Taxas da UE sobre os elétricos chineses vão acelerar o encerramento de fábricas… na Europa
No início do mês, a União Europeia (UE) aprovou taxas aduaneiras sobre os carros elétricos chineses, por forma a contrariar as suas alegadas práticas anticoncorrenciais. Agora, Carlos Tavares, da Stellantis, diz que esta decisão vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa.
De saída da Stellantis, Carlos Tavares costuma partilhar perspetivas, dando a sua opinião sobre a indústria automóvel e sobre as decisões que vão sendo tomadas. Desta vez, abordou as taxas aduaneiras sobre os carros elétricos chineses.
No Salão Automóvel de Paris, que juntou, nos últimos dias, marcas e entusiastas do mundo automóvel, Carlos Tavares partilhou que as taxas impostas pela UE sobre os veículos elétricos vindos da China são um "bom instrumento de comunicação", mas têm efeitos secundários.
Aumenta a sobrecapacidade do sistema de produção da Europa. A forma de evitar os direitos aduaneiros é construir na Europa. Estão a acelerar a necessidade de encerrar fábricas.
Na sua opinião, as taxas vão acelerar o encerramento de fábricas das fabricantes locais, pois vão obrigar as fabricantes chinesas a construir infraestruturas na Europa.
O ainda diretor-executivo da Stellantis mencionou o caso da gigante chinesa BYD, que está a construir a sua primeira fábrica de montagem europeia, na Hungria.
As fabricantes de automóveis chinesas não irão para a Alemanha, França ou Itália para construir os seus automóveis, porque teriam desvantagens em termos de custos, a começar pelos custos energéticos.
Partilhou Carlos Tavares.
De facto, há Governos europeus, incluindo o italiano, a tentar atrair as fabricantes de automóveis asiáticas, à medida que estas aumentam a sua presença comercial na Europa.
Fabricantes chinesas miram a Europa para construírem os seus elétricos
Indo ao encontro do aviso de Carlos Tavares, Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, afirmou que a empresa planeia fabricar localmente quase todos os automóveis a serem vendidos na Europa. Apesar disso, contudo, criticou as taxas.
Também no Salão Automóvel de Paris, partilhou que a fabricante quer produzir componentes na Europa e montar packs de baterias nas suas fábricas europeias, na Hungria e na Turquia, importando apenas a célula da bateria da China.
Discordamos muito dos cálculos... não é um julgamento justo. Os políticos não devem impor direitos aduaneiros, que aumentam os custos do fabrico de automóveis e confundem a indústria automóvel.
Segundo Stella Li, a BYD está, neste momento, a decidir se transfere o custo das taxas - 17% mais a já imposta anteriormente de 10% - para os consumidores ou se assume o valor.
A seguir a mesma linha de raciocínio, Tianshu Xin, diretor-executivo da Leapmotor disse que as taxas da UE podem ter impacto nos modelos que a empresa fabrica na Europa nas fábricas da Stellantis. Contudo, explicou que é muito cedo para dizer quais.
Quando questionado sobre se a empresa iria transferir os custos das taxas para os consumidores, Tianshu Xin disse que, apesar de não haver, ainda, qualquer decisão, a empresa deverá ser capaz de assegurar alguns custos, porque 60% do seu desenvolvimento de veículos é feito internamente.
Os politicos são uma piada. Ignoraram e negaram os avisos sobre a economia chinesa sobre a europeia e agora que sentem as chivotadas nas costas decidem fazer alguma coisa.
O mesmo com a migração ilegal. Avisos ignorados, negados e agora que isto já está tudo minado é que decidem fazer alguma coisa.
No covid a mesma coisa, agora nem os covideiros primários levam as vacinas!
São bons é a chamar negacionistas a quem tem razão antecipada 😉
Políticos ? Os políticos não ignoraram, quem ignorou foram os fabricantes.
São os fabricantes que fazem as leis comerciais europeias?
Para além destas leis novas das taxas, sobre as quais diversas marcas grandes demonstram o seu desagrado, a que outras leis te referes que as marcas mudariam?
Parece que sim, não viu que conseguira alterar o plano para 2035, e agora conseguiram mais uma vez.
Porque os politicos andam nesta de baixar emissões há 32 anos, não foi por falta de aviso.
É…o dinheiro dos impostos dos combustíveis faz muita falta.
Se fosse o dinheiro dos impostos e não houvesse alternativa, nada os impedia de aumentar ainda mais os impostos.
Dedica-te à pesca JL!
