PplWare Mobile

Se tivesse que comprar um carro elétrico, por quais marcas optaria?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Rodrigo says:

    Tenho um Nissan Leaf e um velhinho vw que não o vendo só quando deixar de trabalhar mesmo.
    Estou contente com o Leaf, para o meu orçamento se fosse hoje talvez o BYD Dolphin, mas adoro o Tesla Modelo 3 mas quando comprei o Leaf estava muito fora do meu orçamento.

  2. Contador says:

    Compraria um a combustão porque não sou rico. Se fosse rico, compraria o mais caro só porque podia.

    • Gonçalo says:

      Eu investi num elétrico exatamente porque não sou rico para andar a dar 120€ por mês à Galp antes do elétrico também investi na conversão do carro para GPL continuei a dar dinheiro a GALP mas bem mesmo agora com o elétrico nem 1 cêntimo, há muitos portugueses que não entende o conceito de investimento por isso é que andam a vida inteira a dar dinheiro a senhorios e depois chegam à reforma e dizem que não chega quando tiveram a vida inteira para investir numa casa que agora estava mais que paga e nunca quiseram

      • Alberto says:

        Mas onde foste buscar o dinheiro para “investir”? E parece que também tiveste dinheiro para “investir” numa casa onde podes carregar o Carro.
        O problema continua, para quem ganha mal o suficiente que nunca vai ter a possibilidade de lhe oferecerem um credito para poder comprar casa, e por isso não tem onde carregar o elétrico, que também não tem dinheiro para comprar.
        Os elétricos atualmente estão longe do alcance da classe media baixa, uma vez que são caros ( diz lá que não são, mas mostra o teu recibo de vencimento para comparar com a maioria da população ) e que não existe possibilidade viável de serem carregados caso não tenhas a disponibilidade de o fazeres em casa.
        O facto que quem controla os postos de carregamento em Portugal colocar taxas em cima de taxas, torna inviável pensar em comprar um elétrico sem o poder carregar em casa.

        • TM says:

          Nunca vi argumento tão sem nexo. Então se queremos comprar um carro, temos dinheiro para isso, seja combustão, electrico ou carroça, é tudo uma questão de onde queremos colocar o dinheiro. Ora se há dinheiro e há poder de escolha, obviamente que qualquer pessoa com 3 dedos de testa quer algo que seja rápido, confortável e gaste pouco, nestas 3 categorias o electrico entra, os combustão entram nas outras duas porque nem a gastar 3 litros/100 conseguiria igualar a poupança de um electrico. Eu que o diga, gastei mais em gasolina/gasoleo do que nos meus electricos juntos…

          • Alberto says:

            E onde carregas o carro?
            E custou abaixo de 10k, como muitos Portugueses têm como orçamento máximo?
            E nem vale a pena falar em transportes públicos que podem funcionar mal em Lisboa, mas são praticamente inexistentes na zona centro.

            Mas vamos continuar a ver quem tem dinheiro para “investir” a dizer que quem ganha pouca a cima do salario mínimo consegue “investir”, força

          • TM says:

            Carrego em casa, no supercharger por 13 euros, no lidl por 15 euros…
            Custou o valor que está no site, quem pode comprar compra, quem não pode não compra, tal e qual como não podem comprar renault clios novos porque custam quase o preço do tesla model 3. Não entendo esta coisa de white knight dos “pobres”, o país está na miséria mas todos os dias vejo mais electricos e carros de luxo logo algo está errado aqui.

          • Zé Fonseca A. says:

            mas que carro novo custa 10k ? já não estás em 2010

          • JL says:

            Mais um banqueiro.

            Quem ganha mal e gasta mal, nunca vai sair da “cepa torta”, mas parece que é isso que muitos gostam.

        • JL says:

          Curioso, porque até aposto que são esses que querem soluções mais caras.

      • Contador says:

        Claro, tem mesmo tudo a ver. Sê honesto ao menos uma vez na vida. Dar 50k ou mais por uma carro com autonomia não ridícula não é o mesmo que dar 25k.

        O resto, bla bla bla, sou o melhor e vocês não. Lixo, no fundo.

      • Zé Fonseca A. says:

        considerar carro investimento é não ter noção do que é investir, um carro só desvaloriza é o pior investimento do mundo

        • JL says:

          Nem por isso, porque sem ele pode não haver rendimento, portanto pode sim ser considerado um investimento, ainda mais que um eléctrico consegue rentabilizar o investimento que se faz noutros.

        • Gonçalo says:

          Para mim tudo na vida é um investimento se me fizer poupar, se no final do mês gastar menos é um investimento eu preciso do carro para ir trabalhar portanto investi no que posso poupar mais ao final do mês se não vês isso como um investimento tudo bem eu vejo e eu sei que o carro desvaloriza mas isso é a vida e acontece com qualquer carro a única solução para isso é não ter carro estás à vontade eu preciso do meu.

          • Hugo says:

            Por alguma razão as palavras “investimento” e “poupar” têm significados diferentes 🙂

          • Anung says:

            Isso é poupar, não investir.
            São coisas diferentes.
            E há carros a 1000 euros, onde poderias poupar ainda mais.

          • Gonçalo says:

            Mas eu só consegui poupar porque fiz o investimento, portanto comprar uma casa só é um investimento porque valoriza se por alguma razão não valorizar já não é um investimento também comprei a minha para não pagar todos os meses a um senhorio e daqui a uns anitos é minha portanto foi um investimento e não quer dizer que a vá vender

          • Realista says:

            Investir é algo que se faz para ter um beneficio futuro…

      • HB76 says:

        Um elétrico não é um investimento, é um custo. Um custo mais elevado na compra, um custo mais elevado na manutenção/reparação.
        Ainda há pouco tempo um amigo com um e-tron com 100.000 KMS teve que trocar o motor da frente. Preço? 7000€ após negociação. O orçamento inicial era de 10.000€.
        As pseudo poupanças desapareceram num ápice para além que o carro desvaloriza muito mais rapidamente que um a combustão.
        Um logro.

        • JL says:

          Claro que é um custo, para ser amortizado, logo é um investimento.

          Então se tivesse um a combustão do mesmo argumento quanto custava o motor novo ? 3 vezes mais ?

          Quantos anos tinha ?

      • Infinity says:

        “Investimento” e carro nao conjugam bem. Qualquer carro é sempre uma despesa, desde o dia 1

        • JL says:

          Despesa para obtenção de receita, portanto é investimento.

          • Hugo says:

            Receita lolololol

          • JL says:

            Isso, engula.

          • Anung says:

            Mais uma para o baú.
            Tens de te acalmar que o baú não é assim tão grande.

          • JL says:

            Podiam refutar, mas como são id!@€(: e não têm como, fazem figura do que são.

          • Infinity says:

            Como tens receita se os carros desvalorizam?! à excepção de classicos ou carros raros.

          • JL says:

            Deve ler outra vez o que eu disse, para não cair na confusão.

          • Infinity says:

            Tens que explicar como obtens receita!

          • JL says:

            Me desloco a empresas para fazer serviços, onde me pagam.

            Simples assim ?

          • Infinity says:

            E o carro nao custou dinheiro? Todos os anos desvaloriza logo nao tens prejuizo.
            Por essa ordem de ideias o meu carro de empresa, quando vou ao escritorio a empresa tambem me paga a deslocacao, ou seja nao tive despesa nenhuma so lucro

          • JL says:

            Exatamente por isso é um investimento para gerar receita, onde a desvalorização compensa a receita obtida.

          • Hugo says:

            Este JL é um prato. LOLOL
            Defende a dele até ao fim…aprender é que não. Ignorância realmente é uma bênção para alguns.

          • JL says:

            Eu aprendo, e até bem depressa, é o que os professores dizem…

            Já lhe disse que não pertenço a um rebanho…

          • Infinity says:

            E quanto te custou o carro? Daqui a uns anos tens que comprar outro pois a bateria chapeu e la se foi o teu “investimento”

          • JL says:

            E tenho de comprar outro porquê ?

            Se a bateria avariar acontece o mesmo que um a combustão, ou dá para reparar ou mete outra.

