Tesla acusa marca chinesa de automóveis Xpeng de roubo do código fonte do Piloto Automático
O construtor automóvel chinês Xpeng apresentou ao mercado dois carros elétricos, o Xpeng P7, para atacar o mercado do Tesl Model 3, e o SUV Xpeng G3 2020, para concorrer diretamente com o Tesla Model Y. Contudo, os elétricos Xpeng poderão estar equipados com tecnologia que a Tesla diz ter sido roubada. A empresa chinesa refuta as acusações e aponta a atitude da empresa de Musk como racismo. Mesmo envolvida nesta troca de acusações, a marca quer marcar o segmento com um carro elétrico que custa metade do Model Y da Tesla.
No ano passado, a fabricante americana de automóveis intentou uma ação judicial contra um antigo empregado que estava envolvido no desenvolvimento do piloto automático. Segundo as informações, o funcionário foi acusado de roubar o código fonte do sistema para o entregar à empresa Xpeng.
Tesla tem sido vítima de roubo de propriedade intelectual
Não é caso único e são vários os eventos em que a Tesla se vê a braços com este tipo de problemas. Em 2018, a empresa processou um ex-empregado por hacking, roubo e fuga de informações. Ano passado, a Tesla intentou uma ação judicial contra um antigo empregado. O funcionário, que estava na equipa de desenvolvimento do piloto automático, alegadamente terá roubado o código fonte do sistema para o entregar à empresa Xpeng, um fabricante chinês que tem despertado o interesse da indústria nos últimos tempos graças a propostas interessantes como o SUV G3 ou o sedan P7.
A Tesla alegou que Guangzhi Cao, um antigo empregado da empresa, roubou o código fonte e deu-o à concorrência. Ele é uma das quarenta pessoas da empresa que tinham acesso a esta informação. Nessa altura, a empresa de Musk alegou que, já em 2018, a Cao começou a carregar cópias completas do código fonte do piloto automático na sua conta iCloud.
Após aceitar uma posição na Xpeng, a Cao supostamente apagou 120.000 ficheiros do seu computador de trabalho e desligou a sua conta pessoal iCloud. Além disso, o ex-funcionário pirateou repetidamente as redes seguras da Tesla para remover o histórico do seu navegador.
Assim, a Xpeng poderia ter tido acesso ilimitado e ilegal a tecnologia que custou centenas de milhões de dólares e vários anos para se desenvolver. O antigo empregado confessou ter descarregado parte do código fonte do piloto automático. Posteriormente, este afirmou tê-lo apagado antes de deixar a Tesla e nunca o ter dado à Xpeng.
Xpeng não tem conhecimento de qualquer crime
Segundo a Xpeng, não há conhecimento de qualquer crime cometido por Cao, alegando respeitar os direitos de propriedade intelectual. A verdade é que, apesar de a empresa asiática ter prometido realizar uma investigação, o facto de a interface do seu sistema de condução autónomo ser idêntica à do Piloto Automático desencadeou todos os alarmes.
Agora, a Tesla deu mais um passo em frente. Segundo o que foi afirmado, tanto Cao, como um antigo engenheiro da Apple, que em tempos foi acusado de um crime semelhante, podem ter sido recrutados pela mesma pessoa da Xpeng, com o objetivo de obter segredos comerciais.
Quanto maior for a semelhança entre os dois casos, menor é a probabilidade de tais semelhanças poderem ser excluídas como mera coincidência e maior é a probabilidade de serem o resultado do planeamento e da coordenação.
No entanto, numa conversa que Cao teve com um amigo, quando se soube da notícia da detenção do antigo engenheiro da Apple, pode perceber-ser que o ainda funcionário da Tesla, à altura, terá afirmado que o acusado "tinha dado uma má imagem de todos os chineses" e que estava "feliz por não ter ido a Xpeng".
A Xpeng respondeu, insinuando que as declarações da Tesla são racistas, enquanto a empresa americana exige que a sua rival publique o seu código fonte e documentos relacionados com a contratação da Cao e do antigo engenheiro da Apple.
