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Será um erro deixar de desenvolver motores de combustão? Este CEO alemão acha que sim

                                    
                                

Imagem: Mahle

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    “A perguntar ao cego se quer ver ?”

    • Realista says:

      “Na perspetiva do diretor-executivo da Mahle, que produz pistões, cilindros, árvores de cames e outros componentes cruciais para o motor de um carro (…)”

  2. Hugo says:

    Os alemães sempre fizeram carros para velhos….

  3. Ze+do+telhado says:

    As emissões globais de CO2 têm de ser reduzidas mais rapidamente.
    as grandes mentiras do clima o CO2 e residual nos gases do planeta tudo isto serve para desviar o foco o objectivo é a eliminação das pessoas ( com a desculpa que tb são um foco de CO2 )
    Admiro-me profundamente como as pessoas acreditam em tudo o que lhes contam e não questionam nada.

    • JL says:

      Então porque não as começam a matar ?

      Então e devemos acreditar em si porquê?

      • GM says:

        Não é preciso matá-las, a natureza faz isso naturalmente. Basta que não nasçam. Daí os LGBT, o incentivo ao aborto, e por aí fora. Que existe um excesso de população no planeta, é um facto. Agora, não é preciso as fabulações que nos contam, e tentam dizer que tudo o que é contra natura, afinal é natural e é bom.

  4. yamahia says:

    “Mahle”
    Marca de confiança. Engraçado que n tem muitos dias que falaei neles. Coincidências 😛

    • Realista says:

      Se perguntassem em 1975 ao diretor executivo da Olivetti o que achavam da transição da escrita para os meios digitais ele teria respondido da mesma forma ou até mesmo se perguntares ao diretor executivo de qualquer companhia petrolífera vais ter uma resposta semelhante porque os seus interesses estão definidos.

      Igualmente se perguntares ao diretor executivo da Tesla ou da BYD qual o futuro do automóvel vais ter respostas que diferem bastante se perguntares ao diretor executivo da Toyota onde a economia do próprio Japão pode colapsar devido à sua dependência ao motor a combustão – aliás é daí que advém a sua resiliência aos elétricos porque é o próprio país que está em risco.

      Assim, a grande fatia de produtos que a Mahle vende está diretamente relacionada com carros a combustão onde refere mesmo que possui “muitos clientes que planeiam ter peças para motores de combustão durante muito tempo”.

      É preciso saber filtrar, e esta opinião é claramente uma opinião que não se deve considerar.

    • freakonaleash says:

      Quanto aos equipamentos de metrologia posso, por experiência, afirmar que são de confiança.

    • JL says:

      Ainda há quem produza máquinas de escrever…..

  5. AlexS says:

    Para começar é cultura Totalitária impedir alguém de desenvolver um motor.

  6. MegaMan says:

    Tudo no mundo se move por interesses.
    Durante anos os motores a gasolina ficaram congelados no tempo porque os diesel é que havia interesse em desenvolver.
    Se tivessem aplicado 1/100 do desenvolvimento dos motores a diesel nos motores a gasolina provavelmente os elétricos não teriam surgido como alternativa.
    Porque estamos a acabar com os motores a combustão? Porque a fatura na saúde está a ficar mais cara que o rendimento obtido pela sua utilização.
    Os governantes alemães foram dos primeiros a ver isso, mas ainda assim foram cedendo aos fabricantes de automóveis. A cerca de 10-15 anos atrás disseram que 2025 era o ano do fim do motor a combustão, depois mudaram para 2030 e agora é 2035 tudo por pressões económicas. A saúde até agora foi sempre secundária.
    Vejam o número de óbitos por doenças respiratórias, tem vindo sistematicamente a crescer mas não parece ser suficiente para as pessoas mudarem.

    • JL says:

      Certo, mas há países regiões que não usam gasóleo e os motores evoluíram, só a Europa é que foi pela maluqueira do diesel.

      Estados Unidos, América do Centro e Sul, Canadá , Grande parte da Asia, Japão, poucos usam diesel em automóveis ligeiros

      • Grunho says:

        Europa e Índia. No Japão o diesel está proibido nas cidades. E fora, só para camiões.

