Será um erro deixar de desenvolver motores de combustão? Este CEO alemão acha que sim
O caminho que a União Europeia (UE) quer traçar em matéria automóvel não é consensual e, desta vez, foi o diretor-executivo da alemã Mahle que criticou a estratégia definida.
Na Europa, o debate sobre a regulamentação "esvaziou a linha de desenvolvimento, esvaziou a linha de formação em engenharia, porque as pessoas estão a concentrar-se noutras tecnologias", disse Arnd Franz, diretor-executivo da Mahle, no Congresso da Automotive News Europe, no dia 12 de junho.
Penso que isto pode ser um erro.
Disse o executivo da empresa alemã de componentes automóveis, criticando a regulamentação europeia proposta, por via da qual haverá uma abolição efetiva dos motores de combustão interna até 2035, uma vez que a venda de carros novos com este motor será proibida.
A Mahle, que admite ter "muitos clientes que planeiam ter peças para motores de combustão durante muito tempo", planeia continuar a responder à procura de motores de combustão interna por parte dos clientes.
Indústria automóvel precisa dos veículos híbridos plug-in, segundo Franz
Apesar de não ver o fim dos motores de combustão interna como a solução para o problema, Franz reconhece que os veículos elétricos a bateria são "uma grande oportunidade".
Na sua opinião, em meados do próximo século, a eletrificação será a tecnologia dominante em algumas regiões, como a América do Norte e a Ásia, apesar de obstáculos como a energia verde e o custo residual após alguns anos de utilização.
Os veículos elétricos a bateria precisarão, contudo, de uma alternativa, pois "não serão a única resposta à descarbonização". Afinal, do ponto de vista da redução das emissões de CO2, a indústria está a avançar muito lentamente.
As emissões globais de CO2 têm de ser reduzidas mais rapidamente. Precisamos de combustíveis sustentáveis desde o início.
Se não reduzirmos drasticamente a pegada das atuais emissões de CO2 já nos próximos anos, ou na próxima década, poderemos estar mais perto dos 3 graus Celsius de aquecimento global, o que seria um desastre.
Na perspetiva do diretor-executivo da Mahle, que produz pistões, cilindros, árvores de cames e outros componentes cruciais para o motor de um carro, os híbridos plug-in serão reconsiderados como um meio de reduzir as emissões de CO2.
Para responder à potencial evolução do mercado automóvel, a alemã Mahle organizou-se em três unidades principais, como parte do seu plano estratégico para 2030: eletrificação, gestão térmica e motores de combustão sustentáveis.
Leia também:
Imagem: Mahle
Neste artigo: carro eletrico, carros motor combustão interna, Mahle, motor de combustão
“A perguntar ao cego se quer ver ?”
“Na perspetiva do diretor-executivo da Mahle, que produz pistões, cilindros, árvores de cames e outros componentes cruciais para o motor de um carro (…)”
Os alemães sempre fizeram carros para velhos….
Por isso sao um pais tao pobre e portugal tao rico. O hugo comentou isso da taberna? Ou nasceu assim atrasado?
E sem piscas…
estás a comentar isto dentro do teu clio 1.0 ?
OK Boomer!
Sempre são melhores do que o teu papa-reformas
As emissões globais de CO2 têm de ser reduzidas mais rapidamente.
as grandes mentiras do clima o CO2 e residual nos gases do planeta tudo isto serve para desviar o foco o objectivo é a eliminação das pessoas ( com a desculpa que tb são um foco de CO2 )
Admiro-me profundamente como as pessoas acreditam em tudo o que lhes contam e não questionam nada.
Então porque não as começam a matar ?
Então e devemos acreditar em si porquê?
Não é preciso matá-las, a natureza faz isso naturalmente. Basta que não nasçam. Daí os LGBT, o incentivo ao aborto, e por aí fora. Que existe um excesso de população no planeta, é um facto. Agora, não é preciso as fabulações que nos contam, e tentam dizer que tudo o que é contra natura, afinal é natural e é bom.
Sendo um incentivo é uma escolha dos próprios, e não uma imposição.
