Renault quer produzir 150.000 unidades por ano do Twingo elétrico a preços acessíveis
O Twingo é ainda um carro icónico. Lançado em 1992, atravessou várias épocas nas suas 3 gerações que a Renault disponibilizou ao longo de 22 anos. Foi, para muitos, o carro das aventuras, e a marca francesa vai relançar este veículo agora numa proposta 100% elétrica. A meta parece ambiciosa: produção de 150.000 unidades por ano.
A Renault assinou um memorando de entendimento com o governo esloveno para produzir a quarta geração do Twingo na fábrica de Novo Mesto a partir de 2026. O mais interessante de tudo, segundo os funcionários, é que o objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.
Este número é surpreendentemente ambicioso, sobretudo se tivermos em conta que o Twingo partilhará as atenções com o R5 e o R4, cujas projeções de vendas são igualmente elevadas. Segundo é referido, esta atribuição do novo modelo permitirá manter os 1400 empregados na fábrica eslovena, que produz atualmente o Clio.
Renault quer produzir um Twingo em menos de 10 horas
Apresentado como protótipo no ano passado, o novo Twingo será desenvolvido num período recorde de 24 meses. Espera-se que seja lançado no final do próximo ano, com um lançamento comercial no início de 2026. Conforme referido anteriormente, estes prazos apertados serão possíveis graças a uma colaboração com um parceiro chinês.
Ainda sobre metas ambiciosas, a Renault quer reduzir o tempo de construção do Twingo para menos de 10 horas, o que será conseguido através do fabrico mais otimizado e na utilização de menos componentes. Como resultado, espera-se, o novo Twingo elétrico deverá chegar a alguns mercados abaixo dos 20 mil euros. Eventualmente conseguir mesmo outra meta também ambiciosa: tonar o seu compacto num dos automóveis elétricos mais acessíveis da Europa.
O novo Twingo será produzido na Europa
As imagens que foram mostradas, no modelo protótipo, sugerem que o seu design será inspirado no emblemático Twingo da primeira geração (1993-2007), onde retira a sua silhueta caraterística de um veículo multiusos sem perder a caraterísticas que muitos apontavam como sendo uns faróis risonhos. No entanto, não terá uma carroçaria de três portas como o modelo original, optando por uma configuração prática de cinco portas como a terceira geração.
Inicialmente, será baseado na plataforma AmpR Small do R5 e do R4, e espera-se que seja equipado com as novas baterias LFP (lítio-ferrofosfato), que também estarão disponíveis para os seus irmãos mais tarde na gama. O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km, o que lhe dará uma autonomia competitiva sem a necessidade de um grande conjunto de baterias.
Fonte: Via
Metam a versão base a €15.000 e vende-se mais rápido que paezinhos quentes…
😉 eles sabem e… quem sabe se não será este que vem!
Se for para ter autonomia de 100km o pessoal nao vai aderir…
Então porquê?
Não chega para quem faz Bragança – Lisboa – Bragança diariamente para ir trabalhar.
Deve ser tipo metade de portugal a fazer essa viagem.
Lisboa – Bragança – Lisboa faz o Yamahia se se esquecer de uma caneta em casa. Ele faz Lisboa – Roma – Lisboa só para ir a um restaurante comer pizza e volta no mesmo dia de carro.
Isto sim é que são utilizações normais.
O pessoal que faz 300km por dia talvez não…mas esse “pessoal” não é todo o “pessoal”.
Deve dar para ir dar um mergulho à Comporta. O problema vai ser voltar.
Esses basta não comprarem um carro que não lhes serve o propósito.
+111
e desses, quantos vão chegar a portugal ?
Para o meu gosto pessoal o Twingo sempre foi feio de criar bicho e este continua horrível, mas é apenas o meu gosto pessoal.
Agora já sabemos que tens mau gosto. 😀
A sério? O twingo sempre foi tido como “feio”. O facto de já nos termos habituado não faz dele bonito, embora hajam piores.
Feio o Twingo?! É a primeira vez que vejo alguém a dizer isso… E já tive dois 🙂
Aliás o design do carro manteve-se inalterado durante 20 anos e isso já revela muito.
