Tesla paga 29 mil milhões a Elon Musk para garantir o seu foco na empresa
O papel de Elon Musk como CEO da Tesla é inegável. A empresa tem atravessado momentos menos bons, tudo por culpa das posições assumidas e pela proximidade do seu CEO com Donald Trump. Para mostrar a sua confiança e trazer de volta Elon Musk, a Tesla vai agora pagar-lhe um prémio de 29 mil milhões de dólares.
Tesla paga 29 mil milhões a Elon Musk
O conselho de administração da Tesla aprovou um novo pacote de remuneração para o CEO Elon Musk, avaliado em aproximadamente 29 mil milhões de dólares. A decisão, anunciada na segunda-feira, surge meses após um tribunal do Delaware ter invalidado um pacote anterior de 2018. Este tinha um valor de mais de 50 mil milhões de dólares. Também vai garantir a permanência e o foco do CEO na gigante de carros elétricos.
Este novo plano atribui a Musk 96 milhões de ações da Tesla. A estrutura do acordo surge num momento crucial para a empresa, que procura solidificar a sua liderança e transitar de forma mais incisiva para os setores da inteligência artificial e robótica, para além da sua aposta consolidada nos veículos elétricos.
A medida é vista como um passo estratégico para manter Elon Musk no comando. Isto enquanto decorre o processo de recurso da decisão judicial que anulou o seu pacote de compensação de 2018. Numa carta enviada aos acionistas, a Tesla sublinhou que Musk “não recebe uma compensação significativa há oito anos” e que os seus “esforços legais continuam” para reaver o acordo original, acrescentando que “não há um cronograma claro para a resolução”.
Quer o foco na empresa de carros elétricos
O conselho justifica a nova remuneração como um reconhecimento do valor gerado sob a liderança de Elon Musk. “Através da visão e liderança únicas de Elon Musk, a Tesla está a fazer a transição do seu papel de líder nas indústrias de veículos elétricos e energia renovável para se tornar um líder em IA, robótica e serviços relacionados”, afirmou o conselho.
Para evitar pagamentos duplicados, o novo acordo inclui uma cláusula clara. Caso os tribunais revertam a decisão e reinstituam o pacote de 2018, este novo prémio de 29 mil milhões de dólares será “imediatamente perdido e devolvido à empresa”.
A decisão do conselho, tomada após a recomendação de um comité especial, parece ter sido bem recebida pelo mercado. As ações da Tesla registaram uma ligeira subida após o anúncio. Analistas consideram que a medida remove uma incerteza que pairava sobre os investidores. “Recompensar Elon Musk pelo que ele fez e continua a fazer pela Tesla é a coisa certa a fazer”, conclui o comunicado da empresa, reforçando a confiança no seu CEO para liderar os próximos desafios.





















Nice, 2 anos para vesting e 5 até poder vender, finalmente a ser pago, já era hora, isso e um novo pacote de objetivos.
Certo, eu como sócio maioritário da minha empresa tambem posso decidir o meu próprio ordenado
Mas ele não é sócio maioritário…
Claro que o ” sócio maioritário” pode decidir o meu próprio ordenado.
Mas esse não é o caso aqui. O Elon Musk tem cerca de 12,8 % da empresa, logo tiveram de ser os “maioritários” a decidir pelo pagamento.
Se é muito dinheiro? sim!
Mas os investidores (donos) da Tesla já ganharam mais do que isso ao longo dos anos deixando o coitado de fora dos pagamentos.
Não foi bem assim, foi uma escolha dele. Queriam metê-lo fora, e ele fez um acordo que ficava sem receber salário, mas se a empresa atingisse determinados objetivos teria direito a prémios. E atingiram.
Objetivos vistos na altura como completamente impossiveis de alcançar por tudo o que era “especialistas”…
Uma empresa que nasceu e viveu por via de subsídeos, em um tempo de dinheiro abundante criado do nada pelo estado, pode sempre que quiser criar novo dinheiro abundante para poder calar potenciais dissidentes que se nao fosse dessa maneira, o partido a que se propunha, daria muita complicação.
