Tesla apanhada no meio da investigação da UE sobre importações de carros elétricos da China
A UE está mesmo disposta a investigar e até limita a importação de carros elétricos da China. Há uma investigação a ter início que irá descobrir se as marcas são subsidiadas pelo estado chinês. A verdade é que esta será alargada e marcas como a Tesla vão acabar por ser também investigadas.
Este processo começou no início do mês com as declarações já bem conhecidas de Ursula von der Leyen. Esta anunciou que a UE lançou uma investigação sobre os subsídios chineses para carros elétricos.
Como resultado, a UE considera a imposição de tarifas para se proteger contra as importações chinesas de carros elétricos que beneficiam de subsídios estatais. Em resposta, o Ministério do Comércio chinês descreveu a investigação como protecionista, acrescentando que a vantagem das marcas não se deve a subsídios.
A novidade agora é que a Tesla está também incluída na investigação sobre carros elétricos que inundam o mercado da UE vindos da China. Além da marca americana, existem outras que estão sob o radar desta investigação, incluindo também a BMW, Renault e outras.
Citando pessoas familiarizadas com o tema, o relatório revela que a empresa norte-americana estava entre as demais empresas. Estas provavelmente beneficiaram de subsídios estatais chineses durante a recolha de provas para a investigação.
A Tesla começou a exportar os Model 3 fabricados na sua fábrica em Xangai para a Europa no final de 2020. Antes de iniciar a produção na Giga Berlin, a Tesla também importou os Model Y da China. Nos primeiros sete meses de 2023, a Tesla vendeu quase 94 mil carros fabricados na China, representando cerca de 47% do total das suas entregas na região.
Naturalmente que, se se descobrir que a Tesla beneficiou de subsídios estatais chineses, a UE imporá tarifas aos seus carros. Isso seria um golpe significativo para a empresa americana, que foi a marca de carros elétricos mais vendida na Europa no primeiro semestre de 2023.
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It is all about the money.
Ao mesmo tempo que afrouxaram a produção na Alemanha. Sabem muito estes chicos.
Ai de quem venda carros baratos aos europeus, a UE não permite.
Então você quer que deixemos entrar carros subsidiados por governos estrangeiros de com o intuito de conquistarem mercado à força enquanto nós ficamos a olhar, só porque são baratos?
E com isso perdemos valor na nossa economia?
E mais tarde eles manda no mercado e sobem os preços porque deixam de ter concorrência?
Bastante inteligente… a China claro.
@João, os seus discursos populistas estão além do rídiculo.
@Luizinho décadas que a China, Índia, Rússia a exportar para UE em massa, e nunca a UE se importou com todos os sectores que estavam a sofrer com isso aliás muitas empresas Europeias faliram porque não podiam competir com a Índia, Rússia…
Mas agora ouve um senhor Americano e uns chineses que tiveram a ousadia de fazer carros mais baratos com qualidade que a Alemanha, já tudo serve de desculpa para dificultar só porque a Alemanha está a ser prejudicada, quando a própria União Europeia da Milhões e Milhões em fundos para as construtoras francesas e alemãs.
Está certo Alves, segundo a sua lógica, como foram lentos a atuar agora já não o devem fazer.
É uma lógica que me ultrapassa…
E já agora, você fala carros com qualidade alemã? Quais?
Nem lhe vou responder mais, talvez quando estivermos ao mesmo nível…
A UE deixou entrar têxteis subsidiados por governos estrangeiros e pelo dumping salarial com o intuito bem sucedido de rebentar com as indústrias portuguesas. Por que raio íamos agora preocupar-nos com os carros chineses, só por estarem em causa os bolsos dos capitalistas alemães? Para os chinos, depressa e em força, os portugueses precisam deles. É fartar, chinesagem!
A economia da Alemanha começa a abrandar, não se está a vender tantos carros fabricados na Alemanha logo a “União Europeia” tem que fazer algo, ai pensavam que que existia uma UE a 27?
