SEAT defende que os carros elétricos ainda são demasiado caros para a marca
Nem todas as empresas estão prontas para a transição energética, considerando que a eletrificação dos catálogos implica um investimento considerável. Além disso, um veículo movido a bateria pode não ser, ainda, para a carteira dos seus clientes. Na perspetiva do diretor-executivo da SEAT, os carros elétricos são demasiado caros para a marca, neste momento.
No início do ano, Wayne Griffiths procurou pôr fim à especulação sobre o futuro da SEAT, confirmando a possibilidade de um modelo elétrico de baixo custo, futuramente.
Agora, com o ano perto do fim, o diretor-executivo da fabricante argumentou que os carros elétricos são, ainda, demasiado caros para o público-alvo da marca.
Deixando aberta a possibilidade de a SEAT assinar carros elétricos, no futuro, a CUPRA continuará a dar nome a todos os lançamentos elétricos da SEAT S.A. A primeira, por sua vez, concentrar-se-á nos motores de combustão interna.
Esta estratégia foi confirmado por Wayne Griffiths, diretor-executivo da empresa espanhola, do Grupo Volkswagen, durante uma entrevista recente.
De acordo com Wayne Griffiths, o objetivo passa por conseguir que a CUPRA atinja as vendas de meio milhão de automóveis por ano. Para isto, é fundamental que o recém-lançado Tavascan ou o futuro Raval registem um bom desempenho.
O nosso objetivo a médio prazo é vender meio milhão de automóveis por ano. Se atingirmos este objetivo, deveremos ter uma quota de mercado de cerca de 3% na Europa. Isso tornar-nos-ia relevantes e visíveis.
Em 2023, a CUPRA vendeu 230.739 automóveis a nível mundial, num aumento considerável de 50,9% relativamente ao ano anterior.
SEAT deve muito à CUPRA, mas quer ter um futuro em seu nome
Devemos os nossos resultados recorde no primeiro semestre do ano, com [...] lucros de 400 milhões de euros, principalmente à CUPRA. E hoje temos de continuar a concentrar-nos na CUPRA, porque a marca representa o nosso primeiro passo para a eletrificação. Hoje em dia, ganhar dinheiro com os automóveis elétricos é muito difícil.
Chegará o momento em que fará sentido produzir um SEAT totalmente elétrico. Mas, atualmente, um SEAT elétrico ainda seria demasiado caro para o público-alvo da marca. Até que isso aconteça, a SEAT ainda está bem posicionada - afinal, ainda vendemos mais SEATs do que CUPRAs. Isso irá mudar em algum momento, especialmente tendo em conta a atual ofensiva de produtos do CUPRA.
Na perspetiva de Wayne Griffiths, "a SEAT é para Espanha o que a Volkswagen é para a Alemanha", pelo que a sua "prioridade absoluta é garantir que a SEAT tem futuro". Aliás, no ano passado, a empresa sediada em Barcelona entregou 288.437 veículos, mais 24% do que em 2022.
Embora ainda ultrapasse a CUPRA em termos de volume, esta última tem sido o motor do crescimento da SEAT S.A.
Se não tem Elektros vai ser a marca do futuro. Vai rebentar com o mercado automóvel
A transição energética foi um grande flop. As vendas reais (e não carros matriculados estacionados num descampado à espera de dono) de elétricos estão a cair a pique.
Quem comprou EV…ardeu! Alguns literalmente! Agora o carro vale 1/4 do preço original.
Até fico de boca aberta com tanta sapiência
Onde estão eles a esse valor ?
Parece que é o contrário sexalharya, as vendas de combustão é que estão a ir pelo ralo:
https ://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/economia/2024-10-28-video-quebra-na-venda-de-carros-novos-a-gasoleo-menos-40-em-seis-anos-60a2f9a9
Gasoil? Gasolina é energia eólica?
Também pode ser, mas não tem esse nome.
Apanho-te sempre a aldrabar. Falas em combustão e depois colocas um artigo sobre gasóleo.
Até os hibridos são a combustão.
JL a ser JL…o costume.
A diesel não é combustão? Deixe lá que os a gasolina está quase no mesmo lugar, já falta pouco.
Já agora, gasolina é explosão.
Depende dos híbridos….
O @JL ainda não percebeu a diferença entre importar carros novos e importar carros semi-novos.
O @JL ainda acredita que os Portugal andam aqui para pagar ISV e IVA s/ISV para encher os bolsos à meia dúzia de chicos espertos, qd podem pagar muito menos impostos se importarem o mesmo carro usado.
