
só especialistas 😀
eu tsmbém queria acertar no euromilhoes mas é muito dificil
Eu também mas sem jogar… 😉
Este tipo de equipamento não tinha sido inventado há uns anos para fins militares?
Talvez seja possível em veículos de baixa velocidade, para outros, não estou a ver. Aliás, isto não é nenhuma novidade. A minha maior crítica é não ter proteção lateral.
A tanto tempo a ser testado e as promessas seriam para este ano, uma questão ainda não abordado foi o quanto de ruído ele transmite para o carro principalmente em carros elétricos.
Talvez o pplware queira fazer um topico.
Deixo aqui 2 Falcon Heavy a aterrarem quase em simultaneo. Isto sim é o século XXI.
https://x.com/StarFleetTours/status/1805741349653848284
Estava a ver uma partilha de Musk, que momento fantástico.
Evolução é isto mesmo.
“pneus sem ar” num veículo motorizado, isto é século XIX, vamos agora espera a que ponto chega a evolução!!
Só espero que não seja como os óculos 3D das TVs.
A minha dúvida é se, em circulação, especialmente a grande velocidade, o pneu não provocará mais ruído para o interior do habitáculo devido a maior resistência do ar entre os raios
Eu já conduzi vários veículos com pneus sem ar, mas de baixa potência. Acho que o mais potente só tinha 2 cv. Mas eram cavalos grandes e com muito binário.