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CEO da Renault diz a verdade? “Um Tesla é como um frigorífico, não tem alma”

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. B@rão Vermelho says:

    Ontem à tarde na A5 estava uma 4L Ev das novas com matricula Francesa e está muito bem conseguida a traseira ainda têm traços da original.

    • says:

      O problema é que a original 4L (como outros carros) eram carros desenhados para ser baratos, fáceis de manter e usar e duráveis. Coisa que hoje em dia já não se vê as marcas fazerem. O principal objetivo não é vender carros, é vender serviços pós venda a preço de ouro.
      E isto é válido para elétricos e ICE. Vai dar tudo ao mesmo.
      Mas a ir para EV a ter liberdade de escolha (€€€) eu era capaz de me fazer a uma ID Buzz. Não preciso de tanto, mas são lindas. Já estive a babar-me dentro de uma.

      • MLopes says:

        são espetaculares e muito provavelmente teria uma se não fosse um mas, mas um MAS MUITO importante: têm uma autonomia de bosta para um veículo que antes de mais simboliza liberdade.
        seria um veículo excelente para a família e em especial para férias em família mas é impossível ir por essa europa, ou mundo, fora de férias em stress permanente

        • B@rão Vermelho says:

          @ Zé @MLopes, impossível não é, pode é ser pouco prático fazer grandes viagens, com as devidas distâncias podes ver no You Tube o Marc Travels, está a viajar por toda a Ásia de MotoE e partiu da Alemanha, antes andava de Honda Dominator também a viajar pela Europa, com passagem por Portugal.
          Partilho da vossa opinião a ID Buzz está muito fixe, nem sei o preço mas pouco importa é grande demais para as minhas necessidades

          • says:

            O ID Buzz que vi era de exposição ou algo assim. Estava por 48/49k. Não me recordo o modelo exato.
            Também é grande demais para mim, mas sonhar ainda não paga imposto. Uma coisa que faz alguma confusão com alguns carros elétricos é a potência. Eu tenho um Dacia Duster com 110CV. É mais que suficiente e já andei com 6 pessoas no carro e carregadinho de coisas até ao teto. Agora parece que qualquer carro elétrico tem de andar perto dos 300cv. Para quê? Não podia fazer com menos potência e mais baratinho? O ID Buzz mais “pobre” tem 204cv, mas o mais comum tem 286cv. Não habia nexexidade….

  2. Realista says:

    Depende do frigorífico.

    O meu frigorífico tem mais alma que os anteriores, pois se deixo a porta aberta, envia notificações para o telemóvel e televisões… e para além disso:

    As crianças não o largam porque dá para ver o youtube,
    Dá para ter o meu calendário na porta,
    consigo ver o interior do frigorífico em qualquer parte do mundo,
    consigo controlar a temperatura em qualquer parte do mundo,
    consigo enviar fotos e ter memórias em exposição,
    consigo ouvir qualquer rádio do mundo,
    tenho cubos de gelo 24 horas à disposição sem necessitar de repor,
    tenho água fresca 24 horas à disposição sem necessitar de repor,
    não faz gelo nas paredes,
    tem espaço,
    tem ligação bluetooth para o meu telefone,
    consigo fazer chamadas,
    tem um sistema de som melhor que muitas colunas portáteis,
    tenho assistente virtual,
    consigo ir à internet,
    é mais eficiente a nível energético… e por aí fora.

    Se calhar está na hora do CEO da Renault alterar de frigorífico e já agora de atualizar o raio da APP da Renault que está mais tempo em baixo sem conseguir aceder ao carro, do que a APP do meu frigorífico!!

  3. TT says:

    100% de acordo

  4. MF says:

    o ódio pelos Tesla não tem limites para esta gente.
    prestam um mau serviço á sociedade

  5. simples says:

    A390 é um tesla com alma? Para mim é mais um suv da moda a estragar o bom nome de uma marca desportiva.. Os renaults por costume são carros simples e com pouca alma, os poucos que tinham alma foram descontinuados ou são absurdamente caros como o Clio RS e o Megane RS…

  6. Paulo Jorge says:

    Tem uma alminha!

  7. Anung says:

    Alma e carros electricos não combinam, seja tesla ou outro qualquer.