Para o ano ainda vai ser melhor. Nenhum carro importado usado vai ter que pagar esse tipo de saque.
Ninguém falou em usados, isso é a sua desculpa tradicional.
Também acontece nos elétricos, o que não faltam são stands a importar carros usados.
Já agora não existe diferença em importar novos ou semi-novos.
Não ganha nada em importar um usado elektro pois PT é dos países que os tem novos. No entanto, por imposição da UE desde ≈ 2020/21 ganha bastante em importar um usado a combustão pois desconta bastante nos impostos ridículos de PT sobre a CC.
Pelo que vai ouvindo para o ando até vai ser melhor, ou seja, PT não vai poder cobrar um tusto sobre a importação destes carros já anteriormente matriculados num estado membro. Novamente imposição da UE.
…*PT é dos países que os tem novos…mais baratos!!
Ganha pois, não são vocês que dizem que os eléctricos estão baratos lá fora ? É o mesmo que nos a combustão, porque lá desvalorizam mais.
Quem não tem dinheiro para eletrico anda de bicicleta ou de transportes publicos. Esta na hora de tirar a poluicao e o cheirete dos carros da classe baixa
Não queres dar o exemplo então???
Anda tu a pé… vai buscar os teus filhos ao colégio a pé e obriga os a fazer VÁRIOS KMS TODOS OS DIAS para chegar a casa (à chuva, ao calor, ao frio)… vai tu fazer compras para casa a pé e leva os sacos nas mãos (a não ser que comas pouco, passa a ser uma tarefa diária)… quando te der uma caganeira, vai tu a pé para o hospital… and so on, so on…
Já pensaste que a classe baixa mantém o fumarento porque NÃO TEM DINHEIRO para pagar EV’s sobrevalorizados???
Corre te bem a vida, é??? Ou tens PAItrocinio para vires mandar postas de pescada na net de barriga cheia???
Já à muitos anos que ouço dizer: pimenta no cu dos outros é água fresca no meu!!!
É muito fácil mandar essas tiradas quando se está de fora…
Cresce, rapazinho… faz te à vida e vai aprender o que esta custa!!!
Hoje está agendado a retirada do fap do 2.0 tdi do meu tio. Esse comentário vem mesmo a calhar 🙂
Para quê? Agora paga para retirar, daqui a uns tempos ou vende o carro ou paga para colocar.
Há uns 10 anos que me dizem isso. A mim é a carradas de malta que tira o fap.
Só dizes é disparates.
Não sou eu que digo, é a malta das inspeções.
E não é que o fulano tem toda a razão? Se são caros para eles os produzirem, imaginem como são caros para nós, consumidores da classe média em Portugal.
Classe média que não consegue dar 40 M€ por um eléctrico? Isso não é classe média, é classe baixa
Mais um armado aos cágados!!!
Lá porque a vida lhe sorri, pensa que estão todos no mesmo patamar!!!
Pequeno exercício: em 2003 compravas um Audi A3 Sportback 1.9 TDI de 130cv por 33 mil euros, chave na mão!!! Basicamente era o melhor A3 que podias comprar (excepto o S3)!!! Agora qualquer latinha segmento B já custa mais de 20 mil €!!! E estamos a falar de entrada de gama aka 1.0 tricilindrico a gasolina… por isso, até podes ter razão: 40 mil € actualmente é para um carro “jeitosinho”…
… o que não quer dizer que não estejam sobrevalorizados!!! Eles não valem isso e quem os compra só está a contribuir para a perpetuação de algo injusto!!!
À 20 anos atrás também era possível comprar um carro por 15 ou 20 mil € e no espaço de 4 ou 5 anos vendias por metade (ou menos) desse valor!!! Actualmente vemos carros com 10 anos a serem vendidos por menos 2 ou 3 mil € do preço de novo!!! A situação está tão ridícula que até dá riso!!!
Isto tudo para dizer uma coisa:
– eu NÃO ME CONSIDERO classe média – é mesmo baixa, porque trabalho como um escravo todos os dias;
– tenho 40 mil € (mais que fosse) para pagar A PRONTO um carro;
… mas sabes porque não o faço???
Porque 40 mil € é um valor demasiado pornográfico para se pagar uma lata que o valor real não é nem perto/longe esse, sujeito a riscos/toques/acidentes numa selva cada vez mais agressiva e impiedosa a que chamam trânsito!!!
Se nunca comprou novo, porque havia de comprar agora ?
JL você gosta de contradizer as frases… só o que você diz é que está certo, mesmo que seja uma grande palhaçada.