            Fez 10 anos em Janeiro.

          • Hugo says:

            Aprendes depressa mas ainda assim achas que um carro para uso pessoal é um investimento LOLOL

          • JL says:

            Onde disse que era apenas para uso pessoal ? até dei um exemplo.

          • Hugo says:

            O teu problema é mais grave do que pensei LOL Sim, o exemplo que deste é uso pessoal. Daqui a nada tudo é investimento…roupa, calçado, adereços…
            Estuda o significado da palavra…

          • JL says:

            O seu parece ser pior, não distingue uso pessoal de uso profissional.

            Por ter estudado é que o afirmei.

          • Hugo says:

            Um carro usado para deslocação não dá receitas nem tão pouco é um investimento. Dizê-lo muitas vezes não o torna verdade, lamento.

          • JL says:

            Ah não, então como me deslocava e fazia os meus serviços nas várias empresas que presto serviços ? E como recebia ?

            Não é só porque você não quer ?

          • Antonio+Vasco says:

            Um edificio usado para uma atividade comercial ou industrial é um investimento, mas um carro, sem o qual não consegue obter um rendimento, não é um investimento? Queria ver um taxi a levar clientes a pé, qual era o rendimento que conseguia ao fim do mês.

          • Hugo says:

            Vamos lá focar. NINGUÉM falou em veículos empresariais. O JL é que já está a mudar de assunto para variar.
            É pesquisarem o que significa investimento e perceber onde se enquadra um veículo para deslocação para o trabalho. Eu bem sei que há que use a palavra investimento para tudo e mais alguma coisa mas fazê-lo muitas vezes não faz com que seja correto.

          • Hugo says:

            Não Antonio+Vasco. Um carro para te deslocares não é um investimento. A tua roupa não é um investimento. Ainda assim precisas de os comprar para ir trabalhar e receber o ordenado.
            No caso de um uber a história já é outra mas o assunto nunca foi esse atenção.

          • JL says:

            Eu não mudei de assunto.

            O uber é diferente em que aspeto ?

          • Hugo says:

            Está-se a falar de investimento do ponto de vista financeiro. Não confundas com investires de cabeça numa parede. O teu problema é SEMPRE o mesmo. PORTUGUÊS.

          • Antonio Vasco says:

            O sr. Hugo não merece resposta com esse tipo de palavreado , estúpido é aquele que não vê que este lugar é para trocar opiniões e experiências, não para insultos

          • JL says:

            Desde quando uma viatura uber é empresarial ? qualquer veiculo privado pode ser usado como uber.

          • Hugo says:

            Esquece o uber. NINGUÉM falou de uber até então. Um carro para deslocação não gera receitas. FIM.

          • Hugo says:

            Já aprendi aqui muita coisa mas isto não se trata de discutir opiniões.
            O JL já entendeu há muito que me refiro a investimento do ponto de vista financeiro/económico mas ainda assim está a tentar arrastar o assunto para onde bem lhe convém.
            Já conheço tão bem a personagem que até fiz a ressalva:

            “Está-se a falar de investimento do ponto de vista financeiro. Não confundas com investires de cabeça numa parede. O teu problema é SEMPRE o mesmo. PORTUGUÊS.”

          • JL says:

            Falou o Hugo:

            “No caso de um uber a história já é outra mas o assunto nunca foi esse atenção.”

            Mas quem falou aqui em financeiro ? falei em investir em carros, e agora fala em financeiro ? está mesmo a leste….

            Investir na educação daqui a pouco também é financeiro. LOOL

          • JL says:

            Um carro para deslocação não gera receitas ? depende o que faz com ele, para uso de laser não, para uso em trabalho, gera, já que de outra forma não se move….

          • Realista says:

            Existem vários conceitos de investimento dependendo do ponto de vista que estejas a analisar.

            Assim o conceito mais lato de investimento é a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro.

          • José Vicente says:

            Boa tarde
            Pelo que percebi, só foi feita a pergunta de qual a marca, e não a opinião de elétricos que cada um tem.
            Para mim seria
            Bmw
            Mercedes
            Audi

  3. Miguel says:

    Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes e Porsche.

    • Rui says:

      Porra tudo menos vw aqueles id’s nem dados e BMW ainda está a tentar decidir se quer fazer bons carros ou nao Audi Mercedes e Porsche muito melhores

    • BryanR says:

      Os elétricos da Porsche nomeadamente o Taycan, são os menos fiáveis do mercado. Procure por Taycan e problemas, vai encontrar muita coisa para um carro que se vende tão pouco. Mas as pessoas como só veem marcas pensam que é muito bom por ser Porsche, os alemães agradecem e enchem os bolsos, tristeza.

  4. Carlos says:

    Tesla.
    Da mesma forma que tanto se trata um berbequim por “bléquendequer” (Back&Decker) por terem sido os mais conhecidos cá em Portugal, quando penso em carro elétrico penso em Tesla e inevitavelmente os restantes são comparados com o Tesla do segmento correspondente.

  5. Silkart says:

    Tive um elétrico e ao fim de 3 anos voltei para o a combustão. Não meu caso especifico não compensou o elétrico (era um tesla), pelos problemas que deu, custo das manutenções e reparações (derivadas da exclusividade da marca, que não vende peças a terceiros), custo da mão de obra, constante preocupação com o planeamento das deslocações em que não podem ser feitos grandes desvios, extra consumo de pneus (talvez derivado do peso do carro – eu não sou condutor de arranques e grande acelerações), custo do carregamento fora de casa que ficam mais caros que carro a combustão… etc… No meu caso a gasolina/diesel compensa mais.

    Quanto aos híbridos, não gosto da ideia de andar a arrastar o peso morto das baterias, e ainda mais porque o consumo é muito próximo dos unicamente a gasolina/diesel).

    • paulo+g. says:

      No meu caso os pneus duraram quase 8 anos… tal como os travões.
      Carros grandes custam mais caro.

    • Sérgio Mendes says:

      Tesla Model Y….
      Para o que oferece (espaço e equipamento) ao preço que está penso que não tenha concorrentes diretos…
      Mas aceito opiniões de alternativas

    • Helder says:

      Duvido muito desta historia porque o preço da manutenção do meu tesla é praticamente 0 em 4 anos que o tenho, e já agora 3 anos então foi tudo dentro de garantia não? e o carregamentos fora de casa são caros mas nada a ver com a gasolina é comparar o incomparável mas ok pronto ainda bem que há gostos para tudo eu cá estou mais que satisfeito gastava 150 em gasolina agora gasto 30 em eletricidade nestes 4 anos já poupei quase 6 mil euros

    • JL says:

      Mas se tinha um Tesla,.era considerado um terceiro ?

      Grande consumo dos pneus ? Quanto duravam ? Em KMS ?

    • Francisco says:

      Que sacrilégio! O elétrico é o futuro!!! Só que não! E mais da Tesla, tenhas tu um problema com ele, lá vais tu correr pro Porto ou pra Lisboa. E depois ainda tens que o ir buscar. Ter de planear a minha vida, as minhas férias, ou ter de andar à procura de lugar pra carregar não é pra mim. Ou pelo menos como único carro. Resumindo, enquanto não existir alternativa viável ao elétrico, ou combustão ou hibrico

    • Antonio+Vasco says:

      Gostava muito de saber o que custou a manutenção e em que consistiu isso, os Teslas são famosos por não terem manutenção.
      Também fico admirado que diga que não vendem peças a terceiros, a mim bateram me no carro, um Y, partiram a direção, julguei que ia ter um grande problema com falta de peças, em 5 dias estava cá tudo , vieram umas da Holanda, outras dos USA, e forneceram sem qq problema a oficina, que não era da Tesla
      Também em relação aos pneus fico admirado, o meu já tem 56,000km e os originais ainda dão para mais 2,000,sem duvida. E eu não ando devagar, pode acreditar.
      Quanto ao carregamento, a Tesla cobra de 26c a 36c (mas já foi 44c) ,isso dá de 5a 7€, para um carro deste tamanho o custo é cerca de quase metade do diesel, isto a carregar fora porque em casa fica por 2,5 a 3€.

