PplWare Mobile

Rússia já está a desenhar a sua própria estação espacial para o pós-EEI

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Autor: Maria Inês Coelho


  1. irritadiço says:

    Baseado no 2001 Odisseia no Espaço, o último filme de ficção científica que esteve nos cinemas na Prússia!!

  2. joaomatos says:

    Uma coisa que eu descobri recentemente, é que a tecnologia EUV que a ASML usa, foi entregue pela Rússia em 2010!
    Os Russos descobriram que não tinham escala para produzir chips usando as tecnologias correntes(Aplicando foto-mascara), por isso partilharam a tecnologia de forma a que no futuro também eles pudessem beneficiar da tecnologia…os Russos tem um defeito enorme…são muito ingénuos..
    Mas moral da Historia, a ASML usa tecnologia Russa nas suas máquinas de litografia EUV..

    Agora, o que eu descobri no processo é que a Rússia, vai construir uma máquina em 2023(tecnologia laser), e mais 2 a um prazo de 5 anos de investigação(baseada em Raios X, que permitem obter melhor processos de produção, pois o Raio X tem um comprimento de onde muito inferior ao laser)..
    Ou seja talvez em 10 anos os Russos estejam já a produzir chips nessas maquinas, mas atenção, esta proposta dos Russos, parece saída da ficção cientifica, porque as 2 ultimas maquinas que referi vão ser as primeiras no mundo a não necessitar de foto-mascara, ou seja muito mais barato, em todos os sentidos, e talvez por isso se torne uma tecnologia utilizável em baixa escala de produção…que é o que os Russos fazem…eles produzem para eles..
    Agora os métodos usados nestas 2 ultimas máquinas, são tão complexos, que …os Russos podem falhar no processo!
    O que eu vi foi os Físicos da Academia Russa de Ciências, falarem sobre este tema, e nesse processo explicam que podem não conseguir atingir objetivos, também nesse artigo, eles falam da tecnologia entregue a ASML.. até o cumprimento de onda do laser eles entregaram a ASML(13.5nm)

    O que eu não me recordo é se a maquina a fazer em 2023, usa foto-mascara ou não…mas eu suponho que não, pois a tecnologia por trás da criação de uma coisa dessas parece saída da ficção cientifica, ou seja eles vão ter que estar em investigação vários anos pelo menos, e isto assumindo que a investigação é bem sucedida..

    • Test User says:

      Desde quando é tecnologia Russa ou de qualquer país. Se esta a ser desenvolvida desde 1960-
      Se ASML teve um protótipo fez em 2006, como é que tecnologia foi entregue em 2010 .
      Também foram russos que desenvolveram 5 nm.

      Propaganda esta queimar cérebro a estes Russos,

      • joaomatos says:

        Eu não disse que é tecnologia Russa, o que eu disse é que a ASML _usa_ tecnologia Russa nas suas máquinas EUV…são coisas bem diferentes não?

        Pelo que percebo a tecnologia entregue, permite trabalhar em diferentes nós, mas claro tem que haver ajustes, agora ajustes onde …não sei porque não tenho competências nessa área.
        Deves primeiro pesquisar e instruíres-te, para depois poderes comentar…a informação está disponível da net.
        Pelo que percebo, os processos de 5 nm ou de 2 nm, etc não passam de melhoramentos feitos na pós construção das máquinas..
        As maquinas teem limites físicos de operação..imagina crias uma máquina que é capaz de fazer dos 28-1nm, estes são os limites da máquina.
        Para obteres processos abaixo, vais ter que iterar no hardware físico, muito provavelmente nas lentes, e este processo é feito em laboratório, cada vez que a ASML lança uma nova máquina.
        Agora além das máquinas, há muito trabalho a ser feito pelas empresas que compram estas máquinas.

        • Test User says:

          Informação esta net, mesmo assim continuas e ainda tens arrogância que outros que tem de se instruir.

          Vamos ignorar que ASML fizeram protótipo em 2006. Na tua teoria é que foram Russos entregaram tecnologia em 2010. Nem uma fonte na tua teoria.

          Se os Russos estavam mais avançados, não desenvolvem porque 5 nm ou de 2 nm porque mesmo ?

          Porque importam mesmo chips, se estão mesmo avançados ?

          Podem estar desenvolver mas agora ter sucesso é outra coisa. Se investigasses sabias que Raio X tem limitações, não tem a mesma eficiência e mais adequada para certos cenários.

          Não te cures da propaganda. Continua ignorante.