Andam-lhe a contar fábulas ? É questão de mudar de leitura.
ahahahah
as agendas gostam muito de gente como o senhor facilmente manipulados.
Então sou manipulado com quê ?
“Mahle”
Marca de confiança. Engraçado que n tem muitos dias que falaei neles. Coincidências 😛
Se perguntassem em 1975 ao diretor executivo da Olivetti o que achavam da transição da escrita para os meios digitais ele teria respondido da mesma forma ou até mesmo se perguntares ao diretor executivo de qualquer companhia petrolífera vais ter uma resposta semelhante porque os seus interesses estão definidos.
Igualmente se perguntares ao diretor executivo da Tesla ou da BYD qual o futuro do automóvel vais ter respostas que diferem bastante se perguntares ao diretor executivo da Toyota onde a economia do próprio Japão pode colapsar devido à sua dependência ao motor a combustão – aliás é daí que advém a sua resiliência aos elétricos porque é o próprio país que está em risco.
Assim, a grande fatia de produtos que a Mahle vende está diretamente relacionada com carros a combustão onde refere mesmo que possui “muitos clientes que planeiam ter peças para motores de combustão durante muito tempo”.
É preciso saber filtrar, e esta opinião é claramente uma opinião que não se deve considerar.
Quanto aos equipamentos de metrologia posso, por experiência, afirmar que são de confiança.
Ainda há quem produza máquinas de escrever…..
E gira-discos.
Também.
Para começar é cultura Totalitária impedir alguém de desenvolver um motor.
Não há cultura totalitária quando vem da maioria. E quando a maioria aprova a proibição do motor de combustão é de crápulas tentar sabotar.
Viste por aí o Timmermans?
Então mas os imperialistas não vêm da maioria?
Podem continuar a desenvolver o motor na mesma… ninguém diz o contrário.
Aliás o desenvolvimento do motor a combustão acontece primeiramente nas corridas.
Como se agora fossem descobrir a roda dos motores a combustão. Loooool
Tudo no mundo se move por interesses.
Durante anos os motores a gasolina ficaram congelados no tempo porque os diesel é que havia interesse em desenvolver.
Se tivessem aplicado 1/100 do desenvolvimento dos motores a diesel nos motores a gasolina provavelmente os elétricos não teriam surgido como alternativa.
Porque estamos a acabar com os motores a combustão? Porque a fatura na saúde está a ficar mais cara que o rendimento obtido pela sua utilização.
Os governantes alemães foram dos primeiros a ver isso, mas ainda assim foram cedendo aos fabricantes de automóveis. A cerca de 10-15 anos atrás disseram que 2025 era o ano do fim do motor a combustão, depois mudaram para 2030 e agora é 2035 tudo por pressões económicas. A saúde até agora foi sempre secundária.
Vejam o número de óbitos por doenças respiratórias, tem vindo sistematicamente a crescer mas não parece ser suficiente para as pessoas mudarem.
Certo, mas há países regiões que não usam gasóleo e os motores evoluíram, só a Europa é que foi pela maluqueira do diesel.
Estados Unidos, América do Centro e Sul, Canadá , Grande parte da Asia, Japão, poucos usam diesel em automóveis ligeiros
Europa e Índia. No Japão o diesel está proibido nas cidades. E fora, só para camiões.
A Noruega tb usa mais diesel.
Usava.
Usa muitos que não obrigaram a abater em troca de subsidios para aquisição dos elektros (erro crasso ou propositado, sabe-se lá…). E mesmo agora, novos, vende mais Diesel que gasosas.
O erro foi darem incentivos para diesel, mas pronto, todos erram.
Errado, vendem 3 vezes mais gasolina que diesel, diesel deve ser só para ligeiros de mercadorias, lá o gasóleo é mais caro que a gasolina.
Gasolina 1%, gasóleo 3%
Gasolina vende mais q diesel como?
Então não eram os híbridos que eram a combustão ? A maioria são a gasolina.
Tb há híbridos a gasóleo. Não sabe quais os mais populares por lá…eles não discriminam essa classe.