Sabemos que você tem dinheiro a rodos para comprar 5 ou 6 carros elétricos, um para cada membro da familia e as pessoas que não compram são os pobretanas que não querem trabalhar.
Entretanto porque não vai a Espanha dizer ás pessoas para andar de elektro para não virem as tempestades?
Eu contradisse onde ? mostre lá ?
Eu disse que está certo onde ?
Claro que tenho dinheiro, não o ofereço aos árabes que não sabem o que fazer com ele.
Não tenho tanto, senão tinha comprado um mais pequeno, mas está cheio de inveja é isso ?
Agora também vai buscar o assunto de Espanha para aqui ? não devia ter um pouco mais de juízo e respeito pelas pessoas só para aliciar o seu ódio aquilo que não é obrigado a ter ? ou seja, algo estranho para um humano.
tens noção que um A3 de 33mil euros em 2003 pode ser visto como um carro de 70 mil euros nos dias de hoje, o salario minimo mais de que duplicou neste periodo de tempo, o m2 para um casa em Lisboa andava na casa dos 1450€, neste momento é 3800€…
Se os salários não acompanham isso já é um problema diferente…
O único rendimento que subiu E BEM foi o SMN… porque todos os outros que já ganhavam mais, pouco viram subir…
… mas a inflação de 2003 até hoje foi superior a 100%???
Duvido muito… eu vejo mais ganância que outra coisa…
O exemplo do m2 também não é um bom exemplo: toda a gente sabe que este aumento exponencial no mercado imobiliário teve a ver com a abertura das fronteiras a todos o gato e neste momento estamos cheios de zucas, palopes e torrados do Bangladesh… não existisse esta farolice da inclusão, pluralismo, etc e os preços não estariam neste estado…
Certo, segundo a calculadora de inflação foi 50% neste periodo. um A3 S-line TDI com 150cv custa 50k, ou seja um aumento de 50%…
@rui
“O salário minimo mais que duplicou” 🙂 🙂 🙂
Que raio de argumento é esse? Queres ver que eram os que ganhavam o salário mínimo os únicos que não podiam comprar um Audi de 33k em 2003? A maior parte da população portuguesa não podia e atualmente, mesmo com o aumento do salário mínimo continua a não poder comprar esse tal Audi que agora dizes valer 70k. Ou seja, a situação mantém-se igual. A única coisa que p aumento do salário mínimo conseguiu foi aproximar-se mais dos salários da clase média, que já de si são baixos.
Os salários não acompanharem o custo das coisas NÃO É um problema diferente, é exatamente O MESMO problema que existia em 2003. Eu não podia comprara um carro de 33k em 2003 e continuo a não poder. E ganho razoavelmente mais do que o salário mínimo.
Por muito que digam que o salario minimo não é uma metrica de ver custo de vida, isso não é verdade, sempre que o salario minimo sobe, tudo sobre com ele, pode não subir de forma igual, mas reflete a subida e sim por cá isso tem causada pressão adicional nos salarios médio que não acompanham a subida do salario médio, mas isso em parte é porque tens uma economia não produtiva que não consegue gerar valor acrescentado e devido a isso tens perda de poder de compra quando comparado com outros paises.
Depois tens um mercado automovel totalmente dependente das empresas pois é muito mais barato ter um carro pela empresa que a nivel pessoal.
Ó @Rui, tem juízo, 70000€???!!! Com esse dinheiro comprava um Corvette descapotável com um V8 6.2L a dar 320 à hora e ainda metia 5000 ao bolso para ir para Miami meter nojo às meninas em bikini 😛
Então o ordenado mínimo nos EUA é quanto ? LOOOOL
Quem é que está a falar em ordenado mínimo?
Só estou a mostrar como é ridícula a carga fiscal em PT e mesmo na UE. Ou qt pensa que esse Corvette de 65 mil € iria custar em PT? Provavelmente 150 mil não chegavam.
Porque lá os carros não valem nada, ainda bem que reconhece, talvez assim depois não venham com o argumento que os eléctricos lá também valem pouco.
Está a brincar?
Este carro lá custa tesla e meio. cá custaria 4 Teslas. Já percebeu a palhaçada que está aqui armada ou ainda não?
Claro que custa, lá não valem nada esses carros, daí o preço, e não tem a ver com os impostos, essa dos impostos é só uma desculpa para os concessionários ganharem mais.
Vá ao simulador. Legalizar esse carro em PT são só para impostos 69.887,57€.
Ainda acha que são os concessionários que ganham o dinheiro? LOL
Qual é o concessionário que ganha 70 mil na venda de um carro cujo preço base anda nos 50 mil?