    • TM says:

      Meu caro, não sei onde é que carregou mas eu acabei de fazer 2000km e gastei 28 euros….misto de carregamento em casa e no supercharger.

      • Yamahia says:

        Só artistas.

        • TM says:

          @Yamahia, peço desculpa, enganei me, eram menos kilometros, vou chegar aos 2000 na quinta feira após a viagem até ao escritório.

          Deixo aqui provas do artista fresquinhas:

          https://ibb.co/VYt6TKK

          https://ibb.co/PT7vdg5

          • Rui says:

            Ainda respondes ao motinhas ahah ele não faz a mínima ideia do que diz

          • Yamahia says:

            USD @TM?
            So marca aí 1000 kms. Esse preco em supercarregadores só em sonhos. Deves ter referral com carregamentos gratis por via das vendas em pirâmide. Não se pode dizer mal do sistema.

            Sim @ruizinho
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPclffzkrUmoRKQS1A
            A gente já sabe comé na prática. Escusas de vir com a missa do padre zébigodes.

          • JL says:

            Você ainda anda com essa imagem que já foi desmentida ?

            Enfim, viva o sensacionalismo daqueles que nem são contra.

            Loool

          • Yamahia says:

            Não é uma imagem, é um post. Coloquei esse print original de um post pq faço questão de não entrar no”clube” para ver posts infelizes e portanto enviaram-me. Sendo que se há posts com algum fundo de verdade, o do print é um deles, mas devem ter vida curta!
            Os moderadores já apagaram o post?

            Está desmentido por quem? por si? Tá bem tá. Então e o outro do Intermarché que esteve sempre dentro do carro e nem um cêntimo de excesso de tempo pagou e mesmo assim arrotou com 14€ por cada 100 kms? Hummm? Olha se ele se distrai…

            Quer mais? Uma experiência num carregador da Tesla. Vc viu, mas será que está a fazer vista grossa? Tome lá novamente. É ao minuto 1:38 !
            43% da bateria que nem foram suficientes para repor o que gastou nos 192 kms do percurso. Na verdade, foram precisos 58% da bateria para percorrer a distância!
            E se por 43% ele arrotou com 18.43€, significa que pelos 58% que efectivamente consumiu teria gastado 24, 86€ no carregador Tesla que tem descontos especiais para clientes tesla. lool
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vroyAbWv48zkgxQ?e=wMcLV5
            É mais barato que o Intemarché, ainda assim continua a ser bastante mais caro que um diesel que para a mesma distância iria gastar 14,40€ (sem descontos)
            E ele convencido que é barato. “Nada mau”, diz ele loooloool. É só crentes. Tão crentes que nem se enxergam que estão a ser comidos looolool
            Vc e o resto da trupe do ZéBigodes, já paravam de tentar enganar as pessoas, não? Só vos ficava bem e talvez menos gente deixasse de fazer este tipo de figuras tristes!

          • JL says:

            Desmentido pelo próprio.

            Mas vai continuar a perder tempo a dizer que o carro gasta 60 kWh por 100 kms ? Depois diz que não tem tempo para carregar ?

            Mas consegue responder à pergunta ou não ? O carro consome 60 kWh por 100 kms ?

            Se sim, para mim os a com a combustão vão começar a consumir 20 a 25 litros aos 100 Kms, depois não se queixe.

          • Yamahia says:

            Que raio de contas são essas, @JL?
            58% de um LR dá aprox 44 kWh fora as perdas por dissipação e/ou resistência +condicionamentos
            Bate cerco a preços de carregador Tesla €0,50/kWh resulta nos 24€. Mais coisa menos coisa.
            https://niek.github.io/tesla-superchargers/

            Onde foi buscar os 144 kWh?

          • JL says:

            Não estão lá 726 kWh carregados ? Para 1200 KMS ?

            Então dá quantos kWh por 100 kms ?

            Não estou a falar desse.

            Tesla não é nem de perto 50 cêntimos por kWh, está a metade, 26.

          • JL says:

            Já agora, perdas por dissipação num carregador rápido ? Isso dá o quê? 4 % ?

          • Yamahia says:

            Deve ter-se esquecido do sentinel ligado looolooolool

          • Yamahia says:

            “perdas por dissipação num carregador rápido ? Isso dá o quê? 4 % ?”
            16,67%, já com a bateria pré-condicionada num V2.
            Quer um desenho?

          • JL says:

            Errado, um carregador rápido é sempre o mais eficiente, se foi usada energia para preaquecimento do pack, não é perda por dissipação .

          • Yamahia says:

            O pack já vinha condicionado. Quer o desenho?
            O carro a informar no painel que saiam do carregador 147 e a maquineta a informar que sim mas que apenas entre 124 e 125 estavam a entrar na bateria.
            Se quiser é só dizer.

          • JL says:

            Então não estava condicionado, sabe bem disso, que durante o carregamento ele sobe mais um pouco a temperatura.

            Mas deixe, isso é muita informação para quem diz que existe um lobby eléctrico.

          • Yamahia says:

            No fundo o q interessa é q estava a perder qs 17%, fora o q já tinha gasto no condicionamento antes de chegar ao carregador .
            Portanto pagam a q entra na bateria e a q se perde e não entra na bateria. Grosso modo pagam 117 e só usam 100.
            Foi o q sp disse. Loool

          • JL says:

            Durante um tempo sim.

            Mas é bem melhor que você, onde paga 100 e só usa 30, o resto sai pelo escape e pelo radiador.

            LOL

          • Yamahia says:

            Acha?
            E para fazer os electrões já viu qt se perde? É o equivalente a um motor termico…E depois para os levar ate ao posto, já viu quantos se esfumam? E depois no posto, mesmo nos rápidos, vão-se mais 17%.
            Pq se for um ZOE em casa vão-se mais 30% looolooolool

          • JL says:

            Depende da forma como são postos em movimento, até a pior de todas elas é 100% mais eficiente que um simples motor a combustão onde já se perdeu mais de 50 % só para produzir o combustível, ou seja, para produzir combustível também perde

            No zoe não é mais de 30%, pode ir até 25% se for carregado em monofásico, com tensões de rede baixas.

          • Yamahia says:

            Vc tem noção do que está praí a dizer?
            E acha bem?
            Isso era a mesma coisa que eu estar a meter combustível e grd parte dele ir para o chão e depois pagar de cara alegre.
            Os fabricantes omitem a situação. Não informam os compradores sobre as perdas durante a recarga das baterias e é só mais um exemplo do pântano que envolve este mercado e por isso estão a perder tracção à medida que lhes descobrem a careca.
            E é muito bem feita!

          • JL says:

            Sei muito bem o que estou a dizer.

            Os fabricantes omitem ? Onde ?

            Também omitem as perdas que o seu diesel tem ? Mostre lá essa informação ?

            Exemplo de quê? Do seu sensacionalismo ou ainda existe alguém que acredite que todos os sistemas eléctricos são 100 % eficientes ?

          • Yamahia says:

            Quais perdas?
            O que paguei até hoje foi gastou. Claro que se pagasse 60 lts e só entrassem no depósito 50, gostaria de ser informado para poder decidir com conhecimento de causa.

            Qt ao resto…ó meu amigo, a matéria prima para a produção de electricidade tb tem perdas muito provavelmente maiores q aquelas q ocorrem na produção de combustíveis. Sendo que a que se perde na produção de combustíveis é usada na produção de energia eléctrica que abastece o próprio complexo
            O restante destina-se à produção de diversos materiais essenciais, alguns deles cruciais para a indústria do carro elektro.

          • JL says:

            Perdas pelo escape e pelo radiador.

            A maior parte da electricidade produzida e consumida não usa matéria prima.

            Errado, grande parte dela acaba no ar, por isso é que a refinaria é o maior poluidor de Portugal.

          • Yamahia says:

            O que acaba no ar é a queima para produzir electricidade. A exemplo das centrais termoeléctricas. Tb acaba muita no ar!