      • Yamahia says:

        A Noruega tb usa mais diesel.

          • Yamahia says:

            Usa muitos que não obrigaram a abater em troca de subsidios para aquisição dos elektros (erro crasso ou propositado, sabe-se lá…). E mesmo agora, novos, vende mais Diesel que gasosas.

          • JL says:

            O erro foi darem incentivos para diesel, mas pronto, todos erram.

            Errado, vendem 3 vezes mais gasolina que diesel, diesel deve ser só para ligeiros de mercadorias, lá o gasóleo é mais caro que a gasolina.

          • Yamahia says:

            Gasolina 1%, gasóleo 3%
            Gasolina vende mais q diesel como?

          • JL says:

            Então não eram os híbridos que eram a combustão ? A maioria são a gasolina.

          • Yamahia says:

            Tb há híbridos a gasóleo. Não sabe quais os mais populares por lá…eles não discriminam essa classe.

          • yamahia says:

            Muito interessante essa tabela, permite constatar que cada vez mais vendem menos carros.
            Que o mercado automóvel na Noruega se está a espalhar ao comprido em resultado da panka elektra loooloool Qualquer dia têm um parque automóvel mais envelhecido que o português. 😛
            Também permite conferir que apesar de todos baixarem vendas , os diesel são, de longe, aqueles que precisamente aqu que baixam menos, apesar das taxas pornográficas a que são sujeitos na venda de novos.
            Adiante
            Quase 40% do Parque circulante na Noruega mantém o diesel https://pplware.sapo.pt/motores/na-noruega-eletricos-poderao-ultrapassar-os-carros-a-gasolina-ate-ao-final-de-2024/
            Os decisores políticos pro elecktros da Noruega já devem estar a arrancar os cabelos.

          • JL says:

            Sim, cada vez se vende menos automóveis, especialmente a combustão, o que quer dizer que realmente acertaram em cheio, com eléctricos não precisam de andar sempre a trocar, já que são carros mais fiáveis como já se tem visto em vários artigos.

            É possível que venha a ser, com carros que realmente duram, até podem ser mais velhos, e mesmo assim melhores, entende agora a diferença ?

            Claro que baixam menos, são os menos vendidos, uma coisa que nada vende não pode baixar muito.

            Esse gráfico e estes números dizem o que acabei de dizer, duram pouco, basta ver que o reinado deles acabou em 2018 e passados 6 anos como pouco se vendem, já estão a desaparecer, porque se durarem esse tempo já não é mau.

          • Yamahia says:

            Como estão a desaparecer?
            Mais de 70% da frota é puros a combustão. Esses carros estão a ser mantidos desde antes de 2010, ano a partir do qual os decisores impuseram taxas impossíveis de suportar sobre a venda de novos puros a combustão ao mesmo tempo que ofereceram tudo e mais alguma coisa a elektros.
            É clarinho como o algodão que esses carros vão ser mantidos até não dar mais.
            Noruega vai ser a Cuba nova Cuba.

          • JL says:

            Então vem com um artigo e não o lê?

            Mas não estão só a cair as vendas, estão a cair o número deles, ou não viu ?

            Mantidos não, estão a ir para sucatas devido à pouca duração deles.
            .

          • Yamahia says:

            Se está à espera que um combustão entregue a alma ao criador, bem pode esperar sentado. É só rever a matéria dada e observar o parque automóvel de Cuba.
            O que se está a verificar é que os elektros mesmo novos, até 3 anos, avariam mais 80% que o seu equivalente a combustão e depois como não há muitos técnicos elektros a reparação sai bastante mais cara e demora muito mais o tempo a entregar o carro reparado, se tiver reparação que muitas x’s vão directamente para a sucata por causa de pequenos toques .

          • JL says:

            Tanto entrega que as vendas desceram e o número deles começou a descer, portanto são carros que vão para abate, porque para a Europa não vêem, quem é o maluco que vai importar um carro de um país que não pertence à UE. Aí está a prova da pouca duração deles.

            Cuba é outro má exemplo, recebe tanto lixo que aquilo até vai funcionando com atamancos, já que os americanos mandam para lá os carros oferecidos, é um favor que lhes fazem.