Nos USA comprava 2 e ainda metia no bolso 5000€ no bolso para a gasolina.
Importado dos EUA é normal que pague muito.
Sim, são os concessionários que ganham muito, basta ver a diferença entre Portugal e Espanha.
O que é que tem? Se comprar uma Bronco, um simples 2700 cc, em ES saí-lhe 60.000€ mais barata que se a comprar cá.
Onde quer chegar com a sua observação?
Claro que sai caro, também ninguém ia importar um carro dos EUA para cá, para não ter nem garantia nem suporte.
Onde quero chegar ? onde já disse.
@Antonio Vasco
Sim, a classe média portuguesa não consegue dar 40k por um carro, qual é a dúvida?
Porque é que achas que o nosso parque automóvel é envelhecido como é?
Vives na tua bolha e pensas que a classe média neste país ganha o que tu ganhas.
Informa-te melhor. 🙁
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/e-da-classe-alta-media-ou-baixa-saiba-quanto-tem-de-ganhar-para-pertencer-a-cada-patamar/
https: //maisliberdade.pt/maisfactos/classes-de-rendimento-liquido-em-portugal-ocde/
e é pior quando vimos que esses dados tem salario a 12 meses e não a 14 meses, por isso na realidade para 2022 o salario liquido de 1573€ és classe alta…
Na realidade alguem com 1600€ mês liquidos é um remediado a entrar na classe média em que tem de decidir se passa férias ou compra casa…
@rui
“Depois tens um mercado automovel totalmente dependente das empresas pois é muito mais barato ter um carro pela empresa que a nivel pessoal.”
Só assim acontece por dois decisores: Estado e os concessionários de automóveis!!!
Estado, porque não abdica de um único cêntimo ligado aos impostos de automóveis!!! Foi o aumento do IUC em 2007 (e todos os anos aumenta mais um bocado), é o ISV, é o combustível, é TUDO!!! O mercado automóvel é uma autêntica galinha dos ovos de ouro para o Estado!!!
Os concessionários, porque por muitas campanhas que façam, quer estorquir dezenas de milhares de euros por mais pequena que seja a lata…
… “ah e tal o parque está a ficar envelhecido” – facilitem a vida ao povo para que este possa trocar de carro. Não é com incentivos de 4000€, nem carros sobrevalorizados a crédito!!!
Mais: antigamente pagavas 25, 30 mil € por um carro, mas vinha com um motor 2.0 (ou semelhante), diesel dos tais super fiáveis, que bem estimados eram carros para mais de 20 anos de uso…
… hoje em dia pedem te esses valores, mas por motores de entrada de gama – 1.0 ou mesmo 900cc tricilindricos a gasolina… +20 mil € por um motor de tirar água!!!??? Omg…
O estado/idade do parque automóvel nacional está como está, porque quem manda e pode realmente fazer alguma coisa, NÃO QUER!!!
Sim? Então Portugal é afinal um país de ricos, tendo em vista o numero de BMW, Mercedes, Porsches acima de 60 M€ que se vê por todo o lado
@Antonio Vasco
Lá está, isso é na bolha em que vives, deve ser no teu bairro. Nos sítios por onde ando diariamente, a esmagadora maioria dos carros são carros de gama média e gama baixa. E uma grande parte deles com com mais de 8 anos e uma quantidade razoavel com 15 e 20 anos de idade.
O meu faz 19 anos em 2025.
Portanto também vive numa bolha.
Não sei como pode dizer que vive numa bolha…. Você não sai de casa?
Eu vejo é gente com imenso dinheiro, Porsches, jaguares, Mercedes.
Mas tbm vejo o oposto…. Uma frota cada vez mais envelhecida. Mas claro.. é só má vontade das pessoas que têm carros velhos e não trocam para elétricos porque não querem, porque continuam a gastar dinheiro em gasóleo porque querem.
Por algum motivo se tirarmos a taxinha administrativa do CO2 as renováveis deixam de ser tão cost efective.
Há quem parece que não sai da bolha, você parece ser mais um, basta ver por aquilo que diz aqui, tem de inventar tudo para ser contra algo que só tem se quiser, parece uma criança a fazer birra com aquilo que nem lhe querem dar. Looool
Que taxinha é essa ?
Se não fosse as empresas então é que os VE ja estavam enterrados.
Igual aos a combustão, são 80% para ambos.
Por isso é que toda a piscarreta abre uma unipessoal para comprar os elektros através de lá. E já agora… porque é que as rent-a-cars não têm carros eletricos? ou em 10 carros, 1 é eletrico? São mauzões como o JL.
o mesmo acontece para os a combustão, são 80% para todo, dito por alguém que trabalha no sector e tem uma entrevista na razão automovel sobre isso.