            E esteja mas é caladinho.
            Apenas 2 centrais termoeléctricas bastam para “derrotar” a refinaria de Sines:
            “O Top 10 em 2022 é encabeçado Petrogal- Refinaria de Sines com 26,6 Mt de CO2 (em 2021 era de 23 Mt). Esta unidade registou um aumento de emissões de 16% entre 2021 e 2022, representando 5% do total de emissões oficial de Portugal em 2021, segundo a Zero. Segue-se a Elecgás- Central de Ciclo Combinado do Pego com 17,1 Mt (em 2021 era 14,4Mt) e pela Turbogás- central de Ciclo Combinado da tapada do Outeiro com 14,4 Mt (em 2021 era 11,6 Mt).”
            https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/detalhe/dez-maiores-poluidores-em-portugal-aumentam-em-18-emissoes-de-co2

            Ainda falta aí a Central termoelétrica do Ribatejo da EDP e a de Lares e ainda por cima importamos 20% electricidade inquinada.
            Já a Petrogal é um dos principais exportadores que gera riqueza para o país e gera muitos produtos essenciais, repito, alguns dos quais fundamentais à produção do carro elektro!

          • JL says:

            Porque razão foi buscar os valores de 2021 ?

            Então mas quer viver as escuras ?

            Depois tem de usar gerador ? Aguenta-se com o fumo lá em casa ?

            Enfim, aonde chega o preconceito e o sensacionalismo, com este bateu todos os records. Loooooool

          • Yamahia says:

            Foi o que se pôde arranjar. E não é 2021. É 2022!
            As famílias só consumiram 25% da electricidade. O restante foi para a indústria e carros elektros.

          • JL says:

            Diz lá que é entre 2021 e 2022, portanto é 2021.

          • Yamahia says:

            Nao é nada! São consumos de 2022 e depois comparam com 2021 para se perceber que houve um aumento nos consumos!

          • JL says:

            Só falta dizer que foi devidos aos elektros. Looooool

          • Realista says:

            @Yamahia como é que consegues afirmar que as famílias consumiram 25% da energia SE por exemplo eu carrego em casa. A EDP tem um contador milagroso que envia eletricidade especial para carregamento doméstico de EV?

            LOLOL

          • Yamahia says:

            @JL, esteja descansado que para lá caminha!
            @Realista, é evidente que por enquanto, o que se carrega em casa conta como consumo doméstico. Mas está descansado que qd eu for eleito ministro do ambiente e da transição energética, invento logo um imposto de 500% sobre cada kWh consumido acima de 300 kWh numa família de 4 pessoas!

          • JL says:

            Oh sim, os eléctricos é que vão consumir a energia toda, os combustíveis sintéticos não… Loool

          • Realista says:

            Imposto sobre o consumo de eletricidade acima dos 300kWh é um sinal ao mercado para instalar mais painéis fotovoltaicos e acumuladores de energia… 😉

            E quem acaba por pagar são as pessoas que usam ar condicionado, fogão elétrico, cilindro elétrico.

            Nota-se que entendes disto!

          • Yamahia says:

            Uso tudo eléctrico, simplesmente em vez de cilindro é uma caldeira que funciona meio a gás meio a eletricidade e nos piores meses não chego aos 300 kWh

            Portanto consumos até 300 chegam e sobram e acima de 300 é para taxar forte e feio. 500% no mínimo!

            Painéis onde?
            Nem todas as casas têm um telhado, já parece a conversa das garagens. E já disse que a chatice que isso dá e o investimento que representa, mais vale estar quieto!
            E depois tem os painéis a produzir para o boneco durante o dia pq não está em casa e só carrega o carro à noite e a pagar na mesma a electricidade à noite tb para a casa, ou abrimos mais os cordões à bolsa e vai de investir em estacionárias e respectiva manutenção anual?
            25.000 € chega para comprar painéis e baterias suficientes para gerir os 620kWh+25% perdas por resistências e/ou dissipação=total 775 kWh necessários para alimentar uma pileca que faça 100 kms dia?

          • JL says:

            Eu também acho que quem consumir mais de 20 litros por mês deve ser taxado a 500%.

            Todas as casas têm um telhado, senão são casas com vista para o céu.

            Ninguém tem a culpa que você tenha sido enganado no seu sistema solar, nem todos são aldrabões, aliás, uma pequena parte o são.

            Não é a produzir para o boneco, é a produzir para quem a gasta e você ganha pela que produz, caso não tenha bateria.

            25 mil euros chega para sistemas de 20 a 30 kW, isso já é para empresas.

            Qualquer unidade de 5 a 7 kw produz mais de 1000 wh por mês, só mesmo no pico do inverno fica pela metade disso, 25% de perdas ? Perdas em quê? 70% de perdas tem você no seu carro e não se preocupa com isso.

            Para fazer 100 KMS por dia usa à volta de 380 kWh, ao preço atual sem gastar em painéis são 38 euros, num carro a combustão são mais de 200 euros por mês.

            Ora em 5 anos são 162 * 9700 euros wuenpou

          • JL says:

            * em 5 anos são 9700 euros que pode usar para investir, ainda tem mais 5 só de garantia da bateria e mais 20 dos painéis.

          • Realista says:

            Um papa-reformas do mato nem 100km faz custam mais de €25.000… fora o resto do que consomem em gasóleo.

            Cada um faz as suas opções. Qual é o problema mesmo?

          • Yamahia says:

            “Para fazer 100 KMS por dia usa à volta de 380 kWh, ao preço atual sem gastar em painéis são 38 euros, num carro a combustão são mais de 200 euros por mês.”
            Isso só chega para 46 kms/dia (20 kWh/100 e perdas de 25 % na tomada)

            “Todas as casas têm um telhado, senão são casas com vista para o céu.”
            A maior parte da malta vive em prédios.

          • JL says:

            Os carros não consomem 20 kwh e apenas o Zoe tem essas perdas nalgumas situações. Todos temos zoe ?

            Eu fiz conta a 22 dias úteis.

          • Realista says:

            O ZOE só têm perdas de 30% a carregar a 6A (1.38kW)… mas a carregar a esta velocidade demorava mais de 24 horas o carro a carregar.

            A Renault recomenda recarregar sempre a 16A (3.7kWh) que é o que uma tomada normal aguenta e onde as perdas rondam 10%.

          • Yamahia says:

            @Realista, até nos PCUR e PCR os model 3 perdem~17%.
            Já apanhei 2 casos (1 em cada tipo de carregador)

          • JL says:

            Não, não perde, a carga rápida é a mais eficiente que existe.

          • Yamahia says:

            Perde @JL, quer os desenhos?

          • JL says:

            Não, não perde, energia usada na climatização ativa não é perda, é um recurso usado para evitar perdas maiores.

          • Realista says:

            Tens é que explicar como é que tens perdas de 17% a converter DC para DC…

          • Yamahia says:

            No caso do PCUR a bateria já estava mais que condicionada.

        • TM says:

          Eu acho piada que ele é bastante rápido a responder, e agora nem responde…

        • TM says:

          @Yamahia….a sério…. Usar o outro neurónio dava jeito também…a APP está em dólares mas o valor é exactamente o mesmo porque por exemplo o valor de carregamento em casa é colocado pelo utilizador….acabei de confirmar na minha conta, tu pagas 0,25 por cada kilowatt…. Usa a calculadora e faz as contas porque começo a achar que não estiveste em nenhuma aula de matemática do ensino básico

          • Yamahia says:

            Goza o referral. Ainda não acabou? Tens que vender qq coisa para renovar isso. Vá Vá, pés ao caminho. Aqui não vendes nada.

