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Os carros elétricos são seguros? Casal da Flórida descobriu a resposta da pior maneira

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Realista says:

    “. O problema não está, aparentemente, nas próprias baterias.”

    Portanto é a mesma coisa que nos carros a combustão da Mercedes andaram a recolher veículos que estavam a arder por causa das luzes da traseira lol

  2. AlexS says:

    Surpreendido por não ter alastrado à casa toda. Devem ter bons sistemas anti incêndio e materiais.

  3. Berto says:

    Mas os carros a combustão também ardem? Ou só os eléctricos?

  4. Naodouonome says:

    Podem não ser muito frequentes mas como se vê no vídeo pode acontecer com o veículo parado/desligado o que é mais grave ainda.
    Existem imensos casos com Teslas, pessoas que não conseguiram sair.
    O último caso com um veículo eléctrico novo, fez arder um navio!!
    Porque será que baterias LiPo não podem ser enviadas por avião!!
    Porque será que temos de avisar as hospedeiras caso os equipamentos eléctricos comessem a aquecer sem razão aparente!!!

    • Realista says:

      Existem montes de situações assim em todos os veículos a combustão… não é exclusivo.

    • Rui says:

      Primeiro se estás num tesla e não consegues sair ou tiveste um acidente que comprometeu a extrutura da porta ou a culpa é tua por não conheceres o carro que estás. Sim a porta abre electricamente mas sim existe uma alavanca manual mesmo numa zona de fácil acesso, tão fácil que havia malta a usar por engano…
      O barco que ardeu ainda não tinha sido confirmado a razão ter sido um elétrico. Foi apenas expeculado.
      Quanto à carros a arder na garagem desligados a Mercedes é especialista nisso. Mesmo em Portugal tiveste reportagens e investigações da PJ a conta disso em modelos a diesel.
      Não é nada de novo um Mercedes arder do nada horas depois de estar parado. Já quase que é característica e não defeito…

      • Yamahia says:

        Tens a tripulação toda a testemunhar que foi um carro eléctrico mas continuas a afirmar que é especulação. Tira as palas,pá.

      • Realista says:

        Só quem não entende nada de carros é que não consegue entender que o sistema de propulsão elétrico é diferente de ter um carro eletrónico, isto é, não é por um veículo possui um motor elétrico que automaticamente tudo dentro no carro passa a ser elétrico também…

        Portas elétricas, Janelas elétricas, Travões elétricos, Direção Elétrica, Radar, Line Assist, etc etc etc são coisas que são independentes do sistema de propulsão (sistema de propulsão = o que faz o carro andar para a frente) e estes sistemas acessórios podem também ser incluídas em carros a combustão. Aliás, existem carros a combustão que são mais elétricos que muitos carros 100% elétricos.

        Existem EVs que não têm travão de mão elétrico ou portas elétricas e nem sequer a mala é elétrica e nem os retrovisores são ecrãs ou recolhem sozinhos. Outros até para ligar o carro é preciso colocar a chave no canhão e rodar como se faz num carro a combustão.

        Só nestes ponto existe uma carrada de carros a combustão com mais eletrónica que muitos EVs… mas alguns teimam em considerar que tudo o que é eletrónico é de carro elétrico.

        Por exemplo a minha Sharan têm portas elétricas na traseira e é a combustão. E sinceramente nunca tinha pensado como é que se abre a porta se ficar sem energia…

  5. O casebre feudal says:

    Está mais que comprovado que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE, mesmo novos.

    Ainda assim, a maioria dos elétricos têm um sistema de corte total da bateria e mecanismos de protecção.

    Aqui falta de certo metade da história, que deve incluir “testes ao elétrico” à tolinho que meteram alguma pancada na zona de baixo, da bateria. Já não é a primeira vez que isso acontece. Uma bateria num carro com algum uso, ou já deu problemas ou não dá, sem um fator externo. O mesmo num ICE salvo se for um curto circuito em cabos (nos carros italianos isso é mato, fruto de má qualidade e mais conectores. )

    • JL says:

      São? Então demonstre lá? Porque um artigo aqui no pplware diz o contrário.

      • JL says:

        Ok, li ao contrário.

        Sim, tem razão.

        • Pois é says:

          Engraçada a falta de imparcialidade, o “O casebre feudal” faz uma afirmação que não “demonstra” e como na primeira leitura achaste que estava a dizer mal dos eléctricos sai logo um “demonstre lá”. Mas como afinal o post era “a favor” dos eléctricos então passou logo para “tem razão”, mesmo continuando sem demonstrar… isto de ser fanboy…

          • JL says:

            Nunca se enganou na vida ? Parabens !!!