Pela minha saúde que sempre foi a ideia que tive lol No meu caso nunca ouvi ninguém dizer que o twingo era bonito.
https://motor1.uol.com.br/features/694597/historia-renault-twingo-30-anos/
“pesar de seu exterior bonito, o Twingo foi uma revolução (…)
Isto para não falar das centenas de clubes do Twingo que existem, só prova que tu é que estas errado.
🙂
Um link BR em que alguém apelida um carro de bonito prova que esse carro é bonito? LOOOOOL Epah esquece. Extremistas é tempo deitado ao lixo. Para ti ou é tudo branco ou é tudo preto.
Eu cá nunca me apercebi que o twingo fosse visto como um carro bonito mas é apenas a minha perceção.
Encerremos o assunto e deixemos que mais malta comente. Bonito ou feio afinal?
O Hugo é que foi extremista, e não é novidade por aqui, assume a sua opinião como de todos fosse.
Já viu alguém comprar um carro por ser feio ?
Faltava o outro amante lol
Como eu disse…encerremos o assunto.
É uma questão de gosto mas já agora gostava de ver essas opiniões todas a mostrar que afinal o carro é bonito
Só lhe passo dar uma opinião no fim do ver.
Nunca viste um twingo? LOLOL
Destes novos não. Já o antigo era bonito.
Era do que se estava a falar. São gostos. Não faltam links semelhantes ao deixado pelo teu amante com a informação contrária.
Então afinal não são todos.
Amante ? Não entendi.
Não são todos?? Ah? Esquece lolol…. o assunto é básico…não compliques.
É tão básico que até mesmo assim o nega.
Simples, não são todos, são alguns.
Um carro que ganha o carro do ano, que mantêm o carro em produção de 1993 a 2007 na europa e até 2012 no mundo e que vende 2,3 Milhoes de unidades…
Se tu achas feio, é a tua opinião, tudo bem. Mas se calhar, um extremista como eu diria que para terem vendido tantas unidades durante tanto tempo é porque o carro está longe de ser feio…
Mas isso sou eu, que sou extremista para si, assim como os outros milhões de pessoas que o compraram e continuaram a comprar desde 1993 até aos dias de hoje só para contrariar a sua opinião.
Essa cambada de extremistas que compra os produtos com o seu dinheiro marimbando-se para a sua opinião e o que pensas deles hahahaha
(E eu que já comprei dois: um em 1993 e o outro em 2023. Sou um extremista )
Disseste que eu estava errado em achar o carro feio…sim, és extremista. A tua opinião não vale mais que a minha.
E dito isto nunca disse que o carro era horrível ou não vendeu por ser assim ou assado. Tens o exemplo da cybertruck que não sendo bonita, opinião que vale o que vale, com o passar do tempo e a “moda” vai passar a ser “menos feia”.
Sabes que os argumentos funcionam nos dois sentidos certo?
É que se tu achas que eu estou errado por achar que a tua opinião errada faz, do teu ponto de vista, num extremista… lolol
Portanto a tua argumentação sobre extremistas é falaciosa.
Quanto ao Twingo foi um carro que conseguia polarizar opiniões de algumas pessoas: Ou era muito bonito ou era completamente feio mas o certo é que ninguém conseguia ficar indiferente – tal como a Cybertruck – e foi por isso que a Renault seguiu em frente com o projeto.
Aliás existem entrevistas aos designers do Twingo a explicarem precisamente essa situação.
Estávamos a discutir opiniões até dizeres que eu estava errado por achar o carro feio. Isso sim, é uma afirmação realmente estúpida.
Ou seja ninguém pode discordar da tua opinião, caso contrário é considerado por ti, um extremista…
Continuas a querer que os argumentos só sejam válidos para um dos lados.
@Realista mais vale habituar-se, é crónico.
@Realista, Estou em estado de choque, estas a questionar o meu refinado bom gosto?
Onde é que moras, isto só se resolve com um duelo de honra à moda antiga, escolhe local, hora e arma. 🙂 🙂 🙂
Eu não questionei o seu bom gosto, porque ele não existe pá… portanto não há nada para ficares ofendido. 😀
Já compreendi que deves ter algum problema de visão, é a única forma de alguém achar o Twingo bonito 🙂 🙂
Eu tenho por habito de dizer gostos não se discutem, lamentam-se. 🙂 🙂
É por isso que acrescento sempre “para o meu gosto pessoal”
Espero que compreendas que estou a brincar, não na parte que o carro é feio, e procura um oculista 🙂 🙂 🙂
Foi o meu primeiro carro e ha 25 anos atrás era um pioneiro em muitas coisas até nos bancos que se transformavam em cama. Tinha teto de abrir que fazia as delícias das moças. Saudades.
“objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.”
Líricos, com o anterior Twingo 2020-2024 não venderam metade disso em 4 anos e agora num só ano querem vender 150 mil.
“O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km”
Novamente líricos. Já no modelo de 2020 anunciavam 270 kms WLTP urbano com 21.3 kWh usáveis, ia-se a ver e fazia 90 kms ou pouco mais.
O Twingo em AE tem consumos de 8 a 11kWh a 100km/h:
https://streamable.com/zbx5kg
Bruáhahahah
https://ev-database.org/car/1270/Renault-Twingo-Electric
Esse site é mais fidedigno que o meu odómetro:
https://i.postimg.cc/pT1nH1MD/Site.png
11.8kWh/100km para os últimos 3293km… Hahahaha
Andas só em urbano e não andas no para arranca. Simples.
No pára arranca é que consomem 8, os carros eléctricos não são como os a combustão, onde deviam gastar pouco é que gastam muito, e onde os ev gastam menos é onde os a combustão gastam demasiado.
E o Twingo é um carro para fazer o quê? É um citadino…
80% das viagens são feitas no para-arranca… lol
Os carros elektros consomem muito no para arranca, não venham com tangas.
Fica o consumo urbano do zagoil. Fui ali ao Mcdrive comprar umas cenas para o pessoal. Pára arranca só no drive, pedir, pagar e levantar.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbcOu6Ob7bqHB2fM0w
2.6 lts/100. Incha 🙂
(Já sabia que vinha aí o @JL armado aos cucos por isso precavi-me) looolooolool
Isso foi a descer, na mesma situação um eléctrico até carrega a bateria, ou seja, chega com mais energia ao destino que aquela que tinha quando saiu.
Foi ida e volta @JL se para lá fosse a descer, para cá seria a subir lool. Basicamente é plano. (McDonald’s da Malveira para quem conhece), desde a Venda do Pinheiro. O segredo é não travar e de facto só foram precisos travões no Mc e para estacionar à chegada. De resto é usar a inércia do movimento com o carro desengatado ou engatado na última mudança possível em função dos obstáculos. Já aqui muitas x’s discutida prova tb que é uma simbiose entre as duas a solução mais económica.
Não invente, então o carro reporta mal o gasto.
É como o Renault de um amigo, no CB deve faz 5 litros, na bomba faz 8. Loooool
Nop, o q mais faço são depósitos completos para já ter tirado isso a limpo com contas feitas à unha e bate certo com o indicado no quadrante. Margem de erro é ≈ 0,2l/100.
Sim sim. É tudo muito fiável. Desde que viu o outro a consumir 3, decidiu baixar ainda mais o consumo. Looool
Fácil desde que não haja trânsito.
Mas o outro até apanhou trânsito e chuva é o camandro looolooolool
A vantagem dele é que foi qs sp na última relação de cxa e em torno de 1.500 RPM ou um pouco menos que é onde se conseguem os melhores consumos a velocidades constantes.
Melhor que isso só ponto morto ou descer engatado (se a descida valer a pena)
Pois, foi o que lhe aconteceu.
11km??? Onze? Onze… ??? A velocidade media de 30km/h???
Não eras tu que conduzias a 120km/h e tinhas médias de 3L/100km?? Afinal quem vai pela via da direita, quem é, quem é??
Hahahaha
Volte quando tiver 3000km e mostre a média novamente! LOLOL
@Realista. Qual foi a parte do consumo urbano q não percebeste? E não é a minha praia, acontece mas Deus me livre de voltar a andar fazer centenas de kms por semana no trânsito da AML em horas de ponta.
É verdade q os ICE são terríveis em cidade, mas para isso é preciso q haja pára arranca, semáforos, engarrafamentos etc Tal como, fiquei há uns tempos a saber, é igualmente terrível para um elektro. O elektro é eficiente a velocidades baixas desde q não apanhe imbróglios.
Portanto, no fundo é só para desmistificar mais um argumento do KKKelektro.
O eléctrico é bom em todas as situações, já que se revela mais eficiente em todas as situações.
