Tesla ajudou a polícia a identificar um suspeito de crime de ódio
O mundo todo conectado traz uma nova realidade à presença das pessoas nos locais. Com o telefone é possível triangular a sua posição e trajeto de uma pessoa pelas antenas usadas. Com um smartwatch é possível fazer a mesma coisa e com um carro, como um Tesla, as câmaras de segurança são uma videovigilância em qualquer lugar. Assim, as autoridades dos Estados Unidos recorreram ao sistema de segurança da Tesla para o culpado por trás de uma série de crimes de ódio.
O FBI usou as imagens para identificar o autor de vários crimes. O crime de vandalismo foi a chave para ser apanhado.
Tesla sempre de sentinela
A Tesla equipou os seus carros com um sistema de segurança que recorre, entre outras coisas, a câmaras de segurança. Assim, em dezembro, alguém ateou fogo na Igreja Presbiteriana da Comunidade Martin Luther King Jr., uma congregação “predominantemente negra” localizada em Springfield, Massachusetts.
Segundo a declaração do FBI, o último de vários incêndios, ocorrido em 28 de dezembro, “destruiu essencialmente” o prédio - queimando grande parte do seu interior. Durante este período, a mesma pessoa é suspeita de ter realizado uma “série de cortes de pneus” direcionados a veículos próximos ou ao redor da igreja - a maioria dos quais pertencentes a negros.
A investigação levou à deteção de Dushko Vulchev, um homem de 44 anos, residente em Maine, por ligação aos crimes. Ele foi acusado num tribunal federal em Springfield na quinta-feira.
Como foi descoberto o criminoso?
Segundo o que foi relatado nos documentos judiciais, as autoridades estaduais, locais e federais usaram uma variedade de imagens de vigilância. Com estes dados conseguiram recolher outras provas que colocavam o homem no sítio dos crimes ou perto deles.
Uma das imagens apresentadas mostra o momento em que o vândalo se identifica quando supostamente cortou os pneus de um Tesla, localizado não muito longe da igreja. As autoridades dizem que uma das muitas câmaras de segurança pré-instaladas do carro captou imagens flagrantes do culpado enquanto ele danificava os pneus e depois voltou para roubá-los junto com as jantes do veículo.
Na câmara do sistema Sentinela da Tesla é perfeitamente identificável o suspeito no momento em que se baixa para roubar as rodas do carro.
Com base no meu treino, experiência e investigação, estou ciente de que o Tesla mencionado acima é equipado com câmaras em vários pontos ao redor do corpo. Eu revi o vídeo recuperado do Tesla mostrando um indivíduo que posso identificar como Vulchev... O vídeo do Tesla mostra Vulchev a uma distância próxima agachado perto do Tesla e usando uma chave de roda para remover as rodas.
Disse o agente do FBI que escreveu a declaração.
Conjunto de outras imagens apanharam o criminoso
A polícia recorreu a vários dados que conseguiu recolher, como, por exemplo, uma variedade de imagens de vigilância local (Springfield é uma cidade fortemente vigiada). Posteriormente, a polícia foi capaz de construir um caso contra Vulchev.
Ao pesquisar os dispositivos pessoais do suspeito, os agentes também descobriram “mensagens de Vulchev a demonstrar o ódio que tinha pelos negros. Segundo o departamento de justiça, foram anexadas ao processo as mensagens recentes de Vulchev em dezembro de 2020 a pedir para “eliminar todos os N **** S (negros)”.
Vulchev enfrenta agora quatro acusações de danos a propriedades religiosas envolvendo fogo e uma acusação de uso de fogo para cometer um crime federal e pode passar muitos anos na prisão se for condenado.
Este caso vem contrabalançar o que muito se tem, debatido relacionado com as câmaras dos Tesla e a invasão de privacidade.
Assim, como mostra este caso, os carros vêm com uma gama bastante abrangente de câmaras pré-instaladas - e estas câmaras geralmente gravam e armazenam vídeos e partilham o material captado com a Tesla.