            Se já viu a estatística já sabia que andou a inventar, ainda há pouco tempo vimos aqui que na Noruega os EV têm muito menos problemas.

            Mas eles não vêem arranjar os carros cá, é lá, e lá têm bastantes e bons técnicos. Mais caro é impossível, até nos EUA fica muito mais barato, o carro mais barato de manter até são os teslas, isto relatado pela consumer reports, também tem aqui um artigo sobre isso, escusa de inventar.

          • Yamahia says:

            Os carros americanos foram deixamos pelos americas quando estes foram expulsos da Ilha no ínicio dos anos 60. Não foram mandados para lá agora. Deixe se ser anhoca! Cd carro daqueles tem à volta de 67 anos, mínimo 63 anos.
            RESPECT!!!

            Qt à prova que os elektros avariam mais 80% que os combustão, está aqui o último relatório da ConsumerReports.
            https://www.consumerreports.org/cars/car-reliability-owner-satisfaction/electric-vehicles-are-less-reliable-than-conventional-cars-a1047214174/
            Já lhe tinha dito. Os Clientes andavam hipnotizados com as missas elektras mas agora já caíram na real.

          • JL says:

            Está a falar de clássicos, isso é outra história e só os vê em Havana.

            A verdade é esta, só em 2023 foram no valor 10 milhões de dólares.

            Sobre a fiabilidade tem aqui na Noruega:

            https://pplware.sapo.pt/motores/meio-milhao-de-carros-eletricos-depois-noruega-conclui-que-sao-mais-fiaveis-do-que-os-termicos/

            Marca mais barata de manter, Tesla:

            https://www.consumerreports.org/cars/car-maintenance/the-cost-of-car-ownership-a1854979198/

          • yamahia says:

            VC diz cada uma que até parece que não vive.
            1- sobre a Noruega, é associação que vende o ideal Elektro que quer fazer crer que o Elektro é mais fiável. Não arranja melhor ??? loooloool

            2-Cuba. Cuba está embargada pelos EUA. Como é q VC tem a caravde pau para vir dizer que Cuba importou dos EUA 10M de carros? Que apardalanço loolool
            Os carros que os Cubanos usam são clássicos aos seus olhos para eles são carros de trabalho!!!
            Aprox. 80% soa parque automóvel cubano e anterior à década de 70.
            3-Manutencao não tem a ver com avarias. Não misture os assuntos. O NR. de avarias é superior 80% num carro elektro SIC

            voltando à manutenção, para a próxima arrange uma métrica de 10 a 15 anos. É aí que a Tesla e os outros elektros vão levar pela medida grande.
            De resto apenas mais barata que a Toyota 40€/ano nos 1⁰s 6 a 10 anos, não impressiona.

          • JL says:

            VC diz cada uma que até parece que não vive.

            Então é a associação que compra os eléctricos e entrega aos noruegueses ?

            Eu não disse nada sobre Cuba, quem disse foi a notícia, não leu ?

            Carros de trabalho todos lavadinhos e tratados ? Sim, realmente parece que andam no trabalho. Loooool

            Pois não tem, sai terem menos avarias como vimos e até custarem menos a ter.

            Então já foi ao futuro para ver ? É que não existem muitos teslas na Europa com mais de 10 anos.

            Impressiona, sendo a Toyota famosa pela fiabilidade e are preço, mais impressiona a Tesla…..

          • Yamahia says:

            Sim, e pela mesma ordem de ideias, que autoridade tem a associação para determinar que os elektros são mais ou menos fiáveis? É ela que os usa e sente na pele os constrangimentos?
            Quem sabe é quem anda com os elektros, portanto os clientes que caíram na patetice dos comprar e isso está bem expresso no último CR onde os consumidores relataram mais 80% de avarias nos elektros até a comparar com equivalentes a combustão.

            Em relação a Cuba, diga lá onde está o artigo que indica que os Cubanos compraram 10M em carros aos Américas depois dos anos 70? Não vejo artigo nenhum! E isso é impossível por via do embargo. Ainda se me falasse em trabants da antiga Alemanha de Leste ou Ladas Soviéticos ainda comia, agora carros americanos? Não vê que está a cair no ridículo?
            Seja como for 80% do parque automóvel de Cuba é anterior à década de 70, é usado para trabalho e foi abandonado pelos Américas qd tiveram que dar à sola da Ilha.

