As vendas globais de carros elétricos dispararam 29% no último ano
O mercado dos carros elétricos tem estado num alerta permanente nas últimas semanas. As mudanças nos EUA e as novas tarifas que estão a ser preparadas podem trazer problemas graves em termos de vendas. Ainda que exista esta preocupação, os dados mais recentes contrariam-na. As vendas globais de carros elétricos dispararam 29% e isso é muito positivo.
No primeiro trimestre de 2025, as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 29% em relação ao ano passado, atingindo 4,1 milhões de unidades. Embora o salto de 40% em março tenha sido particularmente notável neste crescimento, os dados da Rho Motion mostraram que a tendência mundial está a acelerar no sentido da transição para os veículos elétricos.
Embora as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos recarregáveis (PHEV) tenham aumentado nos países europeus, a França ficou bem fora desta tendência. As vendas aumentaram 37% na Alemanha e 64% em Itália. Portugal tem-se mantido em linha com estes países e também as vendas têm crescido.
O Reino Unido estabeleceu um recorde ao vender mais de 100.000 veículos elétricos em março. Em contraste, a França registou uma queda de 18% nas vendas gerais e uma queda de 47% nos híbridos recarregáveis devido à redução dos incentivos governamentais.
No mercado norte-americano, as vendas aumentaram 16%. Entretanto, a situação geral permanece incerta devido às políticas comerciais que estão a ser preparadas. Espera-se que a tarifa de importação em grande escala introduzida pela administração Trump em março afete o comportamento dos consumidores no mercado dos EUA, ao aumentar os preços dos carros vindos de países como o Japão, a Coreia e o México.
A China ainda mantém a sua posição como o maior mercado de veículos elétricos. No primeiro trimestre, as vendas aumentaram 36%, para 2,4 milhões de unidades. Quase 1 milhão de veículos foram vendidos em março, um nível verificado somente em agosto de 2024.
Estes números mostram um momento de boa saúde para o mercado global de veículos elétricos. Este apresenta um forte crescimento, apesar das flutuações ocorridas neste trimestre. Ainda que os números sejam positivos, há que ter em conta o potencial impacto que as tarifas impostas pelos EUA venham a ter no futuro.
Então mas não tinham caído a pique e já só se vendiem 2 por mês agora afinal aumentaram 30% ninguem se entende
Mais um a colocar os BEVS e PHEVS no mesmo saco.
Já agora, o título da pplware tem muito pouco a ver com o teor do artigo da rho motion.
Sim e faz sentido. São eletrificados, a evolução dos motores no mercado automóvel.
Snapshot electric vehicle sales in Q1 2025 vs Q1 2024, YTD %
Global: 4.1 million, +29%
Título “As vendas globais de carros elétricos dispararam 29% no último ano”
A Rho Motion quando diz veículos elétricos (EV) soma os elétricos a bateria (BEV) e os PHEV e outros híbridos, como se vê na legenda debaixo do gráfico.
Uns sabem que a Rho Motion faz isso e outros não.
Há posts, quando as fontes são outras, em que chamam “veículos eletrificados” à soma dos elétricos + híbridos elétricos. Usar no post “veículos elétricos” é um engano.
Misturar os dois não faz sentido nenhum, porque os PHEV e outros híbridos, em média, gastam praticamente o mesmo combustível (ou mais) que os carros só com motor de combustão.
Mas a prova provada de que não se devem misturar os dois é que as taxas alfandegárias sobre “automóveis elétricos” chineses são sobre os 100% elétricos (BEV) e não inclui os PHEV. Se, por causa disso, os compradores adquirirem mais PHEV e menos BEV, qual é o sentido de escrever a “compra de veículos elétricos” subiu ou desceu?
E é por causa disso, de as taxas alfandegárias, serem só sobre veículos elétricos, que a UE anda a analisar o efeito na proporção BEV-PHEV de carros importados da China, e a falar em introduzir preços mínimos em vez de taxas alfandegárias.
