Renault quer produzir 150.000 unidades por ano do Twingo elétrico a preços acessíveis
O Twingo é ainda um carro icónico. Lançado em 1992, atravessou várias épocas nas suas 3 gerações que a Renault disponibilizou ao longo de 22 anos. Foi, para muitos, o carro das aventuras, e a marca francesa vai relançar este veículo agora numa proposta 100% elétrica. A meta parece ambiciosa: produção de 150.000 unidades por ano.
A Renault assinou um memorando de entendimento com o governo esloveno para produzir a quarta geração do Twingo na fábrica de Novo Mesto a partir de 2026. O mais interessante de tudo, segundo os funcionários, é que o objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.
Este número é surpreendentemente ambicioso, sobretudo se tivermos em conta que o Twingo partilhará as atenções com o R5 e o R4, cujas projeções de vendas são igualmente elevadas. Segundo é referido, esta atribuição do novo modelo permitirá manter os 1400 empregados na fábrica eslovena, que produz atualmente o Clio.
Renault quer produzir um Twingo em menos de 10 horas
Apresentado como protótipo no ano passado, o novo Twingo será desenvolvido num período recorde de 24 meses. Espera-se que seja lançado no final do próximo ano, com um lançamento comercial no início de 2026. Conforme referido anteriormente, estes prazos apertados serão possíveis graças a uma colaboração com um parceiro chinês.
Ainda sobre metas ambiciosas, a Renault quer reduzir o tempo de construção do Twingo para menos de 10 horas, o que será conseguido através do fabrico mais otimizado e na utilização de menos componentes. Como resultado, espera-se, o novo Twingo elétrico deverá chegar a alguns mercados abaixo dos 20 mil euros. Eventualmente conseguir mesmo outra meta também ambiciosa: tonar o seu compacto num dos automóveis elétricos mais acessíveis da Europa.
O novo Twingo será produzido na Europa
As imagens que foram mostradas, no modelo protótipo, sugerem que o seu design será inspirado no emblemático Twingo da primeira geração (1993-2007), onde retira a sua silhueta caraterística de um veículo multiusos sem perder a caraterísticas que muitos apontavam como sendo uns faróis risonhos. No entanto, não terá uma carroçaria de três portas como o modelo original, optando por uma configuração prática de cinco portas como a terceira geração.
Inicialmente, será baseado na plataforma AmpR Small do R5 e do R4, e espera-se que seja equipado com as novas baterias LFP (lítio-ferrofosfato), que também estarão disponíveis para os seus irmãos mais tarde na gama. O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km, o que lhe dará uma autonomia competitiva sem a necessidade de um grande conjunto de baterias.
Fonte: Via
Metam a versão base a €15.000 e vende-se mais rápido que paezinhos quentes…
😉 eles sabem e… quem sabe se não será este que vem!
Se for para ter autonomia de 100km o pessoal nao vai aderir…
Então porquê?
Não chega para quem faz Bragança – Lisboa – Bragança diariamente para ir trabalhar.
Deve ser tipo metade de portugal a fazer essa viagem.
Lisboa – Bragança – Lisboa faz o Yamahia se se esquecer de uma caneta em casa. Ele faz Lisboa – Roma – Lisboa só para ir a um restaurante comer pizza e volta no mesmo dia de carro.
Isto sim é que são utilizações normais.
O pessoal que faz 300km por dia talvez não…mas esse “pessoal” não é todo o “pessoal”.
Deve dar para ir dar um mergulho à Comporta. O problema vai ser voltar.
Esses basta não comprarem um carro que não lhes serve o propósito.
+111
e desses, quantos vão chegar a portugal ?
Para o meu gosto pessoal o Twingo sempre foi feio de criar bicho e este continua horrível, mas é apenas o meu gosto pessoal.
Agora já sabemos que tens mau gosto. 😀
A sério? O twingo sempre foi tido como “feio”. O facto de já nos termos habituado não faz dele bonito, embora hajam piores.
Feio o Twingo?! É a primeira vez que vejo alguém a dizer isso… E já tive dois 🙂
Aliás o design do carro manteve-se inalterado durante 20 anos e isso já revela muito.
@Realista, Estou em estado de choque, estas a questionar o meu refinado bom gosto?
Onde é que moras, isto só se resolve com um duelo de honra à moda antiga, escolhe local, hora e arma. 🙂 🙂 🙂
Foi o meu primeiro carro e ha 25 anos atrás era um pioneiro em muitas coisas até nos bancos que se transformavam em cama. Tinha teto de abrir que fazia as delícias das moças. Saudades.
“objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.”
Líricos, com o anterior Twingo 2020-2024 não venderam metade disso em 4 anos e agora num só ano querem vender 150 mil.
“O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km”
Novamente líricos. Já no modelo de 2020 anunciavam 270 kms WLTP urbano com 21.3 kWh usáveis, ia-se a ver e fazia 90 kms ou pouco mais.