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Taxas da UE sobre os elétricos chineses vão acelerar o encerramento de fábricas… na Europa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Os politicos são uma piada. Ignoraram e negaram os avisos sobre a economia chinesa sobre a europeia e agora que sentem as chivotadas nas costas decidem fazer alguma coisa.

    O mesmo com a migração ilegal. Avisos ignorados, negados e agora que isto já está tudo minado é que decidem fazer alguma coisa.

    No covid a mesma coisa, agora nem os covideiros primários levam as vacinas!

    São bons é a chamar negacionistas a quem tem razão antecipada 😉

  2. says:

    Dependendo como a Lei for redigida, ainda vamos é ter os carros “europeus” a ser fabricados no Vietnam, Indonésia, Índia e afins. Como já o são muitos bens.

  3. nhecos says:

    Se os fabricantes chineses começarem a produzir na Europa e sob as mesmas condições (com ênfase em “sob as mesmas condições”) e mesmo assim os fabricantes europeus se mostrarem pouco competitivos, então só terão eles próprios para culpar.

  4. Aves says:

    As fábricas na UE de VE que não tenham preços competitivos (ou uma boa relação qualidade preço) fecham. Mas tanto fecham pela importação de VE chineses sujeitos à atual taxa aduaneira de 10%, como pela deslocalização de fábricas chinesas para certos países da UE – e aí não pagam as sobretaxas de importação (nem a atual taxa de importação de 10%), mas suportam custos mas elevados como a da energia.
    Mas, afinal, o que quer o CEO da Stellantis? Que, em vez de sobretaxas aduaneiras, se estabeleçam contingentes à importação de VE da China? Que se impeça as empresas chinesas de criar fábricas de montagem na UE?
    Numa coisa tem razão – as empresas chinesas vão construir as fábricas, na UE, nos países que lhes oferecerem melhores condições, como seja, em custos de energia, oferta de terrenos e infraestruturas e fiscalidade. Os que não receberem essas fábricas vão ficar a ganhar alguma coisa? Provavelmente não, até ficam a perder se isso acelerar o encerramento das sua fábricas. Os interesses de cada país são uma coisa, os “da UE” são outra.

  5. Rui says:

    Termos as portas abertas para tudo tem aspectos negativos associados!!!!

    Até os chineses já perceberam que podem liquidar as marcas europeias na própria Europa, simplesmente construindo fábricas na UE!!!! Dessa forma fogem às tarifas alfandegárias (se forem construídas num país da UE), e evitam os problemas e custos logísticos de trazerem os carros do outro lado do mundo!

    O que as marcas europeias querem é que as taxas alfandegárias não subam demasiado que leve os chineses a instalar as fábricas na Europa! E em simultãneo as marcas eléctricas europeias têem o seu principal mercado …… na China. O que faz a China se subirmos as tarifas aos produtos que vêem da China?

    O maior erro está muito lá atrás, quando os bananas dos políticos ocidentais permitiram deslocalizar as fábricas para a China, porque nós somos ambientalistas e queremos ser verdes…… à custa do ambiente dos outros!!!!!

    Percebemos da pior maneira e com a COVID, que não termos as fábricas na Europa é uma grande chatice! Além disso é preciso recordar que não há nenhuma sector de actividade que ganhe tanto dinheiro como o industrial!!!!!!!

    Já agora uma pergunta aos fundamentalistas dos eléctricos: Como pensam fazer com o lítio dos carros eléctricos que são abatidos? Enterramos no fundo do mar?

  6. JL says:

    Engraçado como o Carlos Tavares, para muitos, passou de bestial a besta, se é que me entendem….

  7. Uddu says:

    Normal quando se tem incompetentes subservientes dos EUA a escrever leis que apenas e só beneficiam os donos e castigam e prejudicam os Europeus.

  8. Sergio J says:

    Quero ver os chineses a instalar fabricas aqui e a manter os preços que tem. Ou tb vão trazer a mão de obra, a energia, os forncedores ou a legislação? Já para não falar que uma coisa é ter a fabrica ali ao lado, outra é ter do outro lado mundo. É que isso também acarreta outros custos organizaionais.
    Depois falta saber com quem vão concorrer essas marcas? Com as Dacias? Com os Mercedes?
    Sim o BYD seal é bonito, mas será que oferece a mesma robustez? É que as pessoas não querem andar a trocar de carro a cada 2-3 anos. Acredito que algumas marcas chinesas vingarão, mas terão de trazer outras coisas que alem do preço/infotainment.

    • Francisco says:

      Por isso é que os alemães estão contra as taxas de importação para marcas chinesas.
      Daqui a nada inundam a Europa de fábricas e arrasam a indústria europeia e se há área em que os chineses levam um avanço relativamente às marcas tradicionais é nos VE.

  9. João-Sousa says:

    Já se fala que o grupo Stelantis vai começar a seleção do seu novo CEO, aqui no PPlware.
    Todos sabem as causas dos problemas, mas o principal é que tambem sabem como os resolver.
    Até há quem tenha capacidades de adivinhação.

  10. Anung says:

    Façam como Portugal na electricidade. Fechem as centrais e importem mil milhões de euros anuas em electricidade.

  11. Augusto says:

    Resolve-se já o problema. Acabar com a meta da limitação sobre motores normais e acabar com a única forma que a China onde se “agarrar” ou seja os elétricos. Alguns países mais evoluídos já fizeram a proposta.