Eles dizem que faz e não estão de acordo com a tua opinião.
Eles quem? No último post o título era: “O diesel recusa-se a morrer e há uma marca a dizer que os eletrificados não venceram” (15/04/2025)
Se querem juntar elétricos e híbridos elétricos chamem-lhe, sempre, eletrificados.
Como aos “eletrificados” + GPL se vê chamar “veículos a energias alternativas” a asneira é a mesma.
O problema dos “PHEV elétricos” é que o pessoal pensa que as taxas alfandegárias da UE sobre veículos elétricos também abrange os PHEV. E que a partir de 2035, segundo as atuais regras da UE, fica proibida a venda dos a motor de combustão, mas a dos PHEV continua, porque são “elétricos”. Para todos os efeitos, na UE, os PHEV e outros híbridos elétricos são considerados carros com motor de combustão, convém acabar com os disparates.
Tu és um bocado exagerado com os rótulos e os dramatismos. Como já referi N de vezes e é uma terminologia usada pelas marcas, “eletrificados” é uma designação perfeitamente válida e usada por tudo o que é marca e especialista — serve para agrupar carros que usam algum tipo de propulsão elétrica, seja total (100% elétrico) ou parcial (híbrido e plug-in). Não é asneira, é só uma questão de saber o que se está a dizer.
Misturar isso com “veículos a energias alternativas” tipo GPL ou GNC é que é confundir alhos com bugalhos. São categorias diferentes por uma razão — nem tudo o que não é gasolina é automaticamente “a mesma coisa”.
Sobre os PHEV: ninguém sério anda por aí a dizer que são 100% elétricos. Toda a gente minimamente informada sabe que têm motor de combustão. E sim, na prática ainda têm algumas vantagens fiscais e legais por conseguirem andar só a eletricidade durante uns km, mas isso não quer dizer que entrem no mesmo saco dos BEV (veículos elétricos puros).
E quanto a 2035… os PHEV também estão na mira do fim dos motores a combustão. A regra geral é essa. Pode haver exceções pontuais, mas não dá para contar com isso como se fosse garantido.
Portanto, em vez de dizer que está tudo errado e que as pessoas andam todas enganadas, talvez valha mais a pena informar e explicar como as coisas realmente funcionam. Simplificar demais só cria mais confusão.
Já que querem somar os elétricos aos híbridos elétricos nada tenho contra os “eletrificados”. Apesar de os híbridos deverem ser é somados aos só com motor de combustão.
A questão é que, post sim, post não, os híbridos uma vez são “elétricos”, como neste post e outras são “eletrificados”, como no anterior.
Só quem está atento a esta manobra e ao critério usado pela fonte dos dados, é que dá conta.
Não mistures as coisas. Híbridos são eletrificados. Não são térmicos convencionais.
Isso é mentira, não há nenhuma lei para que a partir de 2035 se proíba a venda de motores a combustão.
O que vai ser proibido é a venda de automóveis que consumam combustíveis fosseis.
Ó enguia, só está excecionado o e-fuel (nem sequer o biocombustível) – cuja produção e preço não vai dar para nada.
Portanto isso confirma o que eu disse, e confirma também que você não disse a verdade.
Pelos comentários diziam que ninguém comprava e via-se cada vez vejo mais nas ruas…
Pelos comentários diziam que ninguém comprava e via-se cada vez mais nas ruas…
Então onde anda o Secalharya ?
O secalharya não sei, mas a ti não é nada difícil encontrar-te.
Existem estatísticas para todos os gostos, principalmente para pessoas ansiosas de mostrar a sua opinião, achando-a absoluta e indiscutível.
Também és assim tão chato a discutir se os fogões a gás são melhores que os elétricos?
No entanto também já entendemos que as lâmpadas elétricas são melhores que as lâmpadas a óleo…
É uma questão de tempo.
A lâmpada?? Então e o fogão? Lol
E caldeiras…
Fixe.