Mas as rent-a-car têm carros elétricos, se você não conhece é puro desconhecimento seu, qual quer com carros elétricos ? escolha uma ?
Eu já perguntei…. Tinha que esperar duas ou três semanas que me arranjassem um.
Então você é daqueles que faz uma escandaleira ao balcão porque não têm um elétrico para lhe emprestar.
Conheço esse tipo de clientes convencidos.
Então não perguntou, porque até nos sites estão disponíveis.
Então perguntou onde ? Que eu ligo para lá para saber ?
Vamos ver se é desta que você diz uma verdade?
Sou sim desses, e eles até vão comprá-lo logo no stand mais perto e em 5 minutos aparecem com ele. Looool
Você não usava carros a combustão, devia andar de burro antes de haver os elétricos de tanto ódio que lhes destila.
Já disse que andava, mas mostre lá onde eu relato ódio aos a combustão ? sou diferente de si em que aspecto ?
Basta ver qualquer artigo onde comente… Ah só dá dinheiro aos árabes, ah não tem porque não quer. Ah há elétricos por 20 000€ não compra porque não quer.
Então mostre lá um comentário desses ?
Então falar de árabes é ódio ? Tem a certeza que sabe português ou o que quer dizer essa palavra ?
Lisboa não é Portugal, e carros são o mesmo preço de norte a sul.
Mais, o m2 em lisboa deveria estar ainda mais caro.
Dei o exemplo de Lisboa, mas a médias para PT em si é 1300€ m2 em 2003 vs 2700@ m2 hoje em dia…
Depende, em segunda mão são mais baratos no norte do país do que no sul.
Porque sao mais martelados.
@ Sr JL.
Explique me como se eu fosse muito burro.
Se os elektros fossem uma tecnologia que ia mudar o mundo, porque è que precisamos de andar a dar esmolinhas para as pessoas os comprarem? E ainda terem que andar com artimanhas de terem empresas para não pagarem impostos?
Porque é que o consumo de combustível não baixa se os elektros são muita bons?
Sabe que grande parte dos portugueses nao tem capital para meter não sei quantos painéis como o sr alega ter em casa… Porque nem toda a gente vai em modas e hypes. Muitos deles nem para comer.
Se calhar a opinião do razão automóvel é mentira quando referem que o carro a gasóleo ainda é uma excelente opção para quem faz imensos quilómetros.
Por alguma razão os poluidores da rede de expressos andam com autocarros a gasóleo…
Por alguma razão os geradores usam motores a gasóleo ou gás natural.
Olhe eu não gosto de ficar ansioso se tenho bateria ou não para chegar ao hospital, porque vim de uma viagem e o carro não tem bateria. Ou outras coisas demais.
E para terminar, eu não compro carros para dizer ao meu vizinho que sou super fancy e que tenho um Tesla na garagem, mas que nem como para o pagar.
Mas como em tudo … Há quem viva numa bolha e não veja a realidade ao lado de casa.
E já agora sabe por quantos carregadores elétricos passo em 50 km que faço em cada sentido para o trabalho? Zero. Sim zero.
Mas ninguém dá esmolas, deve estar a confundir com os a combustão.
Mas as empresas pagam impostos, deve estar a fazer confusão com os a combustão.
.
Mas o consumo baixou, está à espera que com cada vez mais carros e os mesmos a fazer mais KMS baixe de momento para o outro ?
Claro que não tem, preferem ver os árabes melhor na vida.
Mas não percebi, tem assim tanta inveja de mim ?
Eles não disseram que era uma excelente opção em lado nenhum, leu mal, mas se para si só conta a opinião deles, é comprar um diesel, ninguem o impede, e se tiver empresa paga menos impostos.
A rede de expressos também anda a electricidade e há outros tansportes mais rápidos que também andam eléctricos.
Se não gosta, não ande, só anda se quiser, mas roubaram lhe a bateria ? Ou é cego e surdo ?
Se não compra para mostrar ao vizinho, porque anda sempre aqui a dizer que compra este e aquele ? Tem assim tanta mania que não se consegue conter ?
Sim, parece que você está numa bolha bem grande, é que até inventa argumentos para não sair da bolha.
Então onde mora ou que caminho faz para o trabalho, para ver se consigo encontrar uma verdade nos seus argumentos, PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA.
Mas há uma coisa eu não entendo, mas se não quer, porque se preocupa tanto em querer ter ?
Já agora, carros importados são todos, não há nenhuma marca portuguesa, portanto todos são importados.