    • Realista says:

      É isso e o meu corta relvas ter alma.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu provavelmente sou mais velho que vocês e compreendo a opinião do Srº, posso ou não concordar com ela, mas compreendo.
        A Renault quando lançou o R5, foi uma pedrada no charco e depois o Super 5, ou a 4L, e ao reinventar estes modelos agora em forma VE é acrescentar alma ao negócio há uma história por detrás destes modelos, foram modelos emblemáticos na época.
        Provavelmente a maioria de vocês já são da geração CLIO, nem se lembram destes modelos eu até me lembro da publicidade da altura aos super 5.

        A Tesla têm todo o mérito de virar as atenções para os VE, mas ainda não têm história, imaginemos que a Tesla deixa de fazer o Model X, e passados 25 anos volta a lançar o carro novamente atualizado mas com influências do original Model X, na minha opinião é isto que é a alma do carro, é fazer as pessoas “voltar” atrás no tempo e reavivar as memórias e incidências da vida, coisas que até já te tinhas esquecido e ao veres o carro mesmo que atualizado como o caso do R5 e da 4L, virem novamente lembranças.

        • JX says:

          B@rão Vermelho

          Acho que presume mal. Acompanhei o meu avô em muitas viagens na sua 4L e também me lembro bem da publicidade do super 5.
          Os modelos são emblemáticos, ninguém diz o contrário. Mas por algum motivo já não estão em circulação. O Model T da Ford também é emblemático.

          O problema é que a malta que gosta de carros não entende que a maioria compra carro por necessidade e não porque gosta de ter uma caixa com rodas.

          Não tem nada a ver com ser mais ou menos antigo.
          Eu gosto de ver este novo R5 nas ruas. É giro ver de vez em quando para “voltar atrás no tempo”, mas para gastar o meu dinheiro e trazer conforto para mim e para a minha família, prefiro o carro que entregue mais coisas pelo menor preço possível. Essa é a prioridade. Depois, em condições de igualdade, escolho o que tiver melhor aspeto.
          O R5 é precisamente o contrário, giro, revivalista mas o que entrega para o que custa fica muito longe de ser competitivo.

          A Renault com este discurso demonstra que não tem armas para competir no mercado atual e então recorre apenas ao que tem que é história e revivalismo e chama-lhe “alma” para ficar menos mal na fotografia.

          • B@rão Vermelho says:

            @JX, não é assim com tudo, há pessoas que querem um tlf apenas e só para comunicar com outros e depois há pessoas que querem um IPhone ou um Samsung dos mais caros, há gostos para tudo.
            A maioria não compra o carro que quer compra o que pode, as tuas necessidades seguramente que são diferentes das minhas e por isso há centenas de modelos de carros.
            Se reparares eu disse que compreendo a afirmação e para mim a alma do carro é isso mesmo, é fazer reviver e lembrar, mas é para mim.
            Eu também sou forreta a comprar carros, digo recorrentemente que é o pior investimento que fazes na vida.
            E mais uma vez digo compreendo quem goste de gastar balúrdios em carros.
            Eu pessoalmente adoro viajar e gasto todos os anos em viagens o que se calhar muitas famílias Portuguesas não conseguem juntar num ano, e tenho um carro dos mais modestos possíveis, são opções, não há boas ou más, são apenas opções.

        • António Figueiredo says:

          Sim, de facto é isso mesmo. A alma é um sentido figurado e provavelmente, os mais novos, não podem entender, porque simplesmente, não viveram determinada época. Há carros que se tornam mitos, não por serem particularmente excecionais, mas por traduzirem estados de alma, atitudes e estereótipos socio-culturais. A 4L, o Citroen 2CV, o carocha, o Mini, etc. Nas suas novas versões, o que lhes dá alma é a capacidade de ligarem tempos distintos e identificarem memórias. A verdade é que, nem sempre as novas versões de carros antigos fazem sucesso e, quero crer, pouco tem a ver com a potência ou a tecnologia. Tem mais a ver com a capacidade destes novos modelos serem capazes de rememorizar um tempo passado. Acredito que a 4 L, que foi o TT dos pobres durante muitos anos, poderá ter esse sucesso. Muitos carros passaram para o esquecimento e outros não. As razões são a alma.

  8. Nelson Santos says:

    Inacreditável o que fazem para sobreviver,mas lamentavelmente no segmento dos eléctricos nem se pode comparar com a tesla chegaram tarde, enquanto a renault e outras marcas estavam a presumir que a tesla e os elétricos iriam ser um projeto falhado perderam muito tempo! é factual

  9. António Figueiredo says:

    O CEO da Renault encontrou a expressão certa. Efetivamente, a Tesla não tem alma. Os carros com alma têm por detrás um substrato histórico, cultural, um conceito de elegância e/ou irreverência, uma dose de paixão identificável com o imaginário. A Tesla não tem nada disso. Os carros dessa marca são apenas um suposto rótulo de ascensão social consumista e mesmo isso se está a perder.