Estatísticas para todos os gostos ? Como é que faz isso com a RHO Motion ?
Sim, parece que o secalharya gosta muito de dar opiniões, eu prefiro factos.
Eu não, eu escolho o que é melhor para mim sem incutir nos outros as minhas preferências , tal como o secalharya costuma fazer.
Que ideia! 😉
Sabes perfeitamente que a Rho Motion chama “veículos elétricos” aos BEV e aos híbridos.
Preferes os factos, dizes tu – quando se trata de estatísticas ao teu gosto, que aumentam o número de “elétricos”, quando a maior parte tem e usa preferencialmente motor a combustão.
https://rhomotion.com/news/global-ev-sales-up-29-in-2025-from-previous-year/
“Europe
The European EV market has grown at 22% YTD, with BEVs growing at 27% and PHEVs at 10%. BEV sales in several countries are growing fast YTD, with BEVs in Germany up 37%, Italy up 64%, and the UK growing by 42%. ”
E por aqui diziam que estava a cair na Europa…
Se quiseres mais relatórios:
https://www.strategyand.pwc.com/de/en/industries/automotive/electric-vehicle-sales-review-2024-q4.html
In 2024, global sales of battery electric vehicles (BEVs) experienced significant growth, increasing by 14% compared to the previous year. This rise was primarily driven by the continued strength and dominance of the Chinese market, which expanded by 20% over the year.
Como sabe que a maior parte usa combustão ?
Mais razão me dá, porque as vendas onde são separados, os phev desceram.
Quanto ao consumo de combustíveis está mais que documentado oficialmente pela UE. Por exemplo:
“Para novos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) registrados pela primeira vez em 2021, as emissões de CO2 do mundo real foram em média 3,5 vezes (4 l/100km ou 100 g CO2/km) maiores do que os valores de homologação, o que confirma que em grande parte que não estão a ser ser carregados e conduzidos totalmente eletricamente com a frequência que se supunha.”
Quanto às estatísticas de vende mais PHEV ou vende mais BEV, variam conforme a fonte e o período.
Onde já vai o desespero. Agora já comparam lâmpadas lá nas missas elektras looolooolool
Mas mesmo com lâmpadas, os habitações destas 185 mil casas iriam agradecer ter tido uma opção a óleo:
https ://www.noticiasaominuto.com/economia/2751604/mau-tempo-apagou-a-luz-a-185-mil-clientes-podem-pedir-compensacao
As estatísticas são todas iguais, os números vêem todos das mesmas fontes.
Já agora, esta é a nível global.
Quanto consome pouco interessa, são híbridos plugin e não carros a combustão.
O mau tempo foi o quê? Foram os eléctricos a derrubar fios ?
Então já não se pode comparar carros a eletrodomésticos?
hahahah
Se tivesse um carro elétrico com V2L continuava a ter luz em casa… lol
https://www.jn.pt/4559354172/explosao-em-posto-de-gasolina-inundado-mata-duas-pessoas-no-brasil/
Os meus comentários fora desaprovados porquê? Estavam a tratar mal alguém?
Está tudo aprovado, tu nunca tratas ninguém mal. Podem é demorar até o sistema os aprovar.
Estão? Olha que não….
Sim sim.
O problema destas análises é que cada vez é mais difícil perceber do que é que estão a falar.
De facto, com alguma atenção, percebe-se que estão a referir-se a BEV + PHEV. Mas, segundo a política lunática da UE, os PHEV são tratados como carros a combustão e vão ser proibidos após 31-12-2034. Para piorar, a própria UE acaba de rever em alta as emissões reais dos PHEV em mais de 400%, o que pode excluir esta opção de qualquer tipo de subsídio futuro. Portanto esta opção PHEV jamais deveria ser considerada nestas análises.
Num à parte curioso, foi interessante ver a aflição do novo presidente da ACAP… que, por acaso, também é CEO da Salvador Caetano, importador da BYD, rainha dos PHEV a implorar ao governo português pela continuidade dos apoios aos híbridos plug-in.