Portanto, a Tesla tem um rival que poderá minar as suas vendas na China com tecnologias semelhantes, mas a metade do preço.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“o facto de a interface do seu sistema de condução autónomo ser idêntica à do Piloto Automático desencadeou todos os alarmes.”
Quase cópia mesmo… É quase um Opel COrsa ser igual a um Ferrari.
Devem ter detectado isso porque não reconhece sinais STOP e semáforos.
Todos sabem que os chineses copiam tudo.
Espionagem industrial ao mais alto nível.
Mas não são só eles que fazem estas coisas… Todos fazem. Pelo menos os que podem…
Podem copiar o codigo, mas o problema é que como qq código está sempre a sofrer alterações, bugs, updates, e aí é que a porca torce o rabo…
Tem razão, mas só o tempo e dinheiro que já pouparam devido a estes roubos já lhe dá um grande avanço.
E terem acesso ao código já lhes indica o caminho a seguir.
Criar do zero é o mais difícil…
Quem for comprar os carros mais baratos está-se nas tintas para isso. Prova? Acontece EXATAMENTE O MESMO com os telemóveis, as pessoas só querem saber se é mais barato na altura de comprar. Se explode, deixa de funcionar, deixa de ser suportado, tiver bugs, é secundário.
Já dizia este senhor
https://www.youtube.com/watch?v=GWAbbU82Kaw
Com S grande!
Vi os programas dele todos ou quase todos.
Fartou se de avisar para problemas que iriam surgir e todos olharam para o lado.
Um excelente homem.
Que descanse em paz, ao menos não está cá para ver Portugal outra vez de mão estendida…
Excelente , esse senhor toca em todas as feridas.
é só o que eles sabem fazer,copiar
A Huawei começou o seu negócio a… copiar routers da Cisco.
Pois é o que dâ ter indústrias ocidentais de capital humano e tecnológico na China. Os chinos só sabem roubar valor intelectual do Ocidente, muito por culpa deste.
Pois é TUDO normal que empresas xinglins copiem tudo ,mas grande culpa de algumas empresas que levam para la as linhas de montagem…pois é… so pensam no lucro astronômico…
Se houver coragem voltam depressa pra a pre historia onde estavam a 45 anos…
Depois desta pandemia espero que os politicos/empresarios/consumidores Ocidentais tirem as conclusoes obvias e actuem em conformidade.
Claro, vai sonhando.. o nível de dependência da China, do capitalismo e das economias ocidentais é tão grande que isso não passa de pura utopia.. e mesmo que n fosse a China seria outro país qualquer lol.. Ambos os lados tiram proveito da forma que lhes convém, simples.
Sim, tens a tua razão, devemos encontrar um equilíbrio que já não existe. Mas uns ganham Muito mais que outros. Neste caminho, mais 20/30 anos o resto do tecido empresarial europeu é comprado ao desbarato, assim como a sua propriedade intelectual. Depois acabam-se as queixas…
É certo que eles copiam, mas não é só isso. Qualquer produto pensado no ocidente é fabricado lá, criam um know wow gigantesco que lhes permite dar cartas em qualquer actividade.
No fundo a culpa é nossa.
Não tenho pena nenhuma, a ganancia leva a “venderem a corda com que vão ser enforcados”
Sistema comunista de uma ditadura militar, não cria nada , só cópia.
Para quem quiser ver os métodos do partido comunista da China para dominar a economia global.
https://www.youtube.com/watch?v=sZjX0o0ozUI&feature=share
Clássico da china mesmo. Não duvidaria nada se fosse realmente um código roubado.
Uns tristes!
Manipulam tudo e todos e m não se faz nada, continuamos no ocidente a comprar-lhes tudo e a manter lá as empresas europeias.
Bem fizeram os Japoneses que logo no início o governo deu indicação que subsidiava as empresas para saírem da China e voltarem a território nipónico.
vejam China Hustle
Venham eles
E bons preços