Se tivessem de comprar agora um elétrico, a maioria optaria por um Tesla
Os carros elétricos ainda são um conceito relativamente recente... mas atualmente já existem no mercado vários modelos de diferentes marcas que apostaram neste segmento. No entanto, quando questionámos os nossos leitores verificamos que a maioria escolheria um Tesla se tivesse que comprar um carro elétrico. Vamos então conhecer todos os resultados.
Se tivesse de comprar um carro elétrico, por quais marcas optaria?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 12.8301 respostas obtidas vindas da participação de 5.170 leitores.
De acordo com os resultados, a maioria dos participantes escolheria um Tesla (13%) seguido de um modelo da Porsche (8%) e da Renault (7%). Com 6% das votações ficaram as opções da chinesa BYD e Nissan. Segue-se a Mercedes, Peugeot, Toyota e Citroën, todas com 5% das escolhas. A meio da lista, com 4% dos votos cada uma, encontramos as marcas Volvo, BMW, Volkswagen e Ford, seguidas da Polestar (3%), Audi (3%), Hyundai (3%) e Kia (2%).
Mais abaixo ficaram as marcas Cupra, Lexus, Dacia, Opel, Honda, Skoda, Rolls-Royce, Smart e Jaguar, todas com 1% dos votos e, por fim, no final da da tabela encontramos a MG, Mazda, Fiat, Mini, Maserati, Jeep e Lotus, cujo número de votos não foi suficiente para alcançarem sequer 1% dos votos. A opção "Outra" foi escolhida por 1% dos leitores que participaram.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados atuais desta questão.
Nos comentários feitos no artigo onde foi colocada a questão, pode ler as quase 300 opiniões dos nossos leitores sobre esta questão, onde são referidas as vantagens e desvantagens das várias marcas indicadas para voto, vários fatores que justifiquem as respostas dadas, entre outros.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora por quais marcas optaria se tivesse que comprar um carro elétrico.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Qual o gadget que mais gostaram de ver apresentado no Mobile World Congress 2024?
Loading ...
Qual o gadget que mais gostaram de ver apresentado no Mobile World Congress 2024?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
A Tesla é como a Apple, todos criticam mas todos querem um. Há que aprender a lidar com as frustrações amigos
No caso da Apple em alguns produtos é por falta de alternativas viáveis, no caso da Tesla é só pela moda/falta de gosto.
Tenho macs e tudo Apple desde o primeiro G3 e nem dado queria um tesla, meus ricos alemães..
É isso, as pessoas até compram por ser moda.
Para isso compravam a gasolina, esses sim estão na moda, já que são os que mais se vendem.
Se lhe quiserem oferecer um, não se esqueça de mim…
Já te dei o exemplo do pessoal da minha empresa, tudo corrido a teslas, porque em casa têm um a combustão e por ser cool e sinal de status quo e tema de conversa em jantares lá com nós círculos onde se inserem
Estas completamente errado, eu critico a Tesla e o Musk pelas imensas mentiras porque se fosse a VW a fazer ou dizer metades das coisas caia tudo em cima, mas como é a Apple… tem tudo palas nos olhos.
Em relação ao carro não compro, tanto que tenho um novo e nem me passou pela cabeça comprar um, depois prefiro dar dinheiro as marcas europeias, porque um dia quando a Autoeuropa se for embora vai se tudo queixar, mas comprar o que é produzido e desenvolvido por marcas europeias tá quieto. O pessoal tem que ser mais nacionalista e europeísta, mas tem tudo mentalidade estilo da venda da EDP aos chineses, e com essa mentalidade vamos nos dar mal.
Completamente de acordo.
+100
As pessoas ainda não entenderam, que independentemente de tudo o quer podemos apontar o dedo às marcas Europeias, quando os Chineses tomarem conta do mercado com os seus preços, a Europa vai afundar. E não estou a falar só da industria automóvel. Estou a falar de tudo, incluindo a vossa tão boa qualidade de vida. Tudo porque é impossivel ter os nossos ordenados e fabricar barato como na Asia. E quando eles conseguirem fechar todas as fábricas da Europa…
Até parece que a VW nunca mentiu a ninguém….