A hipocrisia em torno do CO2 é transversal. No fim, gira tudo à volta de interesses e isso já toda a gente percebeu.
Continuando: os tais 4,1 milhões dizem respeito às vendas globais de BEV + PHEV no 1.º trimestre de 2025. Segundo o artigo, 2,4 milhões foram vendidos só na China.
O fenómeno mais recente é que na China as vendas de BEV estão praticamente estagnadas, enquanto os PHEV crescem a olhos vistos, cerca de 80% de crescimento.
Os números: 1,47 milhões foram BEV e 970 mil foram PHEV.
Isto significa que, dos 4,1 milhões globais, 2,4 milhões vieram da China, ou seja, 59% do total mundial de vendas plug-in. O problema é quando se tenta generalizar esta tendência como sendo “global”. A China tem peso, sim, mas representa “apenas” 17% da população mundial (cerca de 1,41 mil milhões).
Ainda mais distorcido fica o cenário quando se vê que só cerca de 8% da população chinesa tem capacidade para comprar um carro (cerca de 117 milhões de pessoas), comparado com 18% a nível global, e muito abaixo da UE (52% = 233 milhões) ou EUA (70% = 232 milhões).
E a verdade é que o mercado interno chinês já dá sinais claros de saturação. Cresceu rápido, mas hoje em dia para vender um carro na China é quase preciso baixar as calças — tanto pelas marcas como pelo próprio governo, que continua a despejar subsídios em cima de tudo o que se move e leve o rótulo de “elektra”: BEV, PHEV, EREV. Tudo incluído no saco NEV (New Energy Vehicles) como eles dizem.
A motivação é clara: escoar o excesso de matérias-primas que a China domina globalmente e que são essenciais para o fabrico de Elekros.
Perante isto, a China decidiu atacar mercados externos porque o interno já não chega.
No meu entender, e bem, mercados como os EUA e UE têm mais é que se defender.
Perante este cenário, eu não estaria tão otimista como a RhoMotion.
A leitura deles parece ignorar os sinais de saturação no mercado que mais alimenta o hype do crescimento (a China), subestimar a resistência dos consumidores nos mercados ocidentais, que na verdade não querem saber dos elektros, e esquecer que os poucos que se vendem por cá devem-se, quase exclusivamente, à subsidiodependência.
Claro que implorou a salvador caetano é a toyota cá em portugal e a toyota fabrica é hibridos que não valem nada portanto é bom que implore ou vai de vela porque com os eletricos da toyota nao se safa ja teve de =)(&) para vender byd a ver se consegue safar
@Rui
Os hibridos da Toyota são provavelmente os melhores e mais eficientes do mercado.
A Toyota já domina a tecnologia hibrida desde 1997, ou seja, há 28 anos.
Ena, escreveu tanto para aliviar a dor.
Meu caro, não são análises, são números, que mania têm de duvidar dos números quando não lhes convém.
Portanto estes organismos só são credíveis quando vos dão números que vos convém…
Vamos ver se conseguem finalmente deixar de dar subsídios aos a combustão, o que parece estar a ser difícil.
Na China o quê ?
“351,000 passenger cars were registered in China, up 3.9% from last week. Of these, 186,000 were electric vehicles, meaning the EV penetration rate was 53%, up 2.9% percentage points from last week.”
https://carnewschina.com/2025/04/15/china-ev-registrations-in-week-15-nio-3500-tesla-5400-xpeng-6700-byd/
Mas o que é que vc quer provar com esse artigo? Vendas semanais? Isso prova o quê? LOL
O que posso concluir do “seu” artigo” é que os BEV (100% eléctricos) continuam a levar porrada e portanto estão a perder terreno, enquanto os Plug-in continuam a florescer. A BYD, por exemplo, já vende 2/3 (66,7%) de modelos PHEV. A Li Auto só fabrica EREV (as tentativas de lançar BEV correram mal). A Aito tem cerca de 70% das vendas em EREV, a Denza vende 50% em PHEV, a Deepal 65% em EREV, e a Leapmotor cerca de 30% em EREV.