    • JX says:

      Ontem tentei fazer Porto e Lisboa sentando na Alma e não saí do sítio.

      Nao têm nada a ver com ascensão social. Houve uma altura que podia ser por aí. Hoje em dia um Model 3 é o carro que entrega mais para o preço que custa.
      Model Y a mesma coisa dentro do seu público alvo.

      Se fosse pelo ascensão social não seriam esses os modelos referência da Tesla

    • Toni da Adega says:

      +1 é o mais importante num carro é a Alma tudo o resto é secundário ou irrelevante.

    • says:

      Um carro é um carro… mas afinal que carro tem alma? Um Renault 5? Pode até estar na memória de muita gente, mas este R5 não é o R5 dos tempos idos. E mesmo que fosse? É apenas e só um carro, que a Renault fabricou e vendou para ter lucro. Ou andaram a oferece-los? E um mercedes ou um bmw, não são sinal de status? Daquela malta que quando vai tomar café faz questão de pousar a chave do merc em cima da mesa? Ou será que alma tem um porsche? Bem… porsche, bmw, vw certamente que têm alma. E mãos sujas de tempos idos, não? Ou serão os mitsubishi que fabricavam os aviões perfeitos para irem contra os navios inimigos?
      Ou será que a alma dos carros renault provem do regime Vichy que a Renault apoiou, tendo inclusivamente produzido carros de combate para os alemães durante a II guerra mundial?
      Alma num carro!!! A seguir é na torradeira? Anda tudo maluco…
      Eu não gosto particularmente dos carros tesla, e jamais compraria um (há anos que tenho esta ideia, nunca confiei na marca), mas é um carro como outro qualquer. Tem coisas boas e coisas más e cada um escolhe de acordo com as suas necessidades e vontades.
      Alma num carro!! Acho que nem o Herbie ou o Bumblebee…lol

      • Vítor M. says:

        Não tenhamos dúvidas, a Renault faz parte dos históricos do mundo automóvel, com carros com alma, com inovação. A Tesla também tem o seu momento, mas longe de ter uma rica, com alma, como tem a Renault.

        • says:

          Isso não é uma questão de alma. É uma questão de saudosismo. Ter história não significa ter alma.

          • Vítor M. says:

            Ter história e… que história, mostra bem a alma impregnada nos carros que fazem. O talento que está exposto na história testemunha essa alma. Não foi ao calhas, por acaso, não. Foi mérito, e mérito em todos os segmentos. Como deves saber, do rally à Fórmula 1, passando pelos mais variados momentos do mundo do automobilismo, a Renault é uma das marcas com mais alma automobilística.

          • says:

            Concordemos que discordamos com o termo.
            Em todo o caso, nada melhor que um debate de ideias à mesa do restaurante… isso é que é!

    • says:

      O CEO da Renault deve ter tanta alma como daquela vez que tive um Clio e gastei mais de mil euros em reparações na oficina oficial… e o carro nunca ficou bem. E na verdade, foi um mecânico fora da marca que diagnosticou uma porcaria de um relé de meia dúzia de euros que era o único problema do carro e andaram-me a comer na renault. Ou vem dos injetores do meu Dacia que aos 135.000kms morreram (como morrem todos os outros naqueles motores)? É isso a alma?

      • Pierre says:

        É sim, alma de te gamarem à grande… muitos sabem bem dessa banha da cobra!

        Há por aí marcas que em energia para a carroça se mover e manutenções ao fim de 6 anos são mais caras que as próprias carroças.

        Vergonhoso… mas está tudo bem, tudo bem!!!!

        É tudo um ciclo vicioso de velhos hábitos…

    • Pierre says:

      Os outros têm alma porque razão? Todo o objecto tem o que lhe atribuem… individualmente e depois em massa… tem rótulo de elevador social, como todos os outros mas também de gente que quer marcar-se pela diferença… como em tudo.

      Já tive Porsche 944S, já tive Subaru STI, já tive Honda Civic, já tive Honda Jazz, já tive Peugeot 306, já tive Peugeot 205, já tive Citroen ZX, já tive Smart forTwo, já tive Renault 4L e Super 5… canseira… mas Tesla é Tesla… quer gostem ou não, fica na história da indústria como o meio de transporte EV de massas e mais avançado quando saiu, há década atrás… não gostam, azar!

