Taxas de Donald Trump entopem portos europeus com milhares de carros
As taxas de Donald Trump foram anunciadas há alguns meses, com ajustes a serem conduzidos, entretanto. Inconsequentes e prejudiciais, até para os próprios americanos na perspetiva de muitos analistas, estas medidas estão a impactar negativamente as indústrias europeias, especialmente a automóvel.
O número de veículos de passageiros e carrinhas exportados do porto belga de Antuérpia-Bruges para os Estados Unidos caiu 15,9% no primeiro semestre deste ano, segundo dados da instalação, citados pela imprensa.
Além disso, as exportações de camiões e do que chamam "equipamentos pesados e de grande porte", incluindo veículos de construção e tratores, caíram quase um terço, para 31,5%.
Sendo este um dos centros de transporte automóvel mais movimentados do mundo, o porto movimentou mais de três milhões de veículos só em 2024, tornando o declínio do primeiro semestre deste ano particularmente significativo.
Neste momento, a infraestrutura abriga milhares de veículos de marcas europeias, que estão parados, à espera de serem enviados para os Estados Unidos.
Fabricantes europeias mantêm esperança
Apesar das medidas impostas por Donald Trump para os produtos importados de países europeus, as fabricantes mantêm-se esperançosas relativamente à possibilidade de o Presidente norte-americano reduzir ou até cancelar a última rodada de taxas.
Segundo o porto belga de Antuérpia-Bruges, as perspetivas para o segundo semestre do ano "continuam incertas" e "dependerão da possibilidade de se chegar a um acordo comercial entre a [União Europeia] e os [Estados Unidos] até 1 de agosto".
Com a pandemia, tivemos um confinamento, depois saímos do confinamento, depois voltámos ao confinamento, e as pessoas habituaram-se a lidar com isso depois de não estarem preparadas.
Disse Justin Atkin, representante do porto no Reino Unido e na Irlanda, explicando que, neste caso, "as pessoas falaram sobre as taxas na preparação [para Trump], mas acho que ninguém esperava o nível e a gravidade da ação imediata".
Entretanto, apesar das semanas de negociações, as duas potências ainda não chegaram a um acordo comercial, o que poderá provocar um agravamento do cenário.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do porto de Antuérpia-Bruges, depois do Reino Unido. Além disso, há evidências de que os exportadores americanos estão, também, a antecipar o carregamento de mercadorias para tentar evitar quaisquer taxas que a União Europeia decida impor.
Imagem: The Guardian
Neste artigo: Automovel, Donald Trump, portos europeus, taxas





















Já não bastava os concessionários chinos a abarrotar de carros e fecharem por não conseguirem vender, agora isto.
Novamente, porque estás tão preocupado se não vais comprar nenhum carro chino?
hehehe boa pergunta 😀
Welcome 2008, é bom que se preparem!!!
Se a Alemanha sofrer um grande abalo, já sabemos que o resto da Europa vais por aí abaixo!
Os Ubers os centros de lavagens, aquelas pequenas lojas que vendem o quase nada, vai tudo pro água a baixo!
Quem achava que a inflação era má, é porque já se esqueceu de uma que é uma quase deflação!
Taxas de desemprego altas, malta a entrega às casas, bancos com grandes taxas de créditos mal parados, toda a indústria da construção a ir de saco.
Uii nem é bom!
Culpa das renovaveis, e dos Elektros
e quando a europa aplicou 100% de taxas a china como estavam os portos chineses??
Os chineses vendem na mesma sem vender.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/china-ev-brands-zeekr-neta-inflated-car-sales-using-insurance-scheme-2025-07-20/
É só fazer um acordo com uma companhia de seguros.
Até parece verdade.
Meia verdade, as marcas Europeias fazem o mesmo (BMW, VW e outras).
Registam milhares de veiculos como “veiculos de servico” depois vendem no mercado de usados. Assim batem os objectivos de vendas e conseguem um lucro maior porque deduzem muito dos impostos.
Preparem-se, chegou o Jorge Louis.
Também não é esse, errou novamente. E sim, vou continuar por cá.
É o negocio do seculo, gastar Milhares de Milhoes a construir fabricas, mais uns milhoes a contruir produtos e gastar mais uns milhoes a jogar tudo Fora.
Sem stress….
O JL e a Realista já vão a caminho para benzer os carros. Depois da benzidela ficam a ser um investemento melhor que a bitcoin!
Ah ok, então quer dizer que veio cá amaldiçoa-los, você e o yamahia, só que se esqueceram que a grande maioria são a combustão.
Maioria são carros a combustão. Se fecharmos a AutoEuropa este problema fica resolvido.
E se te mandar-mos para a China então é que o problema fica mesmo resolvido 😛
O Trump entope o mundo… ainda não entenderam ?
A Europa precisa com urgência repensar o tamanho dos seus Estados e interromper o ciclo de penalização sobre quem gera riqueza. Reduzir entraves e impostos excessivos pode estimular o consumo interno e fortalecer a produção local. No longo prazo, isso contribuiria para reduzir a dependência externa — diferente do cenário atual, em que fábricas de automóveis estão encerrando atividades por ser mais barato importar do que produzir, devido à carga tributária elevada.
Pois claro, é deixar de taxar a riqueza e passar a taxar a miséria. É preciso saber procurar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensação são muitíssimos.
não, é preciso deixar o dinheiro nas mãos de quem o sabe aplicar para criar inovação e produzir, tal é que efetivamente ajuda os pobres.
Taxar as empresas e os ricos é tirar dinheiro das mãos de quem o sabe investir no sitio certo e dá-lo nas mãos de políticos
O cheeto’s man ainda vai dizer que culpado disto tudo é o Biden!
Ainda me lembro do Clinton aos gritos de Free Trde, free trade.
Claro que isto foi numa época em que os EUA dominavam.
Agora que as coisas mudaram, tomem lá taxas com fartura.
Eu dizia o que fazia.
Simples, ai é tarifas assim do nada?
Espera aí que já levas a resposta.
A partir de agora comércio zero com os EUA.
Não vem nada de lá e não vai nada para lá e tudo o que é Google e porcarias afins é taxas de 500%.
Quer ir embora? A porta é ali…
Bastava a UE e China fazerem isto.
Claro que a princípio seria complicado mas depois normalizava.
Isolá-los por completo.
Ai já mudaram de ideias? Pois nós não.
Largueza…