            Em relação à manutenção, continua baralhado. Custos de manutenção não têm nada a ver com custos com avarias. Os Clientes Tesla só vão sentir na pele esses custos qd acabarem as garantias. Já há muito carro elektro com mais de 10 anos. Os padres não os colocam na tabela pq sabem que os custos vão disparar para o triplo ou quadruplo quando comparados com o equivalente a combustão.
            Para finalizar acho um exagero uma média de 400€/ano para manter um carro que os padres dizem que não precisa de manutenção no periodo de garantia. É só grupes atrás de grupes. loooloooloool

          • JL says:

            Qual associação ? Quem mandou esses números foram as empresas de reboques, ou já se esqueceu ?

            Eu vejo, está nos links, é só consultar.

            Clássicos não são usados para trabalho.

            Ninguém falou em custos de manutenção, falou em custos de posse, onde entram todos. O meu já acabou a garantia há 6 anos para o carro em si, e há 2 para bateria.

          • Yamahia says:

            Olhe amigo, a associação diz que foram as empresas de reboques, assim como diz que a história dos incêndios foram os bombeiros eheh. Só cai quem quer.
            Repito:
            -Os carros elektros avariam mais 80% que os seus equivalentes a combustão. Pode dar as voltas que quiser. O algodão ConsumerReport não engana. Aguente-se!

            Em relação a Cuba, mostre lá o seu link e vá mas é apender história para não voltar a meter argoladas:
            “But one of those relevant things that cause great curiosity in the world IS THE LARGE NUMBER OF CARS MORE THAN HALF A CENTURY OLD THAT CONSTITUTE THE BULK OF ITS AUTOMOTIVE FLEET. And that is something that undoubtedly has a very curious story behind it.
            … built between 1925 and 1960 and most of the 1940s and 1950s.”
            ” that the majority of American car lovers would spend hundreds of thousands of dollars on. AND CUBANS USE THEM AS THEIR EVERYDAY VEHICLE”.
            TAXI
            https://www.cubaprivatetravel.com/blog/wp-content/uploads/2020/09/classic-car-e1606759596640.jpg
            São usados sobretudo no transporte público e privado, a maioria desses carros foram adaptados para servir de taxis e muitas famílias cubanas possuem esses carros para uso pessoal. E são exaustivamente usados deslocações diárias, viagens de família e outras necessidades.
            Esteja descansado que estão longe de estar parados em museus ou em coleccionadores nem a sua venda é permitida a colecionadores estrangeiros ou cubanos. Entretanto vá sonhado com o dia em que verá um elektro atingir esta longevidade. Não vai acontecer, portanto, SONHE!
            https://en.wikipedia.org/wiki/Yank_tank

            Qt à manutenção, Vc tem o carro há meses, o seu carro não é exemplo para ng. O último que apareceu aí parecido com consistência histórica já tinha levado 13 motores e 4 baterias.

          • JL says:

            Qual associação ? O pplware é uma associação ?

            Carros clássicos são carros clássicos, nem sequer podem andar mais de x KMS.

            O meu carro é um excelente exemplo, até porque comprei com uma avaria e com o dobro dos KMS que é normal num carro com esta idade.

  7. Miguel says:

    Perguntem a um Ceo portugues e ele diz que tudo eletrico, os portugueses e que foram os pioneiros dos veiculos nao combustao com os carros de bois e as caravelas. Deviam voltar

  8. LOl says:

    Sim, realmente andar a comprar popós a pilhas vai fazer um grande diferença enquanto existem super potências que poluem a torto e a direito.

  9. Anung says:

    Eles não vão deixar de ser produzidos.
    Aquela data de 2035 vai facilmente extender-se para 2065.

    O “ambientalismo” é incompatível com economia, e isso está a afectar a europa mais do que ninguém. Toda a gente é ambientalistas até lhe tocarem nos bolsos, e é nos bolsos que estão os votos.