      Para mim só falta ir de ponto A a B só num primor de botão… mas já não deve ser no meu tempo por esta esfera linda.

      Até à Tesla aparecer a indústria pouco inovou em décadas… deixem-se de tretas!!!

  10. RodrigoPereira says:

    Se os carros Renault têm alma ou não? Não sei bem o que é isso. Adoro carros a combustão. Nunca compraria um carro eléctrico, mas os Teslas parecem ser carros bem desenhados. Por alguma razão conquistaram boas quotas de mercado. Não sei dizer se os carros eléctricos da Renault têm alma. O que posso afirmar é que têm um custo demasiado grande para aquilo que oferecem. A UE impõe metas, a indústria automóvel tem de ter lucro imediato e os carros saem àquele preço. Toda a gente se esqueceu que o tal mercado não tem assim tanto dinheiro para esbanjar em carros e têm muita informação disponível permitindo-lhes escolher melhor, mais qualidade ao melhor preço. O mercado dos Renault não era o mercado dos Audi, Mercedes e BMW, mas agora os preços são miito similares.

  11. cAPEX says:

    Já se diz isso há mais de 10 anos. Só compra Tesla quem não gosta de automóveis.

  12. AC says:

    Se eu quisesse um meio de transporte com alma, compraria um cavalo.

  13. São Pedro says:

    Esta nova vaga de automóveis está a ter um afunilamento entre carros de 3 volumes (tipo Tesla model 3) e SUVs de todos os tamanhos. Carrinhas, descapotáveis e desportivos contam-se pelos dedos os novos lançamentos. Sejam elétricos ou térmicos. Mini, Fiat 500, VW Beetle, entre outros, fizeram sucesso com o seu regresso e não admira que o Renault 5 e a VW ID Buzz também sigam esse caminho.

    • says:

      O termo “sucesso” deve ser usado com parcimónia.
      Sim, os “novos” Mini, Fiat 500 e VW Beetle foram carros com boas vendas (bem, se calhar o Beetle nem tanto). Mas ainda assim foram carros feitos para vender, também prelo preço que tinham.
      Já estes novos tenho dúvidas. Os carros em si não vejo grande problema, mas o R5 em termos de preço não se coloca em posição de ser um líder de vendas, mesmo no mercado de elétricos a relação “performance/capacidade/preço” não é assim tão fantástica em relação a outros modelos da concorrência. Nem vai ser um carro “barato” para modelo de entrada, nem vai ser um carro mais “BBB” (Bom, Bonito e Barato) como é um tesla model 3 ou outros na zona dos 40k euros. Acho que vai ser sempre um carro de nicho, este novo R5. Faço aqui a ressalva que qualquer modelo de entrada da gama elétrica fica sempre mais caro que um de combustão (talvez exceto o Dacia Spring), o que acaba por os tornar menos apetecíveis. Quem tem pouco dinheiro não vai comprar um R5 novo, compra um carro usado qualquer. Quem tem algum, vai para algo melhorezito. Pelo menos é esta a minha opinião.
      A ID Buzz é linda. Mesmo linda. Mas não é para o uso de dia a dia nem para o bolso de qualquer um. Até no mercado “surf” não estou a ver uma ID Buzz a destronar a boas e fiáveis T5 ou Ford Transit que se vêm aos magotes pelas praias de Peniche (saudades). Até porque as escolas de surf e afins não têm muito interesse (nem dinheiro) em comprar viaturas novas. São carrinhas para andar o dia todo num entra e sai de gente cheia de areia, de água do mar, sal, pranchas, tralha e mais tralha… e ainda mais areia. Até dava dó ver uma ID Buzz nova a fazer esse serviço. Já na parte de ser elétrica, eu acho que ia resultar muito bem. Muitas andam às “voltinhas” e não fazem assim tantos kms por dia, mas várias viagenzinhas. Aqui na empresa temos 2 viaturas elétricas. Fazem de 10 a 50 kms por dia (não é certo) mas são dezenas de pequenas viagens por dia. Um elétrico é genial para isso, e volta a “casa” para carregar. Obviamente o preço em novo ainda não é o ideal.

  14. Abel says:

    Que carro tens ?
    Tenho um xijipeng ! Lamento
    E.ti que carro tens?
    Um Audi xpto haa bom assim ta bem

  15. Rui Franco says:

    Luca De Meo fez muito boa comparação,Tesla e frigorífico são mesmo parecidos apenas com utilidade .
    Devemos comprar algo que nos dê prazer talcomo os europeus.

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