Sei pois, na tabela até aparece como 0%
https://alternative-fuels-observatory.ec.europa.eu/general-information/news/norwegian-ev-market-surges-915-market-share-setting-sustainable-example
Muito interessante essa tabela, permite constatar que cada vez mais vendem menos carros.
Que o mercado automóvel na Noruega se está a espalhar ao comprido em resultado da panka elektra loooloool Qualquer dia têm um parque automóvel mais envelhecido que o português. 😛
Também permite conferir que apesar de todos baixarem vendas , os diesel são, de longe, aqueles que precisamente aqu que baixam menos, apesar das taxas pornográficas a que são sujeitos na venda de novos.
Adiante
Quase 40% do Parque circulante na Noruega mantém o diesel https://pplware.sapo.pt/motores/na-noruega-eletricos-poderao-ultrapassar-os-carros-a-gasolina-ate-ao-final-de-2024/
Os decisores políticos pro elecktros da Noruega já devem estar a arrancar os cabelos.
Sim, cada vez se vende menos automóveis, especialmente a combustão, o que quer dizer que realmente acertaram em cheio, com eléctricos não precisam de andar sempre a trocar, já que são carros mais fiáveis como já se tem visto em vários artigos.
É possível que venha a ser, com carros que realmente duram, até podem ser mais velhos, e mesmo assim melhores, entende agora a diferença ?
Claro que baixam menos, são os menos vendidos, uma coisa que nada vende não pode baixar muito.
Esse gráfico e estes números dizem o que acabei de dizer, duram pouco, basta ver que o reinado deles acabou em 2018 e passados 6 anos como pouco se vendem, já estão a desaparecer, porque se durarem esse tempo já não é mau.
Como estão a desaparecer?
Mais de 70% da frota é puros a combustão. Esses carros estão a ser mantidos desde antes de 2010, ano a partir do qual os decisores impuseram taxas impossíveis de suportar sobre a venda de novos puros a combustão ao mesmo tempo que ofereceram tudo e mais alguma coisa a elektros.
É clarinho como o algodão que esses carros vão ser mantidos até não dar mais.
Noruega vai ser a Cuba nova Cuba.
Então vem com um artigo e não o lê?
Mas não estão só a cair as vendas, estão a cair o número deles, ou não viu ?
Mantidos não, estão a ir para sucatas devido à pouca duração deles.
.
Se está à espera que um combustão entregue a alma ao criador, bem pode esperar sentado. É só rever a matéria dada e observar o parque automóvel de Cuba.
O que se está a verificar é que os elektros mesmo novos, até 3 anos, avariam mais 80% que o seu equivalente a combustão e depois como não há muitos técnicos elektros a reparação sai bastante mais cara e demora muito mais o tempo a entregar o carro reparado, se tiver reparação que muitas x’s vão directamente para a sucata por causa de pequenos toques .
Tanto entrega que as vendas desceram e o número deles começou a descer, portanto são carros que vão para abate, porque para a Europa não vêem, quem é o maluco que vai importar um carro de um país que não pertence à UE. Aí está a prova da pouca duração deles.
Cuba é outro má exemplo, recebe tanto lixo que aquilo até vai funcionando com atamancos, já que os americanos mandam para lá os carros oferecidos, é um favor que lhes fazem.
Se já viu a estatística já sabia que andou a inventar, ainda há pouco tempo vimos aqui que na Noruega os EV têm muito menos problemas.
Mas eles não vêem arranjar os carros cá, é lá, e lá têm bastantes e bons técnicos. Mais caro é impossível, até nos EUA fica muito mais barato, o carro mais barato de manter até são os teslas, isto relatado pela consumer reports, também tem aqui um artigo sobre isso, escusa de inventar.
Os carros americanos foram deixamos pelos americas quando estes foram expulsos da Ilha no ínicio dos anos 60. Não foram mandados para lá agora. Deixe se ser anhoca! Cd carro daqueles tem à volta de 67 anos, mínimo 63 anos.
RESPECT!!!