          • TM says:

            @Yamahia, pronto tens aqui mais umas provas dos esquemas de piramide e com ajuda dos Ovnis

            https://ibb.co/fq8y625
            https://ibb.co/MnncTZm

            Eu sei que é perda de tempo porque I(/&(#/%(&$%(/#&”)O(“/ que nem és capaz de acreditar mesmo com evidencias na frente da tua cara mas é giro na mesma xD

          • TM says:

            @Yamahia, já agora tens de me dizer onde está essa possibilidade de referral para ganhar carregamentos porque na própria tesla, nem na APP está lá alguma informação, agradecia imenso que me desses essa info para eu deixar de pagar isto

          • Yamahia says:

            Se alguém comprar um carro com o teu nr de referência, “ganhas” 500€ que podes descontar em produtos ou serviços.
            O comprador tb terá descontos se comprar através desse programa:
            https://youtu.be/wcd_1yj-Sqk?si=uUNtOxqoulpKtwV0

          • TM says:

            @Yamahia, vi agora na APP da Tesla que esse referral é só para quilometros grátis e não dá nenhum desconto, logo o que eu ando a pagar é mesmo full price, que é bastante mais baixo que o posto que eu costumava a usar(Lidl)

          • JL says:

            500 what ? LOOOOOOL

            Nunca foi em euros, é em créditos, por exemplo ao referenciar alguém ganha 1500 créditos que podem ser trocados por alguns produtos e kms grátis.

            1500 créditos dá para 500 kms gratuitos.

            Alguns exemplos de produtos:

            Modelo de escala 1:8 Model S – 2000 créditos

            Camisola leve com capuz homem – 1500 créditos ( ou seja, alguém que comprou um carro com a nossa referência, dá para uma camisola, 500 euros diz ele, LOOL)

            Carregador Portatil sem fios 2.0 – 1500 créditos

            T-shirt Plaid Quarter Mile para homem – 500 créditos

            Camisola com fecho na gola Chill homem – 1300 créditos

            Coisas mais caras:

            Wall charger ( custa 500 euros) – 9000 créditos.

            Barras de tejadilho – Model 3 – 8500 créditos

            E muitas mais coisas.

        • TM says:

          @JL, os @Yamahia é tao cego que nem é capaz de ver a imagem que ele próprio postou….Basta olhar para a quantidade de KW gastos…Nem uma industria conseguiria gastar tanto mas pronto, foi como eu disse, matemática não é o forte do companheiro @Yamahia

          • JL says:

            Eu já abri os olhos para isso, até lhe mostrei as contas, anda a fazer propaganda com uma imagem que mostra um consumo de 60 kwh por cada 100 kms.

            Não faz mal, nas minhas proximas contas vou usar o valor de referência de consumo para os a combustão de 20 litros/100 kms.

            Já agora @TM, a app da tesla dá para meter em Euros.

          • Yamahia says:

            Ó meu amigo, pagas 0,25 o kWh em casa? Tenho dó de ti. A tua sorte é teres ali consumos gratis de chargers tesla que são a maior parte. Qd terminar até choras.
            Já agora, não tens nada que fazer? Andar a 50 a trabalhar para os consumos, é dose. looolool

          • TM says:

            Grátis??? Mas tu és bu… ou fazes te? Onde é que existe esses esquemas e essas tretas?? O meu último carregamento no supercharger de Fatima foi 11 euros e não tenho referrals nem nada do género mas já vi que a ignorância fica te bem. Nem o raio de uma pesquisa básica ele faz e só manda postas de pescada…Todos os Supercharger a têm preços diferentes, até agora já fui a Fátima(0,25), Alcácer do sal(0,25), guarda(0,35)…mas pronto, acho que andar aqui a discutir com uma pessoa com um QI de uma barata é perda de tempo

          • Yamahia says:

            Bu…és tu ó caramelo.
            Chegas aqui de peito feito a dizer que ” acabei de fazer 2000km e gastei 28 euros…” e tens ai um testemunho em video preto no branco que se gasta praticamente essa verba para percorrer apenas 198 kms com recurso aos carregadores Tesla, mas tu andas 10x+ saíste-me cá um artista ainda maior que o outro.
            Repito novamente…É ao minuto 1:38 !
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vroyAbWv48zkgxQ?e=wMcLV5
            Vai-te curar pá .

          • TM says:

            @Yamahia, já percebi o problema, desculpa … Tu apenas tens vídeos para tentar provar o teu ponto, eu tenho o carro na vida real ..eu compreendo a frustração, não há problema…se precisares de um ombro amigo para chorar estou á disposição.

          • JL says:

            144 kWh para 198 KMS ? Portanto já não é 60 kWh para 100 kms,.já aumentou a fasquia para os 73. A minha acabou de aumentar para 25 litros. Loooool

          • Yamahia says:

            Que raio de contas são essas, @JL?
            58% de um LR dá aprox 44 kWh fora as perdas por dissipação e/ou resistência +condicionamentos
            Bate cerco a preços de carregador Tesla €0,50/kWh resulta nos 24€. Mais coisa menos coisa.
            https://niek.github.io/tesla-superchargers/

            Onde foi buscar os 144 kWh?

        • Yamahia says:

          Deve ter-se esquecido do sentinel ligado looolooolool

        • Antonio+Vasco says:

          No carregamento do Zoe perde-se 25 a 30%? Em quê, no transformador?

        • Antonio+Vasco says:

          Yamahia, o seu ódio aos VEs. Só o levam a dizer disparates.
          Os meus paineis, comprados a uma fornecedora de energia, ficaram me em média cerca de 15€/mês, entre custo e lucro em energia, mas agora que a electricidade subiu já só fica por 10€. Daqui a 1 ano estão pagos, e depois é só lucro.
          Não há melhor.
          Um amigo meu meteu chineses mas da concorrência, gastou metade do que eu gastei, mas só trabalharam 6meses. Os seus também eram assim?

          • Yamahia says:

            @António.
            Fiz agora uma simulação no site da EDP.
            Se aderir aos peinéis poupo 10% no valor antes de impostos ou seja ~6€ por mês e pago a partir de~24€ por mês, com garantia de 2 anos (penso que agora aumentaram a garantia para 3 anos).
            Não me parece grande oxaria. Qd acabar a garantia há grande probabilidade de recomeçar um calvário que já conheço agravado neste caso pelas prestações que continuarão a cair na conta.
            A simulação está no print abaixo.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPliip37qguMXA4pVg?e=iQBDT5
            A mim já não me apanham mais. Mas cada um sabe de si

            P.S. Não sei se os painéis que tinha vieram da China ou da Conchinchina.

          • JL says:

            Com 2 paneis ? Looool

          • Realista says:

            Eu tenho 3 painéis de 500w.

            Este mês de Fevereiro geraram 64kWh desde o dia 1 ao dia 29 sendo quase tudo consumido porque eu programo as máquinas para funcionarem na hora de almoço, no pico da produção.

            Não é muito (e também estamos em Fevereiro) mas este mês poupei cerca de €10.

            Tenho os painéis desde abril 2022 e já geraram até agora 2.7MWh…

  6. Carlos Fernandes says:

    … A mais barata.

  7. Unknown says:

    Tesla sem duvida e criava um subsidio para comprarem esta marca.

  8. Lelo says:

    Polestar ou Volvo.

  9. Mestre Interespacial says:

    Se tivesse dinheiro para ele comprava um Tesla.

  10. Realista says:

    Se não olhasse a preços:

    Fisker ou Lucid.

  11. B@rão Vermelho says:

    Eu escolhi Dacia e Citroen, pelo preço, agora se fosse oferta escolheria uma das marcas Alemãs, ou Tesla

  12. Sergio+J says:

    Provavelmente comprarei Polestar. Mas tenho estado de olho também na BMW, Audi, Mercedes, volvo, Mustang (ford). Vai ser muitos test drives

  13. Luis says:

    Enquanto não tiver casa com garagem/parqueamento onde possa instalar carregador, não faz sentido. Sem ter isso em consideração, neste momento, talvez Tesla pela relação preço/autonomia/eficiencia que parece estar acima da concorrência.

  14. paulo+g. says:

    Vou ter de comprar outro, para substituir o velho a combustão.
    Não vou compar Tesla, porque ainda não fizeram o carro mais pequeno…

  15. Rui says:

    Tesla ou Renault sem sombra de dúvidas

    • Antonio+Vasco says:

      Se for um Tesla (ou qualquer outro) aconselho vivamente as baterias LFP, carrega se sempre até 100%, não temos que estar preocupados a carregar só 80%, em 56000km só perdi 8km de autonomia, e segundo vejo em alguns estudos, podem durar até 1,000,000km com perdas de 25%.