Tudo desenvolvido por marcas europeias produzido na China.
Eu já penso diferente… Penso em não estar atestar o carro nas bombas e ao meter 30% porque ia outros 70% são impostos…. Chulos… Nada como carregar o carro com o Sol e andar descansado
A Tesla neste momento é mais parecida com o Android, compres hoje e amanha está a “metade” do preço 🙂
Não sendo o carro mais bonito do mercado VE acho que é das melhores opções em relação preço qualidade autonomia, para quem esteja disposto a gastar 40k, é mesmo a melhor opção.
bonito qual é o sabonete mais bonito? Só para dar uma olhada ( qualidade/ preço) eficiência…
Não quero Apple por opção, não quero Tesla por opção.
Não fiques frustrado se eu passar por ti na rua e não te fizer uma vénia.
As pessoas que ostentam só parecem mais importantes aos olhos delas próprias.
“As pessoas que ostentam só parecem mais importantes aos olhos delas próprias.” Que grande verdade que o senhor disse. Fora a vaidade daí subjacente.
Aqui esta o aziado………
Podes ter um bentley ou um RR e não estar a ostentar nada, pode simplesmente ser uma preferência.
Achar que ter coisas boas ou caras é sinal de ostentação é por si só sinal de pobreza, de espírito.
+1
Comprar Tesla é sinal de ostentação? Essa é uma anedota. Eu tinha BMW e Audi, comprei Tesla porque fiz contas e é muito mais barato andar de Tesla do que BMW. Mas considerar que Tesla é ostentação é burrice de quem quer e não pode
Todos querem um? LOLOL
Frustração por não ter determinado carro ou smartphone? Ui…já não será nesta vida.
Como a Apple, nem pensar, a Tesla é barata, é mais como a Xiaomi AHAHAHAH
Sem dúvida que por 40000€ é o melhor preço qualidade do mercado, se tivesse oportunidade era o que comprava…
Lê bem os dados. 13% querem um tesla CONTRA 87% que preferem outra marca.
Melhor…. Os Supercharger estão livres….
Ou que preferem OUTRAS MARCAS ?
Nunca na vida a Tesla.ira ser um escarro como a Apple nunca …. O moscas suicidavam se nem de longe nem de Perto sequer
O Marketing negacionista é ou foi a principal razao de comprarem outras marcas e estarem arrependidos… Quer as pessoas queiram ou nao, essa empresa é gerida e operacionalizada por pessoas competentes e que ouvem as preocupacoes dos clientes… tenho um modelo 2 LG deste ano e faço lisboa porto todas as semanas e foi a melhor coisa que fiz na vida a seguir de deixar de ver tv e ter redes sociais…
(Modelo 3 LR) erro da maquina 🙂
Eu também votei no Tesla mas tudo não passava de um sonho. Quanto à questão desta semana votei em “Xiaomi 14 Ultra – o melhor smartphone da atualidade” 🙂
Mas que comentário!?!? Nada tem a haver com a noticia……mas já viste o ridículo que é… é mesmo de alguém que só que aparecer e não tem nada para disser…..
Ele tem necessidade de dizer estas coisas. Nada do que diz faz sentido. Isto não pode ser uma personagem real.
E onde está a dúvida? Pelo preço nada se lhe compara.
Já se a carteira estivesse muito cheia ia para outra marca.
Eu votei e comprei um tesla model 3, era uma treta de carro anteriormente…neste momento um dos melhores que já tive. Apenas arrependo me de não ter comprado o Long range mas os 470km que faço com esta bateria são suficientes.
“470km”
Só? Vê lá bem que isso com as médias que dizes que fazes, menosde 700 é derrota.
@Yamahia, queres novamente fotos? Ah esquece, tu não vais lá com provas, só acreditas que és o dono da verdade e os outros estão errados. Já não vou perder tempo contigo porque se tivesses o minimo de inteligência saberias dar o braço a torcer perante verdades indiscutiveis.
Em cidade ou a pisar ovos?