Qt à prova que os elektros avariam mais 80% que os combustão, está aqui o último relatório da ConsumerReports.
https://www.consumerreports.org/cars/car-reliability-owner-satisfaction/electric-vehicles-are-less-reliable-than-conventional-cars-a1047214174/
Já lhe tinha dito. Os Clientes andavam hipnotizados com as missas elektras mas agora já caíram na real.
Está a falar de clássicos, isso é outra história e só os vê em Havana.
A verdade é esta, só em 2023 foram no valor 10 milhões de dólares.
Sobre a fiabilidade tem aqui na Noruega:
https://pplware.sapo.pt/motores/meio-milhao-de-carros-eletricos-depois-noruega-conclui-que-sao-mais-fiaveis-do-que-os-termicos/
Marca mais barata de manter, Tesla:
https://www.consumerreports.org/cars/car-maintenance/the-cost-of-car-ownership-a1854979198/
VC diz cada uma que até parece que não vive.
1- sobre a Noruega, é associação que vende o ideal Elektro que quer fazer crer que o Elektro é mais fiável. Não arranja melhor ??? loooloool
2-Cuba. Cuba está embargada pelos EUA. Como é q VC tem a caravde pau para vir dizer que Cuba importou dos EUA 10M de carros? Que apardalanço loolool
Os carros que os Cubanos usam são clássicos aos seus olhos para eles são carros de trabalho!!!
Aprox. 80% soa parque automóvel cubano e anterior à década de 70.
3-Manutencao não tem a ver com avarias. Não misture os assuntos. O NR. de avarias é superior 80% num carro elektro SIC
voltando à manutenção, para a próxima arrange uma métrica de 10 a 15 anos. É aí que a Tesla e os outros elektros vão levar pela medida grande.
De resto apenas mais barata que a Toyota 40€/ano nos 1⁰s 6 a 10 anos, não impressiona.
VC diz cada uma que até parece que não vive.
Então é a associação que compra os eléctricos e entrega aos noruegueses ?
Eu não disse nada sobre Cuba, quem disse foi a notícia, não leu ?
Carros de trabalho todos lavadinhos e tratados ? Sim, realmente parece que andam no trabalho. Loooool
Pois não tem, sai terem menos avarias como vimos e até custarem menos a ter.
Então já foi ao futuro para ver ? É que não existem muitos teslas na Europa com mais de 10 anos.
Impressiona, sendo a Toyota famosa pela fiabilidade e are preço, mais impressiona a Tesla…..
Sim, e pela mesma ordem de ideias, que autoridade tem a associação para determinar que os elektros são mais ou menos fiáveis? É ela que os usa e sente na pele os constrangimentos?
Quem sabe é quem anda com os elektros, portanto os clientes que caíram na patetice dos comprar e isso está bem expresso no último CR onde os consumidores relataram mais 80% de avarias nos elektros até a comparar com equivalentes a combustão.
Em relação a Cuba, diga lá onde está o artigo que indica que os Cubanos compraram 10M em carros aos Américas depois dos anos 70? Não vejo artigo nenhum! E isso é impossível por via do embargo. Ainda se me falasse em trabants da antiga Alemanha de Leste ou Ladas Soviéticos ainda comia, agora carros americanos? Não vê que está a cair no ridículo?
Seja como for 80% do parque automóvel de Cuba é anterior à década de 70, é usado para trabalho e foi abandonado pelos Américas qd tiveram que dar à sola da Ilha.
Em relação à manutenção, continua baralhado. Custos de manutenção não têm nada a ver com custos com avarias. Os Clientes Tesla só vão sentir na pele esses custos qd acabarem as garantias. Já há muito carro elektro com mais de 10 anos. Os padres não os colocam na tabela pq sabem que os custos vão disparar para o triplo ou quadruplo quando comparados com o equivalente a combustão.
Para finalizar acho um exagero uma média de 400€/ano para manter um carro que os padres dizem que não precisa de manutenção no periodo de garantia. É só grupes atrás de grupes. loooloooloool
Qual associação ? Quem mandou esses números foram as empresas de reboques, ou já se esqueceu ?