  10. Mário says:

    O pessoal até pensa que em caso de emergência é possivel funcionar só a baterias…
    Por algum motivo se continuam a produzir motores estacionários para geradores e afins. Aliás, ambiente fosse preocupação, os datacenters assentavam tudo em UPS’s

    • JL says:

      Por acaso existem mais baterias de emergência que geradores.

      Por acaso os datacenters assentam em energia da rede.

      • Pedro P. says:

        Como fonte de energia principal.
        Primeira linha de backup até tens baterias, mas depois disso… entram os geradores a gasolina. Mesmo que em niveis intermédios possas ter mais baterias alimentadas por paineis, mas a solução de backup principal vai sempre recorrer a geradores

        • JL says:

          E também não são a gasolina, são diesel, a solução principal são baterias, a secundária são geradores.

          • Carlos says:

            Errado. Solucao principal nao, primeira linha de backup para baixa reduncancia. Assim que as baterias acabam entram os geradores. Precisamente porque ai e possivel uma autonomia maior desde que hajam reservas de combustiveis. O que faz com que, dependendo do DC, possam ter varios dias de cobertura 100% devido a geradores. Fazendo deles a principal solucao de backup.

          • JL says:

            Portanto a primeira linha de segurança são as baterias, depois entram os geradores, até porque sem nada a estabilizar a tensão, os servidores não trabalham.

  11. O Barbaro says:

    Estou indeciso sobre o Jeep Avenger, o T-Cross, T-Rock, o Kia e o Seat… a gasolina com certeza, brinquedos a pilhas são para meninos… No Natal ofereci um ao meu sobrinho, telecomandado e tudo.

  12. Nirelle says:

    Eu também acho que sim é um erro. O que deve mudar é o combustível.

  13. Marcos says:

    Só as placas gráficas e os PCs gamers é que só aumentam a performance a custo de mais conectores da fonte, era um de 6 pinos, agora já são dois de 8 pinos, até para abrir os estores de casa já são eléctricos tbm, nada disso contribuí para gastar mais energia em média e consequente CO2…..eu na minha opinião as gráficas não deviam ter mais de 60 Watts de TDP….. não se pode aumentar a performance ao custo apenas da energia…. lá vão evoluindo as placas mas em especificações mas a performance por watt parece que não é para mexer …. Há muita hipocrisia em vários sectores, não é só no automóvel….mais dia menos dia vamos ter de mudar mas tem de ser uma evolução gradual e não forçada para dar tempo de adaptação….a empresas e países, até mesmo em matéria de legislação

  14. PJA says:

    A novela dos fumarentos e dos pilhas.

  15. Pedro António says:

    Eu também gosto destes motores! Adoro-os, é pena seem poluentes, e que tal passá-los de poluentes para muito menos poluentes?! Não há imaginação ou criativiodade para isso?!

  16. Mário says:

    Se for para fazer como um dito utilizador num grupo de facebook… ah eu faço médias de 13kwh / 100 no meu carro, mas não ligo AC, não passo dos 90, e whiskas saketas…
    Ora, se é para ter privação de conforto, mantenho o meu fiat uno de 1988 que é mais ecológico que qualquer elétrico, não paga IUC, seguro é uma bagatela, e faço a manutenção em casa e ainda me sai mais barato que um elétrico.

    • JL says:

      Então vão desenvolver motores novos para quê? Mais valem manterem os antigos que consumiam bem mais.

      Também vejo a malta dos gpl, gasolina, gasóleo e os híbridos a tentarem fazer consumos, e nas mesmas condições.

  17. João says:

    Motores híbridos com baterias capazes de fazer 100kms no qual o uso seria obrigatório o seu uso em horas de ponta e zonas de trânsito intenso . A solução passa por carregamentos que as pessoas possam fazer rapidamente e se possível em casa – com o tempo a infraestrutura melhora, as pessoas aderem aos elétricos e surgem avanços na tecnologia que tornam os carros mais acessíveis , os carregamentos mais simplificados e ao alcance de todas as idades e classes sociais, enfim aquilo que hoje em dia não acontece e que muitos tentam convencer-nos que , se amanhã todos mudássemos para carros elétricos o mundo seria um lugar melhor a partir do primeiro dia

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