Apenas a Xpeng, a Xiaomi, a Tesla e a Nio são 100% elétricas.
Ou seja, o cenário sombrio para os BEV, que já referi antes, ainda piorou esta semana. Em vez de uma quota próxima dos 40% de NEV sem BEV, agora os PHEV/EREV já representam cerca de 51,6% do total, deixando aos BEV apenas com uns modestos 48,4% do bolo NEV.
E ficámos a saber que, nessa semana, o bolo dos NEV representa 53% do mercado chinês como vc fez questão de realçar, o que significa que os restantes 47% ainda são veículos exclusivamente a combustão, sem o ónus do peso de uma marreca, o que é notável tendo em conta o elevado nível de subsidiação dos NEV.
Dentro desse bolo de 53% de NEV, apenas 48,4% são BEV (100% eléctricos).
Ou seja, fazendo as contas, os carros totalmente eléctricos representam apenas 25,7% do mercado automóvel chinês.
Resumo final do mercado chinês (semana de 7 a 13 de Abril de 2025):
BEV (100% eléctricos): 25,7%
Plug-ins (PHEV/EREV): 27,3%
Combustão interna (ICE): 47%
TOP lool
Provar que você está a inventar outra vez.
Continuam a levar porrada por serem os que mais se vendem ? Estranho.
Portanto os bev são a tecnologia dominante, já que são a que mais vende.
Bev a que mais vende?
Nem aqui nem na China looolooolool
Se são 27 % são a que mais vende, já que por lá são pelo 7 tecnologias.
Também não entendo porque junta gasolina, diesel e GPL tudo no mesmo saco, enfim, deve ser para parecer que são muitos.
Tenho que fazer um print screen desta página e publicar 🙂
Tenho um candeeiro portátil a petroleo que leva uma pilha AA para emergências.
Será o candeeiro eléctrico ou a combustível fóssil?
É eléctrico, até porque já não se vende petróleo.
Então quando não se vender carros a diesel eles ficam electricos?
O carro a diesel pode trabalhar com eletricidade como o seu candeeiro ?
Pode
Como ? Durante 10 metros ?
Também já tentei isso muitas vezes.
Não mintas… quantos litros de petróleo iluminante queres que te venda?
Até têm o rótulo da galp https://www.vmfenergia.pt/distribuicao
Iluminante ? Que é isso ? Petróleo carburante, para usar em motores.
Sempre a inventar.
Porr* @JL, até eu acendo o churrasco e a lareira com petróleo.
Vc deve viver no campo mas é no campo das cebolas. Fdx, ng aguenta. LOL
@Yamahia
è claro que aguentamo, se não fosse o JL e companhia já nem me dava ao trbalho de comentar LOL
Não acende porque não consegue comprar.
Comentar para quê? Só se for para dizer disparates como o Mário e o Yamaha.
@JL, mas porque é q vc continua a insistir em temas que não domina?
https://www.leroymerlin.pt/produtos/petroleo-iluminante-1l-81958772.html
Oh Yamahia isso é falso segundo o JL. O Merlin tem isso mas é falso. Não existe.
Sempre a inventar? Não seja aldrabão. Tal como os 80 anos da sua instalação elétrica.
Sabe que na aldeia há pessoas que têm terras com poços e sem sitio onde ligar um motor elétrico para regar.
Vá diga que é mentira… Sabe que os frangos não nascem na prateleira do supermercado. Ah e não vêm em camiões elétricos para seu grande desgosto
Isso é um produto groumet para desenrascar, tanto que tem um preço alto.
O petróleo que falo é o que se chamava de tratol, era usado em motores de 2 e 4 tempos que usavam 2 combustíveis, usados na agricultura, gasolina para o arranque/aquecimento e o tratol para o resto do trabalho, custava cerca de metade da gasolina normal.