Eu vejo, está nos links, é só consultar.
Clássicos não são usados para trabalho.
Ninguém falou em custos de manutenção, falou em custos de posse, onde entram todos. O meu já acabou a garantia há 6 anos para o carro em si, e há 2 para bateria.
Olhe amigo, a associação diz que foram as empresas de reboques, assim como diz que a história dos incêndios foram os bombeiros eheh. Só cai quem quer.
Repito:
-Os carros elektros avariam mais 80% que os seus equivalentes a combustão. Pode dar as voltas que quiser. O algodão ConsumerReport não engana. Aguente-se!
Em relação a Cuba, mostre lá o seu link e vá mas é apender história para não voltar a meter argoladas:
“But one of those relevant things that cause great curiosity in the world IS THE LARGE NUMBER OF CARS MORE THAN HALF A CENTURY OLD THAT CONSTITUTE THE BULK OF ITS AUTOMOTIVE FLEET. And that is something that undoubtedly has a very curious story behind it.
… built between 1925 and 1960 and most of the 1940s and 1950s.”
” that the majority of American car lovers would spend hundreds of thousands of dollars on. AND CUBANS USE THEM AS THEIR EVERYDAY VEHICLE”.
TAXI
https://www.cubaprivatetravel.com/blog/wp-content/uploads/2020/09/classic-car-e1606759596640.jpg
São usados sobretudo no transporte público e privado, a maioria desses carros foram adaptados para servir de taxis e muitas famílias cubanas possuem esses carros para uso pessoal. E são exaustivamente usados deslocações diárias, viagens de família e outras necessidades.
Esteja descansado que estão longe de estar parados em museus ou em coleccionadores nem a sua venda é permitida a colecionadores estrangeiros ou cubanos. Entretanto vá sonhado com o dia em que verá um elektro atingir esta longevidade. Não vai acontecer, portanto, SONHE!
https://en.wikipedia.org/wiki/Yank_tank
Qt à manutenção, Vc tem o carro há meses, o seu carro não é exemplo para ng. O último que apareceu aí parecido com consistência histórica já tinha levado 13 motores e 4 baterias.
Qual associação ? O pplware é uma associação ?
Carros clássicos são carros clássicos, nem sequer podem andar mais de x KMS.
O meu carro é um excelente exemplo, até porque comprei com uma avaria e com o dobro dos KMS que é normal num carro com esta idade.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/quase-2-mil-criancas-morrem-todos-os-dias-devido-a-poluicao-do-ar-aponta-estudo/
@Kuka. Partículas, que é a causa dessas mortes, tem pouco a ver com emissões dos tubos de escape dos automóveis actuais.
No sector automóvel a emissão de particulas tem a ver com desgaste, sobretudo, dos pneus.
Partículas menores que 2.5 têm a ver com o quê?
Pneus
2.5 não.
Aprenda:
https://snippet.finance/tyre-pollution/
Se soubessem do problema a tes, nem se tinham dado ao trabalho de regular os escapes. Tal é a gravidade do assunto q a matilha elektra quer esconder.
É própria indústria pneumática é reconhecer o problema que você procura branquear como sempre:
https://revistadospneus.com/pt/2023/01/25/a-luta-contra-as-particulas-finas/https://revistadospneus.com/pt/2023/01/25/a-luta-
Pois, nada a ver com pneus.
Não de partículas de abaixo de 2.5 PM, que são as piores e provocam mais mortes.
Vs é teimoso que nem uma mula:
“The tests also revealed that tyres produce more than 1tn ultrafine particles for each kilometre driven, meaning particles smaller than 23 nanometres. These are also emitted from exhausts and are of special concern to health, as their size means they can enter organs via the bloodstream.”
https://www.theguardian.com/environment/2022/jun/03/car-tyres-produce-more-particle-pollution-than-exhausts-tests-show
Viu como não é 2.5 ?
É abaixo. Precisamente aquelas q se infiltram na corrente sanguínea e matam.