  16. andre says:

    Encomendei um citroen E-C3, para uma utilização e tambem alguns passeios de família vou fazer o teste, mais tarde terei que comprar um segundo carro, se o citroen corresponder as espectativas comprarei outro igual mas a gasolina, para as viagens mais compridas, se nao corresponder, comprarei um carro de segmento superior.

    • B@rão Vermelho says:

      @andre, também estou a pensar no E-C3, mas ainda não encomendei nada, ainda estou nos acabamentos finais da moradia que era para estar pronta em novembro de 2023, mas empresários tugas são um espetáculo, quando fores testar o carro se poderes dar a tua opinião agradecia bastante, acho que pelo preço pedido parece ser uma boa opção, eu vou utilizar o carro para pequenas deslocações não faço ferias em Portugal é mesmo para ir as compras visitar família e pouco mais.

  17. há+cada+gajo says:

    Nenhum. O mercado ainda não está claramente definido nem quanto à tecnologia nem quanto aos preços. É esperar para ver o que vem aí.

  18. freakonaleash says:

    O Citroen eC3, mesmo o eC4, são os únicos com preços decentes, ainda assim muito caros para o meu bolso, para as prestações que oferecem.

  19. Jose+Lapao says:

    Talvez um Polestar, um Volvo, ou um Tesla, ou Ford, não estou virado para marcas chinesas, e do grupo PSA nenhum, e explico porquê, pois neste momento tenho um elétrico Opel MOKKA-E e estou super insatisfeito com a marca em termos de software, apoio ao cliente, serviços, etc, o modelo que tenho é o ultimate 44000€, e não tem serviços á altura inclusive o sistema de navegação programa uma viagem de Évora ao Porto e vai só com uma carga, mas quando a bateria tiver uns míseros 10% envia-nos para o carregador mais perto, mas que a quantidade de bateria restante não chega para lá chegar. Ele só lê, tens 10%, os carregadores mais próximos são estes, mas segundo o consumo médio, esse 10% não chega para lá chegar. Hardware sob-aproveitado devido á partilha com outros modelos de hardware inferior. Enfim por querer ser o maior aglomerado de marcas o grupo PSA degradou toda a sua qualidade, e neste momento para mim vale 0 zero

  20. O Barbaro says:

    Estou indeciso entre o Kia Stonic, o Arona, o Cross e o T-Rock. Um destes vai ser ainda este ano.

  21. JL says:

    Tesla sem dúvida.

  22. São Pedro says:

    Gosto mais do veículos tipo carrinha ou então pequenos. O VW ID buzz e o Peugeot 208 são nesta data os meus preferidos.

  23. hackerpower says:

    Nenhum, nunca compraria um elétrico, estão longe de carregarem/abastecerem tão rápido como os carros a combustão e a autonomia teria que ser o dobro ou triplo do que é actualmente agora para o sequer considerar.

    Já para não mencionar que a rede elétrica não aguenta nem 1/3 do país com carros puramente elétricos e quanto a preços, tudo vai aumentar para o lado do que fôr mais gasto conforme o futuro, ou seja se a maioria forem veículos elétricos a eletricidade vai aumentar conforme.
    Quanto à poluição, é uma ilusão, esta malta vê a árvore mas não vê a floresta, só o que polui o planeta a produção de cada bateria para um veículo elétrico, diretamente para o solo, já para não falar da poluição para a atmosfera na produção dos restantes componentes, a somar ainda a poluição feita para gerar toda a eletricidade necessária para tanto veículo elétrico que existirá no futuro, vai dar ao mesmo ou em maior parte dos casos é mesmo pior do que veículos a combustão.
    Já não mencionando que quando a bateria estiver desgastada, não há maneira de a reciclar/destruir…
    Todos os dias abrem novas centrais elétrica a carvão na China.

    O que mais polui são comboios, barcos e aviões e esses ainda são a combustão.

    Os veículos ligeiros são uma gota no oceano…
    Assim como fechar a torneira e pouparem água é uma gota no oceano, na agricultura 2/3 da água gasta é desperdício…esses sim são os maiores culpados.

    Assim como a moda das palhinhas de cartão, etc quando é a pesca excessiva e os pescadores que matam (pesca excessiva muitas vezes gerando desperdício), poluem (atiram redes velhas, etc para o mar) e destroem a fauna marinha, são tudo modas e o povinho ignorante e iletrado adopta todas.

    Informem-se e critiquem e duvidem de tudo o que lêem, principalmente na internet, anda meio mundo a enganar a outra metade, sempre assim foi e assim vai continuar, cada um puxa a brasa à sua sardinha e ao seu clube ou tribalismo para daí tirar proveito.

    Tudo fazem para terem mais dinheiro, quando o bem mais valioso é o tempo, pensem bem nisso.
    Querem chegar mais rápido para estarem mais tempo com quem amam, etc ou demorar mais tempo e pouparem dinheiro.

    Cada vez que olho para o odómetro do meu carro e vejo que passei quase 24h por depósito no meu carro por causa de filas intermináveis de carros que não querem andar mais depressa para não gastar tanto, porque não têm mais para pagar o combustível ou seguro em causa de acidente ou preferem ir a brincar com o telemovel em vez de conduzir, é triste ver que perdi mais horas para estar com os meus filhos e com a minha família por causa da ignorância, avareza e falta de civismo dos outros.

    Já estamos aqui tão pouco tempo…aproveitem.

    • JL says:

      Você é que tem de se informar, é que não acertou uma.

      • Alberto says:

        interessante, se ele não acertou quais são as respostas corretas a tudo o que foi levantado?
        produzir Baterias não polui? porque não acertar seria isso
        Incapacidade da rede na produção de eletricidade não existe? porque não acertar seria isso
        Centrais a carvão não estão a ser abertas? Principalmente com os encerramentos das nucleares? porque não acertar seria isso
        Pesca excessiva não existe? porque não acertar seria isso

        Se ele não acertou uma então venha voce informa, prove lá que ele não acertou uma e forneça a informação correta.

        • JL says:

          A rede aguenta mais de 1/3, e bem mais.

          Polui, mas não quantificou, apenas deixou a dica que é o inferno.

          Não, existe alguma incapacidade ? Já lhe faltou luz em casa ?

          Não, as centrais a carvão até fecharam, conhece por cá alguma aberta ?

          As nucleares não é da nossa conta, não temos cá nenhuma.

          Pesca excessiva não existe, porque existem limites de pesca.

          Para quê informar quem não quer aprender ? e você é parecido com ele.

      • NunoManuelAlves says:

        Acertou zero

    • TM says:

      Uma questão bastante obvia, acha mesmo que por exemplo, eu, quero saber da poluição ou de algo parecido? Eu quero o carro porque é rápido, extremamente económico e posso carregar completamente grátis em casa com paineis fotovoltaicos…Podemos parar com a hipocrisia do ambiente porque isto não vai mudar simplesmente porque eu fui para um electrico lol

    • Antonio+Vasco says:

      Escusava você de gastar tanto do seu preciso tempo para dizer tanto disparate

    • Jose+Lapao says:

      Obrigado pela informação, realmente não se pode acreditar em tudo o que se lê na internet, o seu comentário é um deles. Há e já agora tem de me dar o contacto dos seus filhos quero lhe dar os meus pêsames quando idiota do pai morrer num acidente por excesso de velocidade.

  24. Giordano says:

    Byd. Só para mandar dados para a China e chatear os americanos

  25. Joao Ptt says:

    Se não for um “UMM” nem considero a possibilidade, aquilo é que é um veículo do aço.

  26. TM says:

    O meu model 3 chegou e já fiz 2000 kilometros, impecável, bastante melhor que o meu antigo cupra born. Em termos de autonomia, estou a notar que está constantemente a melhorar, começou nos 370 e já vou em 480kms, ainda não consegui atingir os 500 mas creio que vou conseguir em breve

  27. Anung says:

    Depende do orçamento.
    Pelo preço pedido o Tesla é provavelmente a melhor opção, mas depois entra-se num premium e percebe-se que a qualidade paga-se.

  28. Rui Ferreira says:

    Tesla Model y.Excelente relação preço / qualidade.