De vez em quando sim, perco algum tempo com a pesca.
imigração? minado? o teu comentário é desinformado e apenas baseado na xenófobia
os imigrantes vieram preencher a gravíssima lacuna de mão de obra existente em praticamente toda de um envelhecimento enorme da população. mas mais, todas as estatísticas demonstram que o imigrantes contribuem mais para as economias e pagam mais impostos e contribuições para sistemas de proteção social do que os nacionais
Dependendo como a Lei for redigida, ainda vamos é ter os carros “europeus” a ser fabricados no Vietnam, Indonésia, Índia e afins. Como já o são muitos bens.
A europa só funciona enquanto houver miseráveis a fabricar os seus brinquedos.
Agora é tarde para taxas e taxinhas.
Preparem-se para empobrecer…e muito.
A juntar as fronteiras completamente abertas, importação de mão de obra barata de terceiro mundo..
O velho continente está condenado
Está agora condenado. Menos tabaco nisso! 🙂
CarlosP, dê uma volta por Paris, Marselha, Lyon, Berlim, Londres, e depois vai ver o tabaco…
Venha de lá mão-de-obra com fartura. Sem medo!
Está condenado porque vieram carros eléctricos, se não fossem eles nunca estava condenado. Looool
uuuuu….estamos condenados….que medo….:)))
Ironia.
🙂
Se os fabricantes chineses começarem a produzir na Europa e sob as mesmas condições (com ênfase em “sob as mesmas condições”) e mesmo assim os fabricantes europeus se mostrarem pouco competitivos, então só terão eles próprios para culpar.
Eles poderiam era trazer mão de obra chinesa para as suas fábricas na Europa e alojá-la . Ficaríamos com os carros mais baratos.
Claro. A indústria automóvel da UE (montagem e componentes) ocupa 13 milhões de pessoas, com salários elevados. Iam para as porta das fábricas pedir esmola?
As fábricas na UE de VE que não tenham preços competitivos (ou uma boa relação qualidade preço) fecham. Mas tanto fecham pela importação de VE chineses sujeitos à atual taxa aduaneira de 10%, como pela deslocalização de fábricas chinesas para certos países da UE – e aí não pagam as sobretaxas de importação (nem a atual taxa de importação de 10%), mas suportam custos mas elevados como a da energia.
Mas, afinal, o que quer o CEO da Stellantis? Que, em vez de sobretaxas aduaneiras, se estabeleçam contingentes à importação de VE da China? Que se impeça as empresas chinesas de criar fábricas de montagem na UE?
Numa coisa tem razão – as empresas chinesas vão construir as fábricas, na UE, nos países que lhes oferecerem melhores condições, como seja, em custos de energia, oferta de terrenos e infraestruturas e fiscalidade. Os que não receberem essas fábricas vão ficar a ganhar alguma coisa? Provavelmente não, até ficam a perder se isso acelerar o encerramento das sua fábricas. Os interesses de cada país são uma coisa, os “da UE” são outra.
Termos as portas abertas para tudo tem aspectos negativos associados!!!!
Até os chineses já perceberam que podem liquidar as marcas europeias na própria Europa, simplesmente construindo fábricas na UE!!!! Dessa forma fogem às tarifas alfandegárias (se forem construídas num país da UE), e evitam os problemas e custos logísticos de trazerem os carros do outro lado do mundo!
O que as marcas europeias querem é que as taxas alfandegárias não subam demasiado que leve os chineses a instalar as fábricas na Europa! E em simultãneo as marcas eléctricas europeias têem o seu principal mercado …… na China. O que faz a China se subirmos as tarifas aos produtos que vêem da China?
O maior erro está muito lá atrás, quando os bananas dos políticos ocidentais permitiram deslocalizar as fábricas para a China, porque nós somos ambientalistas e queremos ser verdes…… à custa do ambiente dos outros!!!!!
Percebemos da pior maneira e com a COVID, que não termos as fábricas na Europa é uma grande chatice! Além disso é preciso recordar que não há nenhuma sector de actividade que ganhe tanto dinheiro como o industrial!!!!!!!
Já agora uma pergunta aos fundamentalistas dos eléctricos: Como pensam fazer com o lítio dos carros eléctricos que são abatidos? Enterramos no fundo do mar?
“Como pensam fazer com o lítio dos carros eléctricos que são abatidos? Enterramos no fundo do mar?”
É esperar pelo JL que decerto sabe responder a isso e muito mais.
Aquilo que se faz aos óleos usados.
Espero que agora entendam.
Fazem asfalto e diesel?