Está td explicado nesses artigos, não há q enganar.
2.5 não é o tamanho delas, é partes por milhão.
Sim, está explicado que as piores são as que saem pelo escape, por alguma razão decidiram meter filtros de partículas, catalisadores e outros dispositivos nos carros, porque são essas as perigosas.
Eu repito, agora em PT e com letras garrafais a ver se consegue ver:
“OS TESTES TAMBÉM REVELARAM QUE OS PNEUS PRODUZEM MAIS DE 1 TRILHÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS PARA CADA QUILOMETRO PERCORRIDO, O QUE SIGNIFICA PARTÍCULAS MENORES QUE 23 NANÓMETROS …E SÃO MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO ESPECIAL PARA A SAÚDE, POIS O SEU TAMANHO PERMITE QUE ELAS ENTREM NOS ÓRGÃOS ATRAVÉS DA CORRENTE SANGUÍNEA.”
Mas porque não traduziu como lá está ?
@Yamahia, diz que é do gasóleo senão o homem não se cala…
Claro que é do gasóleo, daí os filtros de partículas.
Não é nada a gasóleo leiia os links acima e aprenda
Pois não, é do gasóleo, da gasolina e até dos aviões, e até GPL.
Nesses países mais desfavorecidos até é mais em resultado da mineração para baterias elektras do q outra coisa qq.
Vide Antofagasta a centenas de kms da mina e esta tudo o morrer de cancro por causa da mina.
Sim, aqueles que minerais minerais super raros para veículos a combustão.
A mina q fica a 400kms de Antofagasta é de cobre e começou a dizimar vidas depois do surgimento da febre elektra.
Então os a combustão não usam cobre ?
Isso é o sensacionalismo do costume, culpar as minorias dos males das maiorias.
Minorias?
ahahah
O carro elektro precisa 5x+ cobre que o equivalente a combustão:
“A normal Honda Accord needs about 40 pounds of copper. The same battery electric Honda Accord needs almost 200 pounds of copper.”
“https://news.umich.edu/copper-cant-be-mined-fast-enough-to-electrify-the-us/”
Fora toda a estrutura de carregamento.
É preciso ter lata seita elektra de um raio!
Então mas não existem 128x mais de carros a combustão que eléctricos (não era 0.8 %)? então quer dizer que ainda gastam 25x mais de cobre que os eléctricos.
Como vê, isso é culpar as minorias dos males das maiorias.
Realmente é preciso ter lata para inventar tanto, e paciência da minha parte só para os refutar.
Ah, fora toda a infraestrutura tanto de eletricidade e combustíveis para os alimentar, uma única bomba leva quantos kilos de cobre com aqueles motores todos e válvulas e tubos ?
Não se esqueça que a China está açambarcar todo o cobre(entre outros metais e terras) que pode tendo em vista o domínio total da indústria do carro Elektro que é a aposta deles rumo à relevância.
Neste momento já devem ter para 2ou 3 parques automóveis globais.
Como já deu para perceber, faço votos que a aposta deles saia furada.
Fazes eles muito bem, porque é que os portugueses não fizeram o mesmo ?
E também têm minas de raros para veículos a combustão ? A começar pela platina, rodio, irídio ? Entre muitos outros ? Considerados os metais mais raros do planeta ?
Perguntem a um Ceo portugues e ele diz que tudo eletrico, os portugueses e que foram os pioneiros dos veiculos nao combustao com os carros de bois e as caravelas. Deviam voltar
Agora em Português?
Não sabes ler português? Ha aqui gente muito sensivel mas depois aposto que nem o 12 ano tem
Então explique lá o que ele quer dizer ?
Eu também aposto que ele não tem.
É em Português de Portugal.
Sim, realmente andar a comprar popós a pilhas vai fazer um grande diferença enquanto existem super potências que poluem a torto e a direito.
Cá em Portugal não se vendem pópós a pilhas, lamento.
Certamente nao te preocupas em comer visto existir fome em muitos paises.
Incluindo PT
Eles não vão deixar de ser produzidos.