            Não por acaso li esta frase com o sentido contrário, o que já se sabia que era o inverso.

            “Está mais que comprovado que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE, mesmo novos.”

          • JL says:

            Já agora, se sou fanboy, a maioria dos que andam por aqui também.

            Afinal não sou diferente.

          • Pois é says:

            Em todo o caso, e como eu, ao contrário de outros, de facto não sei qual o tipo de veículos que têm mais episódios de incêndio espontâneo, gostaria que me ajudassem a encontrar o(s) estudo(s) que comprovam “… que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE”.
            Assinalo que estou particularmente interessado em estudos que analisem veículos novos/recém adquiridos, já que os “de idade” podem por um lado sofrer de problemas motivados por deficiente manutenção/uso e por outro podemos considerar que ainda não há assim há tanto tempo eléctricos que seja razoável analisar viaturas com muitos anos.
            Finalmente, interessa-me rácios de “anomalias versus viaturas em circulação” e não valores absolutos, que naturalmente dirão pouco sobre a temática.

          • JL says:

            Está aqui no pplware, vários deles, e não são estudos, são dados estatísticos, de ocorrência, de factos e não de achismos porque viram 2 notícias com incêndios de eléctricos.

            Pergunte também as marcas porque fazem tantos recalls a veículos com poucos anos para corrigir problemas que evitem incêndios.

    • Yamahia says:

      Ó Casebres, só agora em Odemira ardeeram dezenas. Nenhum era eléctrico. Estás carregado de razão looolooolool

  6. Vasco says:

    O facto de arderem por vezes alguns VE não os torna intrinsecamente inseguros. Infelizmente sempre arderam e continuarão a arder veículos, independentemente de serem MCI ou VE.

  7. piratadosbits says:

    1 milhão de prejuízo ? Puxa que o carro é caro!!

  8. JS says:

    Ha aqui um frequentador destas páginas de VE que parece que tem sempre razão e dúvida das opiniões de quem as dá
    Está sempre a pôr em causa qualquer opinião muitas das vezes perguntando onde vão buscar essas afirmações
    Posso não ser instruído em muitas questões aqui colocadas, mas em algumas sou, mas não duvido nem ponho em causa ninguém
    Haja paciência

    • JL says:

      Óbvio, porque factos não são opiniões.

    • Pois é says:

      Pelo menos esse frequentador reconheceu-se logo… acaba por ser de louvar…

    • Realista says:

      As noticias captam mais atenção dos fenómenos raros do que os comuns.

      Para teres uma ideia se hoje te aparecer nas noticias que alguém apareceu com covid na tua zona de residência tu nem ligas, mas se fosse em 2020 entravas em alerta e prestavas atenção. O mesmo se passa na guerra da Ucrânia, em 02/2022 nas noticias causavam impacto, em 08/2023 não causa espanto nenhum entre outros casos, ao qual se incluem incêndios automóveis. Noticias de automóveis a combustão a arder são imensas, já de veículos elétricos a arder são escassas e portanto causam mais impacto do que aquilo que na realidade é…

      Isto não é opinião, é um facto económico.

  9. Lelo says:

    Não percebo como como não existem mais marcas a mudar para LFP.
    Não são infaliveis, mas são muito mais seguras, baratas e carregam até 100% as vezes que forem necessárias.

    • O casebre feudal says:

      Porque as LFP têm uma gestão muito mais complicada e imprecisa, além de terem menos densidade energética.

      • JL says:

        Algumas estão a optar pelas LFP nas versões com menos bateria como é o caso da Tesla, BYD, MG, Volvo.

      • Lelo says:

        Mais complicada e imprecisa ?! Isso quer dizer o quê ? É que a Tesla usa e vai alargar a mais versões e mesmo a Ford usa na versão base do Mach-e…
        Quanto à menor densidade sim, mas é uma falsa questão e tem vindo a melhorar. Alem disso, porque se pode e deve carregar até 100% a autonomia em viagens com necessidade de carregar em PCRs é similar ás NMC em que não é aconselhável mais de 80/85%.

