Sul-coreana SK On quer criar uma bateria de elétricos mais barata até 2025
Tal como temos referido aqui por diversas vezes, o mercado dos carros elétricos é cada vez mais aliciante para as fabricantes do setor automóvel e não só. E um dos focos das empresas é oferecer ao consumidor um bom equipamento com uma autonomia a condizer.
Nesse sentido, as últimas notícias indicam que a empresa sul-coreana SK On tem planos para o desenvolvimento e produção de uma nova bateria para carros elétricos com um custo mais baixo até ao ano de 2025.
Coreia do Sul quer criar novas baterias de EVs de baixo custo até 2025
De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a empresa sul-coreana SK On, subsidiária do grupo energético SK Innovation, tem planos para produzir uma nova bateria de lítio-ferro (LFP) dedicada aos veículos elétricos até 2025. Uma das principais características dessa nova bateria será o foco num custo mais baixo, como forma de fazer frente às despesas no setor dos elétricos, tal como referiu Jason Lee, vice-presidente executivo e diretor da divisão de marketing da empresa, nesta quinta-feira (5).
De acordo com as declarações de Jason Lee, a SK On pretende "produzir um produto LFP até 2025". Relembramos que no ano passado, a Ford, que é cliente da SK On, referiu que ia comprar baterias LFP mais baratas fabricadas pela chinesa CATL para competir com a Tesla.
Lee adianta que a vantagem do custo da química de lítio-ferro depende de onde as baterias são feitas. Por exemplo, as baterias LFP fabricadas na China podem ter uma vantagem de custo de 20% comparativamente às de níquel-cobalto. Já na Europa, o executivo diz que essa vantagem pode ser de 15%. Como tal, a empresa sul-coreana tem planos para adquirir essas baterias LFP na China pois, segundo Jason Lee "se as produzir nos Estados Unidos não haverá benefícios".
A SK On está também a investir na construção de novas fábricas de baterias nos EUA e espera ter, até ao ano de 2026, 150 gigawatts/hora de capacidade.
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Imagem: WSJ
Fonte: Reuters
Neste artigo: bateria, carros elétricos, elétricos, lítio-ferro, SK On
O problema das LFP é a densidade energética.. Mais peso/volume e menos capacidade
Sim, mas não quer dizer que seja um problema, é um desvantagem em relação ás nmc e nca, mas tem vantagens, são mais baterias, não usam cobalto e usam pouco lítio, maior duração.
São más para veículos onde se pede uma grande autonomia, mas não tanto em veículos com autonomias mais contidas, o tesla model 3 e Y SR usam-as, e são os mais vendidos da europa, MG também usa.
*são mais baratas…
Uma bateria custar 8000 € não é viável.
É o que acontece hoje em dia.
Onde dizem que custa isso ?
O meu receio, é que um dia as marcas de automóveis implementem o sistema de baterias não removíveis, como vemos nos telemóveis, portáteis etc, podendo tornar o carro um bem cada vez mais descartável. Apesar de gostar de carros 100% eléctricos, tenho esse receio. Seria óptimo que fosse implementado um padrão, que viabilizasse o fabrico de baterias para carros, navios e aviões, para uma vida útil mais prolongada, como por exemplo: o já falado do reaproveitamento delas para casas e pequenos dispositivos.
A tesla já o fez no model y, são as baterias estruturais, se bem que o pack pode ser trocado, mas a troca de modulos deixou de ser possível, alegando que a duração delas bem como os problemas que originavam a troca de módulos individuais compense a baixa de preço e também com duração muito superior.
Sim, a maioria delas dá para reaproveitamento, mas era bom que houvesse mais padronização nos módulos para ser de mais fácil implementação, espero que com leis e normais se consiga chegar a isso.
Eu tenho na minha instalação solar, uma bateria de um carro acidentado e foi fácil a compatibilização com o sistema que já tinha.