Não.
Não me venham dizer que não sabem ?
Se não sabem o que se faz, então vêm com a ladainha da reciclagem de baterias para quê ?
Sim sabemos…fazem asfalto e diesel.
Não, não fazem.
Já agora, referia-me aos óleos lubrificantes.
Sim, os lubrificantes. Fazem asfalto e diesel
Não, não fazem.
Qualquer resposta dada será desinformação ou fale news
Acho que tens razão nos pontos que levantaste.
Só não percebi o último ponto sobre o lítio dos carros. O abate ocorre como se fosse um carro a combustão. Não é o particular que tem de se preocupar se, de facto, a bateria vai para um centro de recuperação. Não tenho a certeza mas quero acreditar que há normas para as baterias serem encaminhadas e não colocadas no lixão.
Sim, começa na lei 6 de 2009.
Sim senhor, se fosse a ti escrevia um livro…mas de comédia, tamanhas são as bacoradas ditas…
Olhe que não, olhe que não…
Olhe que sim….olhe que sim…
Engraçado como o Carlos Tavares, para muitos, passou de bestial a besta, se é que me entendem….
Que se saiba o Carlos Tavares continua a gerir e a orientar a estratégia da empresa e estão a ser tomadas decisões com impacto nos próximos anos.
Ok, o João não entendeu.
Venha o próximo.
Lol
JL eu sempre disse que esse gajo era um atrasado mental que só sabia dizer Classe média, afinal eu tinha razão….
Pois.
Normal quando se tem incompetentes subservientes dos EUA a escrever leis que apenas e só beneficiam os donos e castigam e prejudicam os Europeus.
Quero ver os chineses a instalar fabricas aqui e a manter os preços que tem. Ou tb vão trazer a mão de obra, a energia, os forncedores ou a legislação? Já para não falar que uma coisa é ter a fabrica ali ao lado, outra é ter do outro lado mundo. É que isso também acarreta outros custos organizaionais.
Depois falta saber com quem vão concorrer essas marcas? Com as Dacias? Com os Mercedes?
Sim o BYD seal é bonito, mas será que oferece a mesma robustez? É que as pessoas não querem andar a trocar de carro a cada 2-3 anos. Acredito que algumas marcas chinesas vingarão, mas terão de trazer outras coisas que alem do preço/infotainment.
Por isso é que os alemães estão contra as taxas de importação para marcas chinesas.
Daqui a nada inundam a Europa de fábricas e arrasam a indústria europeia e se há área em que os chineses levam um avanço relativamente às marcas tradicionais é nos VE.
Já se fala que o grupo Stelantis vai começar a seleção do seu novo CEO, aqui no PPlware.
Todos sabem as causas dos problemas, mas o principal é que tambem sabem como os resolver.
Até há quem tenha capacidades de adivinhação.
Excelente. ehehehe
Façam como Portugal na electricidade. Fechem as centrais e importem mil milhões de euros anuas em electricidade.
O que sai mais caro ?
Estão a seguir o modelo de negócio do petróleo e todos os outros combustíveis. Nada contra
Resolve-se já o problema. Acabar com a meta da limitação sobre motores normais e acabar com a única forma que a China onde se “agarrar” ou seja os elétricos. Alguns países mais evoluídos já fizeram a proposta.
Nesse caso a China começava a produzir motores a combustão que inundavam a Europa, não ia fazer diferença nenhuma.
Não sabem fazer motores a combustão.
Até sabem fazer melhor, foram os primeiros a lançar um híbrido com 2000 KMS de autonomia.
Os europeus é que são péssimos a fazer motores, muitos nem chegam aos 80 mil KMS.
A Europa já tinha lançado varios puros a combustão que fazem mais q isso em condições reais de utilização
Esses ditos 2000 ( que não faz) só impressionam quem anda a dormir.
Então quais ? Mostre lá um que declare 2000 kms wltp.
Engraçado ver tanta malta que acha que sabe do assunto e que aquilo que acha que é o melhor não é aquilo que realmente o mercado procura… Deixem o tempo dar a razão necessário aos iluminados…
Tens por um lado a defesa das marcas europeias que estão contra os subsídios que a china está a pagar aos fabricantes chineses de EVs
E pelo outro o mercado livre, beneficio para os clientes europeus
E a China pode dizer o mesmo dos europeus em relação aos fabricantes europeus.