“É um combustível derivado da destilação do petróleo bruto. Tem um índice inferior de octanas face à gasolina e uma menor capacidade de vaporização e queima. Também conhecido como Tratol, é principalmente utilizado como carburante na agricultura, em alguns motores de combustão interna.”
https://galp.com/pt/pt/empresas/petroleos
Mário, por acaso os frangos nascem em nascedoras, e se quiser ver de perto posso mostrar, pois vivo numa zona que deve ser a maior zona de produção de aves do pais, isto no que toca a frangos e codornizes.
O meu pai era agricultor, lembro-me muito bem de ele usar tratol (também chamado de petróleo) para alimentar motores vários. Coisa que com o tempo ficou obsoleta pois a electricidade já chega ás explorações, o que lhes trouxe muito maior rentabilidade.
O que é que o tratol tem a ver com os candeeiros a petróleo?
Desde que me lembro sempre usei disto (petróleo cor de rosa).
Qd não tenho, para desenrascar, vai de álcool. Não gosto muito pq inflama muito rápido e muitas x’s gasta-se antes das pinhas pegarem.
P.s. compro disto muito mais barato. Qd compro mais caro q a gasolina já acho caro.
Não tem nada q ver com ser gourmet ou não. O Leroy é q quer ganhar este mundo e o outro.
Tudo, porque tratol é o chamado petróleo, aquele combustível vermelho e tal…
Não, o que você usa é algo groumet, petróleo a 10 euros, LOOOOOOl, o meu pai comprava isso na cooperativa a menos de metade que custava lá a gasolina.
Compra, se for sócio de uma cooperativa agricola.
acabei de vir da Nazaré e é uma ciade presa no passado com um par de carregadores a funcionar, na ordem dos 25-30 kW e quase sempre bloqueados por TVDE elétricos…. Muitis não funcionam e os operadores não querem saber, já estão asim ao tempo. A quem nos devemos queixar se o operador não quer saber???
Na Nazaré há 25 postos de carga, das quais 21 estão operacionais.
Porque não investe você? É o liberalismo.
As vendas da Tesla caíram e continuarão a cair.
Só a tesla é que vende carros eléctricos ?
“As vendas globais de carros elétricos dispararam 29% no último ano”
Menos as da Tesla, certo?
Isso é uma pergunta de alguém distraído. Lá diz em grande “AS VENDAS GLOBAIS…” portanto, de TODO o mercado. A Tesla vendeu também para acrescentar neste crescimento.
Isso eu percebi, a minha pergunta era noutro sentido e tu percebeste.
Eu não faço a mínima ideia para lá do que respondi. 🙂
Eléctricos ou de combustão, em Portugal já só os 5% de cima estão a comprar carros novos. Em 10,4 milhões de habitantes os 5% de cima são 520 mil indivíduos. As vendas anuais de carros não chegam a metade disso. Nem a 1/3.
Agradece ao Governo e é UE.
Eu continuo a achar que a maior causa da descida em Janeiro e Fevereiro, é por causa do novo Model Y, milhares de pessoas estavam à espera que o novo modelo saísse, e sendo o Model Y o carro mais vendido no planeta, afetou muito as vendas globais de EVs
Pelo menos em Março a Tesla desceu na China, apesar do model y.
Conforme já foi dito esse modelo não acrescenta nada ao modelo anterior e muito menos ao que já existe no mercado de onde copiou o design chino.
Admirava-me se dissesses alguma coisa boa sobre a Tesla. Então o modelo é novo e não acrescentaram nada. parabéns á Tesla pelo péssimo desempenho…
Sim…sim…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/teslas-china-made-ev-sales-fall-115-yy-march-2025-04-02/
Que se saiba na China tudo desceu.