          • joaomatos says:

            Não é uma questão de estar mais avançados…é uma questão de escala.
            No relatório final das equipas que fizeram a investigação e desenvolvimento, eles concluíram que a Rússia nunca conseguiria justificar a introdução dessa tecnologia, porque não tem, escala, ou clientes externos que pudessem justificar isso.
            A culpa principal é a necessidade da criação da Foto-Mask…que custa vários milhões, e gasta-se ao fim de um X de tempo tens que produzir outra..
            Isto só se pode justificar, para produção em alta escala, que é o que se passa com Taiwan/Coreia, por exemplo..

            Na altura a industria de Chips não tinha tantos clientes como tem hoje, e pelos vistos o futuro depende dela a 100%.
            Ora em maquinas que usem tecnologia que depende da Foto-mask, tu tens que produzir processadores na casa dos milhões, caso contrario perdes imenso dinheiro só na criação da Foto-Mask..

            Não é uma questão de arrogância, tens que perceber que a necessidade de usar foto-mask limita e muito a utilização destas tecnologias..a historia dos 5nm ou 2nm, isso é outra historia e é uma coisa que não tem nada a ver com as maquinas da ASML, mas sim com processos de otimização..essas coisas são desenvolvidas pelas empresas que compram as máquinas a ASML..

          • Test User says:

            joaomatos continuas a fazer afirmações sem sentido e fundamento.

            1- Litografia já existia . Foi dominada por americanos, depois Japoneses Canon e Nikon na década 90 e depois ASML.
            No teu mundo fantasia só passou existir com EUV.

            Canon em 2005 estava desenvolver EUV. Também foram Russos?

            2- Holanda com ASML e Taiwan com TSML, conseguem criar escala e grandes potencias como EUA, Russia e China não conseguem.
            Alem de não conseguiram, ficam dependentes por causa da escala.
            Essa é tua teoria?

            3- Vamos ignorar também industria de chips da Rússia. Maior fabricante JSC Mikron que existe desde 1959.
            Vamos ignorar Rusnano que existia antes 2010.
            Vamos ignorar todos fabricantes russos, coitados não tinham escala.

            Não te cures da propaganda que já não tens salvação.

          • joaomatos says:

            Test User,
            Para ser franco acho que perdi a vontade de te fazer perceber o que quero dizer..
            Mas focando no tema..
            Os EUA já não teem tecnologia para fabricação em série, que o diga a intel que não consegue baixar dos 14 nm, e porquê?
            Muito provavelmente porque atingiram o limite mínimo do hardware que tinham!
            Por isso é que a intel anda a comprar maquinas da ASML..e isto é publico!

            O projecto de investigação e desenvolvimento EUV foi feito pela União Soviética na Década de 80, e nessa altura sim não tinham escala, por isso é que eles teem vindo a ser patrocinados pela ASML para novos desenvolvimentos de 2010 para cá, porque pararam o desenvolvimento das máquinas deles…
            A Rússia e Bielorrússia produzem maquinas de litografia também, ou produziram.
            Pelo que percebo vão voltar a produzir, mas baseadas em novos conceitos, alguns desses conceitos eles já fizeram investigação e desenvolvimento para a ASML.

          • Test User says:

            joaomatos não te cures da propaganda. Nessa cabeça foram os Russos .

            Na década 70 Rússia fez estudo (multilayer mirror) que permitiu os desenvolvimentos EUV na decada 80 pelos Japoneses. So em 2006 ASML consegui fazer protótipo que conseguia fazer produção de Chips.

            Se não consegues perceber que não foram Russos que desenvolveram EUV, estas com cérebro queimado da propaganda.

            Fonte: https://www.asml.com/en/news/stories/2022/making-euv-lab-to-fab

    • David Guerreiro says:

      Deixa de ver a RT tv, é só mentiras.

    • Jane Doe says:

      O pastor Putin ordena e as ovelhinhas obedecem e repetem o que lhes mandam 😀

  3. émeu says:

    Tretas, a Rússia não tem interesse em ter uma estação espacial propria, o ocidente sabe disso mas ao mesmo tempo não quer perder o investimento russo nesta e na proxima estação espacial. Isto é meramente uma birra em resposta as sanções.

    • joaomatos says:

      Em parte concordo com o teu comentário,mas depois da gente ver os níveis de Russofobia…típicos de países nazis…será que eu posso apontar o dedo aos russos por não quererem mais nenhum projecto em comum??
      Até vistos, casas, barcos, contas bancarias, etc, uma violação da carta dos direitos humanos por completo!
      Eu concordo que a Rússia não tem interesse numa estação só deles, porque o custo é brutal, mas ao mesmo tempo, percebo porque o estão a fazer.
      Talvez quando a guerra na ucrânia terminar, e se os direitos dos Russos forem repostos, talvez eles não construam uma estação espacial só deles..o tempo o dirá..