  29. Vania says:

    Toyota marca mais fiável de sempre

  30. lr says:

    Um Tesla ou um Kia Soul

  31. says:

    Neste momento, nenhum. Conto que o meu atual carro a diesel dure mais uns 10 anos. Quando lá chegar, vejo isso. Mesmo assim faço poucos kms (fazia mais). Se fosse a escolher hoje, pensaria num híbrido plug-in ou mesmo para um 100% elétrico.
    Mas para quem acha que os carros elétricos mais cedo ou mais tarde dão muita despesa, eu nem quero pensar quando levar o meu ao mecânico. Tem de mudar o kit de distribuição, talvez um injetor e o FAP. Ainda tenho de deixar o carro na oficina para pagar a conta…

  32. czarito says:

    Nenhum. Neste momento não tenho interesse em comprar elétrico.

  33. Carlos Figueiredo says:

    Um a motor de combustão! Até ao dia de hoje tidos os eléctricos revelam montes de problemas, seja qual for a marca.

  34. O Teixeira says:

    Definitivamente optaria por um elétrico da Toyota. Apesar de a marcar ainda não ter apostado muito já mobilidade 100% elétrica, a minha história com a Toyota já é de longa data. São carros fiáveis, que raramente andam nas bocas do mundo devido a polémicas, além de serem necessárias poucas manutenções.
    O BZ4X é apenas o início dos elétricos para a Toyota, tenho a certeza que o futuro é promissor e que sairão excelentes carros.

    • Nuno-Manuel-Alves says:

      nem por 20 mil USD os querem os chineses…. a Toyota sabe fazer carros ice, alias sabe monta los faze los esquece, hehehehe compram os legos dps montam , nao estao integrados verticalmente, nem vao estar, eles nao sabem nada de BEVs nada mesmo, e muito menos de Ai e muito menos de software, esquece nao percas tempo com a marca dos carros magicos

  35. Luiz says:

    ANdava a pé ou de transpotes públicos.
    Percebe-se que não é para todos quando um carro custa 25% do valor de uma casa.
    Há 25 anos uma casa custava cerca de 150000€ e um carro novo 15000€
    Hoje uma casa custa os mesmo 150000€ e um carro custa 40000€ se formos de modas e depois ninguém olha para um carro como a fiabilidade do motor, olham para a conectividade, para a multimédia, para os leds, para o soft touch dos materiais. Eu prefiro ter um carro que faça bem o que é suposto que é levar-me do ponto A ao ponto B e gastar o restou que daria num carro e é superfluo na saúde, educação e bem estar, pois é isto que nos últimos 50 anos o estado continua a tirar das nossas carteiras e ninguém faz nada.
    Concluíndo, comprar eletrodomésticos de ligar à parede para fazer sumos, conservar comida e passar a ferro ainda continua a ser mais barato.

    • TM says:

      Têm de me dizer onde há essa casa a 150k sem ser velharias e ruinas…acho melhor descer á terra, os preços dos automoveis aumentaram, os preços das casas duplicaram. Em termos de fiabilidade acho também engraçado porque um electrico tem um motor simples com poucos componentes, qualquer veiculo a combustão têm milhares de peças logo acho que é bastante óbvio que a probabilidade de avariar entre um e o outro é largamente diferente. E sim eu tenho bastante experiência em automóveis de combustão, tive 12 automóveis, adivinhe pk

      • Infinity says:

        Portugal é muito grande

      • Luiz says:

        Compre uma casa com o indispensável, não um palácio. Muito embora a casa mais básica para o estado seja um palácio. Sustentabilidade e viver com o que se pode, diz alguma coisa a alguns. Porém viver um mundo consumista e seguer tendências sem pensar em ter reservas para o que aí vem é dificil. O facto de ter 12 carros pode ser significativo, eu até posso bater com a cabeça na parede 12 vezes e não aprender, isso não me dá estatuto de relevância em saber de um assunto. Está explicado porque neste país qualquer um comenta, seja em rádio, tv e até aqui. Não quero fazer valer a minha palavra, apenas que o meu ponto de vista para os carros eletricos não é a chave para tudo, daí a diversidade de fontes de energia no setor automóvel.
        Eletricos são para pessoas que têm possibllidades de os pagar e tem estrutura de carregamento seja em moradias ou próximos de postos de abastecimento e cujas distâncias a percorrer vão de encontro ao que os carros oferecem sem ter que andar stressados e anciosos quando tem a beteria a 50% e ainda faltam centenas de km.

        Hibridos são o melhor dos dois mundos, pois permitem realizar viagens em cidade e em curtas distâncias com zero emissões, estando estes prontos para uma viagem longa a combustão ou misto para uma melhor economia sem ficar dependente de postos de carregamento cheios ou avariados pois as pessoas continuam a não fazer o que diz numa simples casa de banho: “Deixe este local como o encontrou”, se está sjuo é lógico que alguém muito pouco civilizado já fez******.
        Combustão divide-se em dois grupos, gasóleo será para grandes distâncias e não para aqueles que gostam da sigla TDI na tampa da bagageira e deitam fumo a torto e a direito.
        Gasolina será para fazer até 20000km ano e este número é uma tendência crescente pelo preço de manutenção e pelo fosso de diferença no valor dos combustíveis ser cada vez menor.

        ESpero que o mundo continue a consumir forte pois os impostos estão aí para se pagar e dar 100000€ por um carrão a gasolinia e pagar 40000€ de ISV e 1000€ de IUC é bom. Deixem que no dia 10 de março eles nos continuem a pôr o pé em cima. Votem

        • JL says:

          Agora existe diversidade, antes com a imposição dos combustiveis não havia.

          Anda stressado com a bateria a 50% ? bolas, como faz com o depósito do carro ? assim que desce 1/4 vai atestar ?

          Você até se contraria no seu texto, se os eléctricos são para quem tem estrutura de carregamento, e depois diz que os hibridos podem fazer viagens em cidade e curta distância com zero emissões ? Como faz isso sem estrutura de carregamento ?

          Se gasolina é para fazer 20 000 kms ano, então um diesel tem de fazer quantos para compensar ? Além de que os diesel já não ganham nos consumos aos a gasolina.

          “ESpero que o mundo continue a consumir forte pois os impostos estão aí para se pagar e dar 100000€ por um carrão a gasolinia e pagar 40000€ de ISV e 1000€ de IUC é bom.”

          Então quer dizer que os a gasolina é que são para quem tem dinheiro e pode pagar.

          • Luiz says:

            “Você até se contraria no seu texto, se os eléctricos são para quem tem estrutura de carregamento, e depois diz que os hibridos podem fazer viagens em cidade e curta distância com zero emissões ? Como faz isso sem estrutura de carregamento ?”
            Resposta: Simples: Mantenho o mmeu carro 1000CC de 18 anos a funcionar.

            Carrega em qualquer lado? as bombas de gasolina existem que nem cogumelos, já os postos de carregamento são como notas de 500, não se vê nenhuma. Não espero por 1/4 para carregar e rezar para a saúde da bateria não fazer como bateria de 3310 ao fim de um ano de uso, cai de 80% para 0.

            Quanto aos carros a gasolina, gasóleo e eletricos confira: https://www.youtube.com/watch?v=1MOcerxsK5Q

          • JL says:

            Tal como disse, você se contraria ao afirmar isso, tanto um electrico como um hibrido para fazer kms em zero emissões, têm de ter infraestrutura de carregamento, pior até para o hibrido, já que consome mais, mesmo em eléctrico. No entanto não responde à questão.

            Eu carrego em qualquer lado que tenha condições para o fazer, e são muito mais que aquelas que existe para abastecer, para ter uma ideia, da localidade onde vivo até chegar ao posto de abastecimento mais próximo tenho de fazer 15 kms para cada lado para abastecer, já com o eléctrico ou até com um hibrido posso fazer em casa.

            Podem existir na sua zona, não na minha. Não vê porque não quer, qualquer casa é um ponto de carregamento.