Por falar em praia:
https://i.ibb.co/dpcQbf4/FB-IMG-1722191958964.jpg
Ganha vergonha! É verdade que qualquer carro gasta mais no para-arranca… mas uma coisa é gastar eletricidade e outra e gastar combustível!
Acha que nunca tive um carro a combustão para não saber a diferença? O meu carro a gasóleo com 1700kg gasta 12 a 14L no para-arranca. Aliás os carros híbridos surgiram precisamente por ser mais económico um carro usar um motor elétrico para andarem no para-arranca da cidade do que num a combustível!!
Ganha juízo moço!
@JL se andar no para-arranca não é assim tão eficiente.
@Realista tens outra 40 kms à frente e se tiveres muito apertado, desvia para a nacional q tens logo ali 3 ou 4 de rajada e ainda poupas uns trocos.
Não é porquê? Já ouviu falar em regenerativa? Curiosamente é onde os híbridos fazem melhor consumo, pela mesma razão.
Se for eléctrico não precisa, pois os carregadores continuaram ativos.
Sinal dos novos tempos.
Já agora @Realista, isso vai acontecer, ainda não aconteceu e tem a ver com o acesso e saída das bombas.
Trabalhos na AE que colidem com a faixa de aceleração e desaceleração no sentido N/S
https://antram.pt/conteudo/2098-area-de-servico-de-aveiras-de-cima
E depois fica na fila!
Hahahahahaha
@yamahia, vai acontecer essa reparação, mas ontem não foi isso, estavam a limpar os depositos de combustível.
Hoje é dia 29 de JULHO!! A informação é para dia 8 de Agosto!
Quem quer ser enganado vai por si…
Aliás já aconteceu ficarem sem combustível, não é a primeira vez:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/aveiras-de-cima-galp-sem-combustivel
E não, não conseguiram abastecer com recurso aos seus geradores LLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLL
Uma coisa são problemas eléctricos e aí não há gerador que valha. Outra completamente diferente é falta de electricidade e ai sim os geradores resolvem:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbcgiXG3_J16cKgIQQ
Qd não há geradores é q é fdd:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
Não falta aí electricidade propriamente dita, falta é a infraestrutura dos carregadores.
Ainda assim até com geradores consomem menos.
Mas olhe lá, se tivesse um carro a combustível sintético ou hidrogénio, como você tanto gosta, onde é que abastecia ?
Ou seja, precisa de ter uma rede elétrica para as bombas funcionarem, porque mesmo com gerador nada feito.
E puff, lá se foi a sua lógica e que anda a apregoar por aí faz tempo…
🙂
@JL toda gente sabe que os carros a combustível sintético ou hidrogénio são abastecidos pela força do sonho.
@JL um dos carregadores, pelo menos, indica q nao tem electricidade.
@Realista se a rede estiver em condições o gerador resolve se não houver electricidade. Não viste a foto dos barcos da Transtejo?
Os sintéticos e o H2 vão servir para armazenar a eletricidade constantemente desperdiçada pelos geradores de eletricidade intermitentes fotovoltaico e eólico.
Então ele está alimentado a quê? A energia solar ?
Se as energias renováveis são intermitente,então armazena como ?
Quer dizer que quando não houver renováveis fica a pé, agora venha lá a desculpa que não ficam presos. Ah já sei, vão produzir sintéticos e hidrogénio com geradores. Loool
Qual foto dos barcos?
A dos geradores gastam menos combustível a carregar do que se metessem combustível diretamente nos barcos?
(Para além de evitar poluição no rio o que é desde logo um beneficio).
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbcgiXG3_J16cKgIQQ
A fotobdos barcos.
A dos geradores gastam menos combustível a carregar do que se metessem combustível diretamente nos barcos?
(Para além de evitar poluição no rio o que é desde logo um beneficio).
20k só para ir ao supermercado, nada contra elétricos mas claramente o preço é para rir, o meu Yaris custou 12k e autonomia de 650km.
Estas a comparar preços de usados com preço de novos?
Não sei se já viu o preço de um Yaris novo pois não fica por €12.000 nem €15.000 nem €20.000…
Tenho um eléctrico que custou 4 mil euros e tem 400 KMS de autonomia.
4000€ e uma bateria nova.
Mas não levou bateria nova, e a carrinha em si custou bem menos.