Nada como um contratozinho pago pelo povo e por todo um globo que continua a receber dolares sem qualquer valor.
Mais do que subsídios, vive de créditos de carbono dos outros construtores.
Nesse caso é uma opção dos outros fabricantes, não os têm porque não fazem por isso.
Querem motivação, paguem. E adivinhem quem autorizou foi o mesmo. Do tipo: eu mereço a motivação extra e Pumba
O pessoal na Tesla devem ser burros, cegos, incompetentes ou uma combinação dos 3 se acham que Musk se vai focar na marca ou trazer algo positivo.
Olá Zé,
O “pessoal da Tesla” não existe. Em grande parte são uma teia de entidades +/- controladas pelo muskinho e o interesse em fazer circular o dinheiro, que provêm na sua maioria de empréstimos e subsídios. Aquilo é um castelo de cartas, mas enquanto conseguirem ir subindo e o preço das cotações bolsistas for subindo, está tudo contente. É o capitalismo selvagem a funcionar. O mesmo tipo lança os foguetes, apanha as canas, recebe a massa da comissão de festas, da junta de freguesia, vende as bifanas e os finos… mas quando a malta se apercebe, não há bifanas, não há finos, não foguetes, não há nada. Os ricos vivem de dinheiro que não existe e nunca pagam os empréstimos. E com o atual sistema americado de queimar tudo o que ainda existia de regulamentação, daqui a nada estamos outra vez com uma crise bancária, só que em vez de aparecer um madoff, aparecem uns 10.
Isto é ridículo,ele já recebe salário para exercer a sua função.
Ora eu já recebo pelo meu trabalho,mas agora quero receber mais para n me distrair com nada?
Fantástico
Então como não és incentivado os outros também não podem ser é isso???
Recomendo aplicação de uma boa camada de nívea, 2 vezes ao dia.
O que é tu sabes fazer sandes de manteiga querias o quê?
Se fores bom naquilo que fazes, podes exigir isso. Um bom gestor, além do salário recebe sempre prémios, sucede isso na maioria das grandes empresas.
Lol. Mais uns trocos para o Sr. Charlatão.
Quem é que ele enganou mesmo?
Toda a gente… o Madoff também era o maior, o Charles Ponzi igual… e outros tantos por aí… até ao dia.
O musk foi e está a ser investigado por várias práticas empresariais e financeiras “duvidosas”. O outro big beautiful bonus de há uns anos foi revertido pelo tribunal por alguma razão. Basta uma pedrinha do sapato que o castelo de cartas cai todo por aí abaixo.
Como é que consegues meter na mesma frase uma afirmação de que ele de facto enganou e depois metes que foi e está a ser investigado…
Não estão na mesma frase. Existem pontos finais a separar as frases 😉
E sim, há mais que factos suficientes para comprovar que ele enganou pessoas e entidades, em vários momentos e sobre vários assuntos, desde os carros “baratos”, ao robotaxi, às vendas, às pre-reservas (então da cyber truck nem se fala), quer isso seja de relevância criminal ou não. Já criminalmente, foi e está a ser investigado. Além de que já não é a primeira vez que o tribunal manda devolver “bónus”.
Enganou uma catrefada de clientes.
Quem e que ele enganou ? Temos o caso das criptomoedas que ele arranjou maneira de valorizar mais uns milhoezinhos a dizer que aceitava pagamentos em criptomoedas depois ja nao aceitava. Se nao e charlatao, eu sou o pai natal. So nao trago prendas para ninguem.
Tal como outras N empresas??!?! Se o ativo está a valorizar de momento obviamente que as empresas querem esse ativo, se o ativo desvaloriza, é um risco logo cortam nele… É básico?
Números das vendas, números de pré reservas, tecnologias, preço dos carros (e o famoso carro de 25mil (??) que nunca mais aparece) e tanta coisa por aí fora.
Como?
Lá por se sentir enganado no que tem, não quer dizer que os outros também caiam nisso.
+1
70% da população da terra é pobre…
Ainda dizem que não há capital.
Apenas 5% da população têm um QI acima de 125, e agora?