Uma análise recente publicada pela Consumer Reports afirmou que "a maneira como a Tesla usa uma câmara no carro realça a necessidade de regras mais rígidas para proteger a segurança e a privacidade dos consumidores nos carros" e que a Tesla diferencia-se de outras marcas por ser mais intensiva na recolha destes dados.
Conforme estaremos lembrados, por causa desta capacidade de gravação, a China baniu estes carros de algumas áreas sensíveis em termos militares. O governo decidiu que os sistemas de vigilância do veículo tornavam-nos numa ameaça à segurança nacional.
Este artigo tem mais de um ano
Em Portugal tal sistema não pode ser utilizado….
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2019-11-11-uso-de-camaras-de-video-em-carros-esta-proibido-por-lei-confirma-cnpd/
Eu não sei se li bem, porque li um pouco na diagonal. Mas apesar de ser ilegal, não terá nenhum peso caso seja para testemunhar um crime? Um acidente rodoviário ou outro tipo de ilegalidade.
Camaras ilegais, não servem como prova na nossa legislação.
No entanto serve como mais uma pista para a policia fazer o seu trabalho.
Zero peso. Se a prova é obtida forma ilícita, não faz prova de coisa nenhuma, nem pode ser considerada.
Mais ou menos não pode ser considerado como prova em tribunal mas imagina que o juiz vê exatamente estas imagens e vê claramente a cara do gajo epa realmente as imagens não podem ser consideradas mas o juiz vão saber que foi ele de certeza e isso tem peso
Tantos carros na rua, tinha mesmo de ir fazer isso a um que está carregado de cameras…
Foi merecida lol
O meu capturou há umas semanas um senhor que decidiu bater na porta do lado do condutor e ir embora, sentinel estava activo e dava para ver perfeitamente a matricula do carro no momento em que ele bateu.
Resultado, video enviado para a policia e tesla a ser reparado 🙂
E esse vídeo é admissível como prova?
Em tribunal acho que não mas o policia vai ver as imagens
Na realidade, é complexo um utilizador individual não pode ter um carro com essas características, porque não é uma atividade doméstica, como eu ter uma lista telefónica dos meus amigos e familiares… A questão é que têm de ser a Tesla a desligar as mesmas quando vende caros em Portugal…
,
Agora se estas evidências fotográficas existiram, ainda que ilegalmente, e havendo um caso em tribunal não é liquido que o MP/ Policias possam tentar usar, e se o tribunal emitir uma mandato judicial, este passe a ter ser obrigatoriamente executado, logo se houver uma gravação alugueres, (EUA, China, Irlanda etc)… faça-se cumprir a Lei… Ou seja sim situações como esta geram novamente a dicotomia Liberdade / Segurança…
“Big Brother, is watching you”
Em Springfield ?
Só pode ser o Bart Simpson…
Como é mais que evidente, crime de ódio é só se for de brancos, porque o inverso já não é ódio, é problemas mentais, coitadinho, etc e e tal, a culpa é da sociedade…
É como os atentados dos mohammeds, é um homem, pronto.
Não dizem o nome, nacionalidade, nada.
Se for eu, até os meus avós que já morreram vão entrevistar.
Enfim, está a acontecer á Europa o que aconteceu ao Império Romano.
Os resultados foram os que se sabem…
Ainda vai ser a Rússia a salvar a Europa, verão.
Sim, porque os EUA estão tb em declínio acentuado…
Não tenho nenhum tesla e também tenho um sistema deste tipo comprado nos chineses… Custou menos de 40€ e assim que alguém se aproxima a menos de 1 metro ou toca no veiculo começa logo a gravar e envia sinal para o telemovel…
Se estiver estacionado junto a um passeio onde andam muitas pessoas o telemóvel passa a ser um aparelho de dj, com a quantidade de notificações que vai receber.
Dá para desligar… posso escolher.
Parece o costa
Springfield… e não é que na imagem ele é mesmo amarelo?