            Você espera mais que eu, já que tem de ficar lá a segurar o equipamento de abastecimento, eu ligo a ficha e vou à minha vida, até no trabalho. Nem tenho de rezar para que o motor a combustão dê problema, tal como o sistema de alimentação, escape, turbo, entre outras centenas de peças, e pelo menos temos pequenas ferramentas que nos atestam a condição das baterias, ao contrário de um motor a combustão.

            As baterias dos 3310 duravam 1 ano ? raio….

            Ele não fala em carros eléctricos em lado nenhum, e só me vem dar razão ao que disse antes.

          • Yamahia says:

            Ulhó TiBastos. Nc mais falou no Leaf. Já o deve ter deitado no lixo. looolooolool

          • JL says:

            Porque havia de falar ? Equipa que ganha não se mexe, no entanto falou da diferença em gastar dinheiro num gasolinas e gasóleo, onde compensa gastar num gasóleo, viu esse ? Looool

    • Zé Fonseca A. says:

      lol..
      a diferença é que há 25 anos uma casa que custava 150k era um T4 novo em Lisboa, hoje por 150k compras um T1 na margem sul com 40 anos

    • JL says:

      Então a pergunta não era para si.

  36. HM says:

    Tesla, Renault, KIA, por esta ordem

  37. Nalidex says:

    Compro Mercedes ou BMW, conforme o modelo e design. A qualidade está sempre lá. O próximo será mais caro por ser elétrico, mas que seja uma coisa boa.

  38. António says:

    híbrido será o meu investimento.. eléctrico passo por eles na AE com um Fiat Uno 60SX

    • JL says:

      Eu também passo por fiat uno e até hibridos….

    • Antonio+Vasco says:

      Lool, está a brincar, não? Só se a pessoa não quiser andar, preferir disfrutar o silêncio e a ouvir uma boa música na optima aparelhagem que os electricos teem. Porque senão, bye bye unos, renaults, vw, e mesmo bmw e afins.

      • Yamahia says:

        Aí está o @Antonino armado em racing

      • Nuno-Manuel-Alves says:

        Nick name .: TonY Racing Stage 2 Remap Turbo hybrid synthetic fuel…. chega ao fim ….Só que afinal Nao :):):):):):):):) essa do fiat uno passar foi “linde e bonite” explica la isso que eu não entendi…. pensava que so o yamahia conseguia tal façanha e so quando os Bevs estavam parados, agora em andamento é o outra história.

  39. _RJCA_ says:

    Se dinheiro não fosse problema para ver um veículo movido a energia elétrica, o Mach-e Mustang da Ford seria o veículo que eu compraria. Por outro lado, como já tive a oportunidade de conduzir um Zoe e um Peugeot 208 elétrico, este ultimo parece ser uma boa opção de veículo mais barato. Também acho graça ao Spring da Dacia…

  40. SergioP says:

    É tudo questão de fazer contas.
    Para quem fizer mais de 15.000 Km/ano e mantiver o carro pelo menos durante 8 anos, o elétrico compensa um pouco. Quem o mantiver mais tempo, compensa ainda mais. Menos do que esses km/ano e falando somente na questão económica, não adianta. É questão uma questão de “gosto” e de moda…

  41. PMGR says:

    Caríssimos, esta já é a quarta vez que tentam fazer com que o carro eléctrico seja um meio de transporte, mas lembrem-se de que quando o automóvel foi criado , o primeiro foi eléctrico e não vingou, daí se ter preferido o motor a combustão. Eu ainda continuo a preferir o velho motor a combustão, pois um veiculo eléctrico, comparo-o com um telemóvel, tem um ciclo de vida curto, em virtude da vida útil das baterias, mas com isto não quer dizer que seja 100%, contra aos mesmos.

    • _RJCA_ says:

      Uma quarta, depois será uma quinta, sexta e por aí fora…

    • JL says:

      É? Então quais foram as outras onde tiveram à venda ?

      Não vingou ? Tanto que vingou que estão aí.

      Ah claro, nunca são contra…

    • Nuno-Manuel-Alves says:

      desculpa????? tentaram quantas vezes ???? , vai ver bem a historia procura, investiga e vê as 3 razoes e as 3 tecnologias que estavam em competição… viragem do Século meu amigo…
      1 Preço do KW na altura (agora é o contrario)
      2 o Senhor que inventou o motor de arranque elétrico senão eram pulsos deslocados e braços partidos quando a manivela saltava nos motores a combustão
      3 e por ultimo Agradece ao Sr. Rockefeller que disse para que é preciso pagar pelo Kw tanto dinheiro se um litro de gasolina iria custar 2 ou 3 vezes menos.
      são estas as razoes amigo para o Bev não ter ido mais para a frente, entretanto em 1996 a toyota e a Gm fizeram um Ev1 e um Rav4 Eletric com um super sucesso e em 2006 abateram nos a todos apenas sobrando alguns para museus e faculdades, de salientar que o EV1 salto erro fazia ja 160 Km com uma carga e era movido por um motor de apenas 160 cv acho eu, entretanto um gajo chamado Moscas comprou a Tesla em 2003 e em 2008 lançou o Tesla roadster, 2012 model S 2015 model X e por ai fora ….. o Resto é história.
      os Ice é a maior falácia de todos os tempos… a arrear fumo desde 1870:) nunca foi bom nunca foi fiável nunca foi eficiente a unica coisa em que ele é bom é produzir calor e arrear Fumo, adora sumo de dinossauro e manutenções senão deixa de funcionar tamanha é a fragilidade da traineira, é o que é….

  42. Tiago Cordeiro says:

    Meu rico Polo a gasolina. Gasta 5.0 lt/km, abasteço e pago em 5 min e tem autonomia de 800km. Posso usar à vontade o ar condicionado e não sou assaltado pelo stress ” e se não chego a tempo a casa?”

  43. Luís says:

    A questão aqui é ” Se tivesse que comprar um carro elétrico, por quais marcas optaria?”

    Poucos responderam, a grande maioria optou por troca de insultos e especular quantos cada um ganha ou deixa de ganhar.

    Falando de questões ambientais, penso que não existem soluções perfeitas entre a mobilidade e emissões 0, mas antes de a humanidade lá chegar ( se lá chegar), pelo que aqui vejo, óbviamente, terá que se melhorar a falta de civismo, que é compensada pelo excesso de intolerância e inveja.

    Antes que especulem sobre a minha condição financeira deixo já aqui claro que sou um trabalhador a recibos verdes e que mensalmente a minha faturação ronda o ordenado mínimo e por vezes até menos, mas como sonhar, para já é gratuito e livre de impostos vou então dar a minha resposta à questão que foi realmente colocada:

    O elétrico que acho mais interessante é o kia ev6, não só pela estética que me agrada bastante como também pela autonomia anunciada que já me parece bastante razoável.
    A nível mais realista, que talvez um dia lá chegue, sendo a esperança a última a morrer, neste momento aguardaria pelo anunciado model 2 da Tesla, que segundo eles, trará uma autonomia semelhante à do model 3 e o preço previsto rondará os 25k.

  44. Mimo says:

    Comprei Tesla 3,para mim único problema muito comprido

  45. Joao+M says:

    Quando comprei o meu EV eu andei a correr varias marcas e acabei por escolher a Tesla.
    Na minha “ronda final” de escolhas estive a pender entre ia EV6 e o Tesla MY mas acabei por escolher a Tesla por causa da infraestrutura SuC que é uma mais valia.
    BMW, por exemplo, para um carro da mesma gama e alcance do Model Y eu teria de desembolsar acima de 80-90.000€ . O Jaguar I-Pace , pelo menos ano passado, não me parecia boa escolha no que toca a tecnologia (Acho que a JAguar ficou presa no passado e criou um EV só porque sim).
    As marcas mais normais, como Peugeut, Renault (as que vi), não tinham boa opção full EV. Então, Tesla ganhou. Como nunca tive um carro premium antes do Tesla, foi um grande salto para mim no que toca a acabamentos e qualidade do carro em geral. Enfim. no final o melhor é sempre fazer test-drives e ver o que cai melhor na carteira. O resto são gostos. Agora, uma coisa que se nota muito é que parece que a malta olha para as marcas como quem olha pra clubes de futebol….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.