      • Atento says:

        Parece-me que a actual guerra na Ucrânia alterou de forma quase permanente a abordagem dos países no contexto da colaboração internacional.
        Vamos assistir a uma tendencial polarização entre blocos, sim mais de 2, até porque a China não é próxima da Rússia, com os países ocidentais a controlarem de forma mais incisiva, o acesso a nova tecnologia (se é que ainda vão a tempo).
        Isto, para concluir que, depois da guerra na Ucrânia terminar, a Rússia não voltará a ter livre acesso ao Ocidente por muitos e longos anos.

        • joaomatos says:

          Concordo com a tua análise,
          E acho que os Russos fizeram a mesma análise, por isso é que estão a pensar numa estação espacial só para eles..
          A China é um País que depende muito de exportações, logo não pode apoiar a Rússia de uma forma incisiva, os Chineses são viciados em trocas comerciais, e teem que navegar a corrente situação..
          Eu acredito que vai haver uma polarização brutal, pelo menos entre 2 blocos( Mundo Multipolar ), e penso que está para durar..

          Os Brics vão se expandir em Brics+, irão e Argentina já estão confirmados, a Arábia Saudita e o Egito também já deram sinais de que podem querer entrar nos BRICS+

          Eu acho que a Europa já se está a unir aos EUA, e depois de aceitar tal união…não há volta atrás..os Americanos tornam-se nossos donos.Pelo que já percebi Airbus e a Boeing serão parte do mesmo conglomerado de empresas..

          Quando dizes que vamos assistir a uma polarização entre blocos, e referes mais do que 2, quais são os blocos que te referes?
          Eu tinha imaginado BRICS+ de um lado e EU+EUA do outro..

          O teu comentário é muito bom!

    • Sergio J says:

      Se já tiveram a MIR não vejo porque não haveriam de partir para outra do mesmo género.

    • Luís Pacheco says:

      Porra… Até que enfim…
      Claro que não. Nem de longe. É um mesmo só para alguns enevoados

  4. Joao_LT says:

    Esse modelo de tecnologia ainda esta em desenvolvimento no mundo académico, nós humanos, com conhecimento e tecnologia que temos no mundo actual ainda não nos permite dar salto que alguns gostariam de dar. Ainda falta estudar e compreender, transformar em tecnologia muitas areas da quimica, fisica que têm de progredir para criarem as condições ainda, repido ainda para o inicio dos inícios de outro tipo e domínio de energias e forças para então aí incorporar-nos o liser, microondas etc…. até lá…vão assistindo a tentativas de incorporação na tecnologia atual…

  5. Joao_LT says:

    Nós humanos adoramos e sonhamos muito em conquistar espaço, sonho é bonito e nós da otimismo, entusiasmo mas espaço é local perigoso, muito perigoso para qualquer tipo de vida. Tem locais quente outros frios e temos ainda de aprender a descobrir as zonas de sobrevivência e como chegar até lá…. sonhar dá-nos asas para continuarmos a descobrir e inventar, quem sabe um dia? não aparece um Newton, um Einstein, mas na verdade o que temos é evolução e continuidade da ciência nos últimos 3000 anos. Que é muito mas muito pouco para nossa ambição. Vejamos o motor combustão interna, evoluiu muito pouco nos ultimos 100 anos… nós gostamos ter conforto mas a que custo!!! dos outros??? Vou só dizer isto….imaginem que temos gente sabia capaz ir para espaço… hora maior dificuldade seria morte lenta e mudança do corpo, mesmo pensemos que tudo correria sem problemas e que cientista, eng., astronauta morreria com 100 anos…. penso que a nova geração nascida no espaço teria hipoteticamente outra forma corporal, que nem nós sabemos, e conhecimento???? será que esses novos seres teriam mesma memoria que nós para aprender????
    Meus amigos, nós estamos condenados a viver na terra, somos filhos da terra… se vamos para espaço….talvez um dia…e serão muito poucos…. teremos que fazer todo esforço para salvar a raça húmana do extermínio e extinção pelo calor e gravida do centro…. até lá vamos sonhando geração pós geração e vamos morrendo como filhos da terra lentamente, é cíclo normal das galaxias e via-lacteas… o destino é a destruição e começo. Nós húmanos somos únicos …. voar pelo espaço só se ouve ruido, sons do próprio dinâmica e movimento do espaço, espaço onde viajar é meio muito perigoso porque não sabemos o estado da materia… como muita gente pensa que é vaco ou não existe nada….não é bem assim… tem de tudo…

    • joaomatos says:

      De facto na corrente geração, não vamos ter terraqueos a colonizar a Galáxia…até no espaço somos imperialistas…que desgraça! 😀
      Ou seja todo o investimento no espaço é á partida uma perda colossal de dinheiro..o espaço não trás receitas para uma estação espacial, por exemplo, é tudo dinheiro que é preciso investir..

      Talvez um dia tenhamos tecnologia para missões alargadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.