Aquela data de 2035 vai facilmente extender-se para 2065.
O “ambientalismo” é incompatível com economia, e isso está a afectar a europa mais do que ninguém. Toda a gente é ambientalistas até lhe tocarem nos bolsos, e é nos bolsos que estão os votos.
“As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em território nacional uma taxa de abstenção de 63,6%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna…”
https://www.rtp.pt/noticias/politica/taxa-de-abstencao-foi-636_n1578154
Portugal é exemplo para mediocres.
Tanto é que cada vez mais se vê casas a apostar em energia renovável. Há países que até já se queixam do excedente de energia renovável.
E o que é que isso tem a ver com os carros e motores a combustão?
Quem falou em Portugal ?
O @Realista e respondi para ele e não para ti. Já te disse, devias consultar um especialista, apresentas visíveis sintomas de má interpretação.
Foi por isso que ficou trocado, eu pensava que estava a responder ao meu post.
Tudo.
Absolutamente nada.
Tudo, já que grande parte das emissões tem a ver com energia.
Provavelmente porque isso facilita o carregamento de VE a custo 0??
Quem é que se queixa?
Califórnia por exemplo, e já há os mesmos relatos na Noruega, onde a energia chega a ficar a 0 de custo.
E a rede é de borla.
Quase.
vê-se.
Onde é que fica esse país, a California? Para os lados da Fajarda?
Califórnia, Texas e outros são um estado que pertence a um pais.
Greenwashing
Em contrapartida com o petrolwashing.
Ainda hoje estive a ler uma noticia célula solar bate record de eficiência com 34,6, imaginemos quando chegar aos 50%, um painel como temos atualmente alimenta um prédio.
Quanto aos motores a combustão não sei se acabaram assim tão depressa, não estou a ver os exércitos abdicarem de facilidade desta tecnologia ou os serviços de emergência, e colocar os ovos todos no mesmo cesto não me parece boa ideia.
Em 2027 a F1 já vai utilizar combustíveis 100% sustentáveis, vamos ver no que vai dar a mudança e com o aumento de potência da parte elétrica dos carros vai passar 60% combustão e 40% elétrico e carros mais pequenos e leves, vão ter de apostar também na tecnologia das baterias / carregamentos.
O pessoal até pensa que em caso de emergência é possivel funcionar só a baterias…
Por algum motivo se continuam a produzir motores estacionários para geradores e afins. Aliás, ambiente fosse preocupação, os datacenters assentavam tudo em UPS’s
Por acaso existem mais baterias de emergência que geradores.
Por acaso os datacenters assentam em energia da rede.
Como fonte de energia principal.
Primeira linha de backup até tens baterias, mas depois disso… entram os geradores a gasolina. Mesmo que em niveis intermédios possas ter mais baterias alimentadas por paineis, mas a solução de backup principal vai sempre recorrer a geradores
E também não são a gasolina, são diesel, a solução principal são baterias, a secundária são geradores.
Errado. Solucao principal nao, primeira linha de backup para baixa reduncancia. Assim que as baterias acabam entram os geradores. Precisamente porque ai e possivel uma autonomia maior desde que hajam reservas de combustiveis. O que faz com que, dependendo do DC, possam ter varios dias de cobertura 100% devido a geradores. Fazendo deles a principal solucao de backup.
Portanto a primeira linha de segurança são as baterias, depois entram os geradores, até porque sem nada a estabilizar a tensão, os servidores não trabalham.
Estou indeciso sobre o Jeep Avenger, o T-Cross, T-Rock, o Kia e o Seat… a gasolina com certeza, brinquedos a pilhas são para meninos… No Natal ofereci um ao meu sobrinho, telecomandado e tudo.
Nem consegue comprar nenhum desses a pilhas, não existem. Lol
Só a ponta do véu.
https://www.youtube.com/watch?v=oYhCQv5tNsQ
Quando algo antigo se torna moderno e rentável 🙂
Eu também acho que sim é um erro. O que deve mudar é o combustível.