Não tenho paciência para isso infelizmente. Quando faço mais de 350km com o meu já é uma conquista, mas sinto que poderia ir mais depressa 🙁
A respeitar os limites de velocidade como todos deveriam fazer, ando a 120 quando posso, quando não posso ando nos limites definidos. Obviamente que se andar sempre a 120, 350 km é o máximo. Mas no meu caso eu faço viagens em autopilot, completamente descansado porque sei planear bastante bem as minhas viagens e não tenho pressa nenhuma em chegar ao destino.
Então anda de leaf ou zoe ?
Não se arrependa, está muito mais bem servido com um FLP, segundo os testes já publicados, duram um milhao de km, portanto quando for vender o usado ainda lhe vai dar muito dinheiro.
Além disso, se o tiver na garagem pode dormir descansado sabendo que ele não se incendeia
Apesar de muito caros (€40 mil), a relação preço qualidade compensa em relativamente às demais marcas!
Concordo…. Mas eu aconselho a andar num a conduzir…. Vai achar barato em relação aos outros e bem mais caros…
Subscrevo tenho há um mês um tesla.model 3 SR com LFP e estou maravilhado passei de 200 220 mínimo 190 euros de sumo de dinossauro para cerca de 32 euros e este mês de Março vou passar para 20 euros tudo carregado na Mota Engil em casa só de vez em quando uma maravilha para o castanho dantes estava largo agora está soldado hermeticamente selado … Ainda tenho k trocar a minha C4 Space tourer, estou a espera do Model2 se o carro for BOM como o model3 eu troco e compro sem espinhas e desfaco me das sucatas de ice uma vez por todas e Sao 350 euros directos.em.casa todos os.meses
Não me apercebi da “sondagem” e como tal não respondi. Se as preferências/votações não tiverem sido segmentadas por preço, os resultados são irrelevantes e este artigo vale apenas como um passatempo ou fake news. No meu caso pessoal, comprei um Tesla há uns meses, e estou muito satisfeito. Para o orçamento que eu tinha, pareceu-me a melhor a opção. Para comprar Nissan ou Kia ou Hyundai ou Polestar, etc, precisava de mais 15 ou 20 mil euros. E preferia um Porsche, de certeza! Mas era no mínimo o triplo do preço… E há muitos erros e publicidade enganosa sobre este assunto – e até mesmo artigos “informativos” falaciosos – nomeadamente sobre a percepção de preços do consumidor. Na gama de preços de 40 a 50 mil euros, até aparecer a BYD, não creio que haja nenhuma opção com melhor relação preço/qualidade que a Tesla. Em outros segmentos, já não será assim.
Tem atenção ao que é comunicado. Até porque diz o seguinte: […]No entanto, quando questionámos os nossos leitores verificamos que a maioria escolheria um Tesla se tivesse que comprar um carro elétrico. Vamos então conhecer todos os resultados.[…]
O que tu achas, é irrelevante para o resultado, ainda por cima dizes que não participaste. Os mais de 5 mil votos refletem a vontade de quem votou. E, como dizemos, é apenas um questionário aos leitores. Tu tens é de perceber do que se trata.
@ Vítor M, parabéns pelo bom trabalho 5 mil votos, muito bom
Eu acho que votei em outra marca só pela questão do preço, porque não gasto muito dinheiro em carros, mas é como digo, não sendo os mais bonitos do mercado são a melhor relação preço qualidade autonomia pelos 40 mil € pedidos.
Ainda na semana passada estava a ver na SporTv a falarem do 3008 que começa nos 39 mil €, e na minha opinião a única coisa que me parece melhor que o Tesla é a altura ao solo, para quem tem dificuldades de entrar e sair do carro.
É uma questão que as pessoas respondem pelo que um dia querem ter, sonham ter, estão a comprar, compraram ou ainda ponderam esperar para ver o que o mercado tem a dizer. A Tesla, bom, o mercado mostra como as pessoas gostam do carro (não quer dizer que comprem). Há dias numa conversa com um amigo, eu dizia que as marcas convencionais comunicam de forma diferente e que a Tesla, pela sua importância no mercado dos elétricos e pela sua antiguidade neste novo impulso de eletrificação, destaca-se dos restantes. E dizia-me ele “é verdade, se perguntarmos a 20 pessoas aleatórias quem é o CEO da VW e quem é o CEO da Tesla… que resultados podemos esperar?”