        • Patinho feio bonito says:

          “Mais complicada e imprecisa ?! Isso quer dizer o quê ?”… pois, mais complicada e…mais imprecisa. Agora para educá-lo: nas LFP as diferenças elétricas / tensão entre o 0% e o 100% são muito menos acentuadas que nas outras, logo o Battery management system necessita de cargas e descargas completas para o cálculo da % correta; senão acontece de achar que tem 15% e fica pelo caminho…

          “Quanto à menor densidade sim, mas é uma falsa questão”: ora mostre lá dados concretos onde é uma falsa questão. Queres ver que todos os engenheiros metem baterias de NMC e similar nos aparelhos pequenos e carros “long range” e andam enganadinhos…se eu fosse a ti mandava o CV…

          • Lelo says:

            Mudas de nick mas nao acrescentas nada…Quanto à falsa questão da densidade vs autonomia lê outra vez, e outra se for necessário a ver se atinges.

        • JL says:

          É um facto que têm menos densidade, no entanto tem vindo a aumentar a uma velocidade incrível, só que as nmc tambem.

          A questão das cargas a 100% tem a ver com a química, como são uma química mais propricia a desbalanceamentos é recomendável carregar mais vezes a 100%, já que nesse estado de carga são mais fáceis de balancear porque a resistência interna aumenta, e como estas não sofrem do mal das nmc de ficarem muito tempo nos 100%, acaba por ser ouro sobre azul.

          Não tarda muito serão as baterias de eleição, mais duráveis, mais estáveis, menos minérios críticos, não usam cobalto é muito pouco lítio, a além destas vantagens, não ardem, nem têm o efeito de “thermal runway”.

          • Lelo says:

            @JL, exacto. A parte da segurança pode ser a mais relevante.
            Vendo o caso da BYD no modelo Han, tem LFPs com 85kwh net com autonomia equivalente ao EQE 500 com 90kwh NCM e bem mais que o i5 M60 com 81kwh( peso ,performance e tamanho equivalentes)
            A própria Tesla mostrou a intenção de utilizar LFPs com packs de 75kwh nos model 3/Y e até de 300kwh no projeto BUS…
            Isto vindo de duas marcas que praticamente nem vendem EVs(!)…devem andar bem enganados.

  10. MLopes says:

    há um ano atrás um tio da minha esposa também descobriu da pior forma que os carros com motores térmicos não são seguros e ardem…
    ohhh esperem…o titulo e o assunto eram clickbait e eu caí na treta…quam me manda ser nabo(?) 😉

    • Joaocesar says:

      a tua esposa deve ter comprado um carro com filtro de particulas se tirares isso vais ver como esses problemas acabam é que as temperaturas dos ditos são altissimas e tem tudo para correr bem.
      o meu colega tambem ficou sem o carro por causa do filtro de particulas é a evolução dizem eles.

      • Realista says:

        A Mercades era o folim traseiro e fizeram recall por risco acrescido de incêndio;
        A Hyundai fez recall por problemas elétricos por risco acrescido de incêndio;
        A BMW fez recall por causa de uma válvula no motor por risco acrescido de incêndio;
        A Stellantis fez recall dos Cherokee devido a um problema elétrico no motor por risco acrescido de incêndio
        A Audi fez recall devido à bomba de água, por risco acrescido de incêndio

        Enfim… mas tu encontraste o denominador comum que é o filtro de partículas que aquece em demasia.

  11. Joaocesar says:

    Um perigo ! e com n centros comerciais a colocarem carregadores nos parques substerraneos !!! é até acontecer o 1º

  12. Yamahia says:

    O sacana do meu vizinho do lado comprou um Taycan e a garagem dele é mesmo debaixo do meu quarto.
    Espero bem não ter q fugir daqui a 7pés um dia destes…

  13. EEQTR911 says:

    Há milhares de exemplos de carros elétricos a arder. Supostamente o CE era para diminuir a pegada de CO2 mas afinal desde a produção causam ainda maior poluição que um CI.
    Mas ainda há quem acredite na farsa do carro elétrico…

  14. JL says:

    Aqueles pneus são a prova de fogo ? Estranho.

  15. PJA says:

    Isto não quer dizer que um BEV é menos seguro do que um ICE. Acidentes deste tipo acontecem em todos os carros, por vezes algo falha. Felizmente ninguém ficou ferido, isso é que é importante.

  16. JoBapCon says:

    Informação truncada e incompleta. Maior conhecimento da tecnologia que equipa os veb é necessário que seja dado ao público em geral.
    Publicidade gratuita à favor dos veículos com motor de combustão, muitos veículos não eléctricos da marca referida nesta notícia já se incendiaram, inclusive do segmento premium

  17. Hugo says:

    Já aí anda o vendedor dos eletrodomésticos! Cuidado com o influencer…

  18. Ze says:

    Foi como uma luva

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