Papa Leão XIV poderá usar papamóvel elétrico da Mercedes-Benz no valor de 500 mil euros
As fotos mostram o papamóvel elétrico da Mercedes-Benz, avaliado em cerca de 500 mil dólares, que poderá ser usado pelo Papa Leão XIV. Falamos do mais recente bólide papal personalizado pela Mercedes-Benz, um poderoso modelo G-Class.
O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, entregou pessoalmente o automóvel ao Papa Francisco em 2024. Inclui uma cobertura de vidro à prova de bala, banco traseiro ajustável para o papa e interiores brancos.
No dia anterior à sua morte, o Papa Francisco fez a sua última viagem neste papamóvel. Agora, o Papa Leão XIV poderá ser o próximo a utilizá-lo.
Mercedes-Benz G 580 tecnologia EQ é o papamóvel ao dispor do novo Papa
Este Mercedes elétrico foi concebido para transportar o Papa Francisco pela Cidade do Vaticano sem emissões, alinhado com o seu compromisso com a justiça ambiental.
Com este papamóvel, enviamos também um claro apelo à mobilidade elétrica e à descarbonização.
Afirmou Ola Källenius em comunicado em dezembro de 2024, aquando da entrega do veículo.
A Mercedes-Benz tem uma longa tradição de fornecer veículos ao papado, desde o Nürburg 460 Pullman Saloon, entregue ao Papa Pio XI em 1930.

Doado a Pio XI em 14 de novembro de 1930 pela Mercedes Benz para comemorar a Conciliação entre a Igreja e o Estado italiano, o 460 Nürburg possui, por razões protocolares, um habitáculo traseiro equipado com um único assento em brocado carmesim, recordando o trono papal.
Nova máquina do Papa tem 579 cv
Este é o primeiro papamóvel elétrico de sempre da marca, pensado para deslocações sustentáveis e sem emissões dentro do Vaticano. O CEO da Mercedes-Benz entregou pessoalmente o papamóvel ao Papa Francisco, acompanhado por outros colaboradores da marca envolvidos no desenvolvimento do automóvel, que tiveram uma audiência privada com o então papa.
O veículo demorou cerca de um ano a ser fabricado e tem um custo estimado de 500 mil euros. O modelo G580, com tejadilho aberto, possui quatro motores otimizados para circular lentamente entre multidões em aparições públicas.
O interior e o exterior são brancos — cor tradicional usada pelo papa.
O painel de bordo inclui um ecrã digital. A zona traseira tem alcatifa vermelha e assentos brancos para o papa e acompanhantes.
O assento principal do papa, ao centro, pode ser ajustado em altura e tem rotação.
A matrícula exibe “SCV 1”, que significa Stato della Città del Vaticano (Estado da Cidade do Vaticano).
O veículo exibe ainda as bandeiras amarela e branca do Vaticano.
Em algumas ocasiões, inclui cobertura de vidro à prova de bala. As laterais permanecem abertas, permitindo ao papa cumprimentar os fiéis e dar bênçãos.
O Papa Francisco utilizou este papamóvel no Domingo de Páscoa, um dia antes da sua morte.
O Papa Leão XIV ainda não confirmou se continuará a usá-lo — poderá optar por outro veículo da vasta frota do Vaticano.
Foi o Papa Francisco que quis fazer a transição de um papamobile a gasolina (Mercedes-Benz G500, motor V8) para um elétrico.
Dizem que é habitual a Mercedes oferecer um papamobile e receber o anterior para exposição no seu museu. Mas pelos vistos há mais do que um ao serviço:
“O falecido Papa Francisco [no mesmo dia em que Israel aprovou planos para tomar toda a Faixa de Gaza] doou um dos seus papamóveis para ser convertido numa unidade móvel de saúde para servir as crianças de Gaza, informaram os responsáveis pela caridade.
As filiais de Jerusalém e da Suécia da Caritas, a federação de caridade do Vaticano, divulgaram na segunda-feira fotografias do veículo readaptado.” (Euronews, 05/05/2025).
Talvez o novo papa precise de um novo papa móvel, com vidros a toda a volta CFR-SYA-14/ VPAM 14/ STANAG 4569 Level 4, só para não se constipar.
Mas que boa notícia. Um papa que olha pelo ambient€
Sim, é que pelos milhões de quilometros a velocidades mach3 que o papamovel faz, se fosse a gasolina mataria metade da vida da terra em 6 meses!
Mas ajuda a que os fieis não apanhem cancro.
Como os desgraçados das minas?
Sim, as de carvão.
O carvão só serve para alimentar elektros.
Sabes que os combustíveis sintéticos que são incorporados no chamado biocombustível, são feitos com a liquidificação de carvão, certo?
Claro que das minas só serve para alimentar eléctricos, é porque isso que a refinaria se Sines esteve parada no apagão e nos dias a seguir.
Onde foste buscar essa ideia estapafúrdia?
Coal to Liquid (CTL) que é um processo de transformar carvão em combustível, também chamado de processo de Fischer–Tropsch.
Como carvão é um produto de decomposição de biomassa é autorizado como biocombustível pela DGAI e podes encontra-lo aqui:
https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/biocombustiveis/
“Gasóleo Fischer-Tropsch – hidrocarbonetos sintéticos ou misturas de hidrocarbonetos sintéticos produzidos a partir de biomassa;”
Portanto sim, os carros a combustão usam carvão…
Aliás, a Alemanha na segunda guerra mundial não tinha petróleo mas tinha carvão pelo que usou o processo de Fischer–Tropsch no carvão para produzir combustíveis.
Aliás cerca de 25% dos automóveis na Alemanha durante esse período eram alimentados pela transformação do carvão em liquido.
Portanto, meu caro o teu carro é atualmente alimentado por carvão…
O meu carro não anda a carvão de certeza. Anda a gasóleo refinado a partir do petróleo com uma mistura de biodiesel, conforme determina a lei. O biodiesel também não vem do carvão de contrário não se chamaria biodiesel.
Anda a carvão, tanto que no apagão a refinaria parou. Loool
Vale 0! Foi oferecido pela Daimler ao Vaticano!
Eu compro uma casa e ofereço-te… ele não vale zero.
Custou-te 0, mas o valor não é zero.
Um carro de 500 mil para andar 5 Km uma vez por ano. Tão ecológicos que eles estão!
E o que tem a ver o preço com a ecologia?
Os EVs com autonomia minimamente decente são muito caros e dizem que são ecológicos.
Ttalvez essa igreja/religião devesse ser exemplo e deixar-se de ostentação e alguns luxos.
Para quê um carro nesse valor? só o valor iria alimentar várias famílias carenciadas que tanto eles defendem que devemos ajudar.
Existe riqueza no banco do Vaticano que chegue para ajudar muita gente.
A verdade é mésmo essa, se levassem à letra a história escrita no livro pelo qual se regem, talvez fossem mais credíveis, éticos e exemplares.
Lamento muito se choquei alguns crentes com uma dura verdade
Bem que podia andar num carro mais barato e com muita segurança,e em vez de pedir esforços a quem não tem o dinheiro que gastam a mais bem que podiam matar a fome a muita gente.
A malta que compra Ferraris, Porsches, e muitas outras marcas que chegam a custam milhões, também podiam matar a fome a muita gente.
Hipocrisia !! Pega o dinheiro e mate a fome dos pobres , Jesus andaria de carroça… Bora dar exemplo