Só as placas gráficas e os PCs gamers é que só aumentam a performance a custo de mais conectores da fonte, era um de 6 pinos, agora já são dois de 8 pinos, até para abrir os estores de casa já são eléctricos tbm, nada disso contribuí para gastar mais energia em média e consequente CO2…..eu na minha opinião as gráficas não deviam ter mais de 60 Watts de TDP….. não se pode aumentar a performance ao custo apenas da energia…. lá vão evoluindo as placas mas em especificações mas a performance por watt parece que não é para mexer …. Há muita hipocrisia em vários sectores, não é só no automóvel….mais dia menos dia vamos ter de mudar mas tem de ser uma evolução gradual e não forçada para dar tempo de adaptação….a empresas e países, até mesmo em matéria de legislação
A novela dos fumarentos e dos pilhas.
A pilhas é impossível, não existem cá nem a noticia é sobre eles.
Carros a pilhas. Seja forte, não comente. LOL.
Mas estes não são a pilhas, ou não entende nada de carros ?
Eu comento cada vez que quiser.
Eu sei é compulsivo. Tratamento.
Está à espera de quê?
Eu também gosto destes motores! Adoro-os, é pena seem poluentes, e que tal passá-los de poluentes para muito menos poluentes?! Não há imaginação ou criativiodade para isso?!
Desde que haja dinheiro para o combustivel….
Dinheiro? Só na UE e amigos da EFTA e HongKong é que o combustivel é caro. De resto quem me dera pagar o mesmo que se paga nos USA, Austrália ou Rússia.
Claro que é caro, não o têm para vender, mas nem estava a falar desse.
O q não falta é petróleo. “Todos os dias” se descobrem novas jazidas. Algumas enormes.
Quem falou em petróleo ?
Claro que descobrem, para manter o investimento e ações em alta.
Ainda agora apareceram jazidas com mais quatidade do que todas as reserva dos EAU.
O lobby dos climáticos elektros já estão a levantar acções
contra a Rússia para impedir a exploração lool Devem ter uma sorte…
Volto a perguntar: mas o que isso tem a ver com o meu comentário ?
Ele por acaso falou em combustíveis poluidores ?
“não o têm para vender”
Não foi isso que VC disse? Ora vá lá ver…
Mas eu não falei desse combustível, falei do outro que o rapaz fala.
Se for para fazer como um dito utilizador num grupo de facebook… ah eu faço médias de 13kwh / 100 no meu carro, mas não ligo AC, não passo dos 90, e whiskas saketas…
Ora, se é para ter privação de conforto, mantenho o meu fiat uno de 1988 que é mais ecológico que qualquer elétrico, não paga IUC, seguro é uma bagatela, e faço a manutenção em casa e ainda me sai mais barato que um elétrico.
Então vão desenvolver motores novos para quê? Mais valem manterem os antigos que consumiam bem mais.
Também vejo a malta dos gpl, gasolina, gasóleo e os híbridos a tentarem fazer consumos, e nas mesmas condições.
De certeza q não vão para as AE pastar a 90. Esse fenómeno só se verifica a partir da aparição de elektros naquelas vias.
Mas são os que se vêem mais a pastar nessa velocidade.
Não, não havia há muito, agora basta verem um leaf a essa velocidade já dizem que são todos.
@JL Leafs, Teslas, Zoes, queres quantos que apanho todos os dias?
Quer que eu meta aqui as marcas dos que apanho a combustão nessas mesmas condições ? TODAS.
Motores híbridos com baterias capazes de fazer 100kms no qual o uso seria obrigatório o seu uso em horas de ponta e zonas de trânsito intenso . A solução passa por carregamentos que as pessoas possam fazer rapidamente e se possível em casa – com o tempo a infraestrutura melhora, as pessoas aderem aos elétricos e surgem avanços na tecnologia que tornam os carros mais acessíveis , os carregamentos mais simplificados e ao alcance de todas as idades e classes sociais, enfim aquilo que hoje em dia não acontece e que muitos tentam convencer-nos que , se amanhã todos mudássemos para carros elétricos o mundo seria um lugar melhor a partir do primeiro dia