Quem manda na União Europeia realmente são 2 países ( Alemanha e França) no máximo.
Ai queriam um mercado aberto tal e coisa, já não chega os impostos que os importados pagam? Pelo vistos não.
A história dos subsídios as empresas chinesas é uma treta já que a Europa também está sempre a dar fundos Europeus as construtoras de carros de França e Alemanha.
Quando os Portugueses sentiram na pele na aérea da Agricultura e da crise do têxtil pois estava tudo a deslocar a produção para esses países de terceiro mundo e Portugal sofreu muito, nunca vi a presidente da EU (Alemanha) preocupada…
A UE vai implodir no dia em que o zé lenços da voz de bagaço apresentar com maus modos a conta dos estragos e exigir que os contribuintes europeus lhos paguem. A partir daí a França e a Alemanha já não vão ter nada para mandar, a não ser nos ucras.
Starlink com a desativação dos satélites durante uma contra-ofensiva da Ucrânia , Twitter/X com a desativação da opção de reportar fake news eleitorais, e agora a Tesla a estar a ser investigada no caso das ajudas do governo chinês aos carros elétricos, parece haver aqui um certo padrão.
Leste só o título.
“Quem está sob investigação?
Entre as empresas implicadas na investigação, a Tesla, a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, em grande parte devido à sua fábrica em Xangai, enfrenta a possibilidade de taxas de importação punitivas se for descoberta por ter aceite subsídios estatais substanciais da China. (…)
Esse desenvolvimento não é apenas motivo de preocupação para a Tesla, mas também para marcas europeias como Polestar, BMW e Cupra, que fabricam exclusivamente alguns de seus modelos de VE na China para exportação para o mercado europeu. A investigação da UE tem como objetivo avaliar se a China subsidiou não apenas a Tesla, mas também fabricantes nacionais como BYD, SAIC Motor e Nio, e tomar medidas apropriadas para “nivelar o campo de jogo” para a indústria de veículos elétricos da UE”. (Euronews)
Sobretaxas unilaterais de importação parece-me difícil. O que a UE deve pretender é conversar com as autoridades chinesas para nivelar os apoios à produção e exportação de VE com os praticados na UE.
Obrogado pelo esclarecimento adicional e li a notícia, apenas estava a fazer referência a mais uma situação que envolve uma das empresas do Elon Musk. Vamos ver onde é que isto vai parar, mas vendo a história do personagem, não me irá surpreender ser for provado que é verdade.
Só falcatruas na Tesla.
A Tesla é uma falcatrua.
Só os carros produzidos na China? E os dos americanos (https://away.iol.pt/mobilidade/eletricos/eua-apoiam-producao-de-veiculos-eletricos-com-11-mil-milhoes/20230831/64f0c9f6d34e371fc0b72807). Duvido muito que a UE tem coragem investigar também os carros produzidos nos States (ou outros produtos daquele país).
Também é altura investigar a produção dos aviões Airbus, pois esta empresa recebe financiamento direto da UE (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/omc-considera-ilegal-ajuda-milionaria-da-ue-a-airbus-2.html). Acredito que (Airbus) continua a receber. Isto tudo é uma guerra de protecionismo por parte da UE, e não vai ser bom para ninguém. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Os chineses não precisam de subsidiar os carros para serem competitivos, eles têm todas as condições para dominar esta indústria. Isto porque:
1- Têm o aço – produzem mais de 50% do aço mundial. A Europa quase não produz aço;
2 – Têm as baterias – dominam a produção mundial. E note-se que muitas fábricas de baterias fora da china só fazem assemblagem, as matérias primas vêm essencialmente da China.
3 – Têm os componentes electrónicos essenciais (que a Europa tem que importar)
4 – Têm um mercado interno imenso, o que que lhes dá uma vantagem competitiva.
5 -Os chineses são trabalhadores e diligentes, e as condições de trabalho lá são muito menos restritivas que na Europa.
Parece-me que o destino está traçado.