Se o model y já era ao carro mais vendido no mundo e o novo não acrescenta nada para alem de todas a peças novas que levou e todo um novo design diria que foi uma óptima ideia se a receita funciona é só não mudar
Tanto bla bla… quando ainda ninguem se apercebeu que a maioria das noticias são tendenciosas e de cunho pessoal na ótica do ”achómetro”(eu acho que, logo é verdade). Enquanto não forem imparciais…valem o que valem
São tendenciosas ou não gosta do que elas dizem ?
Continuo a achar… os elétricos são bons se eu tiver uma empresa Unipessoal para declarar o salario minimo e andar de eletrico.
Do melhor.
Se declarar o salário mínimo não tem qualquer compensação.
E para andar no dia a dia a gastar 5€ em vez de 100 na Galp
Para gastares 100€ num dia num gasoil tens que fazer 1350 kms.
Por outro lado para gastares 100€ num elektro bastam 632 kms :
https://youtu.be/9Rctr7Wlbzc?si=73VzBDx9g_TYX4ZA
Ou menos.
E está a escolher o gasóleo mais caro ?
Estou a escolher daquele gasóleo que custa 1,50 € o litro.
Para ver como estou a ser honesto, hoje atestei o gasosas com gasolina a 1,451 €/l… na GALP. Se fosse gasóleo, era menos uns 10 cêntimos. Então até lhe estou a dar 15 cêntimos/l de avanço.
Sabe o que é desonesto?
Quando estava a sair, vi uma gaja a encher os pneus do Leaf elektro e não fez nenhuma despesa para ajudar a casa, nem um simples café consumiu.
É preciso lata. Esta malta elektra quer o dado e o arregaçado!
Então mas esse não é o mais caro.
Desonesto é usar preços altos para uns e para outros usar preços baixos escolhidos a dedo.
Podia não ter feito dessa vez, mas podia ter feito de outras.
Não me diga que nunca foi à bomba só para encher os pneus ?
Se a GALP não é das mais caras, para lá caminha.
Já os carregadores de elektros da Iberdrola de certeza que não são dos mais caros.
Se o carro é elektro só tem que ir encher pneus onde se carregam os elektros. Ali não havia carregador nenhum de carros elektros.
Depende, eu encontro mais caro na minha zona.
Não, são dos médios a caros, até os carregadores da Galp são mais baratos.
Não respondeu à pergunta.
Estou triste… Como é que o JL se aguenta nestes dias sem sol e para carregar o seu elétrico numa instalação elétrica com 80 anos mais os seus 80kw de baterias.
Sem Sol ?
O meu carro está a carregar com Sol.
https://ibb.co/twFt3SS9
E o seu ?
Já carrega com o sol sem haver sol. Looool. Gosto.
O meu não é carregado há 3 semanas e já fez 900km
É preciso haver Sol para carregar ? eles produzem menos com nuvens, mas produzem como pode ver.
Então mas afinal comprou um carro que não usa ? não é você que faz 1000 kms por dia ? afinal é assim que se apanham.
E com a tensão a 243V faz um bem danado. Já reclamou com a eredes? Esses malvados….
Faz bem melhor que 220v, aliás, até gostava que ela estivesse no limite, que são 252 volts AC.
Não sabe que assim se paga menos energia se usar equipamentos resistivos ?
Daqui a 20 anos gasta mais 10 000€ a meter isso em condições. E os cabos com 80 anos como você diz… Resistem?
Como gasto mais de 10 daqui a 20 anos se há uns anos atrás custou bem menos ? é você que vai inflacionar os preços ?
Daqui a 20 anos já o sistema se pagou 4 vezes.
Sim resistem, continuam as ser os mesmos, só foram passados novos do contador ao inversor, e do inversor aos painéis, o resto continua tudo como era, isto porque até diminui a potência, antes dos painéis tinha 6.9 kva, agora só tenho 3.45 e estou a pensar mudar para 2.5 kva.
Mesmo com chuva e pouco Sol, até agora já lá vão 19 kWh produzidos.
https://ibb.co/8Wy5bKd