  12. Jota says:

    Engraçado ver tanta malta que acha que sabe do assunto e que aquilo que acha que é o melhor não é aquilo que realmente o mercado procura… Deixem o tempo dar a razão necessário aos iluminados…

  13. Nirelle says:

    A invasão chinesa vai acelerar o passo 😛

  14. palex says:

    Parece-me que os fabricantes europeus estão a pedir todos os dias que os governos europeus apoiem as marcas europeias na mesma proporção que o faz o governo Chinês e que não taxem… Com estas taxas o jogo ficou irónico: UE sobretaxa carros elétricos (made in China) e a China sobretaxa carros a combustão (made in UE)…

  15. Yamahia says:

    O Tavares já está caquético. O que vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa não são as taxas da UE sobre os elétricos chineses, bem pelo contrário. O q vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa é a proibição da venda de carros com motores a combustão após 31-DEZ-2034.
    Portanto é muito simples, essa imposição tem q ser revogada.

    • Toni da Adega says:

      Ou então adaptem-se e aprendam a fazer carros sem motores a combustão. Quem não se adapta vai acabar por tornar absoleto, sempre assim foi e assim será.
      O mundo atual não está feito para os Velhos do restelo.

      • Yamahia says:

        Já agora híbridos tb não vão poder ser vendidos.
        Nem se percebe pq os manipuladores dos nrs da ME consideram o PHEV um carro elektro.
        A imposição 2035 ” tudo BEV ” vai cair.

        • JL says:

          Podem, tal como os a combustão desde que usem combustíveis neutros em carbono.

          Eu sou a favor deles, assim ainda mais rentável é andar em eléctrico. Lol

        • Toni da Adega says:

          Podem mudar ou até retirar a imposição 2035, não vai mudar nada. Continuam a perder terreno por incompetencia deles.
          A unica safa dessas empresas seria banir a vendas de outras marcas ou banir a venda de EV

    • JL says:

      Não existe nenhuma lei para proibir venda de carros com motores a combustão em 2035, não entendo porque continuam a inventar algo que não existe.

      • Mr. Y says:

        É uma meia verdade. Em princípio será proibida a venda de carros *novos* com motores a combustão

        • JL says:

          Podem ser vendidos novos com motores que usem combustíveis neutros em CO2.

          • Mr. Y says:

            Ah, sempre foi aprovado o uso de e-fuels? Então essa medida de proibição de venda de motores a combustão cai porque o uso de e-fuels é possivel em qualquer motor, até nos actuais.
            A ser assim, o que deveria ser proibido (ou com penalizações) seria a venda de gasolina e gasóleo e beneficiar o e-fuel

          • JL says:

            Sim.

            Certo,.mas os novos motores só podem usar esses combustíveis.

            Os carros vendidos até então continuarão a usar os combustíveis fósseis.

            Mas pela previsão, poucos vão usar efuels, além dos novos, pelos preços que anunciam.

          • Yamahia says:

            Já temos a posição forte do gov da Itália contra o radicalismo da medida à qual se junta agora no salão de Paris o CEO da BMW.
            https ://observador.pt/2024/10/16/ja-nao-e-realista-acabar-com-carros-a-gasolina-ate-2035-diz-presidente-da-bmw/

            Os decisores da UE já parecem galinhas sem cabeça a correr desorietadas à procura do rumo certo.

          • JL says:

            Pois não é realista, nunca houve medida nenhuma para acabar com os carros a gasolina até 2035.

            Mais uma invenção à procura de subsídios.

      • Mr. Y says:

        Daí a produção também deixa de fazer sentido…

    • JL says:

      Engraçado como o Carlos Tavares passou de BESTIAL a BESTA, ainda me lembro dos seus posts sobre ele, como se ele fosse um Deus da fumarada. Ahahahhahaha

  16. César Boaventura says:

    tem haver uma outra guerra mundial para a europa tornar o que era

  17. OJBorges says:

    Então, o que é pior? Vender na Europa, fabricado na Europa (excepto a bateria), ou vender na Europa fabricado na China?
    E fabricado na Europa, por empresas chinesas tem condições e vantagens. As vantagens são claras uma vez que isso representa investimento direto estrangeiro, postos de trabalho e cobrança de impostos. As condições também são vantagens pois, ao abrigo do princípio da reciprocidade, está aberto o direito de empresas europeias produzirem na China para esse mesmo mercado. Aquilo que a indústria europeia pode , e deve, fazer para garantir os direitos de propriedade, e salvaguardar o investimento em inovação, é apostar em componentes cruciais nos seus produtos activados, e desativados, por software controlado remotamente, como faz a Tesla, e muito bem!

  18. Nêsperas says:

    O que deviam fazer era proibir (e/ou anular) a homologação na Europa de todos os modelos de empresas com ligações ao CCP (que são todas, na prática).

  19. Miguel Oliveira says:

    O problema do Carlos Tavares e afins é que mais de 70% dos carros vendidos vem da China, as taxas também tocam os Europeus… Mercedes made in China, BNW made in China, Peugeot made in China … o problema deles é mais este, isso das marcas chinesas terem meia duzia de fabricas acham que é prob? É bem feita tomem a globalizacao Europa!

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