A invasão chinesa vai acelerar o passo 😛
Parece-me que os fabricantes europeus estão a pedir todos os dias que os governos europeus apoiem as marcas europeias na mesma proporção que o faz o governo Chinês e que não taxem… Com estas taxas o jogo ficou irónico: UE sobretaxa carros elétricos (made in China) e a China sobretaxa carros a combustão (made in UE)…
Mas isso já acontece há muitos anos.
O Tavares já está caquético. O que vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa não são as taxas da UE sobre os elétricos chineses, bem pelo contrário. O q vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa é a proibição da venda de carros com motores a combustão após 31-DEZ-2034.
Portanto é muito simples, essa imposição tem q ser revogada.
Ou então adaptem-se e aprendam a fazer carros sem motores a combustão. Quem não se adapta vai acabar por tornar absoleto, sempre assim foi e assim será.
O mundo atual não está feito para os Velhos do restelo.
Já agora híbridos tb não vão poder ser vendidos.
Nem se percebe pq os manipuladores dos nrs da ME consideram o PHEV um carro elektro.
A imposição 2035 ” tudo BEV ” vai cair.
Podem, tal como os a combustão desde que usem combustíveis neutros em carbono.
Eu sou a favor deles, assim ainda mais rentável é andar em eléctrico. Lol
Podem mudar ou até retirar a imposição 2035, não vai mudar nada. Continuam a perder terreno por incompetencia deles.
A unica safa dessas empresas seria banir a vendas de outras marcas ou banir a venda de EV
Não existe nenhuma lei para proibir venda de carros com motores a combustão em 2035, não entendo porque continuam a inventar algo que não existe.
É uma meia verdade. Em princípio será proibida a venda de carros *novos* com motores a combustão
Podem ser vendidos novos com motores que usem combustíveis neutros em CO2.
Ah, sempre foi aprovado o uso de e-fuels? Então essa medida de proibição de venda de motores a combustão cai porque o uso de e-fuels é possivel em qualquer motor, até nos actuais.
A ser assim, o que deveria ser proibido (ou com penalizações) seria a venda de gasolina e gasóleo e beneficiar o e-fuel
Sim.
Certo,.mas os novos motores só podem usar esses combustíveis.
Os carros vendidos até então continuarão a usar os combustíveis fósseis.
Mas pela previsão, poucos vão usar efuels, além dos novos, pelos preços que anunciam.
Já temos a posição forte do gov da Itália contra o radicalismo da medida à qual se junta agora no salão de Paris o CEO da BMW.
https ://observador.pt/2024/10/16/ja-nao-e-realista-acabar-com-carros-a-gasolina-ate-2035-diz-presidente-da-bmw/
Os decisores da UE já parecem galinhas sem cabeça a correr desorietadas à procura do rumo certo.
Pois não é realista, nunca houve medida nenhuma para acabar com os carros a gasolina até 2035.
Mais uma invenção à procura de subsídios.
Daí a produção também deixa de fazer sentido…
Engraçado como o Carlos Tavares passou de BESTIAL a BESTA, ainda me lembro dos seus posts sobre ele, como se ele fosse um Deus da fumarada. Ahahahhahaha
O Tavares quer é subsídios e o dinheiro dos contribuintes:
“They [the Government] need to help to stimulate the demand.”
https://www.telegraph.co.uk/business/2024/10/14/vauxhall-owner-decide-fate-uk-factories-within-weeks/
tem haver uma outra guerra mundial para a europa tornar o que era
Então, o que é pior? Vender na Europa, fabricado na Europa (excepto a bateria), ou vender na Europa fabricado na China?
E fabricado na Europa, por empresas chinesas tem condições e vantagens. As vantagens são claras uma vez que isso representa investimento direto estrangeiro, postos de trabalho e cobrança de impostos. As condições também são vantagens pois, ao abrigo do princípio da reciprocidade, está aberto o direito de empresas europeias produzirem na China para esse mesmo mercado. Aquilo que a indústria europeia pode , e deve, fazer para garantir os direitos de propriedade, e salvaguardar o investimento em inovação, é apostar em componentes cruciais nos seus produtos activados, e desativados, por software controlado remotamente, como faz a Tesla, e muito bem!
O que deviam fazer era proibir (e/ou anular) a homologação na Europa de todos os modelos de empresas com ligações ao CCP (que são todas, na prática).
O problema do Carlos Tavares e afins é que mais de 70% dos carros vendidos vem da China, as taxas também tocam os Europeus… Mercedes made in China, BNW made in China, Peugeot made in China … o problema deles é mais este, isso das marcas chinesas terem meia duzia de fabricas acham que é prob? É bem feita tomem a globalizacao Europa!