E isso é um indício (que vale o que vale) da popularidade que a marca goza no mercado. Não é a marca líder em muita coisa, mas lidera em muita outra que lhes confere as intenções de compra e por isso vendem muito e estão no “must have” de muitos outros.
E repara, muita gente fala da Tesla como aquele carro que conduz sozinho…. e um Renault hoje traz ADAS que permitem não só fazer uma condução assistida, como ter uma interação com o Google e outras plataformas que dão o tal carimbo de moderno ao automóvel. Mas isso as pessoas não estão a ver.
E na hora de comprar?
Isso é outro assunto. Se forem as empresas, como p IVA é dedutível, as empresas, para os seus quadros, compram. Contas feitas, com o valor do IVA, as amortizações e outros benefícios fiscais, o carro 4 anos depois pode ser vendido que o empresário não perde dinheiro. Aliás, ganha, se fizer contas ao combustível que poupou. Mas isso também acontece noutras marcas. E hoje a malta começa a olhar para o mercado e já a Tesla não “luz tanto a ouro”.
Ao nível particular, 40 mil euros por um carro é inacessível à grande maioria dos portugueses, e muitos teriam de recorrer à banca e andar anos a fio a pagar o carro,. Por isso o Dacia Spring foi o elétrico mais vendido em Portugal no passado 2023. Uma coisa é o desejo, outra é a realidade.
Acho que não me fiz entender. Um questionário deste tipo, seria mais relevante, se fosse segmentado, era só esse o meu ponto. Por exemplo, eu estou muito satisfeito com o meu carro, mas se não tivesse limitação de orçamento, escolheria outro provavelmente. As respostas, sem esse fator, podem sair enviesadas, porque as pessoas tendem, até inconscientemente, a dizer o que comprariam (dentro do que podem, ou mais próximo). Abraço!
Num próximo, penso que pode ser. Neste a ideia era mesmo perceber o que diziam os leitores, que ideia têm, seja ou não para comprar. Era sentir o pulso. Mas, sim, num próximo haver uma segmentação é uma boa ideia. Abraço.
É exatamente a casos como esse do Peugeot, que são recorrentes, que me refiro quando falo de “artigos “informativos” falaciosos – nomeadamente sobre a percepção de preços do consumidor”. Basta ir ao configurador do site da Peugeot e escolher a opção 3008 Allure | Elétrico – Automática – 210 cv (é a única versão elétrica!) e constatar que custa 46.150€ (c/ IVA), bem acima dos 39.000€ que viu. E isso é muito comum no mercado dos elétricos: chamarizes com preços que depois não se confirmam no mundo real. Abraço!
13% não é um valor muito considerável.
Nota-se que apesar da Tesla ser a favorita do inquérito, os resultados encontram-se bastante fragmentados, e não se pode considerar haver uma escolha universal.
Compreendo a frustração de muita gente…. 95% não consegue gerir a bateria do telemóvel, do carro ia ser igual…
loooooool, eu não sei nem me interessa saber, quando a bateria do telemóvel está a acabar meto a carregar, se por acaso na altura de carregar preciso de usar o telemóvel carrego com o Powerbank. Eu costumo fazer viagens grandes com o meu carro, normalmente 1300km em 2 dias, para ter um elétrico que me faça 650km seguidos num dia ui ui, quanto é que me ia custar esse carrinho, depois temos essa parte do “gerir”, bem, espetáculo ir de férias e ter que me preocupar com o “gerir”, o “será que dá?” o “onde vou carregar”.
Porque só faz 650 km num dia ? Não consegue fazer mais ?
Ter de se preocupar ? Para quê? O carro sabe muito bem onde carregar, obvio que não o faz sozinho mas indica onde.
51 mil…. Com redes Supercharger pela Europa e América toda sem necessidade de andar com cartões…
BMW iX M60
Sinceramente não me admira. As marcas que conhecemos são especializadas em fazer carros. Já a tesla é especializada a fazer carros elétricos
É completamente normal a meu ver. Ninguém vai ao doutor de familia (se tiver) para ter uma consulta de neurologia
Tesla obviamente, pois na relação qualidade preço é imbatível.